Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 10:12:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 com PCL82 + Pré Fender Twin 65  (Lida 14054 vezes)
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« : 29 de Outubro de 2016, as 15:21:11 »

Olá pessoal do Handmades!
Depois de muito tempo participando aqui da comunidade e de muitas montagens de amplificadores SS, estou empenhado em partir para uma nova fase de projetos. Meu primeiro amplificador valvulado...
Mas eis a questão. Qual amplificador montar? Qual pré? Quais válvulas utilizar?
Em meio muitas perguntas e torração de paciência... Eduardo e Kem, que pode relatar com mais detalhes...  Bufando Bufando Bufando Bufando Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Cheguei as seguintes definições:

Então vamos as perguntas conceituais para elaboração da lista de materiais deste projeto:
  • Transformador de saída: o datasheet recomenda 7K ohms, Push-Pull, eu gostaria de um secundário com 4/8 ohms. Certo até aqui???
  • Transformador de entrada: Este é o problemático, filamento da PCL82 16V/300mA, filamento da ECC83 até 12.6V/150mA. A tensão de anodo pode ser 230V para todas as válvulas?

Acho que no momento são estes os questionamentos, gostaria de sugestões para poder começar a adquirir os transformadores para começar a brincadeira, quanto a lição de casa eu estou tentando fazer direitinho...  Grin  Anjo Já li um pouco sobre o assunto...

Desde já agradeço atenção de todos e espero ansiosamente a contribuição de vocês.
Att.
Willians

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 29 de Outubro de 2016, as 15:36:24 »

Vamos la...
O Eduardo gentilmente elaborou para algumas valvulas uma pagina com os dados disponiveis.
No caso da ECL82 (e suas variaveis PCL, XCL, UCL, etc) a pagina é essa: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=160&t=Valvulas-pentodo-triodo-ECL82-PCL82-UCL82-XCL82-LCL82-e-equivalentes-historico-e-caracteristicas.

Filamentos... você ou faz 2 secundários (16V e 12V) ou faz um só de 16V e troca R10 no pré por 47R ou 56R 5W (o consumo real vai ser próximo a 1.2W).

"Problemas" se você quiser utilizar os layouts do Iall e Twin como estão. No Iall a retificação é de onda completa (2 diodos + CT) e no Twin é em ponte. Apesar da chance de alguém me odiar pelo resto da vida  Cheesy , o layout do Iall ta facil pra modificar pra ponte.
Eu pediria um transformador de força com 2 secundários. HT 200V 120mA e filamentos 16V 1A.


Ps. Vou editando conforme escrevo... Smiley
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 16:06:48 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #2 : 29 de Outubro de 2016, as 15:47:27 »

Ótima inciativa do Eduardo, recorro sempre ao site da Altana e ao  https://www.nartlof.com.br/.
Sem dúvidas vai ser necessárias algumas alterações nos projetos que utilizaremos como base, mas acho que tudo isto é válido para abrirmos precedentes para outras possibilidades de montagens, como já proposto pelo Hgamal neste tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2785.0
Att.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 16:16:47 por Lamer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 29 de Outubro de 2016, as 17:43:53 »

A impedância do primário do transformador do IALL10.5 é de 10000 ohms placa a placa, conforme uma das aplicações da ECL82 (6BM8). No caso da PCL82, ela é a mesma válvula, apenas com tensão de filamento diferente. Para usar os 7000 ohms sugerido na datasheet da PCL82, provavelmente as tensões usadas  e ponto de polarização são diferentes do IALL original.  Você (Lamer) vai alterar tudo ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #4 : 29 de Outubro de 2016, as 18:16:26 »

Xformer, conforme exposto no início do tópico, quero montar este amplificador utilizando como base este 2 circuitos.
É obvio que tenho que fazer algumas escolhas tais como as elencadas pelo nosso amigo Kem.
O objetivo deste tópico é justamente discutir qual seria a solução viável para execução deste projeto, utilizado a PCL82.
Desde já estou aqui para ouvir as críticas e sugestões, para depois poder chegar ao um veredicto final e poder partir para compra de materiais e execução do projeto.
Eu falei na questão da impedância do transformador de saída, com base na comparação feita a partir da consulta dos datasheets da PCL82 e ECL82, nos quais consta esta diferença. Por isso estou fazendo esta perguntas. Mas se for simplesmente mudar a tensão nos filamento e tudo estiver resolvido, melhor pra mim. Pois assim mantenho todos os componentes do projeto original do IALL 10.5.
Att.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 18:18:10 por Lamer » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 29 de Outubro de 2016, as 22:47:03 »

...Sem dúvidas vai ser necessárias algumas alterações nos projetos que utilizaremos como base, mas acho que tudo isto é válido para abrirmos precedentes para outras possibilidades de montagens, como já proposto pelo Hgamal neste tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2785.0
Att.

Já que você ta aberto a outras possibilidades... por que não montar tudo em PTP?!? Como esse aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2785.msg146119#msg146119
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 29 de Outubro de 2016, as 23:18:41 »

O Thomas é fera nas montagens de valvulados, eu só espio e aprendo.
Mas as probabilidade de erro e risco de ruido não será maior?
No momento acho melhor discutir como será o circuito, depois partiremos para montagem.
 Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 23:20:32 por Lamer » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 29 de Outubro de 2016, as 23:39:47 »

...
Mas as probabilidade de erro e risco de ruido não será maior?
...
Sim... e não. Se bem feito não é pra ter ruido nenhum, mas tem que desenhar o layout e testar. A vantagem do PCB do Iall e do Twin é que já estão prontos e testados.
Eu rascunhei aqui os layouts do Iall com ponte e tá facil.
Acho que não querendo arriscar, não tem muito o que fugir (as vezes realmente é melhor não inventar muito pra não sair do que já esta testado e aprovado).
Nessa linha, minha opinião fica com layout do Iall adaptado pra ponte + pré Twin com R10 readequado. Basicamente não muda nada.
Ahhh... tem um outro layout pro Twin, do Sergiodam + Plautz... http://www.4shared.com/office/PZOL81Siba/Pre_Fender_Twin_SergioDam_Plau.html

Ps. O ideal seria unificar os 2 num layout só, para que a retificação / filtragem do HT fosse mais eficiente. Mas...
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, as 23:49:19 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #8 : 30 de Outubro de 2016, as 00:18:17 »

Hoje estudando, percebi  esta necessidade de uma retificação e filtragem única.
Uma outra coisa que me deixou pensativo foi o post do Xformer. Posso considerar a PCL82 igual a ECL82 e apenas mudar a tensão dos filamentos?
Kem, qualquer coisa me passe os rascunhos para que eu possa estudá-los.
Att.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 30 de Outubro de 2016, as 00:23:35 »

Hoje estudando, percebi  esta necessidade de uma retificação e filtragem única.
...
Varios aqui no forum montaram com 2 retificações para o HT, mantendo os projetos originais (Iall e Twin).
Funciona sem problemas... mas tem componentes em redundância.
Nada impede também de se retirar o HT do Iall dos terminais de C3 e mandar pro pré. Ai elimina no pré os diodos e o primeiro capacitor do HT. Dessa forma da até pra usar o Iall sem modificação nenhuma (com a retificação original).


...
Uma outra coisa que me deixou pensativo foi o post do Xformer. Posso considerar a PCL82 igual a ECL82 e apenas mudar a tensão dos filamentos?
100%
É que o Iall foi calculado, não usou dados prontos de datasheet. Mas nada impede de se usar.



Kem, qualquer coisa me passe os rascunhos para que eu possa estudá-los.
É só um rascunho bem grosseiro dos layouts adaptados para 4 diodos da ponte. Mas se quiser te mando...
« Última modificação: 30 de Outubro de 2016, as 01:58:34 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #10 : 30 de Outubro de 2016, as 00:40:04 »

Kem, mandei uma MP.
Minha preocupação com o transformador de saída era em relação ao que eu tinha lido no datasheet, mas sendo assim, tranquilo.
Vou ver amanhã com calma mas sendo assim acho que dá pra fazer tranquilamente.
Att.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 30 de Outubro de 2016, as 01:16:10 »

MP respondida... Se as imagens não aparecerem me avisa.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #12 : 16 de Janeiro de 2017, as 10:21:22 »

Só pra desencargo de consciência...
O transformador de força pode ser: 200V@130mA pra o HT, utilizando retificação em ponte. Já pra os filamentos, 16V@1,2A.
Uma dúvida que me inquietou esses dias foi: qual a necessidade de se utilizar 200V+200V, sendo que só um tap de 200V, com a corrente adequada, já resolve a questão. Sei que antigamente a retificação era feita com válvulas diodos e o uso de uma retificação em ponte encarecia o projeto, mas no dias atuais usando diodos de silício existe alguma diferença em usar uma outra configuração para alimentar o HT?
Obs: não citei os filamentos, pois no caso deles existe as configurações série e paralelo.
Att.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 16 de Janeiro de 2017, as 10:38:13 »

Lamer... sim, um secundário simples com retificação em ponte não só resolve, como é mais eficiente. Isso pensando em retificadores de silício, claro.
Mas quem ama valvulados segue a risca a receita original, e secundário duplo faz parte dessa receita.
O problema de usar secundário simples + ponte no Iall é que você vai ter que refazer o layout.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2017, as 10:39:58 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #14 : 16 de Janeiro de 2017, as 11:00:25 »

O projeto está mudando... Tomando forma eu diria.
Ando lendo bastante sobre o assunto.
Quanto ao transformadore de saída:
- Sendo ele Push Pull as lâminas  do núcleo tem que ser intercaladas? Li nesta página: http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf_audio.php
- Tem que colocar uma folha de seda entre as camadas de cobre e fazer um isolamento mas efetivo quando for mudar de enrolamento (primário para secundário e vice versa)?
Att


Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal