Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:20:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção  (Lida 148681 vezes)
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #120 : 26 de Abril de 2019, as 23:12:07 »

Quanto a saída de 5.3 ohms você pode ligar tranquilamente a um alto falante de 8 ohms.
O que pode acontecer é ter alguma perda nos graves.
E, se puder posta um sample desse amplificador modificado aqui, para vermos como ficou o som.

Algumas pessoas, inclusive alguns ilustres frequentadores daqui, me falaram que posso usar tranquilamente um alto falante de 4 ohms nessa saída de 5.3, essa diferença não seria suficiente para causar prejuízos ao ampli. Já em outros grupos, quase fui execrado quando mencionei que sempre li que podia-se ligar cargas com impedância maior que a saída, vai saber... Quanto ao sample, ainda preciso de uma caixa adequada, ainda estou decidindo qual auto-falante comprar, e pra ser sincero a grana anda curta... No momento eu estou ligando ele no falante de um combo fender que tenho aqui, só para não passar vontade, mas assim que der eu gravo algo sim.
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, as 23:15:01 por HAL9000 » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #121 : 27 de Abril de 2019, as 00:01:16 »


Algumas pessoas, inclusive alguns ilustres frequentadores daqui, me falaram que posso usar tranquilamente um alto falante de 4 ohms nessa saída de 5.3, essa diferença não seria suficiente para causar prejuízos ao ampli. Já em outros grupos, quase fui execrado quando mencionei que sempre li que podia-se ligar cargas com impedância maior que a saída, vai saber... Quanto ao sample, ainda preciso de uma caixa adequada, ainda estou decidindo qual auto-falante comprar, e pra ser sincero a grana anda curta... No momento eu estou ligando ele no falante de um combo fender que tenho aqui, só para não passar vontade, mas assim que der eu gravo algo sim.

Não sou um radical que faz críticas ferrenhas. Mas acredito nos cálculos e na sua utilidade. É claro que você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Mas se você está aqui no fórum,  e porque você procura a informação mas acertada. O ideal é fazer o casamento de impedâncias corretamente. Não  porque é bonito ou segue o status, mas porque permite a melhor transferência de energia entre as válvulas de saída e o falante. Outras soluções, pode considerar como experiências.
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #122 : 27 de Abril de 2019, as 00:12:04 »


Não sou um radical que faz críticas ferrenhas. Mas acredito nos cálculos e na sua utilidade. É claro que você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Mas se você está aqui no fórum,  e porque você procura a informação mas acertada. O ideal é fazer o casamento de impedâncias corretamente. Não  porque é bonito ou segue o status, mas porque permite a melhor transferência de energia entre as válvulas de saída e o falante. Outras soluções, pode considerar como experiências.

Entendo o que você quer dizer, e em nenhum momento eu pretendo discordar dessas orientações, até porque sinceramente sou leigo no assunto, mas é que em pesquisas, costuma-se encontrar muitas informações contraditórias em relação a essa questão de impedâncias, por isso as vezes da um nó nas idéias...
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #123 : 27 de Abril de 2019, as 00:30:56 »

Citar
Algumas pessoas, inclusive alguns ilustres frequentadores daqui, me falaram que posso usar tranquilamente um alto falante de 4 ohms nessa saída de 5.3, essa diferença não seria suficiente para causar prejuízos ao ampli

Poder usar, pode, mas, não é o ideal e força o transformador de saída, podendo ou não levar a queima do mesmo com o passar do tempo.

Agora, quanto ao casamento de impedâncias se o alto falante tiver impedância maior que a impedância de saída do amplificador, não haverá nenhum dano e a diferença no som não vai ser muito grande, apenas um pouco menos de volume e menor resposta de graves.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #124 : 27 de Abril de 2019, as 12:26:55 »

Não sou um radical que faz críticas ferrenhas. Mas acredito nos cálculos e na sua utilidade. É claro que você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Mas se você está aqui no fórum,  e porque você procura a informação mas acertada. O ideal é fazer o casamento de impedâncias corretamente. Não  porque é bonito ou segue o status, mas porque permite a melhor transferência de energia entre as válvulas de saída e o falante. Outras soluções, pode considerar como experiências.

Escrito isto, nada mais precisa ser escrito sobre este assunto de casamento de impedâncias
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #125 : 06 de Maio de 2020, as 18:29:19 »

Recentemente enrolei um transformador de saída para amplificador JetSound Giannini para 50W com 3,2cm de perna central de chapas, funcionou perfeitamente

O que acham deste AG 40 03? 30W ou 35W? Está com bobina aberta no primário

https://www.youtube.com/watch?v=La_CpOC-LLQ
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #126 : 06 de Maio de 2020, as 19:41:03 »

Recentemente enrolei um transformador de saída para amplificador JetSound Giannini para 50W com 3,2cm de perna central de chapas, funcionou perfeitamente

O que acham deste AG 40 03? 30W ou 35W? Está com bobina aberta no primário

https://www.youtube.com/watch?v=La_CpOC-LLQ

Para qual frequência mínima você está fazendo o cálculo?
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #127 : 06 de Maio de 2020, as 19:54:18 »

O novo transformador:

Primário: 3800 Ohms
Secundário: 4 e 8 Ohms
Frequencia 60Hz
Potencia 50W
Carretel: 3,2 x 3,2cm
Indução Magnética: 10000 Gaus

^^ esses são os dados que usei para fazer esses transformador. Os dados do antigo (do vídeo) eu não tenho, nunca desmontei ele, mas está guardado aqui.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #128 : 06 de Maio de 2020, as 20:26:44 »

Na verdade eu estava perguntando sobre o original AG4003

Esse transformadorreamente não é muito bom de graves.
Aparentemente você consegue 50w sim, mas pra frequências acima de 150Hz. Para frequências abaixo disso, o rendimento diminui mesmo.

Sobre o transformador novo, parece que está correto.
Smiley
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #129 : 06 de Maio de 2020, as 21:14:05 »

O amplificador era um Jetsound que chegou com válvulas KT88 instaladas e sem som. Optei por retirar as válvulas e devolver ao cliente. Tive que refazer a fonte, trocar as válvulas de saída e transformador de saída. Quando o cliente veio testar ele alegou que o amplificador estava bem melhor pois antes ele estava com o som muito baixo.

Sobre o transformador AG 40-03, refiz os cálculos. Para o enrolamento caber em 2,5x2,5cm, ele teria que ter uma frequência acima de 120Hz e Indução Magnética maior que 10.000 gaus.

OBS: Essa manutenção é bem antiga, deve ter pelo menos um ano que fiz esse reparo e o equipamento não está mais comigo, mas hoje estava estudando sobre transformadores e resolvi mexer nas sucatas e achei este transformador aqui AG 40-03 e resolvi buscar o registro dele no meu pc e fiquei bem curioso pois falam tão bem dos amplificadores que tem esse transformador na saída
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #130 : 06 de Maio de 2020, as 21:18:17 »

O amplificador era um Jetsound que chegou com válvulas KT88 instaladas e sem som. Optei por retirar as válvulas e devolver ao cliente. Tive que refazer a fonte, trocar as válvulas de saída e transformador de saída. Quando o cliente veio testar ele alegou que o amplificador estava bem melhor pois antes ele estava com o som muito baixo.

Sobre o transformador AG 40-03, refiz os cálculos. Para o enrolamento caber em 2,5x2,5cm, ele teria que ter uma frequência acima de 120Hz e Indução Magnética maior que 10.000 gaus.
2,5 x 2,5cm é, no limite, pra amplificador de 15W...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #131 : 06 de Maio de 2020, as 21:47:40 »

Eu não sei se é cisma minha, mas eu desconfio que esse transformador é para 35W e não 50W. Refazendo os cálculos com os dados abaixo as espiras cabem com folga...

Primário: 3800 Ohms
Secundário: 4 e 8 Ohms
Frequência: 70Hz
Potencia 35W
Carretel: 3,2 x 3,2cm
Indução Magnética: 11300 Gaus
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #132 : 06 de Maio de 2020, as 21:55:36 »

Sg = 10 * (P/f)^1/2
A constante depende de vários fatores. Mas a maior que eu vi é 10, então vamos usar ela.

6,25 = 10 * (50/f)^1/2
0,625 = (50/f)^1/2
0,39 = 50/f
f = 50/0,39 = 128 Hz

Isso levando em consideração somente a área mínima do núcleo para obter 50W. Mas pode-se concluir que o comentário do Matec é válido:
Aparentemente você consegue 50w sim, mas pra frequências acima de 150Hz. Para frequências abaixo disso, o rendimento diminui mesmo.

Usando a mesma equação para 60Hz, obtém-se uma potência de 23W.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #133 : 06 de Maio de 2020, as 23:12:07 »

Se esse transformador é original do Jet Sound 50W pra mim ele está subdimensionado sim porque um sinal de guitarra em sua nota mais grave tem bem menos que 120 hertz considerando a afinação padrão.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #134 : 07 de Maio de 2020, as 01:25:11 »

A corda E solta tem frequência de 82,41 Hz, na afinação padrão. Levando em consideração que é bastante comum afinações do tipo todas as cordas meio tom abaixo (ou até mais, já tirei músicas com 1 e meio abaixo mas conheço gente que afina dois tons abaixo), "drop D", entre outras, o transformador vai sofrer.

Por curiosidade, a corda B solta de uma 7 cordas tem frequência de 62 Hz, na afinação padrão. Se afinar esse B um tom abaixo, tem-se a frequência da corda A de um baixo (55 Hz). Eu gosto de afinar minhas guitarras meio tom abaixo, então não chego em frequência tão baixa assim. Mesmo assim, já noto perda de eficiência em notas mais graves tipo um C#, e isso usando transformadores de qualidade. Deixando claro que não se trata de uma crítica a fabricantes de transformador pois, do mesmo modo que muitos amplificadores de baixo não são projetados para aguentar um 5 cordas, muitos equipamentos de guitarra não são projetados para aguentar uma 7 cordas. E também um transformador dimensionado para uma 7 cordas pesaria mais que todo o restante do equipamento Cheesy
« Última modificação: 07 de Maio de 2020, as 01:34:27 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal