Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 01:46:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Headphone amp + Cab sim - Fonte simétrica ou assimétrica.  (Lida 7113 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 08 de Junho de 2017, as 15:10:48 »

Olá pessoal, eu tinha um projeto parado aqui, se trata de um amplificador para fone de ouvido com uma emulação de gabinete antes do amplificador.
Esse projeto é baseado no amplificador Blackstar HT1-R.
Só que no projeto original, utiliza fonte de +15v e -15v, o que torna esse projeto inviável para caber em uma caixa 1590b.

Minha dúvida é a seguinte, existe como utilizar fonte simples nesse projeto?
Fiz um esquema do projeto com a conversão que acho ser a certa para esse caso, mas confesso que não conheço nada desse assunto.
Seria muito bom ter um projeto desse, ao qual possamos plugar nossos pedais e com um bom som e sem incomodar ninguém.
Quem puder ajudar, agradeço, prometo disponibilizar o layout aqui no site!

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 08 de Junho de 2017, as 16:32:22 »

Olá Mallermb.

Não precisa fazer nada, o seu circuito já está pronto para trabalhar assim.
Você fez corretamente e nem sabia.  Smiley

Creio que para alguns tipos de fone seria melhor trocar C9 e C10 por capacitores de 470uf/16v.

Mais fácil impossível.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 08 de Junho de 2017, as 20:06:34 »

Olá Mallermb.

Não precisa fazer nada, o seu circuito já está pronto para trabalhar assim.
Você fez corretamente e nem sabia.

Creio que para alguns tipos de fone seria melhor trocar C9 e C10 por capacitores de 470uf/16v.

Mais fácil impossível.

Matec, obrigado pela ajuda, suas dicas e lições são fenomenais!

Seguirei sua recomendação sobre os capacitores, agora, sobre os capacitores c11, c12, c15, c16, posso colocar valor de 100n? esse valor é típico para esse tipo de aplicação, não?
Seria necessário um buffer na entrada desse circuito?

Acho que por hora esse projeto pode dar certo, só estou na dúvida em relação a qualidade desse simulador de gabinete, mas só testando para ter certeza.

Tenho um outro circuito, o ada varicab, mas é bem complexo, assim que der tento fazer a mesma coisa que esse projeto acima, por hora vamos ver se esse dá conta do recado.

Obrigado Matec!

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 08 de Junho de 2017, as 22:03:31 »

Sobre os valores dos capacitores, eu não saberia ao certo. C11 e C12 talvez não faça muita diferença.
Já C15 e C16, podem fazer diferença sim, já que é uma entrada de sinal, e pode ser que o sinal venha com uma impedância média ou alta.
Nesse caso com 100nF, o sinal pode ser prejudicado.

Uma coisa que me passa pela memória nesse instante é que a alimentação desse circuito será de 9v. Nesse caso esse seu circuito amplificador de fones pode não ser tão bom, pois foi projetado para fonte de 30v. Você precisa de boa amplitude para tocar os fones, e os resistores de 100ohms não ajudam (R15 a R18). Nesse caso creio que integrados como os 386, mais específicos, sejam melhores nessa função.

Um buffer na entrada do circuito pode ser interessante, principalmente se você pretende ligar uma guitarra nele. Mesmo um com 1 só transístor é melhor que nada.

 Smiley
« Última modificação: 08 de Junho de 2017, as 22:12:18 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 08 de Junho de 2017, as 22:21:42 »

Sobre os valores dos capacitores, eu não saberia ao certo. C11 e C12 talvez não faça muita diferença.
Já C15 e C16, podem fazer diferença sim, já que é uma entrada de sinal, e pode ser que o sinal venha com uma impedância média ou alta.
Nesse caso com 100nF, o sinal pode ser prejudicado.

Uma coisa que me passa pela memória nesse instante é que a alimentação desse circuito será de 9v. Nesse caso esse seu circuito amplificador de fones pode não ser tão bom, pois foi projetado para fonte de 30v. Você precisa de boa amplitude para tocar os fones, e os resistores de 100ohms não ajudam (R15 a R18). Nesse caso creio que integrados como os 386, mais específicos, sejam melhores nessa função.

Um buffer na entrada do circuito pode ser interessante, principalmente se você pretende ligar uma guitarra nele. Mesmo um com 1 só transístor é melhor que nada.

 Smiley

C15 e C16 como não estava marcado, acredito que os valores podem variar de 1n até 100n ou mais, nesse caso é só testar, inclusive já tive problemas nessa mesma etapa com outros mini amplificadores, mas era tudo com fonte comum, mas o princípio acredito ser o mesmo.

Sim, a alimentação será de 9v, mas nesse caso a tensão não está mais ligada ao hedroom?  porém, nada me impede de utilizar 15v proveniente da fonte que também fornece os 9v, nesse caso eu só aumentaria a voltagem dos capacitores da fonte para 25v.

Outra questão é em relação ao fones, utilizarei fones pequenos e genéricos, em outros projetos com alimentação simples em 9v, o volume era bem alto, inclusive utilizando tl072, tl082 no lugar de um ne5532, curiosamente, achei o som do tl082 fantástico como amplificador de fones. Mas acredito que nesse caso só testando mesmo.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 08 de Junho de 2017, as 22:38:25 »

Sim, a alimentação será de 9v, mas nesse caso a tensão não está mais ligada ao hedroom?  porém, nada me impede de utilizar 15v proveniente da fonte que também fornece os 9v, nesse caso eu só aumentaria a voltagem dos capacitores da fonte para 25v.

Sim totalmente ligada ao Headroom.
Dependendo do tipo de fone que será utilizado, as resistências em série com a saída dos Circuitos Integrados consumirão a maior parte da potência, sobrando muito pouco headroom para que você ouça o som que você quer. Inda mais com uma fonte de 9 ...15v

Outra questão é em relação ao fones, utilizarei fones pequenos e genéricos, em outros projetos com alimentação simples em 9v, o volume era bem alto, inclusive utilizando tl072, tl082 no lugar de um ne5532, curiosamente, achei o som do tl082 fantástico como amplificador de fones. Mas acredito que nesse caso só testando mesmo.

Isso tudo pode ser levado em conta, mas não se esqueça de que existem fones com os mais variados valores de impedância e resposta. Um circuito para fones será melhor se servir para uma grande gama de modelos.

 Roqueiro
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 09 de Junho de 2017, as 06:37:48 »


Sim totalmente ligada ao Headroom.
Dependendo do tipo de fone que será utilizado, as resistências em série com a saída dos Circuitos Integrados consumirão a maior parte da potência, sobrando muito pouco headroom para que você ouça o som que você quer. Inda mais com uma fonte de 9 ...15v

Bom dia Matec, não respondi ontem, fui vencido pelo sono!

As resistências em série com as saídas, estão com valor de 100r, jogarei o circuito na protoboard e alterarei esses valores caso não fique bom!
O negócio agora é testar e ver no que vai dar!
Depois posto aqui o resultado!
Obrigado Matec!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 10 de Junho de 2017, as 13:45:57 »

Acabei de testar o circuito em uma protoboard, posso dizer que funciona normalmente em 9v, o som é bom, a emulação é boa, porém, com um pouco de dureza no som, senti isso, talvez colocando um buffer ou um estágio de ganho no início do circuito, possa remover essa dureza do som, ou alterando alguns valores de componentes da parte emuladora.

Infelizmente a entrada para mp3 não funciona, quando aterra os inputs da entrada mp3, corta completamente o sinal de todo o amplificador, até agora não consegui resolver esse problema, talvez o problema esteja na posição dos capacitores eletrolíticos que ficam na entrada de mp3, mas não faço ideia do que realmente seja o problema.

Por enquanto é isso, mais tarde tento resolver a dureza do som mencionado anteriormente.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 10 de Junho de 2017, as 14:01:03 »



Diminua o valor de C13 e C14 para 1uF (ou menor). No lugar de C15 e C16 coloque resistores de 10k.

Na hora que você aterra essa entrada de MP3 há algum ruído forte?
 
Roqueiro
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 10 de Junho de 2017, as 15:02:41 »



Diminua o valor de C13 e C14 para 1uF (ou menor). No lugar de C15 e C16 coloque resistores de 10k.

Na hora que você aterra essa entrada de MP3 há algum ruído forte?
 

Matec, vamos lá!

Inicialmente quando eu aterrava os dois inputs do mp3, cortava todo som, ficava todo mudo, tudo! quebrei a cabeça e desconfiei dos capacitores c9 e c10, pensei que poderiam estar com a polaridade invertida, pois bem, inverti a polaridade deles e funcionou, ou seja, ao aterrar os dois inputs de mp3, o som vindo dos pedais, cab sim, etc, funcionou normal, porém, resolvi voltar os capacitores para a polaridade original, e funcionou também, tudo funcionou, o que me leva a crer que era algum mau contato que eu não tinha percebido antes.

Agora vamos as melhorias!

Alterando o valor de c4 e c6, consegue-se uma variedade imensa de timbres diferentes, como uma caixa mais fechada, mais aberta, mais ardida, etc... fenomenal isso, assim, consegui resolver o som que senti estar mais duro.

O potenciômetro de volume no início, acabei dispensando, não foi necessário nos meus testes, mas seria boa ideia ter ele, pois o meu setup é diferente do setup de outras pessoas.

Colocar um resistor entre 33k e 100k antes do capacitor c1, proporciona timbres diferentes e dá mais suavidade ao som, mais ou menos agradável, depende do gosto de cada um.

Achei que o volume de todo conjunto, fica muito alto ao deixar o capacitor c1 sem um resistor antes dele, fica a dica.

Por hora é só isso, funciona bem, gostei, a emulação é simples, mas muito boa.

Agora só falta fazer um layout e testar, meus jacks para headphone também estão ruins, preciso comprar alguns novos, ou utilizar jacks j10 stéreo, mas não sei se isso seria prático.

-----
Mais uma coisa que esqueci de dizer, ao remover c15 e c16 é adicionado ruído ao circuito, acredito que eles funcionam como filtros, não?
« Última modificação: 10 de Junho de 2017, as 16:05:51 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 13 de Junho de 2017, as 16:24:49 »

Matec, fiz o teste colocando capacitores de 470uf nas saídas, não houve nenhuma diferença perceptível no som, testei de 220uf também, ambos se mantiveram a mesma coisa que se tivesse usando os capacitores de 47uf.

Testei com dois fones diferentes, ambos funcionaram normal.

c15 e c16, deixei com valor de 100n.

Coloquei um preamp no início, com um único j201, ficou perfeito!

Acho que é o fim dessa etapa, me interessei no preamp tonemender, para colocar antes da emulação, ele possui controle de médio, agudo, grave, utilizando apenas um tl072, ne5532, etc...

Obrigado Matec, grande abraço!

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 13 de Junho de 2017, as 16:51:53 »

Creio que os palpites foram apenas para tirar qualquer dúvida que pudesse haver sobre alguns componentes do circuito.
Felizmente você já conseguiu calibrar seu projeto de maneira bem satisfatória. Agora vamos ver como ficou o circuito e o layout.

Bom trabalho!  Legal!
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 28 de Junho de 2017, as 10:39:36 »

Bom, apesar de ter funcionado muito bem, estou com um problema chato que não consegui resolver.

Quando liga o amplificador, dá um apito alto no fone de ouvido, que logo some.

Esse problema é sanado substituindo R14 e R9, por um potenciômetro duplo de 50k, porém, eu não queria colocar esse potenciômetro.

Existe alguma forma de resolver esse problema sem ter que adicionar um potenciômetro no lugar de R14 e R9?

Se repararem no esquema, R14 e R9, estão adicionados de forma que o volume já esteja em 100%, alguma coisa assim.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 28 de Junho de 2017, as 10:54:03 »

É só um palpite:

Tente mudar os valores de R10 e R13 para 10k.

Tente também colocar um capacitor de 1uF entre R14-R9 e IC1B
.
« Última modificação: 28 de Junho de 2017, as 10:56:14 por Matec » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 28 de Junho de 2017, as 11:19:22 »

É só um palpite:

Tente mudar os valores de R10 e R13 para 10k.

Tente também colocar um capacitor de 1uF entre R14-R9 e IC1B
.

Farei isso Matec, muito obrigado, as 14 horas estarei com mais folga e já aproveito para realizar as modificações e posto o resultado!

-----
Não aguentei esperar mais e coloquei a mão na massa!

Matec, você é um gênio!

Funcionou perfeitamente e resolveu o problema de imediato, agora o layout ficará mais simples e resolvera um outro problema, o de espaço.

Poderia explicar o funcionamento? o por que resolveu?

Obrigado mais uma vez, sua ajuda foi inestimável!
« Última modificação: 28 de Junho de 2017, as 12:29:22 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal