Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:27:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida sobre ligação de transformador para fonte  (Lida 15470 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 06 de Dezembro de 2016, as 13:42:02 »

Boa tarde Handmakers

Eu fiz uma pesquisa e não consegui esclarecer duas dúvidas

1- Qual seria a diferença de um transformador 127/220 com 3 fios no primário e 4 fios no primário?

2 - Eu posso usar um 12-0-12v no secundário para extrair duas saídas de +9vDC compartilhando o mesmo CT como terra?

Obrigado desde já!  Wink
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 06 de Dezembro de 2016, as 14:27:52 »

Oi Diego,

A primeira é simples, 3 fios significam um único enrolamento primário com uma "saída" ligada ao meio do enrolamento.

Você tem o "0" ou comum, o fio que esta ligado ao meio do enrolamento, o 127, e no outro lado do enrolamento (bobina) o 220.

Já o de 4 fios no primário, ou são duas bobinas, que podem ser ligados em série ou usado apenas um dos enrolamentos para se alcançar a tensão de entrada desejada. Ou ainda dois fios estarão ligados a alguma parte da única bobina, dividindo-a em outras tensões, e dois serão os das extremidades da bobina, o comum e a maior tensão.

Bem, a sua segunda pergunta necessita de uma melhor explicação, não deu pra entender o que você quer.

Abraço.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 14:57:18 por Ferro_Velho » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 06 de Dezembro de 2016, as 14:43:04 »

1- Qual seria a diferença de um transformador 127/220 com 3 fios no primário e 4 fios no primário?
A diferença normalmente é que o que tem 3 fios, as duas pontas de bobinas(de mesmo número de espiras) do Outro(de 4 fios) estão unidas.  Mas pode ser que realmente a de 3 fios requeira 127V nas bobina inferior e 220V na superior para obter os mesmos 12-0-12 no secundário.

2 - Eu posso usar um 12-0-12v no secundário para extrair duas saídas de +9vDC compartilhando o mesmo CT como terra?
Sim pode!, com 2 diodos para cada fonte.  Total 4 diodos.  Para cada fonte um regulador.

Abraços.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 06 de Dezembro de 2016, as 15:00:18 »

A sua segunda pergunta, acho que seria melhor você aterrar o CT e retificar os 12v + 12v com uma ponte de diodos ponte retificadora e depois disso você pode filtrar e regular quantas saídas você necessitar (até o limite de corrente do transformador) e em várias tensões, se for necessario.

Abraço
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 15:27:04 por Ferro_Velho » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 06 de Dezembro de 2016, as 15:15:00 »

..melhor você aterrar o CT e retificar os 12v + 12v com uma ponte de diodos...

Mas camarada, veja que não precisa ponte, porque o Diego só quer +9VDC:
duas saídas de +9vDC compartilhando o mesmo CT como terra?
São necessários dois diodos para cada fonte de +9VDC..  POrém, eu não vejo necessidade disso.  Porque não usa soment 2 diodos e um capacitor bem porrada.   daí deriva tantos reguladores quento necessário..   apesar de eu não saber o porque tu precisa de várias fontes ao invés de uma.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 06 de Dezembro de 2016, as 15:22:17 »

Citar
Mas camarada, veja que não precisa ponte, porque o Diego só quer +9VDC:

4 diodos = ponte de diodos = 4 diodos, é a mesma coisa.

Abraço.

P.S.: Eu melhor teria dito "ponte retificadora" e não ponte de diodos.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 15:26:13 por Ferro_Velho » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #6 : 06 de Dezembro de 2016, as 15:47:13 »

Acho que você está se equivocando Ferro Velho.
Ele vai retificar cada rail independente, por isso 4 diodos, 2 diodos para cada rail.
No caso do uso de ponte retificadoras ele deverá utilizar duas, uma para cada rail encarecendo assim o projeto.
Att.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 06 de Dezembro de 2016, as 16:29:00 »

2:
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 06 de Dezembro de 2016, as 16:58:56 »

Dando meu pitaco...
1: a diferença, além do que já citaram, é que com 3 fios você tem entradas para tensões selecionadas pelo fabricante, e elas podem ser "independentes". Normalmente 127 e 220V.
No caso de primário com 4 fios (2 enrolamentos) com os 2 enrolamentos em paralelo a tensão de entrada do transformador será sempre a metade deles em série. Normalmente temos 110/220V ou 115/230V. Ou seja, as tensões fogem um pouco das normas.


-----
2: Não dá. O que você pode fazer é o que o Patines disse. Retificação em onda completa (2 diodos + CT).
Para fazer o que você quer, teriam que ser 2 secundários independentes. Da pra tirar o isolamento superficial do transformador e separar os secundários (tem um vídeo do Eduardo muito bom que serve como exemplo) mas tem que precisar muito dos 2 secundários independentes pra compensar o trabalho e risco.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 17:01:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #9 : 06 de Dezembro de 2016, as 17:00:27 »

Obrigado pela resposta galera! Já está me esclarecendo algumas coisas  Azn

Quanto a ponte de diodos, eu fiz um esquema ilustrando a minha dúvida

Essa ligação nos transformadores estaria correta? (Esquema da fonte retirado da geofex Spyder com regulador LM317)



E eu poderia ligar alguns transformadores em paralelo desse jeito aqui? (caso queira fazer uma fonte com 10 saídas)

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 06 de Dezembro de 2016, as 17:03:17 »

Diego... no primeiro esquema você não pode unir os terras das fontes.
Se for para aparelhos independentes, ok. Senão, só isolando os secundários como eu disse anteriormente.
O segundo esquema nada mais é que um "benjamim" ou "T"...  Roll Eyes
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 17:05:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Diego Gin
Visitante
« Responder #11 : 06 de Dezembro de 2016, as 17:10:16 »

Diego... no primeiro esquema você não pode unir os terras das fontes.
Se for para aparelhos independentes, ok. Senão, só isolando os secundários como eu disse anteriormente.
O segundo esquema nada mais é que um "benjamim" ou "T"...  Roll Eyes

Compreendo kem, o complicado é a ausência desses transformadores de 2 secundários, não encontro em lugar algum, bolas.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 06 de Dezembro de 2016, as 17:34:24 »

Só uma observação: nos primários com 4 fios, sendo dois em cada enrolamento separados, normalmente para a tensão maior, eles são ligados em série (observadas as fases dos fios) e para uso na tensão menor da rede, ligam-se em paralelo (também observadas as fases dos fios). Se usar apenas um dos enrolamentos, quando exigida a potência máxima dos secundários, o único enrolamento primário energizado pode não aguentar pois a bitola do fio será insuficiente para a corrente exigida. Isso porque os dois enrolamentos do primário em paralelo é que teriam a potência nominal do transformador.

Existem transformadores com 5 fios no primário para ajustar a diferença entre 110V, 127V e 220V. Seria um primário com tap no 110V e outro no 127V e um outro enrolamento primário somente com 110V.  Para 110V ligam-se os dois primários de 110V em paralelo. Para 127V, os dois de 110V em paralelo mais um pedaço de 17V em série com os dois. Finalmente para 220V, ligam-se os dois de 110V em série.

kem, na minha casa, a tensão nominal é 115V e 230V bifásico. Não é o padrão, mas a Eletropaulo ainda fornece assim em alguns lugares.  O padrão é 127V e 220V trifásicos.


Sobre a questão dos secundários, transformadores com  secundário com tomada central (CT) são geralmente usados para fazer fontes simétricas (com tensão DC positiva e outra negativa) que é o caso do primeiro esquema abaixo.
No caso de se querer duas fontes de mesma polaridade mas separadas e se o consumo de corrente for baixo, pode-se retificar em meia onda (um diodo para cada fonte) e usar o CT como terra comum (segundo esquema abaixo). Veja que o normal é usar o secundário com CT com retificação em onda completa (dois diodos) que é o caso de se fechar a chave do desenho. Ou seja, o retificador em onda completa nada mais é do que dois retificadores de meia onda em paralelo.

No caso de se querer usar retificação em ponte em cada metade do secundário, como o kem já observou, só se os terras não forem interligados (terceiro desenho).



Diego, não se esqueça de que o fusível para 127V é diferente para uso em 220V (as correntes de fusão serão diferentes).
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 17:36:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 06 de Dezembro de 2016, as 18:19:42 »

Apesar de a segunda pergunta estar errada, pois fala em várias fontes compartilhando o CT como GND:

... duas saídas de +9vDC compartilhando o mesmo CT como terra?

o Kem adivinhou, que a intensão era fazer várias fontes de 9V com terras independentes, com possibilidade de se ligarem uns aos outros(os GNDs)  sem perderem a funcionalidade.

Se expressando melhor, a resposta pode vir mais rapidamente e certeira.

Abraços.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 06 de Dezembro de 2016, as 18:28:42 »

Voltando...

Um detalhe, é necessário essa separação total das duas fontes de 9vdc?

Ele não citou isso...

E se for necessário essa separação, usar uma única ponte retificadora + filtros, e depois, nos reguladores de tensão (um para cada saída de 9vdc) não haveria esta separação (depois dos reguladores)?

Lamer, o que falei era sobre a minha sugestão anterior ao Diego de retificar tudo com uma ponte retificadora (aí os 4 diodos) + filtros e só depois separar com os reguladores, e não dizendo ao Diego para fazer como ele perguntou.

Abraços.

Usando a imagem postada pelo Diego, não seria mais fácil fazer algo assim?  Ou até mesmo usando reguladores mais simples como os 7809?  Não seria possível?

« Última modificação: 06 de Dezembro de 2016, as 18:59:25 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal