Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 11:32:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Equivalência de transformadores  (Lida 11145 vezes)
satosh1jp
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 1



« : 05 de Setembro de 2016, as 15:26:47 »

Oi pessoal,

Estou montando um kit de fonte de bancada que comprei, e é pedido uma transformador de 24V por 3A, posso usar um de 12V+12V por 3A?

A principal duvida é se a corrente especificada é por enrolamento, ou se é a corrente de ambos somada?

Obrigado!
Registrado

Meu blog abandonado: http://esalabs.blogspot.com.br/
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 05 de Setembro de 2016, as 15:56:14 »

Olá

O transformador do projeto é de 24v por 3A ou seja 24 x 3 = 72VA. Se o outro transformador também fornecer 72VA então está correto. Se não ele é na verdade um de 36VA

Abs
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 05 de Setembro de 2016, as 16:14:08 »

Pela denominação que a maioria dos fabricantes usa, é o que o Matec falou.
Você vai precisar de um transformador de 12+12V 6A (72VA).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #3 : 08 de Setembro de 2016, as 07:56:45 »

Caro Satoshi,
O fato de o transformador ser de 12+12v resulta apenas em maior flexibilidade de uso em termos de tensão. Se ele suporta os 3 Amperes e você terá que usar os dois enrolamentos em série para alcançar os 24v, use sem medo que ele aguenta. Legal!
Registrado

Di. Rocha
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 08 de Setembro de 2016, as 12:19:21 »

Caro Satoshi,
O fato de o transformador ser de 12+12v resulta apenas em maior flexibilidade de uso em termos de tensão. Se ele suporta os 3 Amperes e você terá que usar os dois enrolamentos em série para alcançar os 24v, use sem medo que ele aguenta. Legal!
Você está confundindo os parâmetros. Um transformador de 24V 3A tem 72VA. Um de 12+12V 3A tem 36VA (metade). O segundo não substitui o primeiro.
Essa é a forma que 99% dos transformadores comerciais são especificados.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #5 : 08 de Setembro de 2016, as 14:52:45 »

Engraçado...
Fica a impressão de que quando se fala 12+12 @ 3A, quer dizer que é 12@3A + 12@3A, ou seja, cada enrolamento de 12V suporta a corrente máxima de 3A usando os dois enrolamentos teríamos os mesmos 3A porém com 24V.

Isso é errado?
Registrado

"Don't talk to strangers..."
satosh1jp
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 36

Obrigado
-Dado: 12
-Recebido: 1



« Responder #6 : 08 de Setembro de 2016, as 17:03:25 »

Obrigado pessoal!

Realmente gera certa confusão a maneira de como são especificados, estou para comprar o transformador ainda, e a maioria das lojas on-line não fornecem a especificação em VA.

Pelo que entendi então um transformador especificado como 12V+12V 3A, fornece na verdade 1,5A por enrolamento correto? Porem em 24V, ficaria limitado a 1,5A?

Di. Rocha fiquei realmente tentando em comprar um de 12V+12V 3A.
Registrado

Meu blog abandonado: http://esalabs.blogspot.com.br/
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 08 de Setembro de 2016, as 17:23:21 »


Pelo que entendi então um transformador especificado como 12V+12V 3A, fornece na verdade 1,5A por enrolamento correto? Porem em 24V, ficaria limitado a 1,5A?

É isso. O famoso Gato por Lebre.  Batendo Cabeça

Abs
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #8 : 09 de Setembro de 2016, as 08:26:51 »

Isso me parece sem sentido. A não ser que role "enganação".  Bufando  Acho que o tap central só se faz necessário por flexibilidade de uso. Todavia vou pesquisar melhor sobre o assunto  Procure
Registrado

Di. Rocha
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 09 de Setembro de 2016, as 09:53:48 »


Pelo que entendi então um transformador especificado como 12V+12V 3A, fornece na verdade 1,5A por enrolamento correto? Porem em 24V, ficaria limitado a 1,5A?

É isso. O famoso Gato por Lebre.  Batendo Cabeça

Abs

Não é gato por lebre. Quando usados pra 12v, é como se os enrolamentos funcionassem em paralelo, fornecendo mais corrente.
Só isso.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #10 : 09 de Setembro de 2016, as 10:00:52 »

Esses transformadores tem a corrente dividida por 2 secundários, então 12 + 12V 3A, seriam 1,5A em cada enrolamento, em relação ao CT e não de "ponta a ponta", para alcançar os 3A, a tensão dele fica limitada aos 12V, para ter os 24V a tensão limita-se aos 1,5A.

tenho um equipamento de certa marca que, originalmente usava um transformador de 12V por 2A sem CT, foi ligado indevidamente em 220v e precisou ir para a assistência da fabrica(por ter SMD, preferi pagar o conserto), quando voltou o aparelho utilizava outro transformador de 12 + 12 com retificação em meia onda, somando a corrente dos 2 secundários.
ficou assim:

1º enrolamento 12v --->|-- (circuito do aparelho) --|<--- 2º enrolamento 12v
CT como GND.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 09 de Setembro de 2016, as 13:19:40 »


Não é gato por lebre. Quando usados pra 12v, é como se os enrolamentos funcionassem em paralelo, fornecendo mais corrente. Só isso.

Hummm. Não é bem assim, lembre-se que esses enrolamentos estão em contrafase, então cada um deles estará fornecendo 1,5A, mas nunca ao mesmo tempo, que é onde se teria a soma das correntes.

Para que isso acontecesse realmente, você teria que separar os enrolamentos no CT e utilizar os 2 enrolamentos em paralelo e em fase. Aí sim ficaria 3A, mas em 12V. Mesmo assim, no final o transformador continuaria fornecendo só os 36VA.

Existe a possibilidade de exceder a corrente de pico em cada ciclo ativo, (aí se teria uma corrente média igual por enrolamento, aí a soma seria maior), mas isso são outras opçôes que não são exatamente as melhores.

Isso já foi discutido por aqui, só não tenho tempo para encontrar.

Abs
« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, as 11:46:19 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 09 de Setembro de 2016, as 13:42:06 »

Engraçado...
Fica a impressão de que quando se fala 12+12 @ 3A, quer dizer que é 12@3A + 12@3A, ou seja, cada enrolamento de 12V suporta a corrente máxima de 3A usando os dois enrolamentos teríamos os mesmos 3A porém com 24V.

Isso é errado?
O transformador 12+12V 3A (e todos xV+xV) é pensado para retificação com 2 diodos + CT, onde o resultado final são 12V 3A (esquecendo eficiência da retificação e com carga máxima).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #13 : 09 de Setembro de 2016, as 14:48:42 »

Boa Tarde Srs.

Assunto bem importante e que precisa de um pouco de cuidado e observação.

Um transformador de 24 x 3A tem 72 VA e tem TAMANHO mínimo , diretamente ligado a potência.

Um transformador de 12+12 x 3A , "pode ter" esta potencia, mas somente com enrolamentos paralelos, o que dificilmente ocorre, em produtos de prateleira.
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #14 : 09 de Setembro de 2016, as 16:42:59 »

Buenas

Falando de transformadores com tomada central...

Oi pessoal,

Estou montando um kit de fonte de bancada que comprei, e é pedido uma transformador de 24V por 3A, posso usar um de 12V+12V por 3A?

A principal duvida é se a corrente especificada é por enrolamento, ou se é a corrente de ambos somada?

Obrigado!

Você pode usar o transformador de 12 V + 12 V / 3 A sem problemas.
A diferença entre um transformador de 24 V / 3 A e um transformador de 12 V + 12 V / 3 A é que o segundo tem uma derivação no meio do enrolamento.
Falo isso por experiência própria, pois tenho um transformador com estas características e já o utilizei para carregar, algumas vezes e por horas, baterias de automóveis. Para tal, utilizei a metade do enrolamento (12 V / 3 A), retificado por onda completa, um capacitor para elevar a tensão média (não lembro de quanto) e uma parte de uma resistência de chuveiro para limitar a corrente em quase 3 A (+/- 2,8 A). O transformador está funcionando até hoje perfeitamente.

Obrigado pessoal!

Realmente gera certa confusão a maneira de como são especificados, estou para comprar o transformador ainda, e a maioria das lojas on-line não fornecem a especificação em VA.

Pelo que entendi então um transformador especificado como 12V+12V 3A, fornece na verdade 1,5A por enrolamento correto? Porem em 24V, ficaria limitado a 1,5A?

Di. Rocha fiquei realmente tentando em comprar um de 12V+12V 3A.

Não, pois os enrolamentos estão internamente conectados em série. Como “sabemos”, em um circuito série somam-se as tensões (12 V + 12 V = 24 V) e corrente é a mesma em todos os componentes (primeira metade do enrolamento 12 V / 3 A e a outra metade 12 V / 3 A, totalizando, na soma, 24 V / 3 A).

Esses transformadores tem a corrente dividida por 2 secundários, então 12 + 12V 3A, seriam 1,5A em cada enrolamento, em relação ao CT e não de "ponta a ponta", para alcançar os 3A, a tensão dele fica limitada aos 12V, para ter os 24V a tensão limita-se aos 1,5A.

tenho um equipamento de certa marca que, originalmente usava um transformador de 12V por 2A sem CT, foi ligado indevidamente em 220v e precisou ir para a assistência da fabrica(por ter SMD, preferi pagar o conserto), quando voltou o aparelho utilizava outro transformador de 12 + 12 com retificação em meia onda, somando a corrente dos 2 secundários.
ficou assim:

1º enrolamento 12v --->|-- (circuito do aparelho) --|<--- 2º enrolamento 12v
CT como GND.

Entendo, pela ilustração, que este circuito é de um retificador de onda completa com dois diodos, onde tem-se disponível a tensão referente a metade do enrolamento (12 V) e a corrente nominal (3 A, considerando o caso em discussão). O circuito é alimentado, de forma alternada, pelas duas metades do enrolamento.

Boa Tarde Srs.

Assunto bem importante e que precisa de um pouco de cuidado e observação.

Um transformador de 24 x 3A tem 72 VA e tem TAMANHO mínimo , diretamente ligado a potência.

Um transformador de 12+12 x 3A , "pode ter" esta potencia, mas somente com enrolamentos paralelos, o que dificilmente ocorre, em produtos de prateleira.


Um enrolamento com tomada central não pode ser ligado em paralelo.

________________________________________________________________________________________

Um fato que gera muitas dúvidas é na utilização destes transformadores em amplificadores e qual a potência os transformadores devem ter.

Por exemplo (considerando uma situação ideal, sem impedâncias dinâmicas, etc.):

Um transformador de 12 V + 12 V / 3 A, conectado a um retificador de onda completa em ponte, terá, teoricamente, em sua saída 16,97 Vp simétricos. Após filtragem via capacitores esta tensão passará para 16,97 Vcc simétricos, que poderá alimentar um amplificador.
Se este amplificador receber um sinal senoidal na entrada, poderá ter na saída uma tensão de 33,94 Vpp, que representa uma tensão eficaz de 12 V. Se a carga do amplificador for de 4 Ω, teremos uma potência dissipada por esta de 36 W.
Então, para este caso, um transformador de 72 VA poderia alimentar um amplificador de, no máximo, 36 W.

Esta afirmação é que causa tal dúvida na utilização de transformadores.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal