Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:01:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como dar um fim ao seu Multímetro Autorange  (Lida 4965 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 05 de Maio de 2017, as 22:53:29 »

Realmente, o artigo é interessante, só que, de tanto medir a resistência ôhmica de captadores, o circuito de medição de resistência do meu multímetro digital Minipa auto range foi pro saco e passou a medir resistência só quando queria, o que era raro.
Então, eu o coloquei no forno por 15 minutos com o lado dos componentes SMD pra baixo e pra meu azar, alguns componentes caíram da placa e o multímetro morreu, não funciona mais.
Por isso é que eu acho que o ideal pra medir resistência de captadores ou outros indutores é o bom e velho multímetro analógico de ponteiro.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 06 de Maio de 2017, as 11:12:11 »

Realmente, o artigo é interessante, só que, de tanto medir a resistência ôhmica de captadores, o circuito de medição de resistência do meu multímetro digital Minipa auto range foi pro saco e passou a medir resistência só quando queria, o que era raro.
Então, eu o coloquei no forno por 15 minutos com o lado dos componentes SMD pra baixo e pra meu azar, alguns componentes caíram da placa e o multímetro morreu, não funciona mais.
Por isso é que eu acho que o ideal pra medir resistência de captadores ou outros indutores é o bom e velho multímetro analógico de ponteiro.
  Huh? Essa é nova !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 06 de Maio de 2017, as 13:46:16 »

Isso é o que se chama de tratamento de campo de concentração ao pobre minipa.  Cheesy

Citar
de tanto medir a resistência ôhmica de captadores,

Trabalho forçado.  Shocked


Citar
e passou a medir resistência só quando queria, o que era raro.

Depressão e falta de vontade de viver.   Shocked


Citar
Então, eu o coloquei no forno por 15 minutos com o lado dos componentes SMD pra baixo....  e o multímetro morreu, não funciona mais.

Bem... nem preciso falar dos fornos crematórios né?  Ui


Arbeit macht frei, Minipa!  Cheesy

Brincadeira.  Anjo   Kiss

Mas Matec Ramsay, por favor me explique qual era o objetivo de colocar o já quase defunto minipa num forno?

Eu tenho um aqui nas mesmas condições, funciona quando quer, quantos minutos e a que temperatura?  Cheesy


Abraço.


« Última modificação: 07 de Maio de 2017, as 09:49:29 por Ferro_Velho » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 06 de Maio de 2017, as 14:33:52 »

Isso é o que se chama de tratamento de campo de concentração ao pobre minipa.  Cheesy
Citar
de tanto medir a resistência ôhmica de captadores,
Trabalho forçado.  Shocked
Citar
e passou a medir resistência só quando queria, o que era raro.
Depressão e falta de vontade de viver.   Shocked
Citar
Então, eu o coloquei no forno por 15 minutos com o lado dos componentes SMD pra baixo....  e o multímetro morreu, não funciona mais.
Bem... nem preciso falar dos fornos crematórios né?  Ui
Arbeit macht frei, Minipa!  Cheesy
Brincadeira.  Anjo   Kiss

Mas Matec, por favor me explique qual era o objetivo de colocar o já quase defunto minipa num forno?

Eu tenho um aqui nas mesmas condições, funciona quando quer, quantos minutos e a que temperatura?  Cheesy
Abraço.

Ferro_Velho

Você deve estar pensando muito em mim.   Angry

Mas não se engane, eu não sou torturador de instrumentos. Eu tenho muito respeito por eles.

Pergunte isso ao Ramsay.

Provavelmente ele está seguindo os passos do xará dele, do Game Of Thrones.

 Sarcasmo



« Última modificação: 06 de Maio de 2017, as 14:55:01 por Matec » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 07 de Maio de 2017, as 09:51:02 »

 Cheesy

É a velhice Matec.  Sad

Realmente foi um momento Vanusa meu.

Já editei lá em cima.


Abraço.


P.S.: Essa separação para um tópico de humor, por si só, me fez rachar o bico.  Cheesy   Legal!
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, as 14:44:12 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 07 de Maio de 2017, as 16:55:06 »

Gostei e achei hilariantes as colocações do Ferro Velho!!
Eu coloquei o multímetro no forno na expectativa de que alguma solda fria, não visível a olho nú, que estivesse causando o problema na escala de ohms, talvez fosse corrigida.

E eu já havia feito isso antes com uma placa de vídeo de PC que havia parado e funcionar e ela voltou a vida e funcionou por muito tempo até eu trocá-la por outra mais moderna.

Eu até ressoldei os componentes que caíram da placa, mas, não adiantou porque o chip de silício deve ter fritado por dentro.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 07 de Maio de 2017, as 17:32:28 »

Eu também perdi um multímetro de bolso (mesmo) recentemente, um ICEL que era meu xodó, pois podia levar no bolso quando ia comprar componentes. Eu derrubei no chão e ele deixou de funcionar. Abri e parece que ficou com mau contato, pois de vez em quando até funcionava. Até ressoldei o ci smd que tem dentro e alguns outros componentes smds.  Com a sugestão do forno, eu vou fazer uma última tentativa com a estação de retrabalho de ar quente, pra ver se volta a vida.
Muitos equipamentos e aparelhos eletrônicos modernos, começam a apresentar problemas com soldas, por causa da liga de prata, especialmente os componentes que geram muito calor (e.g. processadores). Um exemplo disso é o PS3 das primeiras versões (o gorducho). Eu mesmo tenho dois deles com problema da solda (eu faço o reflow com ar quente, eles voltam a funcionar um pouco, mas logo em seguida com o aquecimento em operação, voltam a apresentar defeito).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 07 de Maio de 2017, as 17:34:28 »

Além de comida (muita), eu já perdi uma calça jeans de marca por colocar no forno pra secar.

A calça estava molhada e eu queria usá-la (era jovem e vaidoso), coloquei no forno e fiquei controlando, tirando e sacolejando de vez em quando, mas uma hora eu esqueci da calça e só lembrei quando o mal cheiro de queimado e a fumaça já estavam por toda a casa.  Cheesy

Abraço.

« Última modificação: 07 de Maio de 2017, as 17:37:34 por Ferro_Velho » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #8 : 08 de Maio de 2017, as 06:48:28 »

 Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #9 : 08 de Maio de 2017, as 08:36:23 »

Caramba, quanta utilidade para um forno! Eu acho que não teria coragem de colocar algum equipamento eletrônico, mas é legal saber do "truque".

A calça talvez eu colocasse, mas com um pouco mais de cuidado que o Ferro_velho.  Cheesy
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #10 : 08 de Maio de 2017, as 08:47:16 »

Um amigo meu tentou essa do forno pra tentar ressuscitar uma placa de vídeo, mas parece que o truque nunca resolve realmente.. já que deve estar na quarta vez que ele refaz o processo   Roll Eyes
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 256

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #11 : 08 de Maio de 2017, as 12:19:48 »

Caramba, essa pra mim é nova. Cookies de multímetro.  Cheesy
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #12 : 08 de Maio de 2017, as 14:23:57 »

Eu uma vez tentei cozinhar umas peças de argila que fiz na escola, mas uma delas explodiu e quebrou o vidro, inutilizando o forno!
Agora, calça jeans e placas de circuito eu nunca tinha pensado em colocar!  Cheesy
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal