Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:48:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Loops de terra  (Lida 9229 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 27 de Janeiro de 2017, as 21:42:05 »

Xformer, o que você acha de utilizar um diodo em série com cada saída de 9V?
Poderia impedir o ground loop, ou só serviria para reduzir a voltagem de cada saída?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 27 de Janeiro de 2017, as 21:47:14 »

Xformer, o que você acha de utilizar um diodo em série com cada saída de 9V?
Poderia impedir o ground loop, ou só serviria para reduzir a voltagem de cada saída?

Eu acho que só reduz a tensão.  Os loops de terra, seriam formados porque os negativos das fontes seriam comuns para todas e para os pedais e havendo a conexão dos cabos (blindados aterrados) entre os pedais fecharia os loops  de terra (ou seja o caminho redundante de terra).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #2 : 28 de Janeiro de 2017, as 11:11:12 »

Olá.

Os diodos não isolam nada. Como eles estão permanentemente em condução, eles se comportam como resistores de baixo valor, esse sendo a soma da resistência dinâmica do diodo em condução ( Rd ( ohms ) = 26 mV / Id ( mA ) ) com a resistência ôhmica dos contatos internos e terminais.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #3 : 28 de Janeiro de 2017, as 15:14:12 »

já li um pouco a respeito, não sou engenheiro apenas um hobbysta, mas se eu estiver errado me corrijam, eu até agora não achei uma solução 100% plausível para o loops de terra, nos amplificadores podemos minimizar os efeitos mas na cadeia de pedais eu creio que não...


Então esse é um problema que sempre iremos ter, mais cedo ou mais tarde...

Pergunto eu aos mais sábios, Há uma forma de resolver esse problema ?

At Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 28 de Janeiro de 2017, as 18:01:59 »

já li um pouco a respeito, não sou engenheiro apenas um hobbysta, mas se eu estiver errado me corrijam, eu até agora não achei uma solução 100% plausível para o loops de terra, nos amplificadores podemos minimizar os efeitos mas na cadeia de pedais eu creio que não...


Então esse é um problema que sempre iremos ter, mais cedo ou mais tarde...

Pergunto eu aos mais sábios, Há uma forma de resolver esse problema ?

At Daniel.

Loops de terra normalmente acontecem quando a conexão do terra, de um ou mais blocos de um mesmo circuito, passam por outros blocos antes de chegar no aterramento principal. O ideal é que todos os pontos coincidam juntos com o aterramento principal, ou que o ponto do bloco de maior consumo de corrente tenha o caminho mais curto ao aterramento principal, de forma que a corrente deste não venha a passar pelo ponto de aterramento dos blocos de menor corrente.

Fiz esse desenho pra demonstrar mais ou menos o que quero dizer:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 29 de Janeiro de 2017, as 09:21:08 »

já li um pouco a respeito, não sou engenheiro apenas um hobbysta, mas se eu estiver errado me corrijam, eu até agora não achei uma solução 100% plausível para o loops de terra, nos amplificadores podemos minimizar os efeitos mas na cadeia de pedais eu creio que não...

Então esse é um problema que sempre iremos ter, mais cedo ou mais tarde...

Pergunto eu aos mais sábios, Há uma forma de resolver esse problema ?

Se todos os pedais na cadeia estiverem alimentados pela mesma fonte, ou se não for possível, pelo menos com terra comum a todos, eu experimentaria usar cabos blindados usados entre cada pedal, com a malha de blindagem conectada a apenas um dos plugues jack (numa ponta se solda a malha no plugue e na outra não).  Dessa forma a malha de blindagem continua a fazer o seu papel e não cria um caminho de terra adicional entre os pedais.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2017, as 09:23:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 02 de Fevereiro de 2017, as 01:37:25 »

Xformer, o que você acha de utilizar um diodo em série com cada saída de 9V?
Poderia impedir o ground loop, ou só serviria para reduzir a voltagem de cada saída?

Isso não afeta de forma alguma o loop de aterramento, mas é minha forma preferida de proteção contra alimentação invertida.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 02 de Fevereiro de 2017, as 10:47:32 »

já li um pouco a respeito, não sou engenheiro apenas um hobbysta, mas se eu estiver errado me corrijam, eu até agora não achei uma solução 100% plausível para o loops de terra, nos amplificadores podemos minimizar os efeitos mas na cadeia de pedais eu creio que não...

Então esse é um problema que sempre iremos ter, mais cedo ou mais tarde...

Pergunto eu aos mais sábios, Há uma forma de resolver esse problema ?

Se todos os pedais na cadeia estiverem alimentados pela mesma fonte, ou se não for possível, pelo menos com terra comum a todos, eu experimentaria usar cabos blindados usados entre cada pedal, com a malha de blindagem conectada a apenas um dos plugues jack (numa ponta se solda a malha no plugue e na outra não).  Dessa forma a malha de blindagem continua a fazer o seu papel e não cria um caminho de terra adicional entre os pedais.


Para os pedais é muito simples: é só fazer as fontes de 9V isoladas entre si, daí termina o loop de terra.  É justamente pra isso que servem as fontes isoladas.  Blindar cabos neste caso não adianta nada.  Este tema é recorrente.  já me lembro de ter escrito isso umas 10 vezes.

Nas entradas e saídas de mesas usadas em estações de rádio, era comum o uso de transformadores para evitar esse problema.

  Abraços.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2017, as 10:50:07 por Patines » Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #8 : 02 de Fevereiro de 2017, as 10:50:25 »

Se todos os pedais na cadeia estiverem alimentados pela mesma fonte, ou se não for possível, pelo menos com terra comum a todos, eu experimentaria usar cabos blindados usados entre cada pedal, com a malha de blindagem conectada a apenas um dos plugues jack (numa ponta se solda a malha no plugue e na outra não).  Dessa forma a malha de blindagem continua a fazer o seu papel e não cria um caminho de terra adicional entre os pedais.

xformer, você já fez alguma experiência desse tipo com os cabos? Houve melhora na questão de redução de ruídos?

Pergunto porque eu costumo montar meus próprios cabos e qualquer coisa que possa ajudar a diminuir ruídos é interessante e eu poderia implementar.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 02 de Fevereiro de 2017, as 10:54:09 »

Só pra lembrar: fontes isoladas = transformadores isolados para cada uma saída.

Minha pergunta é: é possível ter um transformador com um primário comum e um secundário dividido em vários secundários isolados?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 02 de Fevereiro de 2017, as 10:55:06 »

Olhem os tópicos:

Confecção de pequenos transformadores


E

Direct Box Passivo



Minha pergunta é: é possível ter um transformador com um primário comum e um secundário dividido em vários secundários isolados?
Sim!

Abraços.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2017, as 10:59:01 por Patines » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #11 : 02 de Fevereiro de 2017, as 10:59:09 »

Se todos os pedais na cadeia estiverem alimentados pela mesma fonte, ou se não for possível, pelo menos com terra comum a todos, eu experimentaria usar cabos blindados usados entre cada pedal, com a malha de blindagem conectada a apenas um dos plugues jack (numa ponta se solda a malha no plugue e na outra não).  Dessa forma a malha de blindagem continua a fazer o seu papel e não cria um caminho de terra adicional entre os pedais.

xformer, você já fez alguma experiência desse tipo com os cabos? Houve melhora na questão de redução de ruídos?

Pergunto porque eu costumo montar meus próprios cabos e qualquer coisa que possa ajudar a diminuir ruídos é interessante e eu poderia implementar.

eu uso dessa forma desde que ouvi falar do Star ground pela primeira vez, ainda no fórum antigo.
posso dizer que, pela minha experiência, faz uma boa diferença em situações criticas, por exemplo, já tive que tocar em lugares que eram final de rede, com bastante ruídos e com essa alteração, o nivel de ruído caiu bem, em situação normal, não foi tão perceptível.
inclusive, hoje o jack de saída e entrada do meu pedal board ficam na própria fonte, o cabo sai amplificador e já aterra diretamente na fonte ao invés de ir para o ultimo pedal da cadeia.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #12 : 02 de Fevereiro de 2017, as 11:09:19 »

Doug, eu uso uma fonte que serve como patch bay também. Vou dar uma olhada nos jacks e conferir como está ligado o aterramento e ver se posso melhorá-lo.

Depois vou tentar fazer o esquema da malha com os cabos entre os pedais também, como dito pelo xformer.

Obrigado pela dica.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Guilherme
Visitante
« Responder #13 : 02 de Fevereiro de 2017, as 13:43:36 »

Um procedimento simples, mas relativamente oneroso, que pode exterminar ou pelo menos minimizar problemas genericamente classificados como "ruídos" em equipamentos de audio, é empregar um transformador isolador entre a rede AC comercial (da concessionária local) e os equipamentos.

Instalações sensíveis tais como studios de gravação, laboratórios e similares adotam com sucesso essa prática, mantendo a fase e o neutro da rede AC comercial isolada dos equipamentos.

É importante observar, todavia, que existem algumas Normas que devem ser respeitadas no projeto e construção dessa categoria de transformador, sendo que as blindagens eletrostáticas (atenção para o plural) são fundamentais para que um transformador isolador mereça essa denominação.

Quando Mr. Eric Johnson declara que não liga seu setup na mesma rede AC dos demais músicos da sua banda ele está querendo dizer que usa um ótimo transformador isolador para todo seu equipamento Legal!

A propósito, alguém sabe onde nasceu a idéia de que diodos em série em linhas DC eliminam loops de chassis ? Eu já li as maiores boçalidades em foruns de guitarra-audio-hifi espalhados por aí mas essa é mesmo genial !
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #14 : 02 de Fevereiro de 2017, as 15:04:50 »

Se todos os pedais na cadeia estiverem alimentados pela mesma fonte, ou se não for possível, pelo menos com terra comum a todos, eu experimentaria usar cabos blindados usados entre cada pedal, com a malha de blindagem conectada a apenas um dos plugues jack (numa ponta se solda a malha no plugue e na outra não).  Dessa forma a malha de blindagem continua a fazer o seu papel e não cria um caminho de terra adicional entre os pedais.

xformer, você já fez alguma experiência desse tipo com os cabos? Houve melhora na questão de redução de ruídos?

Pergunto porque eu costumo montar meus próprios cabos e qualquer coisa que possa ajudar a diminuir ruídos é interessante e eu poderia implementar.

Essa ideia deveria ser praticamente regra! (o meu duovox era cheio de cabos com a malha ligando em dois pontos).. Uns bons anos atrás eu comprei um cabo da Planet Waves, com diferenciação entre as duas pontas, que nada mais era um plug que tinha conexão com a malha e o outro não, se não me engano, a ponta com conexão da malha ia para o amplificador.. o sinal e terra possuía um fio próprio do qual eram entrelaçados entre si.

Depois dessa, comprei a ideia e só uso cabos de "microfone" com a ligação desse jeito
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal