Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:32:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 com PCL82 + Pré Fender Twin 65  (Lida 13892 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #15 : 16 de Janeiro de 2017, as 11:18:40 »

Eu já até tinha esquecido que eu mesmo tinha te mandado um layout rascunhado com ponte... é a idade... Cheesy
Quanto ao transformador de saída PP...
Sim, núcleo com lâminas intercaladas.
E sim, precisa isolar entre primário e secundário. Mas não... papel de seda não serve pra isso. Use papel próprio para transformadores ou de preferência fita de mylar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #16 : 01 de Fevereiro de 2017, as 13:19:17 »

"...Eu pediria um transformador de força com 2 secundários. HT 200V 120mA..."

Esse acréscimo de 10v no HT implicaria em mudanças no projeto da fonte para o IALL?
Entendo que seria apenas para acrescentar o pré em questão utilizando a mesma retificação e filtragem para ambos, correto? Nesse caso puxaria a alimentação do pré direto de C3? Seria necessário desacoplar ?    
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #17 : 01 de Fevereiro de 2017, as 17:32:45 »

"...Eu pediria um transformador de força com 2 secundários. HT 200V 120mA..."

Esse acréscimo de 10v no HT implicaria em mudanças no projeto da fonte para o IALL?
Entendo que seria apenas para acrescentar o pré em questão utilizando a mesma retificação e filtragem para ambos, correto? Nesse caso puxaria a alimentação do pré direto de C3? Seria necessário desacoplar ?    
Não, sim e sim...  Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
damasioHM
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #18 : 18 de Agosto de 2017, as 12:23:52 »

Senhores, saudações de um novato!

Há anos tenho sido fascinado pelo som dos amps valvulados - sobretudo os de guitarra - e pesquisando sobre o assunto, vim parar aqui.
Tenho interesse na montagem do IALL 10.5. Sei que seria MUITO aconselhável, de início, seguir a receita do bolo fielmente, mas o ser humano é inquieto, pois sempre ACHA  que pode inovar em alguma coisa. Se as questões a seguir são idiotas ou impertinentes, gostaria se saber o PORQUE.
Bem, minhas primeiras inquietudes para o momento são as seguintes:

1 - para utilização de 4 x pcl82 no power do IALL 10.5, configuradas de forma análoga ao power do Twin Reverb, a impedância do primário do transformador de saída seria menor ou maior do que o projeto original? Eu penso que seria menor pois as válvulas estariam ligadas em paralelo (certo?)

2 - Esta configuração pretendida (4xpcl82) aumentaria a potencia do power? A percepção sonora da eventual maior potência seria relevante?

3 - O custo do projeto não aumentaria muito, pois as pcl82 são ainda mais baratas que a ECL82....mas, quanto aos transformadores seria necessário fazer o orçamento?

4 - Cada PCL82 consome 300mA, logo as quatro 1,2 A, somando-se 10% de tolerância....então 2A no secundário para os filamentos dá e sobra, alem de que ficariam dois triodos disponíveis para outras modificações.

Tenho consciência de todo o trabalho que os idealizadores tiveram com os cálculos e testes do projeto consolidado e não tenho dúvidas quanto ao som do IALL 10.5. Mas minhas dúvidas têm na verdade um cunho didático para mim.

Onde há inquietude, há espaço para o conhecimento
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #19 : 18 de Agosto de 2017, as 13:05:40 »

Vamos lá... Com 4 PCL82 ligados em push pull paralelo a impedância do primário do transformador de saída seria menor, exatamente metade, é a potência o dobro (20W).
De uma olhada no Marshall 36W. Dá pra tirar algumas ideias dele.
Só que, sem querer desanimar mas já desanimando, esse não é um projeto para iniciantes. A chance de acertar um layout com poucas tentativas é muito pequena.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
damasioHM
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #20 : 18 de Agosto de 2017, as 15:10:14 »

Obrigado Kem!

Sem problemas, você não me desanimou não....só adiou a empreitada. Vou seguir a receita do bolo nos projetos indicados para iniciantes até ter condições técnicas de fazer o tal power com 4 x PCL82.
Mas, você acha que haveria grande diferença de percepção sonora entre os 10w do IALL e os PRETENDIDOS 20w do PRETENDIDO power (que ainda nem nasceu)? Te pergunto isso, porque se não houver grande diferença, talvez não valha a pena.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2017, as 20:29:30 por damasioHM » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #21 : 18 de Agosto de 2017, as 17:22:52 »

Olá damasioHM.

Sem querer tirar seu entusiasmo pelo projeto. Mas aqui no fórum existem regras e todos devemos segui-las.

Citar
Sem problemas, vc não me desanimou não....só adiou a empreitada.

Corrija essa palavra que é considerada internetês aqui no fórum. Parece pouco, mas se deixarmos, viram milhares, e temos que manter tudo de acordo com as regras vigentes.

A administração.
Registrado
damasioHM
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #22 : 18 de Agosto de 2017, as 20:30:58 »

 Legal!

Ok, Matec! Nem tinha percebido...
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #23 : 20 de Janeiro de 2018, as 20:59:15 »

Olá pessoal!
Muito tempo sem publicar... este projeto já etá fazendo aniversário, mas tudo bem.
Estou retomando o projeto, como se trata de uma continuidade, resolvi não abrir outro tópico.

Estava relendo e estudando todo o projeto, e surgiu uma dúvida:
Quais as especificações ideais para o Transformador de Força?
Att.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #24 : 20 de Janeiro de 2018, as 21:58:50 »

Quais as especificações ideais para o Transformador de Força?
Att.

As especificações, tiradas do PDF do IALL 10.5 :

Transformador

Força

Primário:0+127+220V

Secundário: 190+190V @ 120mA, 3,15+3,15V @ 2A

Áudio

Primário: PP: 10.000 Ohms, com derivação central

Secundário: 0+4+8 Ohms

Potência 11 Watts


 Smiley
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #25 : 20 de Janeiro de 2018, as 22:22:00 »

Obrigado pela resposta, mas minha preocupação é que temos o HT da 12AX7 e o filamentos da mesma. Sendo assim devemos considerar a válvula em questão. E como já discutimos os filamentos são alimentados com 16V, pois vou usar PCL. É óbvio que vou usar um resistor derrubar a tensão para alimentar a 12ax7.

Para fabricar o transformador de força eu preciso apenas esclarecer se 190V é suficiente para o pré.
Sendo assim só resta definir aa corrente necessária para o HT e para os filamentos.
Att.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, as 22:27:41 por Lamer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #26 : 20 de Janeiro de 2018, as 22:34:50 »

Com a PCL82 você vai precisar de 16V @ 600mA (300mA cada válvula). Mais 300 mA da 12AX7 em 6,3V ou  150mA em 12,6V.  Talvez seja mais prático fazer o secundário para os filamentos com 16V @ 750mA  e reduzir com um resistor 22 ohms em série para chegar nos 12,6V da 12AX7. Isso se não se importar em alimentar o filamento da 12AX7 com corrente alternada já que no PDF do Pré Fender Twin a alimentação do filamento é retificada e transformada em DC (aí é melhor logo ter um secundário de 16V e mais ou menos 1A, retificar os 16Vac e regular com um 7812 para o filamento da 12AX7 e mantendo a alimentação AC dos filamentos da PCL82.
No HT do pré, a tensão AC pra ser retificada é de 220Vac (derivado dos dois transformadores pequenos back to back), não sei se a tensão de 190Vac do IALL vai mudar alguma coisa relevante no pré já que a fonte vai ter uma tensão bem menor.
Se não se importar em ter mais um transformadorzinho de força só para o pré fender, me mande uma mensagem privada.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, as 22:40:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #27 : 20 de Janeiro de 2018, as 22:57:00 »

De fato, com as PCL a tensão do filamento tem que subir então no caso seria de 16V, mas em compensação a corrente de filamento cai para 300mA então se for feito o secundário para 1A, ainda vai sobrar uma reserva de corrente.
A 12AX7 consome 150mA com os filamentos em 12,6V. No HT vai consumir em torno de 1mA por triodo. Não é ela que vai arriar o HT desse transformador. Os 120mA do HT do projeto original também estão bem dimensionados

Uma fonte com 190v AC fornecerá uma tensão abaixo de 230v DC, que pode ser empregado para alimentar um pré Fender. É menos que num amplificador Fender original. Mas em compensação você não vai precisar de muito ganho para fazer com que as PCL82 cheguem na potência máxima e entregue os 10W prometidos.

Então é possível que tudo funcione bem.

P.S. Eu ainda não havia terminado de escrever e o xformer já havia escrito quase a mesma coisa. Talvez um complete o outro.

Smiley
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2018, as 01:54:01 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #28 : 21 de Janeiro de 2018, as 02:33:38 »

Se você for fazer em PTP, fica fácil readequar o circuito para que use uma tensão só no HT, uma que fique boa para o Iall e o Twin.
Em PCB fica mais difícil, mas eu arriscaria 200V no secundário.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #29 : 21 de Janeiro de 2018, as 07:32:01 »

O projeto está caminhando PTP.  Neste caso qual a sugestão?
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal