Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:43:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção  (Lida 148602 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #90 : 02 de Novembro de 2017, as 15:54:47 »

Olá

Em termos de amplificadores valvulados antigos da Giannini, o último esquema da compilação é o Valiant.
Um amplificador de 14w com 2 x 6V6GTA na saída.
Existem especulações de que haveria algumas séries que saíram de fábrica com 6L6 na saída, porém parece que isso não ocorreu.
O que ocorreu, segundo alguns técnicos da época, é que havia uma tendência a serem feitos Mods, mesmo em equipamentos novos, para suportar o maior consumo das válvulas, e a maior potência de saída. Esse Mod deveria incluir troca das válvulas, de transformadores de força e de saída, e ajustes no circuito de Bias.

Esquema:



Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/4kllrong5/




 Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #91 : 02 de Novembro de 2017, as 17:00:44 »

Curiosos são estes 3 falantes ! Como ficava a impedância usando desta forma ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #92 : 02 de Novembro de 2017, as 17:35:47 »

Meu palpite é que são 2 falantes de 4 ohms em série e um de 8 ohms em paralelo, resultando em 4 ohms. Ou dois de 8 ohms e um de 16 ohms, resultando em 8 ohms.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #93 : 02 de Novembro de 2017, as 18:24:45 »

Curiosos são estes 3 falantes ! Como ficava a impedância usando desta forma ?

Meu palpite é que são 2 falantes de 4 ohms em série e um de 8 ohms em paralelo, resultando em 4 ohms. Ou dois de 8 ohms e um de 16 ohms, resultando em 8 ohms.

Não lembro de ter visto em alguma foto a ligação correta desses falantes. No levantamento que fiz sobre o transformador de saída AG-4007, o secundário é de 16 ohms. Como todas as fontes podem ser imprecisas, qualquer nova informação é bem-vinda.

 Smiley

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #94 : 02 de Novembro de 2017, as 19:12:19 »

Meu palpite é que são 2 falantes de 4 ohms em série e um de 8 ohms em paralelo, resultando em 4 ohms. Ou dois de 8 ohms e um de 16 ohms, resultando em 8 ohms.

Humm. Valeu pela matemática Marcão !  Palmas
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #95 : 03 de Novembro de 2017, as 20:54:32 »

No levantamento que fiz sobre o transformador de saída AG-4007, o secundário é de 16 ohms.

Nesse caso podem ser dois de 4 ohms e um de 8 ohms, os três em série. O que seria uma ligação perigosíssima para o transformador de saída Toma na Cabeça
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #96 : 04 de Novembro de 2017, as 01:39:57 »

Não necessariamente, bastaria desligar o amplificador, assim que um dos 3 alto falantes abrisse e parasse de sair som.
Só não se pode deixar um amplificador com alto falantes em série sem monitoramento.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #97 : 23 de Novembro de 2017, as 16:57:04 »

Nesse caso podem ser dois de 4 ohms e um de 8 ohms, os três em série. O que seria uma ligação perigosíssima para o transformador de saída Toma na Cabeça

Uma coisa são os cálculos corretos que a Willkason fazia no projeto dos transformadores, e outra coisa é o que se via na linha de montagem da Giannini.
Até onde se consegue ter notícias, a ligação desses sistema era de 3 falantes de 4 ohms em série, totalizando 12 ohms.   Huh? Roll Eyes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para facilitar o download desses esquemas postados até aqui, eu coloquei todos num único arquivo no formato .rar.

Como sempre pode haver algum equívoco em algum deles. Se alguém perceber alguma coisa estranha, favor comunicar.

O link para os esquemas está aqui: https://www.4shared.com/rar/WBZEqm9Kei/Esquemas_Giannini_By_Matec.html

 Cool

Registrado
esteniovarjao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 26

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #98 : 15 de Fevereiro de 2018, as 21:34:33 »

Grande Matec, Tem como colocar nessa tabela as correntes também?Huh? Legal! Legal! Legal!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #99 : 15 de Fevereiro de 2018, as 23:03:27 »

Grande Matec, Tem como colocar nessa tabela as correntes também??

Olá esteniovarjao.

Seria muita pretensão minha colocar na tabela as correntes, se eu não cheguei a ter nenhuma informação "oficial" sobre elas.

O que posso adiantar é que um amplificador de 100W precisa de no mínimo 166W disponíveis para funcionar á plena potência. Ou seja, para que sejam fornecidos 100W a fonte (DC) de 450v teria que fornecer os (100/450=0,2222) 222mA ainda multiplicados pelos 1,66 =~368,88mA. O que nos leva à um valor cheio de 400mA. Isso no mínimo! Existem outros cálculos que pediriam uma corrente ainda maior.

Se você já tem os transformadores nas mãos e quer consertar, ou então modificar, aproveite e meça as espessura dos fios dos secundários, que eles são uma boa dica para se saber as correntes máximas admissíveis para aquele secundário, usando uma tabela AWG. Um paquímetro já seria um bom modo de se fazer essa medição.

 Smiley





« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2018, as 23:15:34 por Matec » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #100 : 19 de Julho de 2018, as 13:01:56 »

Bom dia, Matec. Talvez não seja de suma importância, mas conferi vários esquemas da coleção que você consertou para todos nós, e em vários deles, as entradas 1 e 2 que deveriam ser Hi e Low, nesta ordem, estão invertidas ou certas no canal normal e invertidas no canal vibrato. Ou apenas invertidas quando não se tem canal vibrato, ou até quando só há o canal vibrato( caso do True Reverb).
« Última modificação: 20 de Julho de 2018, as 17:43:46 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #101 : 01 de Agosto de 2018, as 18:58:00 »

Olá casacunha.

Realmente existem vários problemas nos esquemas dos equipamentos da Giannini. Mas é difícil fazer um ajuste neles todos, porque em parte algumas coisas são erros dos esquemas, e outras são erros do próprio projeto.

Deixe-me explicar melhor: No Tremendão II por exemplo (esse eu tenho original aqui em casa), existem entradas 1 e 2 em ambos os canais. Na configuração em que estão colocadas, as entradas tem a mesma impedância (68+68k) , tanto faz se for utilizada a entrada 1 ou a entrada 2. Só haverá diferença se forem utilizadas as entradas 1 e 2 simultaneamente, nesse caso a impedância seria pouco maior que 1M. Isso parece errado, se compararmos com um Fender Twin Reverb com entradas Lo e Hi funcionais. Porém esse é o "original" dos Gianninis TII.

Já quando olhamos as entradas dos Duovox, elas estão iguais aos Fenders, com entradas Hi e Lo funcionais.

Para verificar e corrigir os esquemas, eu teria que conseguir olhar o circuito de todos os amplificadores e comparar. Por enquanto isso não tem sido possível. Mas espero chegar lá.

Obrigado.
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #102 : 02 de Agosto de 2018, as 08:44:54 »

Bom dia.

O T2 pode ter um erro de montagem.



Entrada 1:
A conexão do switch da entrada 1 esta na massa do mesmo jack e deveria ser no "vivo" do jack 2.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #103 : 02 de Agosto de 2018, as 08:55:30 »

Olá Marfu.
Bom dia.
O T2 pode ter um erro de montagem.
Entrada 1:
A conexão do switch da entrada 1 esta na massa do mesmo jack e deveria ser no "vivo" do jack 2.

Então.
O que você disse é certo, só que eu creio que todos os modelos tem o mesmo problema, que só foi "descoberto" quando foi lançada a linha dos Duovox.

 Smiley
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #104 : 05 de Setembro de 2018, as 02:50:29 »

Vou corrigir isso no meu T2.
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal