Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 00:36:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Valvulado no 220, queimou?  (Lida 9821 vezes)
LucasBarbosa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« : 29 de Outubro de 2016, as 11:27:37 »

Olá, pessoal.

Eu tenho um amplificador valvulado (Giannini Classic T) e toco em igrejas com ele, sempre em 110. Porém ontem, o baixista foi e ligou minha extensão no 220, mesmo sabendo que eu usava em 110 (eu não percebi ele ligando no 220).

Comecei a tocar e estava normal, até que depois de uns 10 minutos tocando parou o som e senti um cheiro de queimado.
Foi aí que vi a tomada no 220. Rapidamente desliguei e coloquei na tomada 110.

O amplificador está funcionando normal no 110, o fusível não queimou, mas eu senti um cheiro de queimado na hora e vi uma válvula bem vermelha.

Vou levar em um técnico na semana que vem, mas queria saber se vocês sabem se pode ter queimado alguma coisa, mesmo saindo som normalmente, com as válvulas todas acesas.

Quem puder me ajudar, fico agradecido Smiley
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 29 de Outubro de 2016, as 14:40:14 »

Se está funcionando e o som está normal, não deve ter ocorrido nada sério. Valvulados costumam ser mais resistentes a bobeadas do gênero.

Observe os componentes passivos prestando atenção a sinal de algum eletrolítico estufado ou resistor meio escuro. Se houver, é bom trocá-los.

A válvula que ficou vermelha pode ter sido comprometida, mas se você estiver curto de dinheiro, pode usá-la até que ela abra o bico de vez (lembrando que se for uma das válvulas de saída, é recomendável que você troque o par).

Sugiro colocar uma etiqueta GIGANTE nos plugues indicando a tensão...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 29 de Outubro de 2016, as 15:06:14 »

Eu seguiria o que o Finck falou.
Da uma olhada nos eletroliticos da fonte. Esses são o que levaram mais paulada. Eu os trocaria mesmo sem ter estufado.
Mas uma revisão não vai fazer mal.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
LucasBarbosa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #3 : 29 de Outubro de 2016, as 16:56:42 »

Obrigado pela ajuda, pessoal.

Vou levar para alguém mais entendido do que eu para fazer uma revisão. A preocupação maior é que eu tenho que usar o amp hoje, aí fiquei com receio de prejudicar algo nele.

Muito obrigado por tirarem um pouco do tempo de vocês para me ajudarem.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #4 : 29 de Outubro de 2016, as 17:06:15 »

Não aconselho ligá-lo nem em 110V ou 220V, antes de revisar os componentes citados pelos colegas.
Entendo sua necessidade de usá-lo, mas o risco de comprometer os resto dos componentes que ainda funcionam é alto e não valerá a pena tentar.
Eletrolíticos são os primeiro as sentir este impacto seguido dos resistores.
Se você continuar esta brincadeira de ligá-lo, mesmo na tensão correta pode comprometer o transformador, e aí sim a brincadeira fica cara,  pois se o cobre do transformador esquenta, por sua vez derrete o verniz e o transformador entra em curto.
Att.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 29 de Outubro de 2016, as 17:27:44 »

Estranho o fusível de entrada não ter vaporizado. Verifique se o que está no porta-fusível é o de valor correto (deveria estar marcado o valor de corrente do fusível ao lado no painel ou no manual).  Não acho que tenha ficado ligado em 220V por 10 minutos, é muito tempo, o estrago seria grande.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
LucasBarbosa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #6 : 29 de Outubro de 2016, as 23:31:33 »

Não aconselho ligá-lo nem em 110V ou 220V, antes de revisar os componentes citados pelos colegas.
Entendo sua necessidade de usá-lo, mas o risco de comprometer os resto dos componentes que ainda funcionam é alto e não valerá a pena tentar.
Eletrolíticos são os primeiro as sentir este impacto seguido dos resistores.
Se você continuar esta brincadeira de ligá-lo, mesmo na tensão correta pode comprometer o transformador, e aí sim a brincadeira fica cara,  pois se o cobre do transformador esquenta, por sua vez derrete o verniz e o transformador entra em curto.
Att.

Sim, foi por isso mesmo que perguntei, para saber se mesmo ligando na voltagem correta poderia prejudicá-lo.
Pra ter uma ideia, essa "brincadeira" do transformador fica em uma faixa de quantos reais?

Por sorte hoje tinha um outro amplificador para mim usar lá.

-----
Estranho o fusível de entrada não ter vaporizado. Verifique se o que está no porta-fusível é o de valor correto (deveria estar marcado o valor de corrente do fusível ao lado no painel ou no manual).  Não acho que tenha ficado ligado em 220V por 10 minutos, é muito tempo, o estrago seria grande.

Dei uma olhada no fusível e está normal, sem qualquer dano. Vou dar uma olhada no valor dele depois, pois não está comigo no momento.
E acredito que posso ter estipulado um valor alto mesmo sobre os 10 minutos, mas não foi muito pouco também não.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 23:33:29 por LucasBarbosa » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 30 de Outubro de 2016, as 12:39:14 »

Se precisar trocar o transformador de força, vais gastar uns R$ 400, talvez mais. Sei que dá medo, mas não acho que o transformador tenha sido seriamente afetado. Hoje em dia o verniz normalmente usado chega a aguentar temperaturas bem altas, mesmo em transformadores vagabundos precisa muita ogrice para causar uma destruição séria.

Se o transformador tivesse ido para o céu, o amp não teria nem ligado depois (transformador aberto), ou o transformador estaria esquentando além do normal (espiras em curto). É mais provável que o cheiro de queimado que você sentiu foram os eletrolíticos da fonte fritando. Quando abrem o bico, esses componentes soltam bastante fumaça (antes de explodir, e eu não estou brincando...)

Você pode tentar ligar o amp com uma lâmpada incandescente de uns 40W em série. Se a lâmpada não acender ou acender bem fraca, o seu circuito em geral está bom. Se ela acender com intensidade relativamente forte, pode haver algum curto ou componente seriamente danificado. Se não sabe fazer, procure to tutube que lá explica direitinho. Se você fizer esse arranjo, enquanto o amp estiver ligado, aproveite para checar se os transformadores estão esquentando além do normal (se não der para ficar um tempo com a mão em cima é porque está esquentando acima do normal).

Como o Kem escreveu, trocar os eletrolíticos mesmo sem eles estarem visivelmente danificados (o estufado é um sinal) é mesmo uma boa pedida.

Mesmo que você não pretenda fazer o conserto sozinho, verificar os sintomas e opções é bom, ao menos para saber se você vai ou não estar sendo explorado pelo técnico (nem todo mundo é honesto, infelizmente).

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
LucasBarbosa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #8 : 03 de Novembro de 2016, as 11:51:03 »

Finck, fiz o teste da lâmpada aqui.

A lâmpada em série acendeu bem fraca. O fusível está com as especificações corretas do amplificador, se encontra normal, não está afetado.
Os eletrolíticos aparentam estar normais, como não entendo muito, vou postar uma foto do circuito mais tarde.

Agora vou ver se o transformador está esquentando, logo mais eu posto a resposta.

-----
Observação: com a chave standby ligada, a lâmpada acende um pouco mais. Não em seu brilho máximo, mas um pouco mais do que quando apenas a chave OnOff ligada.

Os transformadores não estão quentes não, coloquei a mão sobre eles e nada.

Vou tentar levar o quanto antes para uma revisão, mas antes vou postar umas fotos aqui para vocês tentarem dar uma olhada. A qualidade ficou um pouco ruim, não deu para tirar melhor. Se ficar ruim para enxergar, sem problemas.

http://i.imgur.com/YNIcXYa.jpg
http://i.imgur.com/LbM0xgg.jpg
http://i.imgur.com/cD3juwO.jpg
http://i.imgur.com/IeAWAgI.jpg
http://i.imgur.com/QUOQ6DB.jpg
http://i.imgur.com/UQiipxK.jpg
http://i.imgur.com/AIBy3PC.jpg
http://i.imgur.com/kMOEeDj.jpg

As válvulas parecem ter acendido um pouco menos, esse teste da lâmpada funciona como um variac?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, as 12:31:33 por LucasBarbosa » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #9 : 03 de Novembro de 2016, as 16:34:20 »

A julgar pelas fotos, parece estar tudo em ordem e talvez não seja preciso uma revisão, principalmente se o som estiver normal.

Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #10 : 03 de Novembro de 2016, as 16:58:49 »

Tive o mesmo problema com o mesmo amp. Procure na busca que coloquei fotos. No meu só queimou o eletrolitico da fonte. Veja que este amp tem uma chave para alterar entre 110 x 220v por dentro dele, é bem escondida, tem fotos no meu tópico. No meu o fusivel também não estourou.

Segue tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8529.msg165199;topicseen#msg165199
« Última modificação: 04 de Novembro de 2016, as 10:14:05 por laerteandrade » Registrado
LucasBarbosa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #11 : 04 de Novembro de 2016, as 12:43:32 »

A julgar pelas fotos, parece estar tudo em ordem e talvez não seja preciso uma revisão, principalmente se o som estiver normal.



Mas não corro o risco de usar o amplificador e prejudicar ainda mais (caso tenha algo de errado nele)?

Tive o mesmo problema com o mesmo amp. Procure na busca que coloquei fotos. No meu só queimou o eletrolitico da fonte. Veja que este amp tem uma chave para alterar entre 110 x 220v por dentro dele, é bem escondida, tem fotos no meu tópico. No meu o fusivel também não estourou.

Segue tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8529.msg165199;topicseen#msg165199

Obrigado pelo tópico, fico feliz que conseguiu consertá-lo.
Você conseguiu tirar o circuito dele com facilidade da caixa? Pois o meu possui duas "garras" que ficam presas na lateral da caixa de madeira, aí mesmo tirando os parafusos fica difícil de tirar o circuito.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 04 de Novembro de 2016, as 20:45:43 »

Citar
Mas não corro o risco de usar o amplificador e prejudicar ainda mais (caso tenha algo de errado nele)?

Se tivesse algo de errado o som do amplificador não estaria normal, simples assim.
Um certo risco sempre existe, mas, é pequeno e se o som está normal é sinal que os componentes do seu valvulado não foram danificados e os seus 10 minutos (tempo suficiente pra torrar o transformador de força) estão mais pra 2 minutos.
Registrado
LucasBarbosa
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 12

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #13 : 12 de Novembro de 2016, as 22:27:17 »

Fala pessoal.

Hoje a noite usei meu amp para tocar em uma igreja. O som saiu tranquilo, mas eu não sei se foi apenas uma percepção, pareceu que o som estava mais baixo. Geralmente toco com o volume no 6, já hoje estava quase no 12. Seria algum problema com as válvulas? Elas parecem acender normal.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 14 de Novembro de 2016, as 00:47:29 »

Não tinha uma válvula que avermelhou? Que, aliás, você não disse se era de saida ou pré? Pode ser a culpada.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.077 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal