Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 08:37:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com material reciclado  (Lida 8797 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« : 07 de Setembro de 2016, as 10:04:52 »

Olá a todos

Outro dia, olhando por aqui, eu vi que tinha muita coisa sem uso que só ocupava espaço. Aí resolvi dar um fim mais nobre pra essa tralha.

Pra começar eu tinha isso aqui:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Eu tenho uma certa aversão por essa marca, todos já sabem. Não por ser nacional ou algo assim. Mas por não ser honesta,

não facilitar a manutenção, por ter os piores esquemáticos que já se viu, e mesmo quando cópia um equipamento top, consegue piorar a qualidade de uma forma escandalosa.

Esse amplizinho tem tudo o que se desejaria em um equipamento de estudo; canal cleam, canal drive, "eco" e  um tamanho pequeno. Mas qualidade nenhuma.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Por isso, eu dispenso toda eletrônica dele e fico só com o gabinete e o chassis.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Até a próxima, onde continuo com a modificação.

Abs
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 07 de Setembro de 2016, as 11:49:12 »

Matec... percebi o ódio pela marca  Cheesy , mas você não acha que dá pra modificar e melhorar o projeto original?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #2 : 07 de Setembro de 2016, as 12:00:52 »

Pelo local da postagem, ele vai melhora-lo definitivamente, vai meter um valvuladão nas entranhas do Thor.

 Cheesy
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 07 de Setembro de 2016, as 12:20:32 »

Matec... percebi o ódio pela marca  Cheesy , mas você não acha que dá pra modificar e melhorar o projeto original?

Ódio é uma palavra forte...  Roll Eyes  eu diria decepção, afinal tem tantos profissionais que entendem do assunto por aqui...
Eu nem quero discutir isso porque é um assunto delicado  Bufando Bufando

A ideia principal era reaproveitar os componentes desparelhados que possuo aqui. E não gastar mais nada.

Nesse modelo, não encontrei muitos atrativos para fazer mods no circuito original. Teria que mudar muita coisa.  O próprio falante é um fator que limita.
O som dele é ruim para guitarra, 8 polegadas não fica exatamente bom pros graves. Exceto se o circuito já é aprovado, mesmo com as limitações do falante... Angry

Pelo local da postagem, ele vai melhora-lo definitivamente, vai meter um valvuladão nas entranhas do Thor.  Cheesy

 Anjo
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 07 de Setembro de 2016, as 12:27:28 »

Oi Matec,

Eu acho uma ideia ótima aproveitar estes amplificadores transistorisados tipo combo e de baixa qualidade para colocar um valvulado pequeno neles.

É uma mão na roda já ter o gabinete com tantos outros componentes juntos (pés de borracha, alça, chassis, gabinete, falante, etc.)

Para te inspirar Matec, dá uma olhadinha nesse tópico onde falamos do acabamento que coloquei no meu gabinete reaproveitado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7111.0

E claro, esta marca é perfeita para fazer estes projetos pois não se fica com dó de modifica-los.

Abraço.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 07 de Setembro de 2016, as 12:53:46 »


Para te inspirar Matec, dá uma olhadinha nesse tópico onde falamos do acabamento que coloquei no meu gabinete reaproveitado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7111.0   

Valeu Ferro_Velho, vou olhar sim.


E claro, esta marca é perfeita para fazer estes projetos pois não se fica com dó de modifica-los.

Abraço.

É isso mesmo!  Evil

Abs
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 10 de Fevereiro de 2017, as 16:06:27 »

Bom, desenterrando e retornando ao assunto, pretendo terminar o que comecei à alguns meses.  Undecided

Muitos já devem desconfiar o que foi feito com o antigo THOR daquela malfadada marca. Gabinete pequeno, falante pequeno, espaço também restrito para grandes montagens.

O negócio é partir para o amplificador padrão em termos de valvulados:

O Champ 5F1.

Olhando o layout do amplificador dá pra ver que é montagem que fica pronta em um dia.

Isso contado que tem que ser feita a furação do chassis, a modificação em um transformador comum para ser utilizado como saída SE, a fixação dos transformadores e pontes, e a própria soldagem dos componentes.









Primeiro, a furação do chassis: Fácil, é alumínio




Depois a modificação do transformador:
 
Infelizmente esqueci de fazer fotos do processo. Que foi de longe, a parte mais chata do trabalho.

Era um transformador comum de 4,5-CT-4,5 @1A,  0-120-240v, 9VA,que seria transformado em um 8k de primário; 4-8 ohms de secundário. A ideia é custo zero e reaproveitar tudo, mas em relação ao OT, eu estou ciente que terei prejuízo na qualidade final do som.

 Como eu não sabia o número de espiras do primário e secundário, foi necessário desenrolar o secundário contando as espiras, e montar o núcleo várias vezes para chegar à tensão correspondente á impedância de 4 ohms. Depois recalcular o número de espiras para tensão correspondente à 8 ohms.

Feito isso, e montado o núcleo em E's e I's, com o GAP, é hora de começar a montagem em si do amplificador.

O transformador de força é um Willkason com secundários de 5v; 6,3v e 300-ct-300v muito antigo, que não tenho ideia de como veio parar aqui. As válvulas 5Y3 e 6V6 idem. Soquetes octais já com a cerâmica lascada mas com os contatos bons.

Os outros componentes são novos, que eu já possuo por aqui, seu custo é baixo.

A montagem é em ponte de terminais, também recicladas de outro amplificador.

No final ficou assim:






Após a montagem o único ajuste que teve que ser feito foi o posicionamento do transformador de saída em relação ao Transformador de Força.
Tive que fazer um alinhamento milimétrico do núcleo do OT em relação ao núcleo do PT. Foi chato, mas compensou em 100% o trabalho. Ruídos imperceptíveis quando o volume está no zero. Se não fosse a lâmpada piloto, não se saberia que o amplificador está ligado.




Então ficou assim :



















 Smiley

« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:47:55 por Matec » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #7 : 10 de Fevereiro de 2017, as 20:56:23 »

E eu com um warmusic desse mesmo tamanho parado. Você mudou o plate para tapar os buracos que sobraram?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2017, as 12:24:11 por xformer » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 10 de Fevereiro de 2017, as 21:26:23 »

E eu vom um warmusic desse mesmo tamanho parado. Você mudou o plate para tapar os buracos que sobraram?

Sim eu instalei uma chapa de alumínio fino na frente, para cobrir a buraqueira. Ficou simples, sem grandes complicações.
Faceplates não são meu forte...  ainda.

 Smiley
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 11:43:39 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #9 : 11 de Fevereiro de 2017, as 11:41:49 »

Olá, Matec :

Transformador de força como saída ? Credo, não faça isso...vou te mandar um TS 5/7k/5F1 para substituir esse aí. 4 ou 8 ohms ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #10 : 11 de Fevereiro de 2017, as 11:55:11 »

Muito legal Matec,
sempre curto de ver essas transformações de amplificadores.

Eu também estou juntando uns transformadores velhos de rádios antigos pra usar nessas montagens.

Uma dica pro faceplate é imprimir em transparencia de projetor. Algumas são até mais grossas.
Eu imprimo espelhado, dessa forma a própria transparencia protege a impressão. Até agora não tive problemas com preto sobre fundo dourado ou prateado. As vezes passar um verniz ajuda a colar a transparecia na posição.

Abraços

 
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #11 : 11 de Fevereiro de 2017, as 12:25:14 »

Muito legal Matec,
sempre curto de ver essas transformações de amplificadores.

Eu também estou juntando uns transformadores velhos de rádios antigos pra usar nessas montagens.

Uma dica pro faceplate é imprimir em transparencia de projetor. Algumas são até mais grossas.
Eu imprimo espelhado, dessa forma a própria transparencia protege a impressão. Até agora não tive problemas com preto sobre fundo dourado ou prateado. As vezes passar um verniz ajuda a colar a transparecia na posição.

Abraços

 


com esse mesmo principio, tambem dá para fazer a transferência térmica, como fazemos para corroer placas, depois é só aplicar um verniz para proteger.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #12 : 11 de Fevereiro de 2017, as 14:01:49 »

A.Sim
Olá, Matec :
Transformador de força como saída ? Credo, não faça isso...vou te mandar um TS 5/7k/5F1 para substituir esse aí. 4 ou 8 ohms ?

O fato de ter cometido esse sacrilégio é para o bem do meu aprendizado, pois foi feito na época de nossa discussão excelente sobre transformadores lá no outro fórum. Mas nada impede que eu troque o produto diy por um profissional. Quanto à impedância secundária eu preferia que fosse 4 e 8, mas se não der, 4 é a impedância do falante que está sendo utilizado lá no momento. Para os detalhes, mando uma MP. Legal!

Thomas_h

Sim eu aprendi com você esse método e até já utilizei em amplificadores de terceiros. Já tenho uma transparência pronta e que vai ser utilizada assim que terminar outros projetos que estou executando.
Continuo vendo em seus projetos grandes doses de esforço e genialidade, continue firme. Legal!

Doug

 Eu já tentei fazer esse método da transferência térmica para faceplates, mas não consegui um resultado bom. Parece que nesse quesito eu terei que me esforçar mais, e tentar muitas vezes para aprimorar minha técnica.
Obrigado. Legal!





Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 12 de Fevereiro de 2017, as 18:16:00 »

Matec... eu tenho umas folhas de vinil (BOPP) prata aqui para impressão com jato de tinta.
Se quiser, paga o frete (vai por carta registrada - é baratinho) que te mando uma. Mas precisa laminar (verniz spray, vinil pra laminação ou até mesmo contact transparente).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 12 de Fevereiro de 2017, as 20:13:49 »

Kem

Seria interessante, pode mandar uma MP para a gente combinar.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal