Giannini True Reverber 1967??

Started by emanuelneto, 22 de April de 2017, as 15:42:12

Previous topic - Next topic

emanuelneto

Colaborador
Chegou assim, por onde eu começo?? _ O dono diz ter mais algumas peças dele como válvulas e etc, mas ele está procurando

Matec

Hand MasterMind
Você vai começar pelo básico.

Procurar o esquema, que está fácil.
Ver se os transformadores estão em boas condições.
Fazer a placa da fonte, se é que o dono não tem mais a original. Trocar todos os capacitores eletrolíticos, que é uma boa precaução.
Trocar os soquetes das válvulas, à princípio das de saída, mas o melhor é de todas.
Verificar se o reverb de molas está em boas condições.
Dependendo do que o dono puder dispor, trocar também os potenciômetros, pois esses podem estar com chiados.

Enfim fazer um check-up geral no circuito.

Se o dono quiser uma restauração completa, pense também numa desmontagem do chassis, e tratamento do mesmo.

:)

emanuelneto

Colaborador
Quote from: Matec on 22 de April de 2017, as 15:59:36
Você vai começar pelo básico.

Procurar o esquema, que está fácil.
Ver se os transformadores estão em boas condições.
Fazer a placa da fonte, se é que o dono não tem mais a original. Trocar todos os capacitores eletrolíticos, que é uma boa precaução.
Trocar os soquetes das válvulas, à princípio das de saída, mas o melhor é de todas.
Verificar se o reverb de molas está em boas condições.
Dependendo do que o dono puder dispor, trocar também os potenciômetros, pois esses podem estar com chiados.

Enfim fazer um check-up geral no circuito.

Se o dono quiser uma restauração completa, pense também numa desmontagem do chassis, e tratamento do mesmo.

:)

Não conseguir achar o esquema para este true reverber, tem de outros modelos na net mas para este eu não estou localizando  :( :(

Matec

Hand MasterMind
A diferença desse para os outros está na fonte principalmente por conta do transformador de força FG4001.
Basta você encontrar um esquema que utilize esse FG4001 que já é uma boa parte do caminho andado.
Qualquer coisa eu vou verificar se eu tenho esse esquema aqui.

Ferro_Velho

Guest
Achei esta página dos "gianninas".

https://elektrotanya.com/?q=showresult&what=giannina&kategoria=&kat2=all&page=0

Abraços.

-----

P.S. Tem uma segunda página com mais esquemas.

Matec

Hand MasterMind
Valeu FV.

Só que os "Gianninas" são uma cópia do esquemário da Editele, onde só aparece o TRIII, e a diferença desse é que ele tem o FG5067 que é um pouco diferente do FG4001.

O TRI que é esse amplificador, também é conhecido por True Reverber Blackface.

Ã"bvio! :D

emanuelneto

Colaborador
Quote from: Matec on 22 de April de 2017, as 16:13:15
A diferença desse para os outros está na fonte principalmente por conta do transformador de força FG4001.
Basta você encontrar um esquema que utilize esse FG4001 que já é uma boa parte do caminho andado.
Qualquer coisa eu vou verificar se eu tenho esse esquema aqui.

Acho que tem um esquema que você postou (assinado Matec) que usa o mesmo transformador de força

http://s26.postimg.cc/hdcnwzmrt/THUNDER_SOUND_II_1968.png

kem

DIY Freak
Aproveita o layout que eu fiz no outro tópico, se não achar a placa original.
Se interessar, eu altero a retificação / BIAS para ficar 100% pra esse esquema postado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.msg173855#msg173855

Ps. Na verdade basta adicionar uma ilha que esta pronto...  ;D
I don't want to die young...
I want to diode!

emanuelneto

Colaborador
Quote from: kem on 22 de April de 2017, as 16:51:49
Aproveita o layout que eu fiz no outro tópico, se não achar a placa original.
Se interessar, eu altero a retificação / BIAS para ficar 100% pra esse esquema postado.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.msg173855#msg173855

Ps. Na verdade basta adicionar uma ilha que esta pronto...  ;D

Muito obrigado irmão, eu agradeço se fizer

Matec

Hand MasterMind
Emanuelneto e kem

Sim ambos estão corretos

O esquema é de um TS II mas serve o esquema da fonte, a diferença é que o TR I tem um choque no lugar do primeiro resistor da fonte (O de 470ohms).
A placa do kem serve para esse fim, porém nesse amplificador a placa da fonte fica interna, o que inclui um novo layout para ela caber no lugar.

Não estou encontrando um esquema original. Vou fazer um esquema "artístico criativo" desse amplificador. No mínimo serve de referência.

kem

DIY Freak
"Pronto". Teimei com o layout até deixar 10x10cm. Da pra usar pra varios modelos, mas em cada modelo tem algumas ligações e componentes que não são usados.
Pra deixar claro, LAYOUT NÃO TESTADO!!!

Atualização do layout na próxima pagina.
I want to diode!

Matec

Hand MasterMind
É um esquema correto,( baseado no TR III e na fonte do T I), porém não sei se no verdadeiro TR I todos os componentes estão com os valores que aparecem nesse esquema.

Emanuelneto, caso você encontre alguma diferença, avise para que eu corrija o esquema imediatamente.

Esquema não comprovado!

Link para imagem com melhor definição:

https://postimg.cc/image/3oxjmh0cl/

:tup

kem

DIY Freak
Matec... Tá errado o capacitor do Bias...
Tem uma ligação a mais ali, deixando em curto.
I want to diode!

Matec

Hand MasterMind
Quote from: kem on 22 de April de 2017, as 19:52:02
Matec... Tá errado o capacitor do Bias...
Tem uma ligação a mais ali, deixando em curto.

Tá certo que o dia de hoje está sendo terrível, mas essa foi de matar!  )>|

Já está corrigido!

:tup

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: kem on 22 de April de 2017, as 18:25:56
"Pronto". Teimei com o layout até deixar 10x10cm. Da pra usar pra varios modelos, mas em cada modelo tem algumas ligações e componentes que não são usados.
Pra deixar claro, LAYOUT NÃO TESTADO!!!

Esse footprint do trimpot parece mais com o de um trimmer (capacitor ajustável). Será que vai servir para os trimpots ?
Outra coisa: pra compactar a placa e diminuí-la, as coisas ficaram muito perto uma das outras, principalmente a fonte de tensão negativa para o bias e os diodos de alta tensão, vai que dá faiscamento e é perto demais de pontos perigosos pra ficar colocando dedo ou chave de fenda no trimpot. Eu não acho boa ideia juntar tudo muito espremido (eu preferia que o ajuste de bias estivesse em placa separada ou na principal e não junto com a fonte de alta tensão), melhor fazer placa maior e deixar mais espaçamento. Isso não é circuito digital de alta densidade de componentes.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.