Hoje vou falar sobre uma marca nacional que conheci na metade dos anos 80. A marca é CHORUS (sempre achei muito estranho a marca levar o nome de um conhecido "efeito"

).
Em relação aos Dynavox, (pretendo um dia postar sobre) também da metade dos anos 80, que eram seus concorrentes direto e que clonavam (porcamente) 100% os pedais BOSS, "abrasileirando" alguns componentes e usando até fio de telefone para baratear custo, a marca CHORUS era mais bem feita, mais bem acabada e mais resistente. Não era uma "BRASTEMP" mas dava pro gasto.
Uma prática comum era raspar a identificação de CIs e Transistores para evitar cópia (ou processo) e isso dificultava (e ainda dificulta) muito a manutenção destes pedais.
Meu objetivo nesse post é, ao menos, identificar os componentes raspados já que não existe esquema elétrico dessa marca (e olha que procurei muito!.
Por não existir esquema fica difícil afirmar que eles sejam clones exatos de algum fabricante específico, então não vou afirmar nada.
Nesse post eu envio os modelos CHORUS analógico CH-A3 cujas fotos e identificação dos componentes foram feitas por mim anos atrás quando entrou um desse aqui para manutenção.
Infelizmente ele ficou aqui só 3 dias e eu não tive tempo de tentar tirar o esquema.
Envio também o FLANGER analógico FG-A1 (cujas fotos e identificação dos componentes foram feitas por alguém que, infelizmente, não sei quem é, já que o material que possuo sobre esse pedal e também sobre o DELÁY analógico DL-A3 que envio aqui, foi encontrado muitos anos atrás na INTERNET e eu não sei mais de onde veio, eventualmente pode ter vindo até mesmo daqui do fórum mas eu não sei. Se eu descobrir, dou os créditos para o autor com prazer).
Os pedais soam bem, usam chave de acionamento bem simples e humildes, tipo aquela do VETRON que mostrei no post sobre aquele pedal e usam conexão de fonte tipo plug P2 ao invés do, atual padrão mundial) P4 tornado famoso pela BOSS.
CHORUS CH-A3

ANÁLOGO DELAY DL-A3

FLANGER FG-A!