[Placas Profissionais] - Dr. Boogie do Gugarn

Started by rafammbass, 06 de November de 2013, as 16:29:28

Previous topic - Next topic

Sergiodam

Colaborador
Quote from: xformer on 25 de December de 2013, as 17:54:31
Tem algum motivo pra usar barra de pinos torneados como soquetes para os transistores ? Isto é, qual a razão para não soldar os transistores na placa ?

Somente para facilitar em caso de substituição, nada mais.

-----

Seguindo na linha de desconfiança dos J201, procurei nas lojas virtuais (com representação no Brasil) para comprar um novo lote desses componentes e fiquei surpreso. Ele só existe na Tigger (que foi onde comprei meus últimos). Na Mouser, Farnell, Soldafria, Multcomercial, tanto eles como os MPF102 são dados como obsoletos e indisponiveis  ???. Eu não queria comprar na Tigger de novo, ja que achei que a qualidade não foi grande coisa.

O que me preocupa é imaginar como ficam os projetos baseados nesse transistor se não encontrarmos mais dele ou seu substituto imediato? Alguém sabe de algum outro substituto mais moderninho?  :)

Cristiano

*
Iniciante
Oi Sérgio

Tudo bem?

Não posso te garantir que seriam substitutos, mas verifiquei que existem alguns jfets disponíveis, tais como j309 e j310 na multcomercial e bf245c na soldafria.

Talvez algum handmaker experiente possa esclarecer se seriam adequados para uso no dr. boogie.

Abraços

Cristiano

Quote from: Sergiodam on 25 de December de 2013, as 20:10:23
Quote from: xformer on 25 de December de 2013, as 17:54:31
Tem algum motivo pra usar barra de pinos torneados como soquetes para os transistores ? Isto é, qual a razão para não soldar os transistores na placa ?

Somente para facilitar em caso de substituição, nada mais.

-----

Seguindo na linha de desconfiança dos J201, procurei nas lojas virtuais (com representação no Brasil) para comprar um novo lote desses componentes e fiquei surpreso. Ele só existe na Tigger (que foi onde comprei meus últimos). Na Mouser, Farnell, Soldafria, Multcomercial, tanto eles como os MPF102 são dados como obsoletos e indisponiveis  ???. Eu não queria comprar na Tigger de novo, ja que achei que a qualidade não foi grande coisa.

O que me preocupa é imaginar como ficam os projetos baseados nesse transistor se não encontrarmos mais dele ou seu substituto imediato? Alguém sabe de algum outro substituto mais moderninho?  :)

Sergiodam

Colaborador
Quote from: rafammbass on 24 de December de 2013, as 23:21:00

Eu alarguei os furos da minha para usar os pots como você usou. Não dá pra ver direito, mas dificilmente o alargamento dos furos causaria problema. Cheque as placas em busca de eventuais soldas frias.

Oi, Rafael, soldas frias checadas, tudo ok. O que notei de estranho >:( :

1 - no projeto consta "C21    .1uF". Eu presumi que era um capacitor de 100n, mas agora estou na dúvida, pois a notação está totalmente diferente das outras. Pode confirmar pra mim se é mesmo 100n?

2 - na ação dos trimpots, obtive valores estranhos:
T1 e T2 ficam muuuuuuito abaixo (máximos entre 2 e 3V).
T3 - o mínimo ficou em 5,1 V
T4 - OK

3 - Troquei todos os transistores (para testar) por 2N5457, que tem a mesma posição de GSD. Nada mudou.  :(

Electric Effects

Handmaker
Isso ai está parecendo algum erro nos resistores de 100r que estão no setor de alimentação.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Electric Effects on 26 de December de 2013, as 23:39:55
Isso ai está parecendo algum erro nos resistores de 100r que estão no setor de alimentação.

É mesmo  ??? , Electric! Dei uma conferida na placa e, de fato, eu dei uma vacilada na leitura do projeto e coloquei 100k, em vez de 100R. Ainda não sei se isso explica tudo, pois só vou mexer à noite, quando voltar pra casa. Mas é mesmo muito possível que seja isso. Tô levando fé.  :tup Depois que fizer a correção eu posto o resultado.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Sergiodam on 27 de December de 2013, as 11:20:58
Quote from: Electric Effects on 26 de December de 2013, as 23:39:55

É mesmo  ??? , Electric! Dei uma conferida na placa e, de fato, eu dei uma vacilada na leitura do projeto e coloquei 100k, em vez de 100R. Ainda não sei se isso explica tudo, pois só vou mexer à noite, quando voltar pra casa. Mas é mesmo muito possível que seja isso. Tô levando fé.  :tup Depois que fizer a correção eu posto o resultado.

Correção feita, e o ElectricEffects marcou mais um ponto!  :D :D :D
Era isso mesmo, meu amigo. O defeito era naquela peça que fica segurando o ferro de soldar: eu mesmo!!! :D  Os dois resistores de 100 foram colocados como 100k, por cegueira minha.
REgulei como manda o figurino as tensões dos fets, mas tive que apelar depois para o ouvidômetro, pois o ganho estava gigante! Mas com um pouco de calma e mãos de relojoeiro consegui domar um pouco a volúpia do pedal. Ainda dá pra melhorar, mas vou fazer isso depois de colocar ele na caixa.
Ah, outra coisa que confirmei: os 2n5457 até funcionam, mas o J201 é imbatível. Acabei usando os que eu tinha mesmo, e ainda bem que nenhum estava queimado.
Enfim, o resultado é que o pedal funciona e muito bem.
Obrigado pela colaboração, galera.
[beer]

Cristiano

*
Iniciante
Postei foto interna do meu clone de Dr. Boogie (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1331.msg138092#msg138092).

Como não quis esperar pela 1590bb montei numa caixa que eu tinha em casa.
Minha fonte está dando 9,5V e portanto regulei os trimpots para 4,75V, mas achei que tá ficando muito sujo ainda no começo do curso do ganho (a partir de 09:00).
Vou agora regulá-lo de ouvido e ver se chego a uma configuração que me agrade mais.

Montei-o com um LED amarelo.

Cristiano

Sergiodam

Colaborador
Dr. Boogie na caixa, regulado e funcionando muito bem. (deathmet

A solução de regulagem dos trimpots foi o ouvido mesmo. Consegui deixá-lo quase sem nenhum chiado (só aparece um pouquinho quando o ganho e o volume estão no talo, o que não é nada demais num higain nervoso como este). Mas consegui uma boa definição no timbre. Acho até que, com o tempo, vou fazendo novos ajustes cada vez mais finos para deixar perfeito. Mas como está já fica num nível excelente.  :tup

Uma foto para mostrar o resultado final.  [spoiler][/spoiler]  Coloquei outras nos tópicos de Pedais Prontos e de Foto Internas de Pedais.

bossman

Administrator
DIY Freak
Estamos ávidos por amostras de som !  :-)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Sergiodam

Colaborador
Quote from: bossman on 29 de December de 2013, as 11:44:07

Tô preparando uma amostra. O problema é que toco muito mal o diacho da guita e também não posso botar o som do ampli alto, senão o síndico reclama...  :D :D  Mas preparem seus ouvidos  :D :D :D :D .

Fisioterapeuta

Handmaker
alguma duvidas...

os capacitores de 1uf nao sao polarizados ne
o que eu devo conectar no tr4
nao sei o que e o vcc

no momento e so isso

-----

0,15k seria 15 nf?

Electric Effects

Handmaker
Compare esse valor com o esquema original do pedal.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: Sergiodam on 29 de December de 2013, as 16:53:26
Quote from: bossman on 29 de December de 2013, as 11:44:07

Tô preparando uma amostra. O problema é que toco muito mal o diacho da guita e também não posso botar o som do ampli alto, senão o síndico reclama...  :D :D  Mas preparem seus ouvidos  :D :D :D :D .

Bem, aí vai o review. O equipamento usado foi: ampli (cubo) Roland, no canal limpo, equalização flat, volume em 9h, sem efeitos (esse cubinho fica dentro de um pequeno armário, por isso o som pode ficar um pouco diferente - mais gordo - do que se estivesse fora do armário) e guitarra Fender Strato, com humbucker na ponte - usei este o tempo todo.

Procurei mostrar diferentes configurações, menos de volume -deixei sempre no meio - para não ter problema com a vizinhança.
Como disse antes, esqueçam o guitarrista e se concentrem no timbre do pedal.  :D

http://youtu.be/mValmxI0dtw

samubpweb

*
Iniciante
E vamos que Vamos
Depois de muito tempo, minhas placas chegaram    :tup

Alguem tem a lista de componetes ai, perdi tudo aqui do pc.  :'(