Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 22:33:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com PAM8610 - ajuda  (Lida 7254 vezes)
Dr. Dorico
Visitante
« : 28 de Fevereiro de 2017, as 18:48:52 »

Prezados. Estou tentando montar um pequeno amplificador com o PAM8610 - cerca de 10w/canal aproximadamente.

Pois bem, após finalizada a montagem, simples, ao testar percebi um certo problema, representa que ele está entrando em modo de proteção. Na verdade assim que ligo a fonte, toca cerca de 1 segundo e para. O mesmo acontece se unir os dois terminais que seriam para o "mute", onde deixei dois fios ligados para instalação posterior de uma chave mute. Ao soltá-lo toca por cerca de um segundo e para novamente.

A única excentricidade desse projeto é um potenciômetro 100kb na entrada para atenuar o sinal, uma vez que minha pretensão é utilizá-lo como som ambiente na piscina da minha chácara, já prevendo que a sobrinhada vai plugar celular, tablet, etc etc, motivo pelo qual coloquei o potenciômetro.

Em relação à fonte, esta é de 12vdc, fiz vários testes, inclusive monitorando a voltagem no momento do acionamento, durante o segundo em que sai o som, depois, e a voltagem fica em torno de 12.5, ou seja, queda de tensão acredito está descartado.

O restante do material que utilizei para os testes foram duas caixas acústicar Quásar Qc-404 (8 ohms), e meu celular como fonte de sinal.

Se os amigos mais experientes puderem me ajudar a matar essa charada agradeço!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 28 de Fevereiro de 2017, as 19:17:52 »

Dr. Dorico

Esse amplificador deveria funcionar com o pino Mute aterrado. Se não está funcionando desse modo, pode ter algum erro na montagem. Por isso se for possível coloque fotos da placa para que se possa verificar o que acontece.
Registrado
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #2 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:06:02 »

Matec

Segue a foto da "montagem". Desculpe o padrão "suíno", mas é que desmontei várias vezes pra testar de um jeito e de outro.

Pra constar:

Os fios vermelho e azul são a alimentação que sai da fonte (12vdc 5A)

Os fios vemelho e preto são as saídas.

Os dois fios brancos são dos terminais "mute". Eles estão juntos mas isolados.

Os fios branco e vermelho que saem da fonte são para a instalação futura de uma placa com fm/usb - os quais usei para monitorar a tensão nos testes.

Os demais são a entrada de sinal, que inicia nos conectores traseiros (RCA), passam pelo pot e vão para a placa.

Espero que a imagem ajude um pouco.

VOLTO A FRISAR. FOI PARCIALMENTE DESMONTADO PARA TESTES, por isso desse emaranhado de fios.



Caso a imagem não aparecer, aqui está o link
http://imgur.com/a/e9unC
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2017, as 20:12:05 por Dr. Dorico » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:13:48 »

Não consegui acessar a imagem em nenhum dos links.

Outra coisa importante sobre esse integrado é o terminal SD (shutdown) que em operação normal deve estar energizado, provavelmente conectado aos 12v da alimentação.

 Smiley
Registrado
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #4 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:15:55 »

Troquei a imagem. Agora deve abrir
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:19:49 »


Caso a imagem não aparecer, aqui está o link
http://imgur.com/a/e9unC
Pra mim (estou no celular) a imagem não aparece de jeito nenhum.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #6 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:23:36 »

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:25:20 »

A placa está isolada desse parafuso de fixação?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #8 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:27:08 »

Sim, totalmente isolada. Mas testei fora do gabinete, e o problema persiste
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:32:10 »

Para mim apareceu e parece que essa placa é semelhante à essa que aparece com mais detalhes.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Mas o que realmente aparenta estar errado é a ligação do -out de ambos os canais, que parece que você juntou no jack de saída.  Shocked

Se é que você fez mesmo isso você está pondo em contato 2 saídas de 2 amplificadores ao terra. Batendo Cabeça

Esse amplificador é estéreo EM PONTE ou seja tem amplificador para o +out e o -out  Toma na Cabeça

Desfaça essas ligações no jack de saída e ligue diretamente cada caixa ás saídas do amplificador. Antes que você consiga queimar o chip ou a fonte.

 Legal!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2017, as 20:54:24 por Matec » Registrado
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #10 : 28 de Fevereiro de 2017, as 20:37:37 »

Putz, isso eu fiz mesmo! Como tinha um jack 1/4 aqui (p10) sobrando acabei usando ele.

Amanhã vou fazer isso (já desmontei a bancada hoje) e ver se resolve o problema.

Comento o resultado.  Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 28 de Fevereiro de 2017, as 21:34:45 »

Matec... Você merece um prêmio por ter conseguido seguir os fios nessa teia de aranha...  Cheesy
Aposto que quando você era criança ficava resolvendo aqueles "siga as linhas" que vinham nos gibis...
Dórico... Pra facilitar a vida dos que querem ajudar... Deixe os fios mais curtos dá próxima vez...  Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #12 : 28 de Fevereiro de 2017, as 21:41:06 »

Matec:
Não aguentei e fui lá conferir, funcionando 100%, realmente você matou a questão. Obrigado por compartilhar do seu conhecimento.

Kem:
Como já havia dito, não havia finalizado ainda a montagem, fui testar antes de finalizar e apresentou o problema. Pretendo fazer algo menos porco, preder os fios, etc, etc, mas esse problema resultante da barbeiragem do conector fez deixar desse jeito. Agora que funcionou vou ajeitar as coisas.
Ah, é Dorico, não Dórico (fica frio, você não é o único).

O mais interessante de tudo é a versatilidade dessas caixinhas Quásar. Tocam bem tanto com um PM5000 Polyvox quando nessa plaquinha que cabe meia dúzia na palma da mão.

Obrigado amigos!!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 28 de Fevereiro de 2017, as 21:48:24 »

Desculpe pelo acento. Nem fui eu, foi o maldito corretor do celular. Bufando
Esses dias trocou Matec por Material...  
Mas mesmos pra testes, organização ajuda a depurar o circuito.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Dr. Dorico
Visitante
« Responder #14 : 02 de Março de 2017, as 13:20:23 »

Amigos:

Dando um feedback sobre o assunto, coloquei dois pares de bornes e tudo se resolveu. Tocando que é uma beleza.

Abusando mais um pouco. O Matec explicou que esse tipo de placa não tem negativo de saída comum (tal qual o meu erro ter unido os dois).

Agora pergunto: É possível fazer um bridge com os dois canais dessa plaquinha e transformá-la em um amplificador de "um" canal com mais potência?

Utilizo amplificadores de potência profissional dessa forma, mas eles costumam vir com esse recurso, que inverte a entrada de um dos canais, e no caso dessa placa não há como, já que o terra de entrada é comum.

Agradeço.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal