Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 11:05:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com TDA. Sugestões  (Lida 4662 vezes)
Dr. Dorico
Visitante
« : 26 de Julho de 2016, as 14:30:03 »

Amigos, gostaria da opinião dos mais experientes em eletrônica.

Tenho um gabinete aqui com fonte de 20v (22 após retificada), não simétrica, por 3A, foi o que restou de um amplificador antigo que ganhei como sucata.

Pois bem, gostaria de aproveitar essa fonte para um novo projeto, um amplificador que usasse TDA ou algum outro CI desse tipo, potência condizente com o transformador e demais características da fonte. Pensei no TDA 7374, mas depois vi que ele suporta até 18v, creio que não vai dar. Os demais, apenas com fonte simétrica.

Alguém poderia me sugerir um projeto para que eu possa reaproveitar esse material que tenho aqui, inclusive o pré com volume e tonalidade, que está perfeito.

Sei que é algo pouco usual, seria como construir um carro levando em conta os pneus que já possui, mas é o que tem pro momento.

Agradeço.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 26 de Julho de 2016, as 16:46:08 »

Existem TDAs que apesar de trabalharem melhor com fonte simétrica, também trabalham com fontes simples.

Um exemplo é o TDA 2030:



Outro é o TDA2050:



A maior diferença é que o TDA 7374 trabalha em ponte o que faz que haja muito maior potência para uma mesma fonte.

(As imagens são dos datasheets, portanto os circuitos devem funcionar)  Cool

Abs
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 26 de Julho de 2016, as 16:49:17 »

O integrado TDA 2050, pode trabalhar tanto com fonte simétrica como com fonte simples, e atende as estas características do transformador que você tem disponível.

Veja no próprio datasheet que mostra tanto esquema quanto layout para as duas opções.
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/25046/STMICROELECTRONICS/TDA2050.html

E aqui outra opção baseada no datasheet, usando fonte simples: http://www.te1.com.br/2010/09/amplificador-audio-tda2050/#axzz4FXqJPzDh

Boa sorte,
Alfredo

-----
Enquanto eu estava escrevendo, o Matec foi mais rápido
« Última modificação: 26 de Julho de 2016, as 16:51:04 por Alfredo Padrao » Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 26 de Julho de 2016, as 17:15:50 »

Eu sugeriria o TDA2025 que pode ter alimentação de até 40V simples e trabalha com saída em ponte.  Mas ele é um ci da Siemens e pode ser mais difícil de achar que os da ST.

Como a maioria dos TDA é voltada para carros, a máxima tensão de alimentação é realmente 18V, o que limita bastante.  Mas com fonte de 20V simples, a potência de saída em 4 ohms mal passa de 12W e com 8 ohms uns 6W, o que  subutilizaria a sua fonte. Se precisa de mais potência, tem que achar um com saída em ponte mesmo (bridge tied load).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #4 : 26 de Julho de 2016, as 17:37:03 »

com uma fonte com transformador de 20V 3A, eu partiria pra um circuito simples com transistores darlington , o PL1050 da comkitel muito conhecido e usual , já montei e funciona muito bem com uma potencia razoável.
http://www.te1.com.br/wp-content/uploads/2011/09/PL1050_50w3.pdf
Registrado
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #5 : 26 de Julho de 2016, as 18:26:10 »

Tem um esquema de um dobrador de tensão do construyasuvideorockola, pode ser uma opção.

http://construyasuvideorockola.com/proy_doblador.php

NÃO TESTEI O FUNCIONAMENTO

Alguém com mais experiência no assunto poderia nos dizer qual a confiabilidade deste tipo de fonte.
No mesmo site tem um projeto no qual eles utilizaram este dobrador para a construção de um power com 2 canais de 15W com um par de TDAs 2030 alimentado com um transformador de 12V 4A.

Power:

http://construyasuvideorockola.com/proy_ampbarato.php

Dê uma pesquisada se não resolver, vale o conhecimento...  Smiley
 
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #6 : 26 de Julho de 2016, as 21:30:41 »

Poxa, várias opções, agradeço mesmo!

Esse dobrador de tensão é muito interessante, pode inclusive expandir as possibilidades!

Obrigado à todos.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal