Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:32:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Choques elétricos no escritório  (Lida 4145 vezes)
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« : 24 de Março de 2017, as 13:47:52 »

Não sei se vou fugir demais do tópico. Mas estou com um problema bizarro no meu escritório. Ele possui divisórias de alumínio, e fiação passando por elas. Quando se usa o ar condicionado tudo que possui metal passa a dar pequenos choques. Após você tomar o primeiro choque o segundo demora a acontecer, é necessário um tempo entre eles. Tomamos choques até nas torneiras de agua que estão distantes das divisórias. Alguma idéia do que possa ser? Alguém conhece algum técnico que possa investigar isto aqui em Porto Alegre?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 24 de Março de 2017, as 13:57:48 »


Não sei se vou fugir demais do tópico. Mas estou com um problema bizarro no meu escritório. Ele possui divisórias de alumínio, e fiação passando por elas. Quando se usa o ar condicionado tudo que possui metal passa a dar pequenos choques. Após você tomar o primeiro choque o segundo demora a acontecer, é necessário um tempo entre eles. Tomamos choques até nas torneiras de agua que estão distantes das divisórias. Alguma idéia do que possa ser? Alguém conhece algum técnico que possa investigar isto aqui em Porto Alegre?

Tem carpete em todo escritório? Pode ser eletricidade estática. Deve estar todo mundo "carregado" por aí.

 Lips Sealed
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #2 : 24 de Março de 2017, as 14:05:09 »

Eu apostaria no que o Matec falou. Perceba se os choques não começam um bom tempo após ligar o ar. Ambiente seco favorece eletricidade estática.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #3 : 24 de Março de 2017, as 14:58:22 »


Não sei se vou fugir demais do tópico. Mas estou com um problema bizarro no meu escritório. Ele possui divisórias de alumínio, e fiação passando por elas. Quando se usa o ar condicionado tudo que possui metal passa a dar pequenos choques. Após você tomar o primeiro choque o segundo demora a acontecer, é necessário um tempo entre eles. Tomamos choques até nas torneiras de agua que estão distantes das divisórias. Alguma idéia do que possa ser? Alguém conhece algum técnico que possa investigar isto aqui em Porto Alegre?

Tem carpete em todo escritório? Pode ser eletricidade estática. Deve estar todo mundo "carregado" por aí.

 Lips Sealed


Pensei nisso, não temos carpetes no escritório, mas realmente o ar é seco e o ar condicionado funciona a pino em todo o escritório. Mas sinceramente, tenho medo que algum advogado meu se machuque, então precisaria confirmar que é eletrecidade estática, será que algum técnico poderia ter essa certeza?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 24 de Março de 2017, as 15:29:49 »

A eletricidade não é gerada só pelo atrito com o carpete. As cadeiras ou assentos também podem gerar eletricidade, dependendo do material do revestimento, assim como acontece com alguns bancos de carros. Não sei se é fácil comprovar se é isso que está acontecendo. Pelo sintoma é possível. O choque seria a descarga dessa eletricidade para qualquer material que estivesse aterrado.

Existem sistemas para para fazer essa descarga para pessoas que lidam com material sensível, como placas de computador e outros circuitos, esses métodos exigem que o indivíduo utilize uma pulseira ou tornozeleira, coisa que talvez alguns não gostem.

 Roll Eyes
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #5 : 24 de Março de 2017, as 16:07:16 »

As vezes as portas USB dos pcs param de funcionar e ficam apitando, acredito que por causa dessa descarga elétrica. É um saco, tem que religar tudo, e para mim que trabalho com token para assinatura digital me incomoda muito.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 24 de Março de 2017, as 17:36:46 »

Para evitar choque por eletricidade estática: não use sapatos com sola de borracha, não use roupas de tecido sintético ou lã (algodão é melhor), ande com uma moedinha no bolso e use ela como meio de contato, segure a moeda com os dedos e encoste ela primeiro para descarregar a eletricidade acumulada ao tocar algum objeto metálico aterrado (as torneiras, janelas, maçanetas de portas, etc). Não deixe o ar ficar muito seco, no caso de ser tempo seco, use umidificador de ambientes. Outro caso em que se leva choque, é ao sair do carro em tempo muito seco, nesse caso pule do carro e empurre a porta pelo vidro.
Eletricidade estática não mata ninguém, apenas dá um susto e desconforto nas pessoas que levam o choque. Mas para circuitos eletrônicos pode ser fatal.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 24 de Março de 2017, as 23:12:58 »

Em lugares muito secos e frios já levei descargas de eletricidade estática de gritar palavrões!

 Bufando
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 26 de Março de 2017, as 14:31:09 »

Eu também já tomei umas fortes. Doeu. Mas tive que ficar quieto para ninguém me chamar de maricas...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #9 : 26 de Março de 2017, as 19:36:58 »

Quando eu estive na Áustria, na matriz da empresa onde eu trabalhava, tinha um totem na entrada que eu sempre via o pessoal chegando e passando a mão, mas não entendia o porquê. Eu mané brasileiro chegava e entrava direto, pegava no corrimão e pau, levava um tranco e reparava que os nativos ficavam rindo da minha cara...

Certo dia me aproximei do totem e, obviamente não entendi nada, pois estava tudo escrito em alemão, mas nele só tinha uma placa de aço e dois leds, um verde e outro vermelho. Fiquei observando o que os nativos faziam. Normalmente só passavam a mão e seguiam. Alguns demoravam mais tempo com a mão no negócio... Uns dias depois encontrei um dos colegas que estavam trabalhando comigo ainda do lado de fora e entrei com ele. Passando pelo toem ele me perguntou se eu não iria me "descarregar"... Aí que eu entendi que era um equipamento para descarga de eletricidade estática. Os leds acendiam de acordo com a quantidade de carga. Se acendesse verde estava descarregado, se acendesse verde era só aguardar alguns segundos até que fosse descarregada a eletricidade estática e o led ficar verde...

Depois desse dia nunca mais tomei tranco no corrimão... E era cada paulada de querer se jogar no chão.

Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #10 : 30 de Março de 2017, as 17:40:35 »

Acontece com algumas pessoas na empresa onde trabalho também !! É dar pra ouvir os estalos !!!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal