Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 02:06:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Ibrape 50W  (Lida 42681 vezes)
LeandroPeixe
Visitante
« : 06 de Junho de 2016, as 01:06:33 »

Bom dia pessoal...

tenho um amigo técnico em eletrônica (dos tempos antigos) que me mostrou uma placa do amplificador Ibrape 50W, ele me deu e me pediu pra fazer uma "cópia" pra ele, pois algumas trilhas estão danificadas... como sou novato nessa área (o pouco conhecimento que possuo está mais na prática do que na teoria) gostaria da opinião de quem entende melhor do assunto ou de quem já ouviu um amplificador desse em ação se ele é bom, se vale apena montar (R$), etc.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 06 de Junho de 2016, as 11:25:36 »

Seria esse daqui (acho que achei na Audiolist) ?







A vantagem dele é que os componentes são fáceis de achar e comprar.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3122.0
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 11:46:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 06 de Junho de 2016, as 12:10:34 »

xformer

Existia outro amplificador da Ibrape que era o M150. Ele era vendido como sendo de 50w por canal. Talvez fosse este aqui que o amigo do Leandro estivesse se referindo:








Aqui o link para esse manual completo:

http://www.crashcomputer.caetano.eng.br/ibrape/ibrape_m-150.pdf

Abs
Registrado
LeandroPeixe
Visitante
« Responder #3 : 06 de Junho de 2016, as 13:22:39 »

Seria esse daqui (acho que achei na Audiolist) ?
...
A vantagem dele é que os componentes são fáceis de achar e comprar.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3122.0

Esse mesmo Xformer...

xformer

Existia outro amplificador da Ibrape que era o M150. Ele era vendido como sendo de 50w por canal. Talvez fosse este aqui que o amigo do Leandro estivesse se referindo:
....
Aqui o link para esse manual completo:

http://www.crashcomputer.caetano.eng.br/ibrape/ibrape_m-150.pdf

Abs

Interessante Matec...

Acho que vou montar o primeiro, afinal já tenho a placa, os 2n3055, bom dissipador... só me falta capacitores, resistências e o transformador. Mais uma coisa: esse meu amigo me falou que pode ser colocado no lugar dos 2n3055 os 2sc5200... procede? Caso sim, precisa ser feita alguma modificação no projeto?
Queria mandar as fotos das placas (a original e uma que fiz ha uns dois anos atrás, que está com tamanho fora do original e mal acabada... foi no tempo que ainda estava apanhando pra fazer PCB.._) mas não consigo visualizar onde mandar.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 13:49:49 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 06 de Junho de 2016, as 13:53:36 »

O 2N3055 e o 2SC5200 tem encapsulamentos (carcaças) diferentes, então não seriam intercambiáveis diretamente (principalmente se o dissipador já tiver a furação para o formato TO-3 do 2N3055). Além disso precisaria verificar as características elétricas de ambos (estude as datasheets de cada um).
Mas o 2N3055 é tão fácil de ser encontrado e barato que não sei se vale a pena querer usar o 2SC5200.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #5 : 06 de Junho de 2016, as 15:39:38 »

Já ouvi falar muito bem desse projeto, até tenho vontade do montar, e como sempre colocamos outros projetos na frente.
Alguém daqui do fórum já montou ? Poderia deixar suas impressões , me refiro a montar e usar com contra baixo ou guitarra.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 06 de Junho de 2016, as 17:27:29 »

Que eu me lembre, o primeiro amplificador de 50W lançado pela Ibrape usava transistores BDY20 na saída de potência.
Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #7 : 06 de Junho de 2016, as 18:11:57 »

Aqui, neste pdf, tem mais informação do amplificador que o LeandroPeixe quer (E eu gostaria de montar).
Falta a placa  Sad
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 06 de Junho de 2016, as 19:20:30 »

Mas essa placa desse pdf esta logo ali em cima na mensagem do Xformer, só redesenhar...

At Daniel
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 19:23:03 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
LeandroPeixe
Visitante
« Responder #9 : 06 de Junho de 2016, as 20:11:30 »

O 2N3055 e o 2SC5200 tem encapsulamentos (carcaças) diferentes, então não seriam intercambiáveis diretamente (principalmente se o dissipador já tiver a furação para o formato TO-3 do 2N3055). Além disso precisaria verificar as características elétricas de ambos (estude as datasheets de cada um).
Mas o 2N3055 é tão fácil de ser encontrado e barato que não sei se vale a pena querer usar o 2SC5200.

Hum... irei pesquisar a respeito...

Já ouvi falar muito bem desse projeto, até tenho vontade do montar, e como sempre colocamos outros projetos na frente.
Alguém daqui do fórum já montou ? Poderia deixar suas impressões , me refiro a montar e usar com contra baixo ou guitarra.

At Daniel

Minha idéia seria justamente fazer para contrabaixo...
Aqui, neste pdf, tem mais informação do amplificador que o LeandroPeixe quer (E eu gostaria de montar).
Falta a placa  Sad
Mas essa placa desse pdf esta logo ali em cima na mensagem do Xformer, só redesenhar...

At Daniel

Eu tenho o layout (fiz tirando uma foto da placa e editando por um programa de edição de fotos, bem básico) só que não consigo enviar por aqui (na verdade não sei)... quando mando uma mensagem não vejo nada do tipo enviar anexo... se alguém me ajudar, posto as fotos, dai podemos ver se de fato o layout está correto (com quem tem mais experiência que eu) e assim compartilhar com vocês.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 20:13:49 por LeandroPeixe » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 06 de Junho de 2016, as 20:21:40 »

Faça o upload da imagem com o layout para um site de armazenamento de imagens (eu uso o www.postimg.cc) e depois de enviado ele informa o link para ser colocado na mensagem aqui do fórum. Não tem como postar a imagem diretamente na mensagem sem ter um servidor de imagens.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 22:15:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
LeandroPeixe
Visitante
« Responder #11 : 06 de Junho de 2016, as 20:42:23 »

Xformer,

e quando eu possuir arquivos (PDF/Word), como proceder?

Grato.

http://postimg.cc/image/7mjb92c8b/

A placa da direita é a original.

http://postimg.cc/image/hcvyr74h7/


Layout.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 22:14:23 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 06 de Junho de 2016, as 22:17:30 »

Citar
Xformer,

e quando eu possuir arquivos (PDF/Word), como proceder?

Do mesmo jeito, envie o arquivo PDF ou WORD para um site compartilhador de arquivos e informe o link pra download na sua mensagem.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
LeandroPeixe
Visitante
« Responder #13 : 06 de Junho de 2016, as 22:22:54 »

Obrigado Xformer.

-----
Projeto:








Layout (se alguém poder melhorar,sintam-se a vontade...não sou muito bom em edição...) :
http://postimg.cc/image/cpq6yk86j/

Obs: o layout já está no tamanho original.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, as 22:35:48 por LeandroPeixe » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 07 de Junho de 2016, as 10:25:32 »

Só uma observação: na lista de materiais o dimensionamento do transformador para a fonte é 33Vac x 1,5A, o que resulta num secundário que forneceria até 49,5 VA, em tese até 49,5W. Mas considerando-se as perdas, obviamente que o amplificador não poderia fornecer 50W na saída. Então, ou a fonte está subdimensionada ou o amplificador não fornece 50W na saída (ficaria mais ou menos em 30W).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal