Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:30:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: construção Hi Octane - layout do Handmades, Mclasta  (Lida 22005 vezes)
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« : 19 de Março de 2017, as 22:56:18 »

Tenho realizado vários projetos com pedais e instrumentos. Alguns estão postados no fórum Contrabaixobr. Fui testando diferentes estilos de construções inspiradas em instrumentos clássicos. Portanto, não tinha intenção de fazer cópias, mas de extrair características de cada projeto. Fiz, na ordem, uma Explorer braço inteiriço (1º), uma Telecaster, um Rickenbacker Blackstar, uma Les Paul Custom Black, um Precision 61, um Rickenbacker Mapleglo.

Agora, pretendo construir meu Hi-Octane.
Realizei a compra dos materiais para montagem do Hi Octane tendo por base o projeto do Mclasta.

Tenho estudado bastante sobre o tema. Pretendo fazê-lo com todo cuidado necessário.
Optei por válvulas de pré e power da marca JJ, 12ax7 e 6v6.

Na oficina de meu pai tenho acesso à uma viradeira e materiais diversos para confecção do chassis (alumínio, inox, aço). Creio que o melhor seja o alumínio por conta da leveza, maleabilidade, facilidade de furação e baixa interferência eletromagnética.

Espero contar com a ajuda dos colegas.


Atualização em 29/03/2017: link para o esquema do amplificador http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/highoctane/ax84_m161.pdf
« Última modificação: 29 de Março de 2017, as 20:33:51 por Emachado » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 19 de Março de 2017, as 23:35:24 »

Você tem o link para esse projeto?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 20 de Março de 2017, as 07:35:12 »

Você tem o link para esse projeto?

Está na página de projetos do fórum.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 20 de Março de 2017, as 08:25:16 »


Está na página de projetos do fórum.
Roll Eyes
Eu, por gosto pessoal, prefiro a montagem em PTP. Ainda mais em um amplificador pequeno como esse, esse tipo de montagem se torna bem fácil.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #4 : 20 de Março de 2017, as 20:54:24 »

Fiquei em dúvida sobre qual método usar, mas acabei optando por placa por conta da redução de custos e facilidade de confecção.
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #5 : 20 de Março de 2017, as 21:38:31 »

Emachado, você pretende usá-lo com contra-baixo? Você já olhou a resposta de frequência do transformador de saída, para saber se ele responde bem aos graves?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 20 de Março de 2017, as 22:54:07 »

Não acho que exista redução de custos.
Placa de fibra + ilhoses não sai mais caro que PCB.
Tem exemplos nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9553.0
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #7 : 20 de Março de 2017, as 22:57:54 »

Queria ter feito com ilhós também, mas não achei aqui na cidade os de latão.
Como ia comprar tudo de uma vez, acabei optando pela placa e percloreto, pois ainda sobrarão para outros pedais.
No próximo vou tentar ponto a ponto.

Pensei até em fazer os turrets no torno com barra redonda de latão 6mm que tenho aqui.
« Última modificação: 20 de Março de 2017, as 23:00:27 por Emachado » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 20 de Março de 2017, as 23:01:38 »

emachado, é mais fácil você contar pra a gente em que estágio da montagem você está pra que possamos dar conselhos pertinentes.

-----
Pensei até em fazer os turrets no torno com barra redonda de latão 6mm que tenho aqui.
Acho que é mais fácil usar aqueles canos finos de cobre de refrigeração.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Tas pedais
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 201

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 25


« Responder #9 : 20 de Março de 2017, as 23:24:27 »

também estou fazendo o meu 5E3  ,fiquei muito em dúvida qual método,fiz uma placa com ilhoses  n°57 ,mas não gostei ,,,fiz a minha em placa pcb imitando o PTP
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #10 : 21 de Março de 2017, as 17:50:09 »

emachado, é mais fácil você contar pra a gente em que estágio da montagem você está pra que possamos dar conselhos pertinentes.

Ainda estou aguardando a chegada dos materiais.

No projeto do Mclasta não aparece indicação do uso de lâmpada piloto. Penso em ligá-la aos 6,3v dos filamentos. Algum problema em utilizar este ponto? O consumo delas deve ser bem baixo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 21 de Março de 2017, as 18:19:04 »

No projeto do Mclasta não aparece indicação do uso de lâmpada piloto. Penso em ligá-la aos 6,3v dos filamentos. Algum problema em utilizar este ponto? O consumo delas deve ser bem baixo.

Se quiser, também pode usar led + resistor (1k ohm) ligados nos 6,3Vac  (pra garantir ligue também um diodo 1N4148 em série com o led e resistor).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #12 : 29 de Março de 2017, as 20:38:55 »

Embora o esquema indique um Transformador de Força com secundário de 190 - 0 - 190v, na página do projeto aqui do site o Mclasta indica com 200 - 0 - 200v.

Pedi o transformador com 200v e center tap. Isto poderá causar algum problema com a montagem?
Pode ser que seja necessário alterar alguns valores dos resistores ou não fará diferença?

O esquema está com uma EL84 na saída. Assim como o Mclasta, vou montar com 6V6.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 29 de Março de 2017, as 20:44:29 »

A diferença é pouca e as válvulas em geral toleram e funcionam com variações na tensão da fonte, qualquer coisa, sempre é possível colocar um resistor de potência pra reduzir a tensão da fonte.

A 6V6 e a EL84 são muito parecidas (exceto na pinagem e formato e algumas características elétricas) no funcionamento e praticamente usam os mesmos circuitos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #14 : 29 de Março de 2017, as 20:56:43 »

Obrigado.
Assim, que começar a montagem vou postando aqui.

No fórum Contrabaixobr eu sempre fiz postagens demasiado detalhadas da construção de instrumentos e de pedais.
Esse "excesso" é bem vindo aqui no fórum?
Algum problema se postar muitas imagens?

Penso que assim posso ser mais didático e auxiliar outros nos mesmos projetos.
Logo começarei a postar também a construção de uma Les Paul.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal