Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 20:23:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Soldano SLO100 preamp simulator  (Lida 9449 vezes)
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« : 21 de Junho de 2017, as 22:08:03 »

Saudaçoes:

Gostaria de pedir a ajuda do pessoal para colocar em funcionamento esse layout. Como já citei sou iniciante no eagle cad, montei alguns projetos pequenos
como buffers e outros e acabei dando um passo maior que a perna, já faz uns dias que estou mexendo no layout do Soldano SLO100 preamp simulator, hoje supostamente termine, mas por falta de dinheiro para comprar componentes ainda nao testei esse layout.
Gostaria de que alguém com mais experiência se puder dar uma olhada conferir se o esquemático esta correto a montagem também e assim se der tudo positivo fecharei o pdf agora mais padronizado aqui no fórum. Estou postando um arquivo rar com todo conteudo usado, esquema eletronico, pdf com ele montado e para impressao e todo arquivo eagle que eu usei.

  OBS:  Layout nao testado em fase de construção e aprovação

 Se alguém tiver tempo ou gostar e querer participar da criação deste aceito ajuda dicas pitacos e tudo mais ( MENOS VOODOOOOO).

Link: https://www.4shared.com/rar/NaD4ZTjsca/slo100_emulator.html


Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 21 de Junho de 2017, as 22:40:30 »

Paulo, eu uso bastante o Eagle, e realmente é uma ferramenta bem bacana de se usar quando se aprende a fazer isso. E a melhor maneira de aprender a fazer layouts é fazendo. Parabéns pela determinação., é assim que se aprende!

Alguns comentários:
1) você sabe se esse projeto é testado e funcional? Digo, não o seu layout, mas esse esquemático.
2) veja que você desenhou trilhas muito próximas umas às outras em alguns pontos:
- em R1;
- na entrada;
- em C3;
- em C6.
Quando você for transferir esse layout e soldar, com certeza essas trilhas vão se unir através de uma ponte de estanho. Tente afastá-las. Colocar componentes "maiores" em tamanho pode ajudar em alguns casos, assim a trilha passa por baixo dele com mais folga.
3) Você desenhou várias trilhas formando ângulos de 90 graus. Não faça isso. Elas ocupam espaço e são mais fáceis de serem rompidas através do excesso de temperatura ao soldar.
4) Você planejou algo para aquele espaço sem componentes? Se não, distribua melhor os componentes, principalmente esses do lado inferior esquerdo. Você vai conseguir fazer um layout menor.
5) Vi que você usou um jumper, inserindo-o no esquemático. Há uma outra maneira mais fácil de fazer isso: quando você estiver desenhando a trilha e precisar fazer um jumper, segure shift e clique com o botão esquerdo. Vai ser criado um furo e a trilha vai ficar vermelha. Isso significa que essa trilha está na parte de cima da placa, o que pode ser entendido como um jumper. Para terminar o jumper, mesma coisa, shift e botão esquerdo. Aliás, note que você pode retirar esse jumper, traga R7 mais para a esquerda e passe a trilha que conecta Q5 e C16 por baixo dele.

No mais, ótimo trabalho! A tendência é, com a prática, melhorar cada vez mais.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #2 : 21 de Junho de 2017, as 22:48:23 »

Fiquei feliz agora, obrigado  marcao_cfh pelas dicas se puder me ajudar a melhorar isso agradeço muito mesmo, Sobre o teste ainda Eu nao testei mas tem videos no youtube

https://www.youtube.com/watch?v=UHV-DXT4hrk

Estou iniciando ainda próximo da lista e o vai legacy preamp amp simulator, na verdade gostaria de mais dicas de como distribuir os componentes, os jumpers eu vi uns vídeos no YouTube e fui na cara e coragem, nao sabia desse macete de usar o mouse.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 21 de Junho de 2017, as 22:53:38 »

Achei o layout um bocado confuso. Algumas ligações ficam melhor mais curtas, mais próximas dos componentes principais, os transístores.

As trilhas estão muito estreitas, muito fácil de se romperem na hora de soldar ou ressoldar algum componente.

À partir do 4º transístor, não à ligação entre a trilha de terra e essa parte do circuito, inclusive o tone stack e o master volume.

As ilhas que sobram no lado cobreado não estão ligadas à nada, nesse caso é melhor deixar sem, ou então liga-las ao terra Mas não como condutoras, apenas para não deixar sem contato com nada.

Tudo bem que é um treino, mas precisa melhorar bastante. Para seu próprio proveito.

Talvez uma reza brava ajude...  Anjo
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #4 : 21 de Junho de 2017, as 23:02:59 »

O Loco, Matec, o Cara tá com medo de vudu e voce receita reza brava?Huh? Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 21 de Junho de 2017, as 23:10:19 »

Voodoo não é comigo. Mas eu sugeri algo pra ajudar.

Sempre tentando fazer relaxar depois de tanto trabalho.

O Paulo deve ter entendido a brincadeira.

Né?  Grin
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, as 00:13:39 por Matec » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #6 : 21 de Junho de 2017, as 23:21:16 »

Aqui no fórum tem um cara do mau...antes que ele apareça ja garanti a vitória.....E como citei acima dei um passo maior que a perna nesse projeto. Estou aceitando todas as dicas criticas que puderem passar.
« Última modificação: 21 de Junho de 2017, as 23:26:02 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #7 : 21 de Junho de 2017, as 23:34:50 »

Bom, uma dica posso te dar.
ouve, ouve, ouve, ouve...
Jajá voce vai saber quem são os caras que perdem horas de sono pra te ajudar.
Aqui tem uma galera assim...
Né, Matec....
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 21 de Junho de 2017, as 23:47:20 »

E como citei acima dei um passo maior que a perna nesse projeto. Estou aceitando todas as dicas criticas que puderem passar.

Não acho que foi um passo maior que perna. Tem coisas que só se aprende com a devida experiência, e se você não tentar não vai adiante. Algumas sugestões são óbvias, como a largura das trilhas; depois de corroer e soldar é que a ficha iria cair. Outras são menos evidentes, mas com o tempo e as experiências, você irá aprender.

Né casacunha?  Angry
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #9 : 21 de Junho de 2017, as 23:51:41 »

Vivendo, ouvindo e aprendendo... e desenrolando...(Essa não foi pra mim...) Azn Azn
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 21 de Junho de 2017, as 23:56:07 »

Exatamente. A única maneira de melhorar é praticando. Algo interessante de se fazer é voltar em um projeto mais simples que você fez a um tempo e fazer novamente o layout, sem olhar o antigo. Você vai conseguir enxergar sua evolução quando comparar os dois.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #11 : 22 de Junho de 2017, as 00:16:03 »


Realmente acabei de refazer o layout com as dicas ate agora reduziu em muito o tamanho, mas tambem enchi de jumpers para caber em uma caixinha 1590bb.
.

 Alguém pode me ensinar como usa o spoiler tambem.
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, as 00:27:18 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #12 : 22 de Junho de 2017, as 03:03:26 »

Ficou bem melhor! Mas você ainda manteve várias trilhas fazendo curvas de 90 graus. E aquelas trilhas e jumpers perto de R1 e R2 estão uma bagunça. Além disso, disponibilize imagens coloridas, ajuda a diferenciar o que é jumper e o que é trilha. Tudo preto fica difícil de enxergar as coisas.

Outras mudanças que podem ser feitas:
- As duas trilhas que passam por baixo de R9 podem ser substituídas por uma só;
- Você pode colocar o pad de +9V acima de C16, eliminando um jumper;
- Aqueles dois jumpers que ligam C10 a R15 podem ser substituídos ao rotacionar R15 em 90 graus e colocá-lo sobre a trilha que liga Q4 a C11. Dica: se você estiver movendo um componente e clicar com o botão direito do mouse, você rotaciona ele;
- O jumper entre R22 e C17 pode ser retirado. Rotacione C17 em 90 graus, de modo que a trilha que liga C16 ao potenciômetro teeth passe por baixo de C17. Usando essa dica e a anterior, você se livra dos dois jumpers de C17;
- O jumper no out também pode ser retirado. Aquela trilha que o jumper está "pulando" pode contorna "por trás" do pad para o out;
- C15 não precisa de nenhum dos dois jumpers, coloque ele acima do potenciômetro theeth, ligando ele diretamente a R22 e ao potenciômetro;
- Essa aqui é uma mudança um pouquinho maior. Vê o R21? Tira ele daí. Aumente o espaçamento entre os terminais dele e coloque ele exatamente onde você colocou aquele jumper que liga ele a C14, pulando as duas trilhas. Fazendo isso, você pode rotacionar R20 e colocá-lo no lugar daquele jumper que liga R20 a R22. E fazendo os terminais dele e de C17 espaçados o suficiente, você pode passar por baixo deles a trilha que liga Q5 a R4, eliminando mais um jumper;
- Essa vai ser maior ainda! Se livrando do jumper que liga R1 e R2 a Q1: Desconecte C1 das trilhas, e tire-o dali por enquanto. Desconecte R2 das trilhas e rotacione, ele vai ficar por cima de R7. Isso pode ser resolvido subindo um pouco R2, e descendo um pouco R7 e C2. Ligue R2 a R7 e a Q1. Ligue R2 e R7 ao potenciômetro gain, passando entre R2 e C5. Coloque o in ao lado do gnd, e C1 um pouco abaixo do in, rotacionado em 90 graus. Ligue-o a Q1 e R2. Falta a ligação entre R1 e R2. Desconecte R1 e tire-o dali. Saindo de onde ele estava (onde era ligado a C3), passe entre R5 e R21, entre os potenciômetros de bottom e gain, entre gain e C13, entre C13 e gnd, e finalmente ligue a Q1. Só falta achar um lugar para R1! Puxe para a esquerda: C5, a trilha que liga R2 ao gain e R2, deixando espaço entre R2 e Q1. Desfaça as trilhas, se necessário, incluindo algumas que foram feitas nesses passos acima, depois é só refazê-las. Coloque R1 entre R2 e Q1, e ligue-o a Q1. Refaça as trilhas que você precisou desfazer para deslocar os componentes para a esquerda.

Parece complicado, né? Principalmente essa última mudança gigantesca. Mas como isso fica? Tomei a liberdade de redesenhar seu layout usando o esquemático que você disponibilizou no arquivo rar, e fazer essas mudanças. Como eu não usei seu layout original, alguns componentes podem ter ficado em posições ligeiramente diferentes. Fica assim:



Pronto, seu layout não tem mais nenhum jumper! Note como eu fiz as curvas das trilhas, não fazem ângulo de 90 graus. E apesar de parecer que eu fiz bastante coisa, eu não fiz. Quem fez a grande maioria do trabalho foi você, e partindo dele eu só fiz algumas modificações, que eu consegui enxergar por causa do trabalho que você já tinha feito. Pode não ter ficado muito bonito, e eu faria algumas coisas diferentes (tenho uma certa frescura com algumas coisas, como alinhamento de componentes), mas pra "um passo maior que a perna", você fez um ótimo trabalho!

Ahh só mais uma coisa, as trilhas realmente estão finas. Você usou 0.016. Embora essa medida seja útil para alguns tipos de projeto, recomendo usar 0.024. A 0.016 é mais fácil de danificar com o ferro de solda.
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, as 03:09:55 por marcao_cfh » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #13 : 22 de Junho de 2017, as 07:50:02 »

Gente, isso ta bonito demais. Sabem se ja exixte algum sampler deste pedal?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 22 de Junho de 2017, as 08:05:55 »

Cheguei!!!  Evil

Vamos lá Paulão, primeiro conselho sério: comece com circuitos menores, pegue um layout de pedal simples do Güero, tipo o plexi 800 ou purple plexi (são iguais), e o refaça de outra maneira, compare com o do Güero e veja como você pode ir melhorando o seu.

No catálogo dos layouts do Güero tem circuito de toda complexidade, desde simples como o do purple plexi, até uns bastante complexos, então você pode ir crescendo na complexidade e vai aprendendo devagar com o cara que ensinou a maioria de nos a fazer layouts.

Mas cuidado, o pessoal da velha guarda é duro, muito mais que eu... Huh?

Segundo conselho sério: faça em blocos, primeiro posicione os componentes da placa que serão fixos, como os potenciômetros, os jacks de entrada, saída e de força, e então em volta destes componentes você vai fazendo por blocos seguindo a ordem de entrada do esquemático, primeiro a entrada do sinal, depois o primeiro estágio de amplificação, o tone stack, os diodos de clipagem, e por aí vai, fazendo em blocos em volta dos componentes fixos correspondentes a cada bloco, por exemplo: o bloco do tone stack será posicionado em volta (ou bem perto) dos potenciômetros de grave, médio e agudo, o circuito de entrada perto do jack de entrada, o de saída perto do jack de saída... capice?

Depois disso você os aproxima e os organiza melhor.

Não desista, a prática vai fazer você desenvolver o tipo de raciocínio espacial e multi tarefa que é necessário para se pensar um layout.


Agora voltemos à brincadeira :  Palmas

Eu acho que enfiei alfinetes demais na cabeça do boneco voodoo do Paulo, o posicionamento do capacitor C4 é digno de um estudo psiquiátrico.   Cheesy x 1000
Ele vem de longe só para separar Q2 e R6, será ciúme?  Shocked Cheesy

Abraços

« Última modificação: 22 de Junho de 2017, as 09:28:33 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal