Construir osciloscópios em casa

Started by a.sim, 08 de April de 2012, as 20:48:54

Previous topic - Next topic

a.sim

Guest
Quote from: saul britto on 05 de April de 2013, as 23:54:04
Alexandre que vc acha do pantec 5240? Tens esse esquema?

Oi Saul :

Infelizmente não. Esse é um dos osciloscópios da série que a Panambra importou e vendeu sob a marca LABO pouco antes de encerrar as atividades da marca. Existem bem poucos; é raro encontrá-los.

saul britto

Guest
Amigão Alexandre,é sempre uma satisfação encontrar vc por aqui! Esse pantec eu estava comprando mas desisti,comprei um minipa MO-1240A,um daqueles kikusui disfarçado de minipa.

-----

Rapaz e o projeto de montar um scope com CRT,ainda não aderiu ninguem?

a.sim

Guest
Olá, Saul :

Pois um membro aqui do HM começou a fazer o upgrade de um LABO 325, mas já faz meses que não tenho mais retorno dele.

saul britto

Guest
Parece que no Brasil as pessoas não gostam muito de trabalhar com equipamentos desse tipo,principalmente pessoal que faz manutenção.O desinteresse é muito grande!

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
O membro no caso sou eu.

A.Sim, te devo uma explicação para o fato de ter parado o projeto do osciloscopio, visto que é um circuito que exige uma montagem muito limpa e organizada, com os padrões de desenho por você seugerido e devido as frequencias que o mesmo trabalha, como minha experiencia com o eagle na época não era boa, resolvi esperar um pouco para dar andamento ao projeto, ele não foi totalmente jogado fora, tenho todas as instruçoes passadas por você.
Achei coerente a pausa no projeto, mesmo porque na época era apenas eu e você, pelo que me lembro, não acreditva ser legal de minha parte te ocupar tantas vezes com o meu layout, um tanto ruim, pelo fato da falta de experiencia com o Eagle.
Realmente não desisti do projeto, apenas parti daquela ideia , de que se voce quer correr a pé , primeiro você engatinha, aprende a andar depois sai correndo. Peço desculpas pelo tempo que você se dedicou ao projeto o qual não dei andamento, sinto que a falha foi totalmente minha.

Agradeço tuda ajuda que me deu.
Ps. pretendo sim dar continuidade. agora que domino melhor o eagle.

Att Daniel.
Pirataria é crime, não roube navios...

saul britto

Guest
Alexandre o minipa MO-1240A é igualzinho ao kikusui COS5041 _.
Será que dá pra fazer um upgrade de frequencia num bicho desses?

a.sim

Guest
Oi.

A série Kikusui 50XX parece ser toda igual entre si no tocante ao diagrama esquemático. O que muda basicamente é o tubo, justamente a peça mais difícil de obter. Não acho que valha a pena, até porque em breve vamos ter osciloscóipos analógicos de 100 MHz e até mais sendo vendidos a troco de banana pelos adeptos dos osciloscópios digitais.

saul britto

Guest
daniel_tubes>> Tou por aqui t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) amigo , se eu poder ajudar de alguma forma disponha. Isso é uma coisa que ando me interessando ha algum tempo,possuo tres scopes e meio,pois o 1/2 é um digital _,to a fim de dar um UP num aqui t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),conforme seja; poderemos tentar um ajudando o outro,nosso amigo Alexandre é fera no assunto.

-----

É verdade no ebay tem um oceano de scopes análogos já a preço de banana,aqui no ML ja  estão aparecendo muitos t b (moderador, peço que me suspenda do fórum).

daniel_tubes

Colaborador
A eficiência está na simplicidade...
Quando estudei eletronica  Tec. em eletronica pra ser mais preciso, quem tinha um osciloscopio era Rei.
Isso em meados de 1992/1993 eram muito caros, coisa perto de R$ 3.000.00 , claro que se você estiver falando de aparelhos top ainda custam caro, mas naquela epoca era mais caro ainda.

Hoje esta mais acessivel.

Att daniel
Pirataria é crime, não roube navios...

saul britto

Guest
O que falta mesmo hoje em muita gente,é vontade de estudar e aprender;Tentar desenvolver alguma ideia.Equipamentos e componentes basicamente viraram mato.

saul britto

Guest
Galera,to com um scope analogico que ta com uma bronca na chave do canal 1,funciona legal mas tem hora que nem pense em tocar na chave V/DIV,que el se zanga rsrsrsr,começa distorcer a forma de onda fica dando pulo pra todo lado,será que isso pod e ser sujeira e se for,daria pra remover com algum produto?

a.sim

Guest
Olá.

Lavar com benzina geralmente resolve. Se a chave estiver muito oxidada, pincelar Brasso ( só a parte líquida - não agitar o frasco ! ), deixar agir ( girar a chave várias vezes ) e depois então lavar com benzina.

Em casos mais severos, desmontar e deixar umas 2 h de molho em solução de OMO concentrada, depois lavar com água e secar no forno. Essa é infalível e ecológica...

saul britto

Guest
Olá Alexandre,mais uma vez obrigado pela força.
Abraço irmão.

-----

Ag ora que lembrei,álcool isopropílico serve, Alexandre?

saul britto

Guest
Alexandre,boa tarde.
Consegui comprar benzina,realmente resolveu o problema,o scope esta outro,acho ate que vou ficar com ele ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Mas a benzina é realmente muito esquisita extremamente volátil,eu fiquei parecendo que tinha tomado um porre! _.

Obg a vc mais uma vez amigo. Abraço.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: saul britto on 23 de April de 2013, as 13:19:46
Mas a benzina é realmente muito esquisita extremamente volátil,eu fiquei parecendo que tinha tomado um porre! _.

Sei que você já deve ter buscado na wikipédia mas mesmo assim vai o aviso:

"Possui um carácter tóxico quando inalado causando câncer subcutâneo. Se ingerido, alcançando os alvéolos pulmonares, a morte torna-se um fato.

Ao ser inalado pode trazer efeitos alucinógenos trazendo perda de equilíbrio, dilatação das pupilas, convulções auditivas. Na Segunda Guerra Mundial, em alguns campos de concentração, exterminaram-se pessoas usando injeções de benzina. [2]"

Retirado da wikipédia.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof