Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:14:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AX84 P1 - Para que serve essa ligação?  (Lida 2877 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 27 de Março de 2017, as 09:03:09 »

Bom dia pessoal, montei o amplificador AX84 P1, correu tudo bem e gostei do som, mas acabei percebendo que não fiz uma ligação que é mostrada no esquema.
Alguém saberia dizer para que serve essa ligação e qual a diferença que faz no resultado final?

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 27 de Março de 2017, as 09:38:16 »

Mallermb

É a ligação do circuito dos filamentos à um referencial. Um ponto do circuito, para que o circuito do filamento não fique "flutuante". Essa flutuação chega agerar ruídos bem desagradáveis.

Muitos ligam esse circuito ao terra desse modo mesmo, outros ligam através de 2 resistores de 100ohms. Também existe esse modo de ligar ao cátodo das válvulas de saída.

O importante é fazer a ligação, e escolher o modo que reduza mais os possíveis ruídos.

 Smiley
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 27 de Março de 2017, as 10:26:56 »

Mallermb

É a ligação do circuito dos filamentos à um referencial. Um ponto do circuito, para que o circuito do filamento não fique "flutuante". Essa flutuação chega agerar ruídos bem desagradáveis.

Muitos ligam esse circuito ao terra desse modo mesmo, outros ligam através de 2 resistores de 100ohms. Também existe esse modo de ligar ao cátodo das válvulas de saída.

O importante é fazer a ligação, e escolher o modo que reduza mais os possíveis ruídos.

 Smiley

Obrigado Matec, eu conhecia o uso de dois resistores de 100 ohms para esse fim, não sabia que também dava para usar esse método, interessante, agora a pouco fiz essa ligação, posso estar errado, mas notei uma melhora considerável no brilho e o amplificador está respondendo bem melhor, ou é só minha impressão mesmo.

Obrigado!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 27 de Março de 2017, as 10:30:20 »


Obrigado Matec, eu conhecia o uso de dois resistores de 100 ohms para esse fim, não sabia que também dava para usar esse método, interessante, agora a pouco fiz essa ligação, posso estar errado, mas notei uma melhora considerável no brilho e o amplificador está respondendo bem melhor, ou é só minha impressão mesmo.

Obrigado!

É bem possível que seja uma melhora real.  Shocked

 Legal!
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 27 de Março de 2017, as 12:16:06 »

Olá.

A ligação do secundário de filamento ao catodo da válvula de saída é preconizada por vários motivos :

a) para não deixar os filamento flutuantes em relação ao terra. Devido à proximidade com o enrolamento de +B, existe uma capacitância entre esse e o enrolamento de filamento, que pode então apresentar uma razoável tensão em relação ao terra se deixado flutuante. Quando isso acontece, há a possibilidade de introdução de zumbido através da capacitância filamento-catodo, especialmente nas válvulas de pré-amplificação.

b) o filamento incandescente emite elétrons. Com o secundário de filamento aterrado, forma-se um diodo entre o filamento e o catodo, que está mais positivo. Como o filamento é alimentado por corrente alternada, a emissão desse diodo pode acoplar zumbido ao catodo. A conexão do filamento ao catodo minimiza esse efeito.

Modificações em resposta e brilho, lamento, são só impressões. A não ser que a conexão tenha bloqueado alguma oscilação que estivesse acontecendo...
« Última modificação: 27 de Março de 2017, as 12:17:52 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 27 de Março de 2017, as 13:49:43 »


Modificações em resposta e brilho, lamento, são só impressões. A não ser que a conexão tenha bloqueado alguma oscilação que estivesse acontecendo...


Obrigado A.Sim pela explicação, pode ser só impressão mesmo, ontem quando testei, estava muito barulho aqui na rua, pessoas falando, barulho em casa, etc... hoje, estava tudo calmo, talvez seja esse o motivo de eu achar que houve alguma modificação no brilho, ou quem sabe, meus ouvidos já começaram a pregar peças. Cheesy

Obrigado a todos pela explicação!

Abraços!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal