Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 10:47:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Restauração de Guitarra Samick Artist Series  (Lida 12343 vezes)
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« : 23 de Maio de 2017, as 15:02:22 »

Boa tarde pessoal,

Estou com uma guitarra da marca Samick “Artist Series” dos anos 90 que ficou muito tempo parada e eu resolvi pegar ela pra tocar. Por conta do tempo, falta de manutenções e do descaso ela acabou apresentando vários problemas. Ficando praticamente impossível tocar com ela. Queria ajuda e opiniões para tentar ressuscitá-la (Se possível, é claro).

Descrição da guitarra, segundo o fabricante:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Foto da guitarra:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Neck Plate:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Slogan:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Problemas apresentados:

1)   Os captadores estão todos enferrujados;

2)   A ponte floyd rose está desregulada e algumas partes enferrujadas;

3)   Os trastes estão gastos e a maior parte das notas estão trastejando;

4)   Os parafusos que travam o nut para utilizar a microafinação sumiram;

5)   Parte elétrica deve ser refeita.


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


O que daria para salvar em um primeiro momento é o corpo, não fica claro se o corpo é madeira maciça (Alder), mas pelo peso acredito que seja.

Primeiro pensei em enviar para um luthier fazer todos os reparos necessários, porém o valor do serviço e peças ficou bem elevado, sendo possível comprar uma guitarra nova. O preço de mercado desta guitarra usada (não são mais fabricadas) está entre 800-1500 reais, dependendo do estado de conservação e do vendedor. Tem um vendedor pedindo 3500 reais de uma dessas, porém acho que esta situação seria um ponto fora da curva.

Como ela ainda sai som, mesmo nestas condições, pensei em tirar a ferrugem e dar um trato nas peças com WD-40. A partir dai o problema maior seriam os trastes. O valor mais em conta que achei para trocar todos os trastes foi de 400 reais 500 reais (Troca completa dos trastes atuais por trastes da Gotoh, médio jumbo de liga niquel/prata) . Como a ideia seria economizar, pensei em adotar a filosofia  “faça você mesmo” e reformar por conta própria.

Como a minha única experiência com luthieria foi a de transformar um contra baixo em fretless, ainda faltaria o “know-how” adequado de como colocar os trastes novos. No pior dos cenários eu poderia comprar um braço novo e colocar no lugar do antigo.

Para trocar o braço, a distância entre o corpo e a área de fixação é de 7.5cm

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

É possível tirar um bom som com essa guitarra em condições normais:

https://www.youtube.com/watch?v=efi1bIrAuWc
https://www.youtube.com/watch?v=jvlsZOJ4uuE
https://www.youtube.com/watch?v=KgiwtO0Ixjk
https://www.youtube.com/watch?v=Z-3gn91PQWc


As dúvidas que tenho nesse momento são:

- Ao retirar todas as cordas da guitarra, poderia causar algum problema no tensor do braço ?

- A floyd rose pode ser desmontada por inteira para limpeza ou deve-se deixar na guitarra para tal ? (Vi em alguns lugares que deve-se colocar um pedaço de madeira ou borracha atrás para manter as molas tensionadas)

- Qualquer captador poderia substituir os que ai estão ? (Pensei em 2 singles e 1 humbucker – todos com capa de proteção)

- Ao retirar os trastes, os novos devem ser colados no lugar dos antigos ?

- Se for o caso de trocar o braço inteiro, deve-se seguir a quantidade de 24 casas e nut para micro afinação ?

- Quais marcas indicam?
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, as 18:12:04 por alambike » Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #1 : 23 de Maio de 2017, as 15:31:02 »

Cara, tem um amigo meu que tem uma guita destas e não troca por nada, pois pelo preço dela não consegue nada próximo em qualidade e timbre.

Também precisou de alguns ajustes devido a idade, mas depois ficou tinindo.
Se tiveres bastante paciência e cuidado, podes trocar os trastes, tem vários tutoriais aqui e no Procure
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9494.0
Abraço!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 23 de Maio de 2017, as 16:08:06 »

A minha sugestão (não falo mais pitaco Smiley), é que você pague estes bem empregados 400 reais a um luthier e seja feliz.

Esta guitarra me parece boa demais para servir de "experimento #001" numa troca de trastes.

Abraço.
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, as 16:10:22 por Ferro_Velho » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 23 de Maio de 2017, as 18:16:59 »

Amigo estou trocando trastes de uma guitarra nesse momento e posso te dizer com experiência que é uma coisa muito melindrosa de se fazer pra que fique bom de verdade ! Não quero te assustar mas se você gosta mesmo dessa guitarra não começaria a aprender por ela..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #4 : 23 de Maio de 2017, as 18:17:15 »

Cara, tem um amigo meu que tem uma guita destas e não troca por nada, pois pelo preço dela não consegue nada próximo em qualidade e timbre.

Também precisou de alguns ajustes devido a idade, mas depois ficou tinindo.
Se tiveres bastante paciência e cuidado, podes trocar os trastes, tem vários tutoriais aqui e no Procure
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9494.0
Abraço!

Fico contente em saber que mais pessoas têm essa guitarra. Pra mim ela era desconhecida, digo isso por conta do seu depoimento e dos vídeos do youtube. Realizei a pesquisa hoje a respeito disso. O propósito é continuar com essa guitarra e botar pra funcionar. Eu já havia lido o tópico que você sugeriu. Mesmo assim, obrigado !


A minha sugestão (não falo mais pitaco Smiley), é que você pague estes bem empregados 400 reais a um luthier e seja feliz.

Esta guitarra me parece boa demais para servir de "experimento #001" numa troca de trastes.

Abraço.

Na verdade eu fui rever o e-mail do luthier e descobri que falei o valor errado, são 500 reais na verdade! Sad
Sobre o experimento eu ainda não fiz nada com ela, talvez eu a limpe para evitar que a ferrugem se propague mais ainda.

Só queria saber se poderia deixa-lá desmontada, sem as cordas por exemplo.




-----
Amigo estou trocando trastes de uma guitarra nesse momento e posso te dizer com experiência que é uma coisa muito melindrosa de se fazer pra que fique bom de verdade ! Não quero te assustar mas se você gosta mesmo dessa guitarra não começaria a aprender por ela..

Obrigado pelo conselho ! Não vou mexer nela tão cedo (nem sei se eu que irei trocar os trastes).
Gostaria de opiniões de quem trabalha ou já trabalhou com isso, ou tem conhecimento sobre, para justamente entender a dimensão do problema.
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, as 18:21:40 por alambike » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #5 : 23 de Maio de 2017, as 18:27:44 »

Trocar o braço?Huh? Huh?  Somente troca dos trastes resolve, se mexer no braço muda todo o timbre dela.
Outro detalhe, se tirar as cordas apenas alivia o tensor, e isto não é problema.
Como disseram antes, acho que vale o investimento, é um belo instrumento.
Vale a pena negociar com o luthier, para troca dos trastes e limpeza geral da ponte e parte elétrica.
E seja feliz!
 Guitarrista
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
AdrianoGuitar
Visitante
« Responder #6 : 23 de Maio de 2017, as 19:09:16 »

Texto excluído por conter internetês. 
« Última modificação: 23 de Maio de 2017, as 19:20:41 por xformer » Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #7 : 24 de Maio de 2017, as 08:08:11 »

Talvez não caiba aqui, mas reparei que a foto da guitarra do anúncio do fabricante tem o headstock do braço ligeiramente mais pontiagudo que a guitarra mesmo (as Samick que eu vi e peguei sempre tinham o headstock mais arredondado).. isto tem algum motivo em especial, ou é alguma alteração meramente estética/comercial pela região, alguém tem ideia?
Registrado
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #8 : 24 de Maio de 2017, as 08:32:43 »

Talvez não caiba aqui, mas reparei que a foto da guitarra do anúncio do fabricante tem o headstock do braço ligeiramente mais pontiagudo que a guitarra mesmo (as Samick que eu vi e peguei sempre tinham o headstock mais arredondado).. isto tem algum motivo em especial, ou é alguma alteração meramente estética/comercial pela região, alguém tem ideia?

Na primeira foto que postei aqui tem escrito a diferença do headstock. Existe o rounded e o pointed. Dependendo do ano de fabricação.
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #9 : 24 de Maio de 2017, as 09:50:03 »

Na primeira foto que postei aqui tem escrito a diferença do headstock. Existe o rounded e o pointed. Dependendo do ano de fabricação.

Foi mal alambike, não tinha prestado atenção em todos os detalhes do descritivo. Realmente todas as que eu vi e peguei tinham o headstock arredondado - agora explicado pelo ano de fabricação.  Legal!
Registrado
AdrianoGuitar
Visitante
« Responder #10 : 24 de Maio de 2017, as 11:20:49 »


A primeira coisa a se fazer é, desmontar ela toda, não passe wd, no estado dela não vai adiantar, a parte elétrica quando você for desmontar tire uma foto caso não tenha experiência em fazer elétrica de guitarra, ou desmonte deixando a elétrica montada, assim será bem mais fácil, e como eu perguntei anteriormente, você tem alguma experiência ou nunca mexeu de em guitarra? quer montar ela para algum estilo musical ou só toca de hobby? com a resposta posso te ajudar um pouco mais, _, pois mesmo sem muita experiência creio que você irá conseguir deixar ela em ótimo estado, basta ter paciência...

-----
Citar
As dúvidas que tenho nesse momento são:

- Ao retirar todas as cordas da guitarra, poderia causar algum problema no tensor do braço ?

Não, pode remover as cordas sem problemas...


Citar
- A floyd rose pode ser desmontada por inteira para limpeza ou deve-se deixar na guitarra para tal ? (Vi em alguns lugares que deve-se colocar um pedaço de madeira ou borracha atrás para manter as molas tensionadas)

Sim ela deve ser desmontada para você limpar e trocar os parafusos corroídos pela ferrugem, quando a guitarra está em perfeitas condições e a única manutenção é a troca de cordas aí sim se deve por um calço de borracha em baixo da ponte para efetuar a troca das cordas, assim você evita ter muito trabalho com regulagem...



-----
Citar
- Qualquer captador poderia substituir os que ai estão ? (Pensei em 2 singles e 1 humbucker – todos com capa de proteção)

Os captadores para substituição eu aconselho malagoli pelo preço e qualidade, observei que seus singles são mini humbucker, para substituir os captadores acho que depende muito do estilo que você gosta de tocar, mas se você não puder comprar agora tente reformar esses, depois te explico uma forma que pode te ajudar caso queira...

Citar
- Ao retirar os trastes, os novos devem ser colados no lugar dos antigos ?

Sim, exatamente no mesmo lugar, os que estão na guitarra parecem ser Jumbo, mas você pode por até extra jumbo, posso te enviar uns vídeos do youtube de uns caras que explicam bem como fazer a troca de trastes, basta ter paciência que você consegue, a princípio acho que essa será a pior parte a ser feita em sua guitarra, mas não é tão difícil quanto parece.

Citar
- Se for o caso de trocar o braço inteiro, deve-se seguir a quantidade de 24 casas e nut para micro afinação ?

- Quais marcas indicam?

não indico você trocar de braço, isso pode afetar muito na regulagem das oitavas, ao ponto de você não conseguir tocar uma nota afinada em certas regiões do braço, o seu da para recuperar de boa e é original.



« Última modificação: 24 de Maio de 2017, as 12:41:53 por AdrianoGuitar » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 24 de Maio de 2017, as 11:54:58 »

Bom dia, eu tentei explicar uma forma de te ajudar, mas acho que meu texto ficou muito grande e excluíram dizendo que era internetês, posso tentar te ajudar indo por partes, assim acho que não irão excluir _

Só pode ser gozação né ?  Eu não vou excluir o seu texto, eu vou te suspender do fórum. Eu perdi a conta de quantos "vc" tem na sua mensagem. Se tiver menos de 10, eu não te suspendo (e pra primeira mensagem, você foi o recordista em infrações). Incrível.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
alambike
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 369

Obrigado
-Dado: 271
-Recebido: 56


Saravah !


« Responder #12 : 24 de Maio de 2017, as 11:55:57 »

Trocar o braço?Huh? Huh?  Somente troca dos trastes resolve, se mexer no braço muda todo o timbre dela.
Outro detalhe, se tirar as cordas apenas alivia o tensor, e isto não é problema.
Como disseram antes, acho que vale o investimento, é um belo instrumento.
Vale a pena negociar com o luthier, para troca dos trastes e limpeza geral da ponte e parte elétrica.
E seja feliz!
 Guitarrista


Olá Antonio Campos,

Até gostaria de negociar com o luthier, mas esses trabalhos de luthieria costumam ter o preço elevado porque são complexos e minuciosos. Estes trabalhos levam bastante tempo para se adquirir o conhecimento, além de ter muita perícia para manusear a madeira, por isso os trabalhos nessa área têm esse valor.

Reconheço o trabalho nessa área e também acho válido mandar para um luthier para fazer tudo o que for necessário, porém o valor para troca de trastes, parte elétrica, manutenção geral, troca de captadores (a ferrugem praticamente destruiu estes - não sei se daria para recuperá-los) ficaria muito mais do que mil reais. Isso considerando utilizar captadores comuns. Também fico com receio de tentar fazer por conta própria e destruir tudo.

Sem desmerecer esta guitarra, mas acho que valeria o valor da manutenção caso fosse uma mais cara, porque o valor da manutenção excederá o valor da mesma.
Registrado
AdrianoGuitar
Visitante
« Responder #13 : 24 de Maio de 2017, as 12:11:02 »

Após você desmontar, pegue todos os parafusos leve em uma loja de parafusos e tente comprar todos de inox, eu fiz isso em todas minhas guitarras...

Citar
1)   Os captadores estão todos enferrujados;
dá para remover bastante as ferrugens e passar um produto que evita a ferrugem ou se fosse meu caso trocaria os captadores, como eu disse acima.

Citar
2)   A ponte floyd rose está desregulada e algumas partes enferrujadas;
No seu caso talvez terá que trocar os carrinhos da ponte, e como eu disse acima, trocar todos parafusos, mas eu trocaria toda a ponte, gotoh é a melhor pra mim, porém é um pouco cara, mas não perde quase nada para a wilkinson, que é bem mais barata, e você tem que tirar as medidas antes de comprar para saber se vai caber no mesmo espaço, mas como eu disse, se a grana tiver curta da pra ir fazendo tudo aos poucos até transformar essa guita em uma máquina de guerra ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Citar
3)   Os trastes estão gastos e a maior parte das notas estão trastejando;
não da nem pra retificar pois estão muito ruins mesmo, só a troca resolve.

Citar
4)   Os parafusos que travam o nut para utilizar a microafinação sumiram;
talvez você encontre só as travinhas e os parafusos, caso não encontre eu aconselho a comprar um kit de qualidade por causa do atrito e desgaste, dunlop por exemplo, e não esqueça de tirar a medida, que no seu caso deve variar de 41mm a 43mm eu acho que a sua deve ser 42mm, mas confere aí antes de comprar.

Citar
5) Parte elétrica deve ser refeita.
como eu disse acima, remover por inteiro a parte elétrica para montagem ser mais fácil, oque posso te aconselhar é comprar potenciômetros e chave switch de qualidade, porque também danificam rápido com corrosão e desgaste, compre fender ou similar...

Em fim, tentei resumir ao máximo tudo para te ajudar, caso queira mais ajuda estou aqui, forte abraço, boa sorte  Legal!

-----
Olá, xformer Administrator, peço desculpas pela falta de atenção, não irei cometer esse erro novamente, foi um descuido grave que cometi e peço desculpa por ter errado de tal forma, fiquei tão focado em ajudar o companheiro que acabei cometendo esse erro, me perdoe...
« Última modificação: 24 de Maio de 2017, as 12:17:56 por AdrianoGuitar » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 24 de Maio de 2017, as 12:22:16 »

Olá, xformer Administrator, peço desculpas pela falta de atenção, não irei cometer esse erro novamente, foi um descuido grave que cometi e peço desculpa por ter errado de tal forma, fiquei tão focado em ajudar o companheiro que acabei cometendo esse erro, me perdoe...

Pois é, apenas porque a intenção foi de ajudar outro colega e por ser novato é que vou deixar passar. Mas repasse um pente fino nas suas mensagens, pra ver se não escapou algum internetês, porque tinha muito (e ainda tem um).
« Última modificação: 24 de Maio de 2017, as 12:41:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.09 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal