Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 03:06:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preparando solução corrosiva  (Lida 16556 vezes)
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #30 : 06 de Março de 2017, as 08:07:58 »

Este tema já está na minha lista. Na verdade você não precisa descartar. É possível recuperar a solução removendo o cobre que ela contem. Como eu também moro em apartamento, pode ter certeza que tudo o que eu fizer, você vai poder fazer também!

Olha só que interessante. Não sabia que era possível recuperar o percloreto de ferro usado. Estou na espera desse vídeo para aprender mais uma.  Grin
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #31 : 06 de Março de 2017, as 08:09:31 »

É possível recuperar a solução removendo o cobre que ela contem. Como eu também moro em apartamento, pode ter certeza que tudo o que eu fizer, você vai poder fazer também!

Olha Eduardo... isso é realmente muito interessante. Sou totalmente adepto à política do reuso e por isso vou ficar aguardando ansioso. Certamente vai ter um índice bem alto de visualizações porque é um tema muito importante.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 06 de Março de 2017, as 09:34:04 »

Eu achei um jeito muito mais fácil de me livrar do percloreto usado.  Ele vai para o Eduardo fazer as experiências e videos dele.   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #33 : 06 de Março de 2017, as 09:45:39 »

Eu achei um jeito muito mais fácil de me livrar do percloreto usado.  Ele vai para o Eduardo fazer as experiências e videos dele.   Cheesy

Além de fácil, é uma causa nobre.  Cheesy
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #34 : 06 de Março de 2017, as 10:08:13 »

Pois é...

Eu precisava de um percloreto bem velho para mostrar o processo de recuperação. O Xformer gentilmente cedeu o dele e vai ganhar uma das garrafas que eu preparei no vídeo da dissolução!

Particularmente, eu não sou muito amigo de percloreto.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #35 : 06 de Março de 2017, as 11:41:42 »

Na verdade o Eduardo já explicou aqui no fórum como recuperar percloreto. Mas com certeza o vídeo vai facilitar o entendimento.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #36 : 06 de Março de 2017, as 11:57:57 »

Kem, eu não sabia da existência do tópico do Eduardo a este respeito. Obrigado por avisar.

Usei a busca, encontrei e achei o tópico muito esclarecedor. Uma verdadeira aula de química. Com o vídeo então, nem se fala.

Se alguém mais se interessar, o tópico é esse: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1192.msg17732#msg17732

Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #37 : 07 de Março de 2017, as 00:28:27 »


Este tema já está na minha lista. Na verdade você não precisa descartar. É possível recuperar a solução removendo o cobre que ela contem. Como eu também moro em apartamento, pode ter certeza que tudo o que eu fizer, você vai poder fazer também!

Eu lembro do tópico sobre o percloreto. Ainda assim voltei lá e reli todo, justamente para lembrar que, no final, alguns participantes tinham feito considerações a respeito da praticidade x custo do processo de recuperação. Então ficam duas situações: 1 - para quem mora em locais onde é difícil obter percloreto novo, a recuperação ad infinitum é uma benção e merece mesmo o vídeo-tutorial; 2 - para aqueles que podem adquirir o percloreto novo "ali na esquina", o processo de recuperação é demorado e tão dispendioso quanto comprar e, por isso, o vídeo-tutorial do descarte ambientalmente seguro também seria muito bem-vindo. O que me leva a entender que a sugestão seria dividir o vídeo em duas partes...  Roll Eyes

Eu, por exemplo, quando preciso descartar, faço um processo que deve até ser errado e faz uma lambança dos demônios, que é preliminarmente misturar pequenas quantidades do percloreto usado com bicarbonato de sódio... vira uma brincadeira de vulcão!  Cheesy
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #38 : 07 de Março de 2017, as 07:44:54 »


Eu, por exemplo, quando preciso descartar, faço um processo que deve até ser errado e faz uma lambança dos demônios, que é preliminarmente misturar pequenas quantidades do percloreto usado com bicarbonato de sódio... vira uma brincadeira de vulcão!  Cheesy


Misture com hidróxido de sódio (soda caustica ou qualquer um desses produtos de limpar ralo) e deixe decantar. A parte líquida pode ser jogada no ralo sem problemas, pois será apenas água salgada. A parte sólida contem hidróxido de ferro e hidróxido de cobre. Depois de secos podem ser colocados no lixo comum.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal