Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 09:35:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alto falante de caixa multi-uso  (Lida 7879 vezes)
Romulo Almeida
Visitante
« : 31 de Julho de 2017, as 12:11:49 »

Pessoal, estou com uma caixa multi-uso daquelas que pode ligar microfone, violão e teclado tudo de uma vez, queria saber se dá pra usar o falante dela? É de 12" 100W. E como calcular a abertura na parte de traz da caixa pra aproveitar ela também.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #1 : 31 de Julho de 2017, as 15:10:55 »

Se o alto-falante estiver funcionando, dá para usar sim. Não entendi a questão da abertura atrás, seria para deixar como um cubo de guitarra, com abertura atrás?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Romulo Almeida
Visitante
« Responder #2 : 31 de Julho de 2017, as 17:12:04 »

Exato! Desculpe não ter explicado direito, quero transformar ela em um cubo de guitarra
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #3 : 31 de Julho de 2017, as 21:50:53 »

Normalmente não se calcula para guitarra. Costuma-se usar 1/3 ou 2/3 da altura da caixa. Caixas da Giannini antigas tem um recorte retangular no centro.
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #4 : 31 de Julho de 2017, as 23:20:14 »

Pra guitarra não tem regra. Vai do que o teu ouvido preferir. Pode ser aberta, semi-aberta (1/3, 2/3...) ou fechada. Acabo de fazer uma 2x12, que futuramente será 4x12 e usei um Selenium de 150W e fiquei surpreendido. O outro falante não soou tão bem, sequer tem marca. Então vale a tentativa. Nem que tu uses por um tempo e depois coloque os falantes adequados. Se tens um timbre específico de um artista em objetivo, procura fazer a caixa nas dimensões da que o artista usa. Se não agradar, é só questão de comprar os mesmos falantes que ele usa. ($$$$$)  Cheesy

No meu caso, mais adiante quero colocar ao menos um Celestion V30 pra usar em gravações, já que faz parte do timbre que busco.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Diego Bueno
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 171

Obrigado
-Dado: 51
-Recebido: 20


I'm back again


WWW
« Responder #5 : 01 de Agosto de 2017, as 08:22:33 »

Bom dia, Romulo.

Há muito tempo atrás eu estava com duvidas sobre qual altofalante utilizar, e recebi um feedback excelente dos membros do fórum. Devido a falta de dinheiro na época acabei optando por um Oversound 300W10, mas existem muitas outras opções de altofalantes "adequados" para guitarra.

Embora concorde quando dizem que "o que manda é o seu ouvido", discordo que "não há regra" na escolha do altofalante. A guitarra e o contrabaixo trabalham com frequências diferentes, tal qual microfones utilizados e baterias acústicas: Há microfones adequados para captação das frequências graves do bumbo, e outros adequados para captação das frequências mais médio-agudas de pratos e caixa, por exemplo.

Você pode utilizar altofalante automotivo de 15" com cone de plástico e borda de espuma em um amplificador para guitarra? Pode. Mas daí querer que ele soe como um Fender Twin Reverb com altofalante Celestion já não rola. É como dizem: tudo posso, mas nem tudo convém.

Se quiser entender mais sobre como escolher um bom altofalante, existem muitas informações úteis nesse topico que mencionei no início: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8005.0

Fiz um vídeo tempos atrás sobre a pré-montagem do meu TSW, utilizando um altofalante automotivo de 10" com cone plastico e borda de espuma, plugado em um power-amp de 100W de um antigo amplificador Meteoro que estava encostado aqui. O som ficou "bom", mas te garanto que com o Oversound que adquiri posteriormente ficou melhor ainda (mas não tenho videos com o Oversound).

https://www.youtube.com/watch?v=GF8kOMmevcQ
Registrado
Romulo Almeida
Visitante
« Responder #6 : 01 de Agosto de 2017, as 09:43:18 »

Sim, eu sei que vai do ouvido de cada um, a ideia era saber se era usável porque a grana tá curta, e a caixa, já imaginava que não tinha regra, era mais pra saber a preferência da maioria.
Registrado
Faski
Visitante
« Responder #7 : 01 de Agosto de 2017, as 20:53:33 »

Sim, eu sei que vai do ouvido de cada um, a ideia era saber se era usável porque a grana tá curta, e a caixa, já imaginava que não tinha regra, era mais pra saber a preferência da maioria.

Você pode se basear em algum combo que lhe agrade o visual, aí é só construir nas especificações tamanho largura etc, eu particularmente gosto do jeito do combo jcm 800 1x12
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #8 : 01 de Agosto de 2017, as 23:46:38 »

eu utilizei um desses falantes de multiuso em alguns projetos que montei, usei ele em vários testes, até que essa semana finalmente ele foi embora em um amplificador que montei pra um amigo.
era um falante de 12" de uma antiga multiuso da Ciclotron LL200. na etiqueta dele estava descrito  ( Arlen AL12-102) uma antiga linha da Arlen pra multiuso.
Confesso que me surpreendi com o timbre e a sensibilidade dele. Aliaz, pra quem não sabe os Meteoro vem de fabrica com falantes feitos pela Arlen também. Peguei um MHA 100 pra fazer manutenção e na caixa 4x12 tinha 2 falantes queimados. retirei a etiqueta da meteoro dos imãs e a etiqueta que estava embaixo era (Arlen AR12-147).
Um video do ultimo projeto que usei esse falante de multiuso. (trata-se de um esquema clonado do pré Crate FlexWave 15 + Power TDA7294.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #9 : 02 de Agosto de 2017, as 15:44:44 »

Se o objetivo é economizar, creio que não vale muito a pena você mexer no gabinete da caixa, deixa ela fechada, deve ter respiros e um tweeter pelo jeito, ou não? Tente timbrar com pedais ou pedaleira. Conheço guitarristas que não utilizam cubos, ligam a pedaleira em linha na mesa de som.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal