Yerasov DM-5 Lite

Started by Tiarlei Crist, 29 de December de 2011, as 16:43:30

Previous topic - Next topic

fabiorarib

Guest
Essas últimas modificações, feitas simultaneamente, quase eliminaram totalmente o "pop" (ele está quase imperceptível agora!). Só não resolveram o problema, que o Marcos disse não ser normal, de o efeito continuar atuando no último sinal enviado antes de acionar o bypass. Suspeito, inclusive, que esse problema esteja causando o "pop".

Até!

Tiarlei Crist

Guest
Provavelmente sim.

-----

Só por desencargo de conciência experimente colocar também (além do que já foi feito) um resistor de 100k na junção R23 e C25 conectando esta junção, através deste resistor de 100k, ao +4,5v.

Tiarlei Crist

Guest
fabiorarib

Agora que fui me ligar que os GND´s dos pinos 3 e 4 dos PT's não devem ficar juntos.
Rompa as trilhas que os uni e tente colocar ali um resistor de uns 10 ohms ou um pouco maior.
Ou simplesmente ligar o pino 4 ao GND atravez de um fio, talvez direto no J4.
Só tome cuidado para nao "desaterrar" outros componentes.

Até mais.

fabiorarib

Guest
Quote from: Tiarlei Crist on 11 de March de 2012, as 11:01:19
fabiorarib

Agora que fui me ligar que os GND´s dos pinos 3 e 4 dos PT's não devem ficar juntos.
Rompa as trilhas que os uni e tente colocar ali um resistor de uns 10 ohms ou um pouco maior.
Ou simplesmente ligar o pino 4 ao GND atravez de um fio, talvez direto no J4.
Só tome cuidado para nao "desaterrar" outros componentes.

Até mais.

Fala Tiarlei!

Não entendi, exatamente, o que você quis dizer. Os pinos 4 dos PT's devem ficar ligados diretamente ao terra e os pinos 3 devem ser ligados ao terra por meio de um resistor "de uns 10 ohms ou um pouco maior", certo? É isso mesmo?

A propósito, a modificação que você sugeriu mais acima não surte qualquer efeito à situação atual. Continua o "pop" e continua a falha no desligamento das repetições.

Até mais!

Tiarlei Crist

Guest
É por ai.
No datasheet do PT diz que os pinos 3 e 4 não podem ficar ligados diretamente um ao outro apesar ambos serem GND.

fabiorarib

Guest
Fala Tiarlei, fala pessoal!

Primeiramente, os pinos 3 e 4 do PT2399 correspondem aos terras analógico e digital, respectivamente. Acontece que no DM-5 original, com chaveamento eletrônico, bem como no Rebote, esses pinos ficam diretamente conectados. A especificidade dos aterramentos não parece ser relevante nesses circuitos. Saber disso me desanimou um pouco a cortar as trilhas da minha placa.
De qualquer forma, pensei em duas alternativas para resolverem, de maneira bem simples, dois dos problemas que estava tendo com minha montagem. Segue, abaixo, o problema, seguido da solução boba em que pensei.

1 - Quando em bypass, o circuito continua a atuar no último sinal recebido, de forma que se continua a ouvir as repetições se o circuito for reacionado rapidamente.

Solução: Aterrar o terminal 2 do potenciômetro “INTENSITY”, quando em bypass. Assim, o circuito “gastará” todo o sinal restante, durante o tempo em que o efeito não estiver sendo usado. Isso pode ser feito através de  um dos polos de uma 3PDT, por exemplo, sendo que os outros dois polos seriam utilizados para a ligação normal, como a feita nas DPDT’s. Nesse caso, para acender o led, seria necessário utilizar Millenium etc..

2 " Quanto o potenciômetro “INTENSITY” é girado até o fim, produz-se uma ressonância insuportável, parecida com o barulho de um helicóptero.
Solução: Aumentar um pouco a resistência mínima a que se chega ao girar o pot ao máximo. Sugiro ligar um resistor de uns 10K (o melhor valor, aqui, fica ao gosto do freguês; depende do ajuste da quantidade máxima de repetições que se deseja obter, sem a cacofonia do efeito helicóptero) em série com o terminal 3 do potenciômetro em questão. A ligação ficaria: pot>resistor>placa.
Bem, para mim ficaram suficientes essas alterações. Dispensam alterações na placa. Se alguém pensar em algo mais simples e/ou eficiente, por favor, nos conte.

Até mais!

vinealonso

Guest
.

bruno_hen

Guest
Fala Tiarlei Crist, o que mudou deste layout em relação ao antigo,eu to com uma placa do layout antigo aqui parada só esperando chegar os componentes para montar.
Obrigado

David_Ce

Colaborador
  1. ufc.david@hotmail.com
Quote from: Tiarlei Crist on 12 de September de 2012, as 23:39:10
Acabei de atualizar o pdf eliminando o RX.

Ele eliminou o Rx do layout.
Abraço!

Tiarlei Crist

Guest

vinealonso

Guest
Tiarlei, neste novo layout estão corrigidas as questões de pop e de aterramento do CI, ou tem que ser feito a parte? Estou fazendo este layout onboard pra caber na 1590B, assim que ficar pronto eu posto aqui!

Tiarlei Crist

Guest
Estas outras questões ainda não estão bem definidas se realmente são problemas no projeto ou não.
E como eu ainda não pude montar não tenho muito a dizer.

gubterra

Guest
Belo layout Tiarlei!   Qual a função do trimpot? no que eu montei não tem.... abraço!

Tiarlei Crist

Guest
Obrigado.

Ele só substitui o RX.
Assim o ajuste fica mais fácil.

Lembro que este projeto ainda precisa de uns ajustes.
Contribuições são bem vindas.

Até mais.