Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 13:37:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Placas Profissionais] - Dr. Boogie do Gugarn  (Lida 84561 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #60 : 25 de Dezembro de 2013, as 19:10:23 »

Tem algum motivo pra usar barra de pinos torneados como soquetes para os transistores ? Isto é, qual a razão para não soldar os transistores na placa ?

Somente para facilitar em caso de substituição, nada mais.

-----
Seguindo na linha de desconfiança dos J201, procurei nas lojas virtuais (com representação no Brasil) para comprar um novo lote desses componentes e fiquei surpreso. Ele só existe na Tigger (que foi onde comprei meus últimos). Na Mouser, Farnell, Soldafria, Multcomercial, tanto eles como os MPF102 são dados como obsoletos e indisponiveis  Huh?. Eu não queria comprar na Tigger de novo, ja que achei que a qualidade não foi grande coisa.

O que me preocupa é imaginar como ficam os projetos baseados nesse transistor se não encontrarmos mais dele ou seu substituto imediato? Alguém sabe de algum outro substituto mais moderninho?  Smiley
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2013, as 20:27:07 por Sergiodam » Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #61 : 25 de Dezembro de 2013, as 23:36:29 »

Oi Sérgio

Tudo bem?

Não posso te garantir que seriam substitutos, mas verifiquei que existem alguns jfets disponíveis, tais como j309 e j310 na multcomercial e bf245c na soldafria.

Talvez algum handmaker experiente possa esclarecer se seriam adequados para uso no dr. boogie.

Abraços

Cristiano


Tem algum motivo pra usar barra de pinos torneados como soquetes para os transistores ? Isto é, qual a razão para não soldar os transistores na placa ?

Somente para facilitar em caso de substituição, nada mais.

-----
Seguindo na linha de desconfiança dos J201, procurei nas lojas virtuais (com representação no Brasil) para comprar um novo lote desses componentes e fiquei surpreso. Ele só existe na Tigger (que foi onde comprei meus últimos). Na Mouser, Farnell, Soldafria, Multcomercial, tanto eles como os MPF102 são dados como obsoletos e indisponiveis  Huh?. Eu não queria comprar na Tigger de novo, ja que achei que a qualidade não foi grande coisa.

O que me preocupa é imaginar como ficam os projetos baseados nesse transistor se não encontrarmos mais dele ou seu substituto imediato? Alguém sabe de algum outro substituto mais moderninho?  Smiley
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #62 : 26 de Dezembro de 2013, as 19:55:43 »


Eu alarguei os furos da minha para usar os pots como você usou. Não dá pra ver direito, mas dificilmente o alargamento dos furos causaria problema. Cheque as placas em busca de eventuais soldas frias.


Oi, Rafael, soldas frias checadas, tudo ok. O que notei de estranho Angry :

1 - no projeto consta "C21    .1uF". Eu presumi que era um capacitor de 100n, mas agora estou na dúvida, pois a notação está totalmente diferente das outras. Pode confirmar pra mim se é mesmo 100n?

2 - na ação dos trimpots, obtive valores estranhos:
T1 e T2 ficam muuuuuuito abaixo (máximos entre 2 e 3V).
T3 - o mínimo ficou em 5,1 V
T4 - OK

3 - Troquei todos os transistores (para testar) por 2N5457, que tem a mesma posição de GSD. Nada mudou.  Sad


Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #63 : 26 de Dezembro de 2013, as 22:39:55 »

Isso ai está parecendo algum erro nos resistores de 100r que estão no setor de alimentação.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #64 : 27 de Dezembro de 2013, as 10:20:58 »

Isso ai está parecendo algum erro nos resistores de 100r que estão no setor de alimentação.

É mesmo  Huh? , Electric! Dei uma conferida na placa e, de fato, eu dei uma vacilada na leitura do projeto e coloquei 100k, em vez de 100R. Ainda não sei se isso explica tudo, pois só vou mexer à noite, quando voltar pra casa. Mas é mesmo muito possível que seja isso. Tô levando fé.  Legal! Depois que fizer a correção eu posto o resultado.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #65 : 27 de Dezembro de 2013, as 18:03:16 »

Isso ai está parecendo algum erro nos resistores de 100r que estão no setor de alimentação.

É mesmo  Huh? , Electric! Dei uma conferida na placa e, de fato, eu dei uma vacilada na leitura do projeto e coloquei 100k, em vez de 100R. Ainda não sei se isso explica tudo, pois só vou mexer à noite, quando voltar pra casa. Mas é mesmo muito possível que seja isso. Tô levando fé.  Legal! Depois que fizer a correção eu posto o resultado.

Correção feita, e o ElectricEffects marcou mais um ponto!  Cheesy Cheesy Cheesy
Era isso mesmo, meu amigo. O defeito era naquela peça que fica segurando o ferro de soldar: eu mesmo!!! Cheesy  Os dois resistores de 100 foram colocados como 100k, por cegueira minha.
REgulei como manda o figurino as tensões dos fets, mas tive que apelar depois para o ouvidômetro, pois o ganho estava gigante! Mas com um pouco de calma e mãos de relojoeiro consegui domar um pouco a volúpia do pedal. Ainda dá pra melhorar, mas vou fazer isso depois de colocar ele na caixa.
Ah, outra coisa que confirmei: os 2n5457 até funcionam, mas o J201 é imbatível. Acabei usando os que eu tinha mesmo, e ainda bem que nenhum estava queimado.
Enfim, o resultado é que o pedal funciona e muito bem.
Obrigado pela colaboração, galera.
 
Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #66 : 28 de Dezembro de 2013, as 01:27:49 »

Postei foto interna do meu clone de Dr. Boogie (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1331.msg138092#msg138092).

Como não quis esperar pela 1590bb montei numa caixa que eu tinha em casa.
Minha fonte está dando 9,5V e portanto regulei os trimpots para 4,75V, mas achei que tá ficando muito sujo ainda no começo do curso do ganho (a partir de 09:00).
Vou agora regulá-lo de ouvido e ver se chego a uma configuração que me agrade mais.

Montei-o com um LED amarelo.

Cristiano
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2013, as 01:29:36 por Cristiano » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #67 : 29 de Dezembro de 2013, as 01:11:31 »

Dr. Boogie na caixa, regulado e funcionando muito bem. Metaleiro

A solução de regulagem dos trimpots foi o ouvido mesmo. Consegui deixá-lo quase sem nenhum chiado (só aparece um pouquinho quando o ganho e o volume estão no talo, o que não é nada demais num higain nervoso como este). Mas consegui uma boa definição no timbre. Acho até que, com o tempo, vou fazendo novos ajustes cada vez mais finos para deixar perfeito. Mas como está já fica num nível excelente.  Legal!

Uma foto para mostrar o resultado final. 
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
  Coloquei outras nos tópicos de Pedais Prontos e de Foto Internas de Pedais.

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #68 : 29 de Dezembro de 2013, as 10:44:07 »

Estamos ávidos por amostras de som !  Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #69 : 29 de Dezembro de 2013, as 15:53:26 »

Estamos ávidos por amostras de som !  Roll Eyes

Tô preparando uma amostra. O problema é que toco muito mal o diacho da guita e também não posso botar o som do ampli alto, senão o síndico reclama...  Cheesy Cheesy  Mas preparem seus ouvidos  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy .
Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #70 : 29 de Dezembro de 2013, as 19:47:29 »

alguma duvidas...

os capacitores de 1uf nao sao polarizados ne
o que eu devo conectar no tr4
nao sei o que e o vcc

no momento e so isso

-----
0,15k seria 15 nf?
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2013, as 20:24:53 por Fisioterapeuta » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #71 : 29 de Dezembro de 2013, as 20:44:25 »

Compare esse valor com o esquema original do pedal.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #72 : 30 de Dezembro de 2013, as 00:07:31 »

Estamos ávidos por amostras de som !  Roll Eyes

Tô preparando uma amostra. O problema é que toco muito mal o diacho da guita e também não posso botar o som do ampli alto, senão o síndico reclama...  Cheesy Cheesy  Mas preparem seus ouvidos  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy .

Bem, aí vai o review. O equipamento usado foi: ampli (cubo) Roland, no canal limpo, equalização flat, volume em 9h, sem efeitos (esse cubinho fica dentro de um pequeno armário, por isso o som pode ficar um pouco diferente - mais gordo - do que se estivesse fora do armário) e guitarra Fender Strato, com humbucker na ponte - usei este o tempo todo.

Procurei mostrar diferentes configurações, menos de volume -deixei sempre no meio - para não ter problema com a vizinhança.
Como disse antes, esqueçam o guitarrista e se concentrem no timbre do pedal.  Cheesy

http://youtu.be/mValmxI0dtw

Registrado
samubpweb
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4


E vamos que Vamos


« Responder #73 : 06 de Janeiro de 2014, as 13:22:45 »

Depois de muito tempo, minhas placas chegaram    Legal!

Alguem tem a lista de componetes ai, perdi tudo aqui do pc.  Cry
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #74 : 06 de Janeiro de 2014, as 13:26:58 »

Segue:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5132.0
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal