Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 13:07:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguma solução para o buraco do "pivô"?  (Lida 8286 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« : 06 de Fevereiro de 2017, as 12:02:27 »

 Buenas povão

 Gostaria de saber se alguém já teve problemas semelhante a este, no meu caso é com essa guitarra que está parada faz uns 7 anos:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Eu desmontei a floyd ( que por sinal eu tenho que trocar pois está bem baleada) devido a este problema no buraco do pivo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 Quando comprei eu não tinha muita experiência sobre floyd e tal, fui na empolgação de ter essa guitarra sem saber dos possíveis problemas  Sad . Hoje eu toco com duas Dean do mesmo modelo e esta ficou encostada p/ arrumar.
 Pensei em furá-lo com um buraco maior e fazer aquela "maçaroca" de cola de madeira com pó de madeira, mas acho que isso não vai dar muito certo. Também pensei em "recortar" a parte danificada da guitarra e colocar uma outra madeira mais resistente - fazendo uma espécie de usinagem na madeira nova.
 Acho que o antigo dono usava cordas de numeração alta e dava uns belos "coice" na alavanca, pois fizeram umas colagens da madeira neste ponto da floyd (Reparem no quadriculado vermelho, tá colado aquilo ali. Aparentemente foi um toco da madeira que estava saindo)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Se alguém tiver alguma sugestão salvadora eu aceito  Undecided
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #1 : 06 de Fevereiro de 2017, as 12:36:20 »

cara eu apostaria em uma boa usinagem e enxerto de madeira. Eu faria uma cava da parte superior até a inferior e ai cortaria uma peça nas mesmas medidas. uma boa colagem e pronto. porem tem o fato de ter que realizar reparos na pintura.
O Leandro da Crow pode dar uma opinião melhor, o cara e fera.
Abraço e boa sorte
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #2 : 06 de Fevereiro de 2017, as 23:24:18 »

cara eu apostaria em uma boa usinagem e enxerto de madeira. Eu faria uma cava da parte superior até a inferior e ai cortaria uma peça nas mesmas medidas. uma boa colagem e pronto. porem tem o fato de ter que realizar reparos na pintura.
O Leandro da Crow pode dar uma opinião melhor, o cara e fera.
Abraço e boa sorte

Um amigo tem uma Ibanez canhota que aconteceu algo semelhante, depois de estudar o caso, o Luthier optou por fazer um recorte em torno da fixação do pivô e enxertar um bloco de madeira novo, de aproximadamente 4x6 com um pouco menos de profundidade que a espessura do corpo, fez a colagem da peça e refez o furo do pivô, até hoje não incomodou de novo.

ficou mais ou menos assim, com o vermelho correspondendo ao enxerto com madeira nova:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2017, as 23:30:16 por Doug » Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #3 : 07 de Fevereiro de 2017, as 07:26:23 »

Bom dia,sou o Leandro citado pelo Cris...Fiz dezenas de serviços como esse e nunca voltaram os problemas...compre um novo pivot,no caso o mesmo da nova floyd rose,com paciência procure pó de jacarandá,pau ferro ou imbuia,infelizmente não poderá ser de outras madeiras a não ser uma das três;vá colocando o pó com o pivot dentro e pingando super bonder ou uma cola similar aos poucos.
 Por exemplo:
 2 pitadas de pó +2 gotas de super Bonder e ou uma cola similar
 Obs:repare que ficará borbulhando e quente,NUNCA DEIXE A FUMAÇA IR AOS OLHOS E NUNCA INALE ELA,PODERÁ CAUSAR NAUSEAS E DORES OCULARES FORTISSIMAS.
 Vá preenchendo com cola e pó até chegar rente a superfície sem deixar cair dentro do pivot ou no parafuso.
 Caso ainda tenha dúvidas e morar em SP traga aqui e eu faço para você sem custos.
 Ficará resistente como ferro.
 
Registrado
MARFU
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 136

Obrigado
-Dado: 39
-Recebido: 25



« Responder #4 : 07 de Fevereiro de 2017, as 07:53:59 »

Amigo.

Para o problema do furo, você pode fazer o seguinte...

1) Usar cavilha
2) usar palitos de dente.

E cola.

Deixe secar bastante tempo, controle a umidade e o excesso de calor.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 08:32:20 por xformer » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 07 de Fevereiro de 2017, as 08:08:38 »

Realmente o fato de passar tupia e colar um bloco no local e mais trabalhoso.....porem o esquema da bonder e pó de madeira são uma ótima opção e sai bem mais barato.
Fiz pequenos reparos com esta tecnica quando trabalhei na music maker.
Abraço
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 07 de Fevereiro de 2017, as 08:47:19 »

Tiago Vulgar

Como o pivot é um ponto crítico, não se deve usar soluções paliativas como palitos e pó de madeira, em pouco tempo vai te deixar "na mão" por causa do stress mecânico.

O Doug sugeriu recortar o e inserir um bloquinho de madeira, acredito ser o ideal pois as fibras vão ficar no mesmo sentido, mantendo a resistência. De forma semelhante eu faria um furo passante com serra copo ou uma broca mais larga, então eu colocaria ali um cilindro (vareta) de madeira com um pouco de cola, o cilindro tem que entrar sem folgas, depois de secar daria o acabamento necessário em ambos os lados e refaria o furo do pivot, de preferência com furadeira radial

Não dá pra usar cola comum, essas colas brancas vendidas por aí não prestam, eu uso cola de colágeno quente, há poucos lugares que vendem como cola da vaca ou cola quente (não confunda com bastão de cola quente), eu costumo usar gelatina sem sabor ou comprar nessas colágeno nessas lojas de produtos naturais, todos são colágeno, mas a gelatina sem sabor vendida no mercado é mais forte.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 07 de Fevereiro de 2017, as 09:03:49 »

Já que veio resposta tipo superbonder...
Eu retiraria com formão afiado, sem bater, a parte danificada, enxertaria um bloco de madeira similar no lugar, e "soldaria" a peça com resina de poliester.  As cavidades, preencheria com argila e as rebarbas retiraria com dremel após 24h de endurecer  a resina e retirar o argila das cavidades.

Observar o sentido da fibra seria interessante?   acho que não, pois o sentido de tração é para que as fibras deslizem(e quebrem).  Eu colocaria as fibras em 90 graus com o que está.

Mas daí alguém te diria que a ressonância da guitarra iria ficar alterada..  Por outro lado, com pó de madeiras "especiais", bonder ou durepoxi também ficaria.  o Sujeito correria o mesmo risco de se intoxicar com os vapores da resina de poliester.  Numa versão mais sofisticada, poderia usar resina de epoxi(bem mais resistente a cisalhamento)

Resumindo: esta seria a minha gambiarra, e não teria medo de fazer se usasse essa guitarra.

Abraços.

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 17:53:47 por Patines » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 07 de Fevereiro de 2017, as 09:06:34 »

...mas a gelatina sem sabor vendida no mercado é mais forte.

Eddie... é isso mesmo? Você usa gelatina sem sabor como cola?
Não conhecia essa... Como usa?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #9 : 07 de Fevereiro de 2017, as 10:24:14 »

Não sou o Eddie, mas achei esta receita:
http://violamineira.blogspot.com.br/2007/05/dica-3-do-luthier-como-fazer-cola-de.html
Achei muito interessante esta cola e casa bem com o projeto que estou fazendo.
Vou fazer uns testes ainda hoje, depois eu relato!!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 07 de Fevereiro de 2017, as 13:00:25 »

Bom dia,sou o Leandro citado pelo Cris...Fiz dezenas de serviços como esse e nunca voltaram os problemas...compre um novo pivot,no caso o mesmo da nova floyd rose,com paciência procure pó de jacarandá,pau ferro ou imbuia,infelizmente não poderá ser de outras madeiras a não ser uma das três;vá colocando o pó com o pivot dentro e pingando super bonder ou uma cola similar aos poucos.
 Por exemplo:
 2 pitadas de pó +2 gotas de super Bonder e ou uma cola similar
 Obs:repare que ficará borbulhando e quente,NUNCA DEIXE A FUMAÇA IR AOS OLHOS E NUNCA INALE ELA,PODERÁ CAUSAR NAUSEAS E DORES OCULARES FORTISSIMAS.
 Vá preenchendo com cola e pó até chegar rente a superfície sem deixar cair dentro do pivot ou no parafuso.
 Caso ainda tenha dúvidas e morar em SP traga aqui e eu faço para você sem custos.
 Ficará resistente como ferro.
 
Eu já vi o Leandro fazer esses consertos... Ler ele descrevendo e ver ele fazendo faz a coisa parecer facil... mas a experiencia conta muito.

-----
Não sou o Eddie, mas achei esta receita:
http://violamineira.blogspot.com.br/2007/05/dica-3-do-luthier-como-fazer-cola-de.html
Achei muito interessante esta cola e casa bem com o projeto que estou fazendo.
Vou fazer uns testes ainda hoje, depois eu relato!!
Muito bom... Não sabia que era tão forte.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 13:03:41 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #11 : 07 de Fevereiro de 2017, as 13:04:38 »

Citar
Não sou o Eddie, mas achei esta receita:
http://violamineira.blogspot.com.br/2007/05/dica-3-do-luthier-como-fazer-cola-de.html
Achei muito interessante esta cola e casa bem com o projeto que estou fazendo.
Vou fazer uns testes ainda hoje, depois eu relato!!

Nossa, a coisa da cola de gelatina parece ser muito séria.. todo dia aprendendo alguma novidade. Obrigado pela dica.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #12 : 07 de Fevereiro de 2017, as 13:32:59 »

kem

Eu costumo usar 1 parte de gelatina e 2 de água e dissolver lentamente em banho maria até que a solução fique totalmente transparente, a água não pode ferver, ai então eu coloco mais água morna pra deixar a cola na consistência ideal.

A cola tem que ser aplicada quente, sem excessos e de preferência sob pressão mecânica, a emenda é tão forte que é impossível separar as peças sem lascar.

Depois de usar pode-se guardar na geladeira, lembre-se que a cola é de origem animal e assim como leite, carne... ela apodrece.

-----

Nossa, a coisa da cola de gelatina parece ser muito séria.. todo dia aprendendo alguma novidade. Obrigado pela dica.

O problema é que não é prática: Tem que preparar, cuidar da consistência (muito viscosa ou muito fluida não da bom resultado), manter aquecida... Lá na gringa há quem prefira cola animal ao Titebond, que pra nós é muito cara.

-----
A Stewmac vende um "banho maria" pra cola quente:

http://www.stewmac.com/Luthier_Tools/Types_of_Tools/Glue_Pot/Hold-Heet_Electric_Glue_Pot%20.html
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 13:41:34 por EddieTavares » Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #13 : 07 de Fevereiro de 2017, as 13:55:00 »


A Stewmac vende um "banho maria" pra cola quente:


Dá para fazer com um rabo quente, arduino e termistor!   Roll Eyes
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, as 14:18:10 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 07 de Fevereiro de 2017, as 14:19:49 »

Tiago,

Se você já tem duas outras guitarras do mesmo modelo (deduzo que ambas tem Floyd) e a ponte dessa menina não está legal, porque não parte para uma mudança radical e instala uma ponte fixa?

Ou...

Trava a Floyd "velha" nos dois sentidos e não se preocupa mais com os pivôs (mas preserva a funcionalidade de microafinação).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal