Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:29:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com PCL82 e PCF802  (Lida 3309 vezes)
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« : 25 de Fevereiro de 2017, as 19:11:09 »

Olá,

seguindo algo similar ao que foi feito no HB1 e incorporando o preamp do "savage croaker" do fórum Wattkins  e um estágio de saída no estilo do IALL 3.5 eu estou fazendo um protótipo de amplificador com umas válvulas de TV que encontrei.

Pelo fato das tensões de filamento serem 16V para a PCL82 e 9V para a PCF802 seria mais complicado arranjar um transformador com tantos secundários do que simplesmente usar um transformador de 24V. Assim como no HB1 usei um transformador com dois secundários, aqui de 24V 12VA cada. Assim com um quadruplicador conseguiria algo próximo dos 230V apresentados no datasheet da PCL82.

Fiz um esquema no eagle e iniciei com o protótipo.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


e algumas fotos da primeira tentativa>

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Pelo esquema é possível ver as similaridades com o savage croaker, que usa a 6U8 (PCF82).
A princípio utilizei no triodo da PCL82 um resistor de cátodo mais alto para emular a resposta de um estágio de PI, mas com apenas 100k na entrada, o que serviria para reduzir a distorção nesse estágio.

O resistor de cátodo da PCL82 ficou em 600 ohms, resultando em 17,8V próximo aos 7W permitidos.
(Após o quadruplicador a tensão está nos 258V, e após o primeiro filtro *(com um resistor diferente do esquema, que eu tinha aqui) cai para 248V no transformador de saída). A "screen grid" está em 242V.

Como transformador de saída estou usando um transformador de radio, que não é ideal, ao ligar diretamente nos 24v (25,8 com os filamentos das válvulas) verifiquei uma razão de 38 v/v o que daria 6k para um secundário de 4 ohms. 60 hz não é a freqüência adequada pra medir isso eu imagino, mas dá pra ter uma idéia. De qualquer forma terei de usar um secundário de 8 ohms, o que com um primário de ~12k requer umas alterações no resistor de cátodo.
 
Agora que o amplificador está funcionando, vou fazer algumas alterações no estágio do triodo da PCL82 para aumentar a distorção do amplificador, até agora ele está bem limpo (com o master volume baixo, e volume de apartamento). O único problema são algumas notas fantasmas soando distorcidas quando o ganho está no máximo (falta de filtragem no último estágio da fonte, onde todo o pré é alimentado, com apenas um capacitor de 22uF?).

Sobre o chassi, reutilizei um chassi antigo (radio? estágio IF talvez?) que tinha três soquetes de válvula, espaço para um transformador e saída através de uma barra de pinos, que seria ligada a outro chassi (com os outros estágios e a alimentação). Estou vendo uma forma de colocar tudo dentro desse chassi, e posicionar o transformador de fonte (que é um transformador usado em PCBs) atrás do furo que não está sendo utilizado.

Abraços!





 
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2017, as 20:00:25 »

Thomas_h

Aprecio suas pesquisas. Roqueiro

Não sei qual é o critério usado para escolher essa configuração triodo-pentodo-triodo no pré. Para que o ganho ficasse maior e os estágios chegassem à uma saturação, porque não pentodo-triodo-triodo com um controle de gain após o 1°estágio e o tone stack depois do 2°, ou até do 3°estágio?  Tongue
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2017, as 20:30:56 »

Oi Matec,

esse pré foi sugerido no fórum do wattkins, e eu acredito que seja assim para que se tenha distorção do pentodo.
Com o pentodo no início seria o triodo que distorceria. Além disso, li em algum lugar que com o pentodo na entrada a chance de ter ruído é maior, com o triodo fica mais seguro.

A idéia de colocar o controle de tom para o final é uma boa, talvez eu coloque em conjunto com o master volume. Por enquanto ele não está muito atuante.

Outro detalhe, a 6u8 é um pouco diferente da ecf802, sua equivalente seria a ecf82. A ecf802 tem um triodo com mu = 70, contra os 40 da ecf82. Vou testar remover o controle de tom e trabalhar no ganho do primeiro estágio pra ver no que dá.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2017, as 20:41:26 »

Muitos equipamentos utilizam pentodos na entrada. Não creio que o ruído amplificado por ele vá ficar pior por isso.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2017, as 22:03:24 »

O ganho de um pentodo em geral é muito maior do que de um triodo.
Com o pentodo no posição inicial, a relação sinal/ruído fica pior que um triodo nessa posição e o pentodo na segunda posição.
Mas isso não torna proibitivo o uso do pentodo na posição inicial. Basta ser bem feito.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #5 : 06 de Abril de 2017, as 16:19:21 »

Só pra atualizar,

terminei mais uma etapa da montagem, e estava testando o melhor posicionamento do transformador de potência.
Fora do chassis seria o ideal, mas atrás das válvulas também funciona, no caso 90 graus em relação ao outro transformador.
Talvez acabe montando ele direto na caixa do combo ou cabeçote mesmo.




O interior acabou ficando uma bagunça, realmente bem apertado.
Foi um sufoco quando resolvi trocar os fios dos filamentos por fios mais grossos.
Por sorte só tive que desparafusar os potenciômetros pra arranjar algum espaço e conseguir chegar nos soquetes.

O som ficou bem legal, em breve faço um video
« Última modificação: 08 de Julho de 2017, as 08:07:59 por Thomas_h » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal