Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 18:30:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com hartke B60  (Lida 3593 vezes)
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« : 15 de Julho de 2017, as 02:01:11 »

Pessoal estou com um problema que ta me tirando a paciência.
Esse amplificador hartke B60 chegou para mim todo com a etapa de potencia com praticamente todos transistores queimados e alguns resistores.Troquei todos os transistores e capacitores dessa etapa e também da os da fonte e conferir todos os resistores.O amplificador funciona só que  apresenta uma distorção quando o volume chega na metade,me parece ser em uma frequência específica.Já troquei todos os transistores novamente e nada de solucionar o problema.Alguém pode me dar uma ajudinha?

-Como minha cidade não tem muita variedade a maioria dos transistores foram trocados por substitutos:
 2sa1266 por bc560
 2sd600 e 2sb631  por bd139 e bd140
 2sd718 e 2sb688 por 2sc5198 e 2sa1941

esquema:

 
« Última modificação: 15 de Julho de 2017, as 02:13:52 por Jean Lxs » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 15 de Julho de 2017, as 12:10:10 »

Esse amplificador não vai ser mesmo fácil.

Primeiro seria bom isolar o amplificador de potência para checar se o seu conserto está sem problemas. Para isso é importante ter um osciloscópio , um gerador de sinais, e fazer esse sinal entrar somente na etapa de potência. Ou seja desligar um lado de R38 e fazer o sinal entrar no power à partir desse resistor.

Se tudo estiver correto com a etapa de potência, o próximo suspeito é o circuito compressor. Esse circuito é formador pelos CIs U4, U5 e U6.

U4 e U5 podem ser os CIs genéricos TL072 que no caso atuam como amplificadores e retificadores de tensão, não sendo extremamente sensíveis, mesmo assim um problema neles ou nos componentes em torno deles pode causar esse tipo de problema que você relatou. U6 é um CI dedicado, um amplificador de transcondutância, é ele quem faz o trabalho de comprimir o sinal.

Para verificar e resolver problemas nesse circuito é necessário o osciloscópio e o gerador de sinais. O sinal pode ser aplicado à partir do Return.

Mais difícil de acontecer, mas não impossível, seriam problemas no Tone Stak. No caso, por ele ser "ativo", um problema num integrado também seria ruim, e também poderia causar distorções. O mesmo procedimento de verificação das etapas anteriores.

Boa sorte.

 Smiley
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 19 de Julho de 2017, as 15:50:41 »

Matec,obrigado pelas dicas.Isolei todas as etapas e fiz alguns testes.Me parece ser a etapa de potência mesmo.
Isolei a etapa,pluguei o baixo na mesa de som e tirei o sinal da mesa e injetei pelo R38. E a distorção estava lá presente ainda.Fiz um vídeo com o osciloscópio conectado no R54 para demonstrar.
https://www.youtube.com/watch?v=c8QmoK4GBfE&feature=youtu.be

Injetando sinal com o gerador é mais difícil de conseguir ver essa distorção.Eu até consegui mas não gravei,depois não consegui mais.
« Última modificação: 19 de Julho de 2017, as 15:54:47 por Jean Lxs » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 19 de Julho de 2017, as 16:43:39 »

Nesse caso, você deve verificar novamente seu conserto. Se os transístores estão bons e se nenhum deles está com os terminais trocados.

Verifique se Q7 e Q10 não estão atrapalhando. Eles são a proteção contra sobrecarga na saída. se estiverem danificados podem gerar esse tipo de problema. Um jeito fácil de saber isso é desligar D6 e D7.

Veja no coletor de Q4 se o sinal aparece igual..

Tente sempre que possível utilizar o gerador, pois sinais mais puros são mais fáceis de monitorar.

 Smiley
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #4 : 19 de Julho de 2017, as 20:30:14 »

Sábias palavras quando disse que não vai ser fácil.
Pois bem retirei D6 E D7 e continua mesma coisa.No coletor de Q4 O sinal é igual.
Observei que nos primeiros segundos que o amplificador esta ligado é mais difícil de obter essa distorção.
Utilizando o gerador novamente consegui essa distorção somente perto dos 100hz e com o sinal bem elevado,prestes a saturar a senoide.

Estranho que se eu injetar sinal pelo retorn e medir com o osciloscópio no R38, consigo ver um pouco(bem pouco) da distorção.Mas sonoramente não faz diferença aplicar no retorn ou direto no R38 .A distorção esta lá em todos pontos.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 19 de Julho de 2017, as 22:39:08 »

Como é um tipo de defeito que não parece com nada específico, vou pedir para você fazer agora uma série de testes:

1- A tensão da fonte, no coletor de Q12 (+B) e Q9 (-B) varia com sinal maior ou menor? (com carga)

2- Com o falante ligado à saída, o sinal medido no coletor de Q4 tem a mesma amplitude e forma do sinal na saída do amplificador?

3- O mesmo teste anterior, só que sem a carga. (não se preocupe, transistorizados não estragam por trabalhar sem carga).

 Smiley
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #6 : 20 de Julho de 2017, as 13:39:53 »

Então vamos lá...

1- Sem sinal fica em 43v simétrico e a medida que vou aumentando o sinal,a tensão vai caindo até os 37v simetricamente.

2- Sim,o sinal nos dois pontos são idênticos.

3-Sem carga a medida que aumento o sinal a tensão cai até os 40v.E o sinal é idêntico nos dois pontos.

Fiz uma observação.Quanto menor a amplitude do sinal consigo uma frequência mais elevada sem distorção.
Fiz outro vídeo que demonstra melhor.Agora com o gerador aplicado no R38.
https://youtu.be/jfL6yP0ODjo
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 20 de Julho de 2017, as 14:11:14 »

Bom, estamos com um problema que pode ser decorrente dos próprios componentes trocados no conserto do amplificador.

Quando você chega aos 37v simétricos, com carga de 8ohms, a potência nominal deve estar em torno de 77W, o que é um valor esperado pada um amplificador como esse.

O que resta mesmo, e deve estar incomodando mais, é essa oscilação que no fundo gera uma distorção bem desagradável.

Uma maneira de diminuir essa oscilação é trocar C26 e ir tentando um valor maior como 220pF, 330pF até 470pF.

Acima desse valor é buscar os transístores originais, pelo menos Q2 Q3 e Q4.

 Smiley
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #8 : 21 de Julho de 2017, as 10:13:11 »

Matec, já tinha substituído C26 e C27 pelos valores originais,depois de ler sua ultima mensagem troquei os novamente por de igual valor mas com tensão maior,assim já melhorou bastante,mas não por completo.Depois aumentei C26 para 330pf ,ai sim tirou a distorção.Senti que perdeu um pouco a definição dos graves,mas nada de mais.Acho que trocando os transistores pelos originais,colocaria e amplificador funcionando em suas condições ideais.

Mas está ótimo não sei nem como agradecer sua ajuda Matec!!!Estou muito satisfeito Palmas
Muito obrigado mesmo!!
« Última modificação: 21 de Julho de 2017, as 10:52:43 por Jean Lxs » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal