Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:27:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Turrets  (Lida 10971 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #15 : 19 de Julho de 2016, as 20:02:30 »

Citar
Esses ilhos de 5mm não são muito grandes para fixação de terminais de componentes?
Eu gostei do esquema das vias metalizadas que o amigo Kamui citou, porém estou em dúvida se 1,7mm são suficientes.

Aí vai a gosto do freguês!!
Eu sempre usei os de 5mm até porque nunca encontrei ilhoses menores a venda.
1,7mm dá pra ligar no máximo 2 pernas de componentes e talvez um fio de bitola pequena.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 20 de Julho de 2016, as 07:50:04 »


O alicate que eu tenho é esse mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #17 : 20 de Julho de 2016, as 13:02:40 »

xformer essa placa da foto é de fibra de vidro?Com qual tipo de broca você fura pra não cegar a mesma?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 20 de Julho de 2016, as 13:40:17 »

xformer essa placa da foto é de fibra de vidro?Com qual tipo de broca você fura pra não cegar a mesma?

A placa é de fibra de vidro. Eu uso brocas de aço rápido.  Sem dúvida, com o uso nesse material, depois de um tempo as brocas estragam.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #19 : 20 de Julho de 2016, as 15:07:49 »

Xformer, as brocas de aço rápido duram quanto pra você? Eu uso umas de uma marca japonesa que tem uns meses já e parecem estar 100%
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #20 : 20 de Julho de 2016, as 16:39:10 »

Sem querer causar polêmica, mas também sem entender o porquê da complicação de usar ilhós, gostaria de voltar a sugerir o uso de PCB.

Não falo em PCB tipo as dos pedais (com trilhas e mais compactas), mas sim copiar o layout dos componentes da placa PTP, apenas deixando ilhas de cobre no lugar dos turrets (por baixo, no lado cobreado).

Já que será necessário comprar uma placa de fibra de vidro (sem cobre? existe isso?), e as mais comuns de se encontrar são as com cobre, então o trabalho de corroer a placa para eliminar o cobre, furar e depois aplicar os ilhoses não seria melhor "deixar" ilhas de cobre no lugar que seriam os turrets (ou os ilhoses) e furar para passar os terminais dos componentes ?

Poderia se fazer ilhas duplas ou triplas (juntinhas) para conectar tanto os terminais dos componentes como os fios, além de se poder fazer as ligações (trilhas grossas) que nas placas PTP são feitas com fios (por baixo da placa) entre um turret e outro.

Bastaria medir, marcar e pintar com caneta para DVD as ilhas redondinhas (com uma régua daquelas com furos de vários tamanhos) e com a mesma régua fazer as ligações turret a turret que na PTP são fios.

Ou, usar pontes de terminais, duas pontes em paralelo servem tanto quanto uma placa PTP.




Só um pitaco.

Abraços.



« Última modificação: 20 de Julho de 2016, as 22:08:30 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 20 de Julho de 2016, as 17:55:57 »

Xformer, as brocas de aço rápido duram quanto pra você? Eu uso umas de uma marca japonesa que tem uns meses já e parecem estar 100%

As minhas são nacionais mesmo (Twill) mas como eu uso pra furar chapa de aço e de alumínio também, então não posso dizer quanto que duram só furando placa de fibra.

Sobre as placas de fibra de vidro sem cobre, é possível comprá-las só a placa (sem cobre). Chamam-se de TVE. Tem excelentes propriedades mecânicas, térmicas e elétricas.
http://www.fenotech.com.br/produtos/tve-techglass.php

Uma placa de fibra com ilhoses, fica virtualmente indestrutível a muitas soldagens e dessoldagens de componentes e fios, o que não ocorre com placas de circuito impresso, onde com muito calor e stress a película de cobre pode descolar da fibra de vidro, se romper se passar muita corrente (curto-circuito).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #22 : 20 de Julho de 2016, as 18:56:36 »

Oi xformer,

Não conhecia estas placas "nuas", obrigado,

Citar
Uma placa de fibra com ilhoses, fica virtualmente indestrutível a muitas soldagens e dessoldagens de componentes e fios, o que não ocorre com placas de circuito impresso, onde com muito calor e stress a película de cobre pode descolar da fibra de vidro, se romper se passar muita corrente (curto-circuito).

