Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:55:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MXR MICROAMP  (Lida 23302 vezes)
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #15 : 18 de Dezembro de 2009, as 10:56:51 »

Aproveitando o embalo...alguem poderia me tirar essa dúvida?
Qual a lógica de colocar um resistor linear com valor 5 vezes menor pra substiruir um rev-log já que o valor da resistência máxima ali vai ser 5 vezes menor doque o que seria?
Agradeço se alguém puder me responder.
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #16 : 18 de Dezembro de 2009, as 12:42:02 »

Aproveitando o embalo...alguem poderia me tirar essa dúvida?
Qual a lógica de colocar um resistor linear com valor 5 vezes menor pra substiruir um rev-log já que o valor da resistência máxima ali vai ser 5 vezes menor doque o que seria?
Agradeço se alguém puder me responder.
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!

Cara, nunca ouvi falar nisso! Procure no google a diferença entre lin, log e rev-log. Você vai ver que a única coisa que muda entre log e rev-log é a direção da curvatura. A resistência continua a mesma. Me corrijam se eu estiver errado...
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #17 : 18 de Dezembro de 2009, as 13:40:07 »

A dúvida dele é por que as pessoas substituem o 500k C do Microamp por um 100k B...

Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #18 : 18 de Dezembro de 2009, as 14:09:48 »

A dúvida é essa mesmo, porque, como o Marcel disse, o que vai mudar vai ser somente a curva de atuação do pot.
E a resistência final, vai ser menor, como o resultado final do efeito pode sero mesmo assim?
v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)!
Registrado
Rikkitow
Visitante
« Responder #19 : 18 de Dezembro de 2009, as 16:56:45 »

eu não sei o motivo da substituição, porém o meu não funcionou com um pot 500k log, mas com um 100k linear funcionou perfeitamente (NÃO era problema do potenciômetro), e mesmo assim, eu utilizo o microamp no final da cadeia de pedais, no nível 3 (escala de zero a dez) e da um boost absurdo.... com um pot de 500k supostamente o volume final seria maior, correto?
Registrado
Maicol Brevia
Visitante
« Responder #20 : 18 de Dezembro de 2009, as 17:38:12 »

Tem como eu testar um pedal com a placa recem montada, sem os potenciometros?

É que quando fui comprar os componentes, faltou somente os pots, agora preciso saber se posso somente fazer um jumper na saida e entrada ao qual deveria ir ao pot, só pra ver se o efeito funciona.

Valeu!  Smiley
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #21 : 18 de Dezembro de 2009, as 21:40:07 »

eu não sei o motivo da substituição, porém o meu não funcionou com um pot 500k log, mas com um 100k linear funcionou perfeitamente (NÃO era problema do potenciômetro), e mesmo assim, eu utilizo o microamp no final da cadeia de pedais, no nível 3 (escala de zero a dez) e da um boost absurdo.... com um pot de 500k supostamente o volume final seria maior, correto?

Se não era problema no potenciometro era problema na montage, pois com 500k ele deve funcionar sim... qualquer que seja a curva...

Eu montei com um de 500k uma vez, mas o pot só atuava pouco depois da metade...

No me próximo pedido está vindo um pot de 500k C e testarei esse negócio...
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #22 : 18 de Dezembro de 2009, as 21:57:44 »

Nessa montagem recente que eu fiz, posso confirmar que o pedal funciona perfeitamente bem com um pot de B100K, e tem BASTANTE volume. Não vejo porque alguem usaria mais do que ele tem.
Registrado

Rikkitow
Visitante
« Responder #23 : 18 de Dezembro de 2009, as 22:13:39 »

Citar

Se não era problema no potenciometro era problema na montage, pois com 500k ele deve funcionar sim... qualquer que seja a curva...

Eu montei com um de 500k uma vez, mas o pot só atuava pouco depois da metade...


perdão... expressei-me errado, o que ocorria com o pot de 500k era exatamente isso... funcionava só entre os níveis 6 a 10 (escala de zero a dez) , o que não me agradava...
já com o de 100kb, funciona em todos os níveis de intensidade, sem problema nenhum, e é mais do que o suficiente
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #24 : 18 de Dezembro de 2009, as 23:45:26 »

Eu queria ver um microamp original aberto, só pra confirmar o valor do pot... pois como ja foi dito, com 100k ele ja da muito volume, e funciona bem...

Vai saber...
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #25 : 19 de Dezembro de 2009, as 17:34:19 »

Vai ver fica naquela velha história, Big...
"...sei não, só sei que foi assim..."
Mas como o Plautz já me disse uma vez: "elerônica não é uma ciência tão exata assim"
Abraço!
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #26 : 20 de Dezembro de 2009, as 23:05:45 »

Partindo do princípio de que meu conhecimento de eletrônica avançada e de análise de circuitos
é pequena, vou dar uma opinião que vem somente de uma dedução, que pode estar errada: o pot
reverse log é suposto de apresentar, nos seus primeiros 50% de atuação, um aumento grande na
resistência, e nos 50% restantes um aumento mais lento. O aumento que realmente seria mais
sentido pelo ouvido seria a partir do 50% finais, quando o volume (caso do microamp) e a
distorção (caso do distortion +) seriam mais significativos. Assim, o pot em sentido
anti horário apresenta resistência máxima, ou seja, sem efeito nenhum, e no sentido horário
(resistência zero) efeito total. Então o valor total do pot (500k para microamp e 1m
para dist+) não fariam muita diferença numa substituição por um pot linear que atue na faixa
de resistência com mais atuação e percepção de aumento do efeito, ou seja 50k até 100k para o microamp e 100k até 220-250k parao distortion +. Gostaria da análise de voces sobre esta questão, que vem de uma dedução leiga, e pode estar errada. Passo a palavra a quem entende profundamente do assunto.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #27 : 21 de Dezembro de 2009, as 11:18:16 »

      Essa sensibilidade (auditiva) ao giro do potenciometro tem a ver com o fato de nossa percepção de audição ser logaritmica, é por isso que na maioria dos projetos o pot de volume é log. pois como a nossa audição tambem varia em escala logaritimica temos a sensação de que o pot está variando linearmente,ou seja pot no meio > metade do volume maximo e assim por diante. No entando se utilizarmos um por linear para esse fim sentiremos que o pot de nada irá influenciar até que próximo do final do curso ele aumenta de uma vez, aproximadamente no ponto em que as curvas linear e logaritimica vão se cruzar.
      Eu sei q não expliquei muito bem mas espero que dê pra entender.
Abraço à todos!
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #28 : 21 de Dezembro de 2009, as 15:56:12 »

Eu montei o meu Distortion+ com algumas modificações de resistores e capacitores, conforme um tutorial aqui do site, para dar mais ganho a ele.E usei um pot de 1M B no drive.
De fato o pedal ficou mais com cara de distortion meemo.Só que o drive só vem bem no final do curso do pot.
Do zero até esse ponto o pedal soa com um overdrive bem "seco".
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #29 : 21 de Dezembro de 2009, as 17:58:53 »

Foi esse tipo de comportamento citado pelo VOX que me levou a concluir que a substituição do pot de 1Mc por um de 100k a 220kb faz sentido, porque a substituição cobre justamente a quantidade de resistência onde um pot de 1Mb começa a atuar.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal