Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:01:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall SL5 (Slash) Modificado  (Lida 11355 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 17 de Julho de 2017, as 09:16:55 »

Bom dia pessoal, precisarei da ajuda de vocês!

Estou fazendo um layout baseado no amplificador Marshall SL5 (Slash), ele fornece 5w com uma válvula EL34 na saída.

Possui 3 válvulas 12ax7 no pré amplificador.

2 Controles de  ganho, limpo e distorcido, agudos, médios, graves, volume no canal distorcido e controle de presence incluído!

O chaveamento dos canais, é feito através de relê!

O transformador de força, de acordo com o que pesquisei na internet, fornece 200V 150mA para o HT.

Tenho algumas dúvidas em relação a este amplificador e farei algumas modificações, espero que me auxiliem, especialmente na etapa da fonte de alimentação!

1 - o Chaveamento dos canais que fiz, está correto? acredito que no esquema original esteja errado, acho que corrigi certo!

2 - Meu transformador de força, fornece 185V |0| 185V, 150mA, posso utilizar ele e conseguir as mesmas tensões do original ou bem próximas?

3 - Minha maior dúvida é em relação a fonte, tentei simular a fonte utilizando o PSU Designer ii, mas fiquei confuso demais, especialmente porque na fonte original, existem mais duas tensões de HT que são obtidas da parte anterior ao final da fonte.

Modificações:

Ao invés de uma EL34 na saída, colocarei uma EL84, mas não sei se o controle de presence funcionaria bem.

Colocarei um resistor de 220K/2w na fonte para auxiliar no descarregamento dos capacitores.

Adicionarei um resistor de proteção no jack de saída, para prevenir quando esquecer de conectar o auto-falante.

Já possuo quase todos os componentes para a confecção do amplificador, o restante, que são alguns resistores, comprarei nessa semana!

Já tenho o Layout praticamente pronto, como podem ver na foto! ainda sofrerá modificações, e como sempre, disponibilizarei o layout completo caso obtenha sucesso!

As dimensões da placa ficaram em 28cm x 15cm!

Por enquanto é isso!

Link para download dos arquivos abaixo, não consegui incorporar imagens aqui, o servidor que utilizo não está permitindo!

https://www.4shared.com/rar/BxvDbE8sei/MARSHALL_SL5_BASED.html
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #1 : 17 de Julho de 2017, as 17:19:06 »

Muito legal seu trabalho, parabéns.
Quanto às especificações dos transformadores, quem pode lhe passar diversas informações além de fornecer os transformadores é o Roberto Leme, da TRL transformadores. Ele é super gente fina e com certeza manja muito.
Estou ansioso pra ver esse seu projeto validado.
Abraço
Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 17 de Julho de 2017, as 20:07:00 »

Muito legal seu trabalho, parabéns.
Quanto às especificações dos transformadores, quem pode lhe passar diversas informações além de fornecer os transformadores é o Roberto Leme, da TRL transformadores. Ele é super gente fina e com certeza manja muito.
Estou ansioso pra ver esse seu projeto validado.
Abraço

Obrigado enilson, porém, fiz alguns testes aqui, as coisas não se encaixam, terei uma perda de tensão em cerca de 20V, mesmo que eu reduza os valores dos resistores da fonte, simplesmente não encaixa e a fonte perde eficiência, pelo que vi até agora, não será viável a construção desse amplificador com esse transformador, já para um Hi Octane com loop valvulado, funcionaria bem!

Enfim, paciência!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #3 : 17 de Julho de 2017, as 23:21:26 »

Mallermb

Você pode compensar em parte essa queda de tensão da fonte diminuindo a impedância do primário do OT.
Com uma el34 a potência real do amplificador não ficaria somente em 5w. Já com el84 dificilmente chegue à 5w.
Não vi nada errado com o chaveamento do esquema original, a solução que você utilizou não está errada, mas pode haver perda de sinal.

 Smiley
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 18 de Julho de 2017, as 06:42:24 »

Mallermb

Você pode compensar em parte essa queda de tensão da fonte diminuindo a impedância do primário do OT.
Com uma el34 a potência real do amplificador não ficaria somente em 5w. Já com el84 dificilmente chegue à 5w.
Não vi nada errado com o chaveamento do esquema original, a solução que você utilizou não está errada, mas pode haver perda de sinal.

 Smiley


Bom dia Matec, no esquema original, parte do chaveamento permanece ligado ao terra tanto no canal limpo, quanto distorcido, está localizado entre a válvula V1A e V2B!

Quanto a fonte, acho que cheguei em uma solução, ou seja, consegui as mesmas tensões presentes no original, exceto para HT1 que vai para o transformador de saída, ficará com 15V a menos, mas como usarei uma EL84 no lugar de uma EL34, acredito que não haverá muita diferença, estou correto? o original trabalha com tensão de HT1 por volta de 242V, consegui para HT1 uma tensão por volta de 227V, o restante das tensões permanecem praticamente idênticas ao original! não considerei HT5 e HT6, porque não consigo simular isso pelo PSU Designer!

Vou tentar postar as imagens, não estou conseguindo pelo servidor que eu usava!

-----
Atualização:

Matec eu estava simulando as tensões considerando o consumo da EL34, que é bem maior do que a EL84  Cheesy

Mais tarde tento postar as imagens das simulações!

-----
Segue imagens das simulações da fonte no PSU Designer:

Lembrando que usarei uma EL84 na saída e não uma EL34!
Não sei qual a resistência do secundário do transformador original, no meu deu 116R.
Consegui tensões quase idênticas ao original, exceto para o HT1, que ficou 15V abaixo!

Usando transformador original 200V 150mA sem CT.



Usando meu transformador 185v |0| 185V  150mA com CT.


« Última modificação: 18 de Julho de 2017, as 08:42:14 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #5 : 18 de Julho de 2017, as 11:39:27 »


Bom dia Matec, no esquema original, parte do chaveamento permanece ligado ao terra tanto no canal limpo, quanto distorcido, está localizado entre a válvula V1A e V2B!

Juro que não é má vontade minha, mas não vejo nada errado entre V1A e V2B.  Huh?

Citar
Quanto a fonte, acho que cheguei em uma solução, ou seja, consegui as mesmas tensões presentes no original, exceto para HT1 que vai para o transformador de saída, ficará com 15V a menos, mas como usarei uma EL84 no lugar de uma EL34, acredito que não haverá muita diferença, estou correto? o original trabalha com tensão de HT1 por volta de 242V, consegui para HT1 uma tensão por volta de 227V, o restante das tensões permanecem praticamente idênticas ao original!

Idênticas? O primeiro transformador tem RDC de 31 ohms, e o segundo, 116 ohms. Está aí o motivo porque os valores foram parecidos. Grin

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fora esses detalhes, vamos às considerações:

Você optou por utilizar el84, ótimo! Só que você não vai chegar nos 5W, e sim em pouco mais que 3,5W.

Simplesmente porque em Classe A a válvula não aguenta. Ela vai estar dissipando o tempo todo perto de 12W. Classe A é assim você perde mais de 60% da potência máxima da válvula só pra manter ela ligada.
Com uma el34 acontece o mesmo, mas a diferença é que ela aguenta dissipar 25W, e por isso ela vai conseguir entregar quase 6,5W. É pouco, mas é o dobro da el84.

Outra coisa que vai mudar é a impedância primária do transformador de saída. Para a el34 seria em torno de 1,8k; para a el84 fica em torno de 3,8k.

Se não for feito esse ajuste, a válvula funciona fora de seu ponto ideal de trabalho.

 Roqueiro

Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #6 : 18 de Julho de 2017, as 12:05:55 »


Juro que não é má vontade minha, mas não vejo nada errado entre V1A e V2B.  Huh?


Idênticas? O primeiro transformador tem RDC de 31 ohms, e o segundo, 116 ohms. Está aí o motivo porque os valores foram parecidos. Grin

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fora esses detalhes, vamos às considerações:

Você optou por utilizar el84, ótimo! Só que você não vai chegar nos 5W, e sim em pouco mais que 3,5W.

Simplesmente porque em Classe A a válvula não aguenta. Ela vai estar dissipando o tempo todo perto de 12W. Classe A é assim você perde mais de 60% da potência máxima da válvula só pra manter ela ligada.
Com uma el34 acontece o mesmo, mas a diferença é que ela aguenta dissipar 25W, e por isso ela vai conseguir entregar quase 6,5W. É pouco, mas é o dobro da el84.

Outra coisa que vai mudar é a impedância primária do transformador de saída. Para a el34 seria em torno de 1,8k; para a el84 fica em torno de 3,8k.

Se não for feito esse ajuste, a válvula funciona fora de seu ponto ideal de trabalho.
 

Matec, falha minha, falta de atenção, percebi que o chaveamento no esquema original está correto, havia me confundido com o relê, ele aterra apenas a parte distorcida, o clean não fica aterrado, mas desconectado, depois altero no layout.

Matec, o transformador com 31R de resistência, não é real, a verdade é que não encontrei esse dado em nenhum lugarda internet, consegui apenas uma foto desse transformador com a etiqueta mostrando as tensões, o 31R de resistência é padrão do software utilizado.

Os 5W para mim, não são necessários, já que não posso mais fazer tanto barulho aqui, 3W, 3,5W, já está de bom tamanho, e nós sabemos o quanto 3W é alto  Cheesy

O transformador de saída, utilizarei um com 5K no primário, já utilizei ele em vários projetos diferentes, nunca percebi nada de ruim, até porque nunca tive outro para testar  Cry



« Última modificação: 18 de Julho de 2017, as 12:19:53 por Matec » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 18 de Julho de 2017, as 12:41:27 »


Matec, o transformador com 31R de resistência, não é real, a verdade é que não encontrei esse dado em nenhum lugarda internet, consegui apenas uma foto desse transformador com a etiqueta mostrando as tensões, o 31R de resistência é padrão do software utilizado.


Sim eu sei. No entanto você não deveria comparar esses dados com os de um transformador real, o resultado é enganoso. Lips Sealed

Citar
Os 5W para mim, não são necessários, já que não posso mais fazer tanto barulho aqui, 3W, 3,5W, já está de bom tamanho, e nós sabemos o quanto 3W é alto  Cheesy

O transformador de saída, utilizarei um com 5K no primário, já utilizei ele em vários projetos diferentes, nunca percebi nada de ruim, até porque nunca tive outro para testar  Cry

É uma pena. Com 5k a potência deve cair um pouco mais, talvez 2,5W.

 Smiley
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 18 de Julho de 2017, as 12:51:15 »


Sim eu sei. No entanto você não deveria comparar esses dados com os de um transformador real, o resultado é enganoso. Lips Sealed


É uma pena. Com 5k a potência deve cair um pouco mais, talvez 2,5W.

 Smiley

Pois é, mas não tive muita opção, e não tenho como gastar mais nada ultimamente, só reservei um dinheiro para as peças que faltam e que comprarei essa semana, e me coça os dedos de testar esse pré amplificador!

2,5W? está semelhante ao 100 buck amp, que por sinal já é bem alto, pelo menos aqui em casa  Cheesy
« Última modificação: 18 de Julho de 2017, as 13:18:37 por Matec » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #9 : 18 de Julho de 2017, as 17:00:16 »

Parabens pelo projeto, Mallermb, se eu tivesse em condiçoes melhores, mandava este transformador de saida pra voce. Estamos aqui torcendo por esse projeto e doidos pra ouvir esse timbraço.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #10 : 18 de Julho de 2017, as 18:56:08 »

Parabens pelo projeto, Mallermb, se eu tivesse em condiçoes melhores, mandava este transformador de saida pra voce. Estamos aqui torcendo por esse projeto e doidos pra ouvir esse timbraço.

Imagina! Obrigado casacunha, assim que der mando fazer um com as especificações corretas!

Encomendei as peças faltantes agora a pouco, dentro de uns dois dias já devem chegar, farei aos poucos conforme sobra tempo, por isso fiz layout quase totalmente onboard, para não perder tanto tempo com fios, de resto é mão na massa!

Abraços!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #11 : 22 de Julho de 2017, as 09:45:20 »

Fico feliz em dizer que as peças que faltavam já chegaram!

Estou ajeitando o layout, está quase na fase final, será quase tudo onboard, com exceção de alguns poucos fios e do loop de efeitos!

Consegui ajeitar o esquema e layout de forma que seja possível utilizar 3 válvulas na saída, 1 EL84, 1 6V6GT, 1 EL34, desde que se use apenas uma por vez, o soquete da 6V6GT servirá certinho para a EL34, bastando apenas trocar 2 resistores, um capacitor e fazer um pequeno jumper até o pino 1. Nesse caso, deixarei soldado alguns pinos, para fácil remoção e troca.

Abaixo, uma prévia de como está ficando o layout, será um pouco demorado a confecção da placa, já que farei na Mão!

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #12 : 22 de Julho de 2017, as 10:48:16 »

Oi Mallermb,

Uma sugestão, como as válvulas de potência esquentam muito, talvez uma pequena afastada nela para a esquerda na imagem do layout, já que há espaço, venha a ser melhor, aquela última válvula antes da potência vai sentir um "bafo no cangote" grande.

Abraço e parabéns pelo projeto.

-----
P.S.: Eu acho que agora entendi,  Batendo Cabeça, será usado um soquete ou o outro, não os dois.  Legal!
« Última modificação: 22 de Julho de 2017, as 10:54:38 por Ferro_Velho » Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #13 : 22 de Julho de 2017, as 11:14:50 »

P.S.: Eu acho que agora entendi,  Batendo Cabeça, será usado um soquete ou o outro, não os dois.  Legal!

Olá Ferro Velho, exatamente, apenas um por vez! Wink
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 24 de Julho de 2017, as 12:49:09 »

Pessoal, no esquema original, consta dois capacitores separados, com valor de 100N, bem no canto inferior esquerdo do esquemático, um eu descobri que vai dos pinos 1 e 2 do potenciômetro de presence, até o terra, porém, o outro, consta que vai para o potenciômetro de volume do canal distorcido, mas não consegui descobrir onde é que ele se encaixa, se é do pino 1 para o terra, ou do pino 2 para o terra.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal