Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Julho de 2025, as 04:43:12

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 10
 1 
 : Hoje às 00:52:06 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por xformer
Esqueci, na Multcomercial você acha o transformador. Ao invés de 9-0-9 Vac,  talvez seja até melhor um de 12-0-12 Vac, assim tem mais folga pra regular.

2 
 : Hoje às 00:51:42 
Iniciado por pcrock - Última Mensagem: por Ramsay
Interessantes essas antiguidades e, pelo que pude notar, todos utilizavam chaves seletoras SPDT (single) com 3 fios, as mesmas que eram utilizadas nos pedais de Wah Cry Baby na década de 60, antes de eles serem adquiridos pela Dunlop.

3 
 : Hoje às 00:41:35 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por Ramsay
alambike, esse circuito de preamp que pretende montar, por acaso, seria do Dr. Boogie ou do JCM 800 emulator?
Se for do JCM emulator não monte, porque o esquema proposto tem erro não identificado que faz com que o som fique muito ruim.

4 
 : Hoje às 00:24:23 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por xformer
Eduardo, vai lá pra Santa Ifigênia e compra um transformador pequeno de força com secundário 9-0-9 V @100 mA  e dois cis reguladores 7809 e 7909.  Retifica, filtra e regula com os cis, apenas usando como referência ao terra, a saída regulada de -9 Vdc, o terra dos reguladores vira o 9 Vdc e a saída do 7809 vira o +18 Vdc.  Pra ter pouco ruído e ripple para o pré amplificador eu acho regulador linear melhor.

5 
 : Hoje às 00:21:38 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por Ramsay
O ideal seria ter também o esquema a fim de facilitar a montagem e saber onde os fios serão ligados.

6 
 : Ontem às 21:55:32 
Iniciado por pcrock - Última Mensagem: por pcrock
Hoje vou falar sobre uma marca nacional que conheci na metade dos anos 80. A marca é CHORUS (sempre achei muito estranho a marca levar o nome de um conhecido "efeito" Grin).
Em relação aos Dynavox, (pretendo um dia postar sobre) também da metade dos anos 80, que eram seus concorrentes direto e que clonavam (porcamente) 100% os pedais BOSS, "abrasileirando" alguns componentes e usando até fio de telefone para baratear custo, a marca CHORUS era mais bem feita, mais bem acabada e mais resistente. Não era uma "BRASTEMP" mas dava pro gasto.
Uma prática comum era raspar a identificação de CIs e Transistores para evitar cópia (ou processo) e isso  dificultava (e ainda dificulta) muito a manutenção destes pedais.
Meu objetivo nesse post é, ao menos, identificar os componentes raspados já que não existe esquema elétrico dessa marca (e olha que procurei muito!.
Por não existir esquema fica difícil afirmar que eles sejam clones exatos de algum fabricante específico, então não vou afirmar nada.

Nesse post eu envio os modelos CHORUS analógico CH-A3 cujas fotos e identificação dos componentes foram feitas por mim anos atrás quando entrou um desse aqui para manutenção.
Infelizmente ele ficou aqui só 3 dias e eu não tive tempo de tentar tirar o esquema.

Envio também o FLANGER analógico FG-A1 (cujas fotos e identificação dos componentes foram feitas por alguém que, infelizmente, não sei quem é, já que o material que possuo sobre esse pedal e também sobre o DELÁY analógico DL-A3 que envio aqui, foi encontrado muitos anos atrás na INTERNET e eu não sei mais de onde veio, eventualmente pode ter vindo até mesmo daqui do fórum mas eu não sei. Se eu descobrir, dou os créditos para o autor com prazer).

Os pedais soam bem, usam chave de acionamento bem simples e humildes, tipo aquela do VETRON que mostrei no post sobre aquele pedal e usam conexão de fonte tipo plug P2 ao invés do, atual padrão mundial) P4  tornado famoso pela BOSS.

CHORUS CH-A3

ANÁLOGO DELAY DL-A3

FLANGER FG-A!

7 
 : Ontem às 15:34:24 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por blackcorvo
Segundo o Datasheet, o C.I. 7660S suporta entre 1.5v e 12v, então seria só o caso de alimentar ele com 9v e configurar ele para ser um dobrador de tensão.

Você também poderia usar uma daquelas placas prontas com C.I. MT3608 ou XL6009 para gerar a tensão desejada. Desde que a fonte seja pelo menos de 2v (MT) ou 5v (XL), e seja abaixo da tensão de saída programada, ambos darão sempre a mesma tensão de saída que você ajustou.

Não sei se você consideraria alimentar seu projeto com baterias de lítio, mas caso o faça, pessoalmente eu não recomendo aquelas placas com módulo DC-DC e carregador de bateria lítio juntos, porque elas SEMPRE queimam depois de algum tempo. Caso opte por baterias, prefira ter ambos os módulos de carga e conversor DC separados, ou use outra placa que não seja a que mencionei.

8 
 : Ontem às 14:05:00 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por alambike
Estou com alguns projetos de preamp que trabalham em 18V, e gostaria de indicação de lojas confiáveis para comprar transformador para fazer uma fonte 18Vdc com o CI LM7818. 

Além disso, seria possível utilizar o circuito “charge pump” com o CI 7660s ao invés da fonte de alimentação de 18V ? Seria mais prático e econômico nesse segundo caso.

Encontrei esse layout:

9 
 : Ontem às 08:57:47 
Iniciado por Alex Frias - Última Mensagem: por blackcorvo
Revivendo pra trazer umas atualizações puxando de uma exploração do preamp que estou fazendo no fórum Solid State Guitar:

https://www.ssguitar.com/index.php?topic=5615.0

10 
 : Ontem às 08:42:27 
Iniciado por alambike - Última Mensagem: por blackcorvo
Você poderia experimentar fazer um pedal buffer com amplificador operacional duplo (TL072, RC4558, LF353, etc).
Um dos lados é um buffer inversor, o outro um não-inversor, com os dois ligados na mesma entrada, e cada uma das saídas vai pra uma das linhas de sinal do seu cabo balanceado.

Tem esse aqui, que na verdade foi feito para situações de problemas com a fase do sinal, mas que é só pegar as saídas e ligar como falei que pode dar certo:

https://effectslayouts.blogspot.com/2019/02/inverting-phase-buffer.html

Páginas:  [1] 2 3 ... 10