Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 03:48:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Converta seu Shelter em um BBE wah.  (Lida 8546 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« : 16 de Abril de 2017, as 13:27:06 »

Saudações,

Seguem as modificações:  

Diodo:

D1 - 1N4007

Resistores:

R5 - 10k*
R6 - 470k
R13 - 220k
R16 - 330k
R23 - 1k

Capacitores**:

C1 - 100nF
C9 - 47nF
C10 - 100pF (cerâmico)


* Em série com um potenciômetro de 50kB (Harmony).
** Todos os capacitores Box, exceto C3 e C4 (eletrolítico), C10 e C11 (cerâmico).
*** Os transistores são os mesmos (BC548) bem como o indutor Halo (Eleca).
**** O BBE é true bypass. O modelo Shelter SWP-1 já vem com chave 3PDT, é só converter.

Para quem quiser economizar uns R$400,00, isso é tudo.

Abraço
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 13:36:54 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #1 : 17 de Abril de 2017, as 21:45:07 »

Ótima iniciativa.  Bravo Bravo
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 17 de Abril de 2017, as 23:16:25 »

Saudações,

Fiquei perplexo com o valor e o hype por trás dese pedal. Sinceramente, fiquei pensando em cromar a rampa de um Shelter, por uma logo marota e vender por 800 dinheiros... Cheesy

Faltou um detalhe para completar a modificação: Encher a placa com aquela gosma preta. Grin 

Quanto mojo, hein?  Toma na Cabeça

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #3 : 19 de Abril de 2017, as 16:07:12 »

 Huh? Huh?, muito mojo mesmo pra mim só as modificações que passou já resolvem. Cheesy Cheesy
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #4 : 23 de Abril de 2017, as 14:57:58 »

Oi pessoal.

Se posso acrescentar alguma coisa:

Faltou um detalhe... (se ignorarmos qualquer discussão quanto a qualidade dos outros componentes).

O Potenciômetro que equipa os Wah Shelter (Eleca EWP) é um verdadeiro lixo. Sequer é um potenciômetro adequado ao uso intensivo de um wah. A Eleca/Shelter faz uma gambiarra porca com um potenciômetro comum, inclusive usando espaguete termo retrátil para embuchar o encaixe do eixo do potenciômetro com o pinhão.

http://smg.photobucket.com/user/dvoyy/media/aleca_pot.jpg.html

Como o potenciômetro não tem as dimensões adequadas para o encaixe no chassi, foi necessária outra adaptação para fixá-lo.

Então acrescente uns R$ 120,00 por um Dunlop Hot Potz ou mais nas despesas, sem considerar os fretes..

Não se trata de avacalhar o Wah Shelter. Tenho ele e o Ben Wah. Mas concordo que a maior qualidade dele é utilizar componentes tipo PTH e ser capaz de sofrer modificações, (por não ter componentes SMD). O Dunlop GCB 95 também é assim, mas é mais caro, porém tem a vantagem de possuir o Hot Potz e o Red Fasel instalados de fábrica.

PS:  O Ben Wah da BBE que possuo não utiliza "goop" para esconder os componentes.  A empresa que fazia isso era a Vertex que fazia o "recase" do produto da BBE.
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, as 15:03:15 por zekkez » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 24 de Abril de 2017, as 13:03:32 »



Só um adendo, pra instalar o hot-pot temos que tirar o suporte extra e instalar no lugar correto:

Como é:


Como deve ser:
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 24 de Abril de 2017, as 16:39:30 »

Saudações,

O Potenciômetro que equipa os Wah Shelter (Eleca EWP) é um verdadeiro lixo. Sequer é um potenciômetro adequado ao uso intensivo de um wah. A Eleca/Shelter faz uma gambiarra porca com um potenciômetro comum, inclusive usando espaguete termo retrátil para embuchar o encaixe do eixo do potenciômetro com o pinhão. Como o potenciômetro não tem as dimensões adequadas para o encaixe no chassi, foi necessária outra adaptação para fixá-lo.

O sweep dele é bem diferente do Hot Potz 2 por se tratar de um potenciômetro linear. Quanto a durabilidade do Hot Potz 2 ser maior, também é incontestável. No entanto, o Alpha aguenta bastante o uso contínuo. Até onde sei, os EWP-1 não são mais fabricados (eles vinham com chave DPDT) e a contar pelo tempo que possuem, asseguro que não vi nenhum com "scratch". A smallbear vende o potenciômetro correto para o BBE. Vou procurar o link e posto aqui. Do mais, a carcaça é a mesma; é só ver que ela possui os furos para essa adaptação feita nos Shelter.

PS:  O Ben Wah da BBE que possuo não utiliza "goop" para esconder os componentes.  A empresa que fazia isso era a Vertex que fazia o "recase" do produto da BBE.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Link da página de discussão:


Creio que eles se deram conta que não era mais necessário esconder o circuito uma vez que removeram, traçaram e postaram o esquema dos pedais em questão.  

É meio offtopic mas, nesse vídeo dá para ver a atuação dos potenciômetros Alpha/Hot Potz 2 num mesmo contexto:

https://www.youtube.com/watch?v=7djuxdGSIJI

Acaba sendo uma opção manter o potenciômetro original ou não.

Abraço
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, as 16:47:57 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #7 : 24 de Abril de 2017, as 18:38:48 »

Oi Victor Nery.

Antes de tudo agradeço pelas dicas e pelos links.

Mas devo insistir:  Possuo o BBE Ben Wah há quase 10 anos. Então não creio que teriam adicionado "goop" depois disso. Salvo para esconder alguma modificação posterior. Sei lá...

Quanto ao EWP Eleca / Shelter  devo acrescentar que tive 02, um vendi e ainda tenho o outro. Nenhum deles possuia pot Alpha de fábrica. Cito a gambiarra como prova disso. Comprei certa vez um Kit com o shell do wah, completo, inclusive o pinhão, direto da Small Bear. O encaixe do pinhão nos Alpha era justo. exigindo a penas um furo no pinhão e eixo do potenciômetro para fixá-los.  A fixação da Shelter é bem mais grosseira. Sorte sua se o seu veio com um potenciômetro de melhor qualidade.

Quanto a foto do primeiro spoiler, com os dois wahs abertos e "goopados" , creio que não se referem ao Ben Wah, conforme o próprio usuário "Traviswalk" deixa bem claro ao postar as fotos em discussão sobre os diferentes potenciômetros que são utilizados nos Axis Wah da Vertex:

https://www.thegearpage.net/board/index.php?threads/the-vertex-axis-bbe-ben-wah-bermuda-triangle-axis-wah-continued.1461942/page-44#post-18390469

"So here are my Axis wahs, the one on the left of the NOS and the right is the Standard."  (traduzindo: Aqui estão meus Axis Wah...)

Na mesma página, em 12 de Agosto, o usuário "Bandofthieves" menciona uma resposta de um tal de Mason, aparentemente responsável pela Vertex, empresa que fabrica o Axis Wah:
https://www.thegearpage.net/board/index.php?threads/the-vertex-axis-bbe-ben-wah-bermuda-triangle-axis-wah-continued.1461942/page-44#post-18390877

- The use of the PCB from BBE for the Axis Wah has been a great platform to achieve some of the most authentic vintage wah tones on the market. (traduzindo: o uso da placa da BBE para o Axis Wah foi uma grande plataforma para alcançar os timbres de wah mais autênticos e vintage do mercado)

Posso estar errado, mas entendi que as fotos se referiam a dois Axis Wah, que aplicaram goop na placa da BBE.  

Como afirmei anteriormente, o BBE que possuo há cerca de 10 anos, não faz uso desta "tecnologia". _  São basicamente limpos. Assim como este da esquerda na primeira foto e nas demais:

http://i60.tinypic.com/30hr1js.png

http://www.bbesound.com/img/products/stomp-boxes/Wah_Detail_1_450px.jpg

http://www.bbesound.com/img/products/stomp-boxes/Wah_Detail_2_450px.jpg

Saudações.
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, as 18:41:22 por zekkez » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 25 de Abril de 2017, as 13:47:12 »

Saudações,

Saberia precisar a data de fabricação dos que mencionou? Nunca vi nenhum fabricado com outro potenciômetro que não fosse Alpha. Nunca medi exatamente o ângulo de abertura de ambos mas, o swp-1 possui uma maior atuação do potenciômetro em relação ao ewp-1 (0-90k vs 0-70k mais ou menos, mesmo ambos sendo lineares de 100k), talvez modificaram as engrenagens? Peço desculpas, a intenção não foi questionar a credibilidade da sua informação. Se postei alguma bobagem, favor desconsidere e grato pelo input. Poderia postar algumas fotos do seu pra gente?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #9 : 26 de Abril de 2017, as 16:05:12 »

Oi Victor.

Vou dar uma olhada neles. Tiro as fotos e mando para o teu e-mail. Não tenho conta no imageshack. Sinta-se livre para postá-las.

Quanto às datas precisas, só se tiver algo no próprio pedal.

Não se preocupe. Não há motivo para desculpas. Apenas temos fontes de informação diferentes.  Legal!

Como eu disse na minha primeira postagem: "a maior qualidade dele (Eleca/Shelter Wah) é utilizar componentes tipo PTH e ser capaz de sofrer modificações".

Saudações.

------------------------------------------------------------------
PS: Examinei o Ben Wah da BBE que possuo e verifiquei que o potenciômetro principal é possivelmente um CTS e o
potenciômetro acessório (harmony) é um alpha.
« Última modificação: 29 de Abril de 2017, as 19:19:39 por zekkez » Registrado
bandaid85
Visitante
« Responder #10 : 10 de Maio de 2017, as 19:35:54 »

Estou fazendo esta modificação no meu wah wah da shelter e estou tendo dificuldades com a conversão pra true bypass. Ele já vem com uma 3pdt, mas eu não estou conseguindo identificar os cabos que saem da placa. Alguém poderia me dar uma luz?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #11 : 11 de Maio de 2017, as 22:19:52 »

Saudações,

O primeiro passo é você identificar JACKIN(INFX), JACKOUT E OUTFX.

O esquema de cores é o seguinte:

JACKIN(INFX) Lilás
JACKOUT Cinza
OUTFX Azul

Feito isso, você deverá eliminar o fio Lilás (JACKIN(INFX)). Na parte debaixo da placa, você deverá cortar a trilha entre o "TIP" do JACKIN e o R23. Você pode soldar os fios diretamente na parte das soldas e, obviamente, no "TIP" do jack você terá o JACKIN e no R23 o INFX. O resto é só seguir a ligação da 3PDT de sua preferência. Se estiver inseguro, posta uma foto com o lado das soldas da placa com boa resolução que te mostro onde deverá fazer o corte, bem como as conexões dos fios.

@Zekkez

Obrigado pelas fotos. Vou dar um jeito de hospeda-las em algum site e posto aqui.

Abraço
« Última modificação: 11 de Maio de 2017, as 22:33:54 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
bandaid85
Visitante
« Responder #12 : 12 de Maio de 2017, as 00:24:08 »

Saudações,

O primeiro passo é você identificar JACKIN(INFX), JACKOUT E OUTFX.

O esquema de cores é o seguinte:

JACKIN(INFX) Lilás
JACKOUT Cinza
OUTFX Azul

Feito isso, você deverá eliminar o fio Lilás (JACKIN(INFX)). Na parte debaixo da placa, você deverá cortar a trilha entre o "TIP" do JACKIN e o R23. Você pode soldar os fios diretamente na parte das soldas e, obviamente, no "TIP" do jack você terá o JACKIN e no R23 o INFX. O resto é só seguir a ligação da 3PDT de sua preferência. Se estiver inseguro, posta uma foto com o lado das soldas da placa com boa resolução que te mostro onde deverá fazer o corte, bem como as conexões dos fios.

@Zekkez

Obrigado pelas fotos. Vou dar um jeito de hospeda-las em algum site e posto aqui.

Abraço


Muito obrigado,Victor! Tive que viajar a trabalho e só vou poder voltar a mexer no pedal na semana que vem, mas suas dicas já esclareceram muita coisa. Assim que chegar em casa te atualizo sobre o meu progresso e posto as fotos aqui.

Abraços!
Registrado
bandaid85
Visitante
« Responder #13 : 23 de Maio de 2017, as 08:37:40 »

Olá Victor,

Fiz o upload da imagem da placa, será que você pode me dar uma ajuda? Qual trilha cortar exatamente?





Abraços
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #14 : 31 de Maio de 2017, as 22:02:31 »

Saudações,

Já havia respondido mas, como havia sido por email e só agora tive a oportunidade fazer o upload da imagem pelo pc, segue a imagem para quem tiver a mesma dúvida.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal