construção Hi Octane - layout do Handmades, Mclasta

Started by Emachado, 19 de March de 2017, as 22:56:18

Previous topic - Next topic

kem

DIY Freak
Emachado... o transformador já esta encomendado?
É possivel alterar as especificações? Tem interesse em "upgrades"?
I don't want to die young...
I want to diode!

Emachado

*
Iniciante
Kem, já estão aqui no correio de Peruíbe.
Um upgrade que tenho interesse é agregar um loop solid state.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Emachado on 29 de March de 2017, as 20:56:43
No fórum Contrabaixobr eu sempre fiz postagens demasiado detalhadas da construção de instrumentos e de pedais.
Esse "excesso" é bem vindo aqui no fórum?
Algum problema se postar muitas imagens?

Não tem problema em se fazer isso.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Emachado

*
Iniciante
Desculpem as perguntas, mas apesar do esforço, me falta muito aprendizado em eletrônica. Sou bastante inexperiente.
Para um loop neste projeto há necessidade de atenuação do sinal entre pré, pedais e power?
Talvez um loop com Mosfets?

Outra dúvida é quanto ao transformador de saída. O adequado seria com primário de 5 ou 8KOhms?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Emachado on 31 de March de 2017, as 00:23:12
Outra dúvida é quanto ao transformador de saída. O adequado seria com primário de 5 ou 8KOhms?

5k ohms.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Primário com 5K (na verdade qualquer coisa entre 4k5 e 5k2) e transformador próprio para amplificador SE. Para PP sim são 8K, e o transformador de saída é diferente.
Um loop nesse amplificador é bem complicado. Não recomendo.
I want to diode!

Emachado

*
Iniciante
Fiquei sem postar por algum tempo porque precisei me mudar e agora que a bagunça diminuiu um pouco, vou retomar o projeto.

Todo material já está aqui.

Comecei a dobrar o chassis em alumínio liga ALCLAD aeronáutico. Aproveitei uma chapa que tinha aqui.
Vou tirar a tinta da parte de cima, ficando o exposto o alumínio. Ainda não sei se farei a pintura ou não.
Optei por um chassis entre o modelo proposto aqui no Handmades e o do site ax84. O daqui achei pequeno (30cm largura) e o de lá muito grande (quase 41cm). Manterei a distribuição dos controles como no ax84, me agrada mais o volume próximo dos dois botões de ganho.
O meu está com 33cm.
Nesta semana farei a montagem.

-----

Este tamanho de imagem está ok? Ou ficou exagerado?

Emachado

*
Iniciante
Acabei indo à Santos hoje e encontrei os materiais para fazer o Hi Octane ponto a ponto como sugerido pelo colega Kem.
Encontrei os ilhós de latão e o resistor de 220R 5W.
Como o Mclasta se baseou numa versão mais antiga que a atual, a lista de componentes estava ligeiramente diferente. Ele usou a versão 06.02.23 (padrão de data americano). Tem algumas diferenças como o uso de 4 potenciômetros de 1Mega Logarítmicos.

Assim, vou me basear no projeto do site AX84 de 10.10.04 conforme esquema e layout a seguir:

Uma dúvida, se puderem me ajudar: posso usar tranquilamente os diodos 1N4007 no lugar do UF4007?
O UF4007 apresenta tensão reversa de 1000v e é descrito como de recuperação rápida.

É o único componente que ainda não tenho.

Outra questão é que devo adequar para uso com 6V6 (soquete octal).

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Emachado on 18 de April de 2017, as 20:57:46
Uma dúvida, se puderem me ajudar: posso usar tranquilamente os diodos 1N4007 no lugar do UF4007?
O UF4007 apresenta tensão reversa de 1000v e é descrito como de recuperação rápida.

Ambos diodos (IN4007 e UF4007) aguentam tensão reversa de 1000V.  A diferença é que o 1N4007 pode gerar um ruído na comutação (conduzindo para não conduzindo) que pode incomodar no áudio.

Emachado

*
Iniciante
Obrigado pelo esclarecimento.
Vou montando com o 1N4007 e já peço o UF4007, assim, quando chegar eu faço a substituição.

Emachado

*
Iniciante
Terminei a dobra do chassis e a retirada da tinta.

A placa já está cortada e amanhã devo aplicar os ilhós.

Preciso da ajuda dos colegas em avaliar minhas alterações para uso com a 6V6.
Fiz um esboço como abaixo.

Emachado

*
Iniciante
Ainda estou com dificuldade para entender corretamente as alterações nas ligações do soquete octal da 6V6. Se alguém puder ajudar, agradeço. Estou lendo bastante para não fazer besteira.

A placa já está pronta. O chassis está quase.

Esqueci de providenciar um fio adequado para a linha do terra e acabei usando um pedaço de traste que tinha aqui e estava sobrando.

Testes das possibilidades de distribuição dos componentes no chassis.

kem

DIY Freak
Quote from: Emachado on 25 de April de 2017, as 23:05:49
Ainda estou com dificuldade para entender corretamente as alterações nas ligações do soquete octal da 6V6. Se alguém puder ajudar, agradeço. Estou lendo bastante para não fazer besteira.

Qual a dúvida?
Você quer saber os pinos correspondentes da 6V6 pra EL84?

Filamentos: EL84 pinos 4 e 5. 6V6 pinos 2 e 7.
Placas: EL84 pino 7. 6V6 pino 3.
G2 / screen: EL84 pino 9. 6V6 pino 4.
G1: EL84 pino 2. 6V6 pino 5.
Catodo: EL84 pino 3. 6V6 pino 8.
Resistor de catodo: EL84 130R. 6V6 250R.
I want to diode!

Emachado

*
Iniciante
Obrigado Kem.

Eu estava aguardando para postar a finalização e lhe agradecer.

Finalizei, mas estou com problemas.
Encomendei o transformador de força com center tap para os filamentos conforme projeto aqui do site. Mas acabei mudando para fazer ponto a ponto com base no esquema do AX84 e lá pede o 269ex da Hammond. Pesquisei e por erro acabei vendo o 369EX, este sim com center tap para ligação dos filamentos.
Enfim, acabei isolando o fio do center tap e não o liguei em nenhum ponto. Fiz a ligação com o par de fios para os filamentos.
Ai deve estar o problema: o amplificador está com som muito baixo, menor até que meu 100-Buck, e o som corta em alguns momentos.

Existe solução para uso deste transformador? Ou isto não tem nada a ver com o problema?

kem

DIY Freak
O center tap dos filamentos serve só para criar uma referência da alimentação dos filamentos com o terra, com o intuito de diminuir ruído. Você pode ligar o center tap no terra ou no catodo dá EL84.
Mas essa ligação não tem nada a ver com a potência final.
Para começar a busca do problema, meça a tensão nos pinos das válvulas (com as válvulas - nada plugado no amplificador), anote e poste aqui pra gente.

PS. Antes de começar as medidas, aterre o CT do secundário dos filamentos.
I want to diode!