MXR MICROAMP

Started by xandaum, 27 de October de 2009, as 20:07:37

Previous topic - Next topic

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
Aproveitando o embalo...alguem poderia me tirar essa dúvida?
Qual a lógica de colocar um resistor linear com valor 5 vezes menor pra substiruir um rev-log já que o valor da resistência máxima ali vai ser 5 vezes menor doque o que seria?
Agradeço se alguém puder me responder.
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Marcel.

Guest
Quote from: David_Ce on 18 de December de 2009, as 11:56:51
Aproveitando o embalo...alguem poderia me tirar essa dúvida?
Qual a lógica de colocar um resistor linear com valor 5 vezes menor pra substiruir um rev-log já que o valor da resistência máxima ali vai ser 5 vezes menor doque o que seria?
Agradeço se alguém puder me responder.

Cara, nunca ouvi falar nisso! Procure no google a diferença entre lin, log e rev-log. Você vai ver que a única coisa que muda entre log e rev-log é a direção da curvatura. A resistência continua a mesma. Me corrijam se eu estiver errado...

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
A dúvida dele é por que as pessoas substituem o 500k C do Microamp por um 100k B...

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
A dúvida é essa mesmo, porque, como o Marcel disse, o que vai mudar vai ser somente a curva de atuação do pot.
E a resistência final, vai ser menor, como o resultado final do efeito pode sero mesmo assim?

Rikkitow

Guest
eu não sei o motivo da substituição, porém o meu não funcionou com um pot 500k log, mas com um 100k linear funcionou perfeitamente (NÃO era problema do potenciômetro), e mesmo assim, eu utilizo o microamp no final da cadeia de pedais, no nível 3 (escala de zero a dez) e da um boost absurdo.... com um pot de 500k supostamente o volume final seria maior, correto?

Maicol Brevia

Guest
Tem como eu testar um pedal com a placa recem montada, sem os potenciometros?

É que quando fui comprar os componentes, faltou somente os pots, agora preciso saber se posso somente fazer um jumper na saida e entrada ao qual deveria ir ao pot, só pra ver se o efeito funciona.

Valeu!  :)

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Quote from: Rikkitow on 18 de December de 2009, as 17:56:45
eu não sei o motivo da substituição, porém o meu não funcionou com um pot 500k log, mas com um 100k linear funcionou perfeitamente (NÃO era problema do potenciômetro), e mesmo assim, eu utilizo o microamp no final da cadeia de pedais, no nível 3 (escala de zero a dez) e da um boost absurdo.... com um pot de 500k supostamente o volume final seria maior, correto?

Se não era problema no potenciometro era problema na montage, pois com 500k ele deve funcionar sim... qualquer que seja a curva...

Eu montei com um de 500k uma vez, mas o pot só atuava pouco depois da metade...

No me próximo pedido está vindo um pot de 500k C e testarei esse negócio...

Battery Acid

Handmaker
Nessa montagem recente que eu fiz, posso confirmar que o pedal funciona perfeitamente bem com um pot de B100K, e tem BASTANTE volume. Não vejo porque alguem usaria mais do que ele tem.

Rikkitow

Guest

Se não era problema no potenciometro era problema na montage, pois com 500k ele deve funcionar sim... qualquer que seja a curva...

Eu montei com um de 500k uma vez, mas o pot só atuava pouco depois da metade...

perdão... expressei-me errado, o que ocorria com o pot de 500k era exatamente isso... funcionava só entre os níveis 6 a 10 (escala de zero a dez) , o que não me agradava...
já com o de 100kb, funciona em todos os níveis de intensidade, sem problema nenhum, e é mais do que o suficiente

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Eu queria ver um microamp original aberto, só pra confirmar o valor do pot... pois como ja foi dito, com 100k ele ja da muito volume, e funciona bem...

Vai saber...

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
Vai ver fica naquela velha história, Big...
"...sei não, só sei que foi assim..."
Mas como o Plautz já me disse uma vez: "elerônica não é uma ciência tão exata assim"
Abraço!

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Partindo do princípio de que meu conhecimento de eletrônica avançada e de análise de circuitos
é pequena, vou dar uma opinião que vem somente de uma dedução, que pode estar errada: o pot
reverse log é suposto de apresentar, nos seus primeiros 50% de atuação, um aumento grande na
resistência, e nos 50% restantes um aumento mais lento. O aumento que realmente seria mais
sentido pelo ouvido seria a partir do 50% finais, quando o volume (caso do microamp) e a
distorção (caso do distortion +) seriam mais significativos. Assim, o pot em sentido
anti horário apresenta resistência máxima, ou seja, sem efeito nenhum, e no sentido horário
(resistência zero) efeito total. Então o valor total do pot (500k para microamp e 1m
para dist+) não fariam muita diferença numa substituição por um pot linear que atue na faixa
de resistência com mais atuação e percepção de aumento do efeito, ou seja 50k até 100k para o microamp e 100k até 220-250k parao distortion +. Gostaria da análise de voces sobre esta questão, que vem de uma dedução leiga, e pode estar errada. Passo a palavra a quem entende profundamente do assunto.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
      Essa sensibilidade (auditiva) ao giro do potenciometro tem a ver com o fato de nossa percepção de audição ser logaritmica, é por isso que na maioria dos projetos o pot de volume é log. pois como a nossa audição tambem varia em escala logaritimica temos a sensação de que o pot está variando linearmente,ou seja pot no meio > metade do volume maximo e assim por diante. No entando se utilizarmos um por linear para esse fim sentiremos que o pot de nada irá influenciar até que próximo do final do curso ele aumenta de uma vez, aproximadamente no ponto em que as curvas linear e logaritimica vão se cruzar.
      Eu sei q não expliquei muito bem mas espero que dê pra entender.
Abraço à todos!

VOX

Handmaker
Eu montei o meu Distortion+ com algumas modificações de resistores e capacitores, conforme um tutorial aqui do site, para dar mais ganho a ele.E usei um pot de 1M B no drive.
De fato o pedal ficou mais com cara de distortion meemo.Só que o drive só vem bem no final do curso do pot.
Do zero até esse ponto o pedal soa com um overdrive bem "seco".

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Foi esse tipo de comportamento citado pelo VOX que me levou a concluir que a substituição do pot de 1Mc por um de 100k a 220kb faz sentido, porque a substituição cobre justamente a quantidade de resistência onde um pot de 1Mb começa a atuar.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!