OK, se você vai fazer uma placa para testes de circuito valvulado, tipo protoboard PTP, eu concordo que, além do que você citou, é até mais prático o solda e dessolda nos ilhoses.

Mas penso que essa não é a proposta da grande maioria que monta um amp valvulado, e acho muito trabalho e pouca estética quando se pode fazer mais facilmente com PCB.

E as PCBs são o standard do mercado de amplificadores valvulados hoje, então já são testadas e aprovadas.

Mas deixe-me dizer que eu ainda acho que mesmo que um pouco caro hoje em dia (quando eu comprei, cada turret custava onze centavos), o turret ainda é a maneira que eu prefiro, mas como opção, por tudo que já falei, ainda acho que fazer uma pcb "imitando" a ptp é o melhor.

Abraços. 
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #23 : 20 de Julho de 2016, as 19:52:26 »

Turret, ilhós, PCB... isso é questão de gosto.
Com qualquer uma dessas opções é possivel fazer um bom valvulado, desde que se tenha cuidado.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 20 de Julho de 2016, as 20:10:34 »

Turret, ilhós, PCB... isso é questão de gosto.
Com qualquer uma dessas opções é possivel fazer um bom valvulado, desde que se tenha cuidado.

Gosto, dinheiro no bolso, tempo, capricho e experiência na montagem. Cada um escolhe o que melhor lhe cai.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Diego Gin
Visitante
« Responder #25 : 20 de Julho de 2016, as 20:55:04 »

Obrigado pelas dicas valiosas galera

Gosto do Turret por ser muito mais prático para enrolar os terminais dos componentes e soldar, fica um trabalho mais clean que encher o ilhós de estanho... Mas gostei muito e estou pendendo para o lado da ponte de terminais! Fica fantástico, e pode separar em módulos diferentes as ligações ptp  Palmas
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #26 : 20 de Julho de 2016, as 21:05:05 »

A montagem com Ilhoes ou Turrets na placa de fibra é mais fácil para quem esta começando, como eu, pois já vem o layout pronto em vários projetos legais disponíveis pela net. Exemplo disso é o Hi Octane do ax84.com que estou começando a montar.
Mas não tinha pensado nessa possibilidade de fazer direto na PCB desenhando as trilhas e as ilhas, gostei da sugestão, vou me arriscar a fazer isso. Legal!
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #27 : 20 de Julho de 2016, as 22:19:42 »

Pois é, eu sei que tudo é uma questão de gosto e de bolso, como disse antes, eu comprei uma grande quantidade de turrets na Altana quando eles custavam onze centavos cada, mas se for para economizar, a PCB seria a primeira opção por ser de custo baixo, facilidade de execução, qualidade boa e boa estética.

Depois seriam as pOntes (eu havia escrito pentes antes  Ui) de terminais, também baratas, fáceis de se encontrar, funcionam bem e pode até ficar uma montagem bonita e organizada, vide a imagem que postei.

Se mesmo assim alguém ainda prefere os ilhoses, tudo bem, é uma questão de preferência, só acho mais trabalhoso e meio feio, mas isso é só opinião pessoal mesmo.

Abraços.



 
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #28 : 21 de Julho de 2016, as 18:28:04 »

Ferro_Velho,
Na imagem postada duas coisas me chamaram a atenção:  Fios revestidos, me parece que com tecido? É isso mesmo?  Onde encontrar?  Outra coisa é em cima das soldas, parece uma resina preta, o que é? Seria para evitar oxidação?
Abraços
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #29 : 21 de Julho de 2016, as 19:42:23 »

Oi Antonio,

A imagem eu "pesquei" na net, para mostrar um bom trabalho com pontes de terminais.

Mas os fios parecem que são vintage, ou reproduções, não sei, mas deve haver para vender nas lojas virtuais gringas mais conhecidas.

Eu curto muito o mojismo dos componentes vintage mas não ligo muito para os fios, foi de cobre e na bitola necessária, esta bom.

A coisa preta eu acho que é um pedacinho de termo retrátil..., ou é mesmo uma resina tipo breu como "lacre" para a garantia de que não foi modificado.

Abraço.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.069 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal