[defeito] BOSS AW-2

Started by bossman, 03 de May de 2014, as 13:14:46

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
Boa tarde colegas!

Estou com um pedal desses aqui com defeito (No bypass passa som e acionado o efeito o som até passa mas, sem efeito e fica falhando).

Será que os colegas aqui do site poderiam me dar uma "luz" de onde se encontra o problema? (Torço pra que não seja logo no integrado mosca branca que ele tem)

Segue o link do esquema do pedal:

http://elektrotanya.com/PREVIEWS/63463243/23432455/boss/boss_autowah_aw-2.pdf_1.png

http://www.nicosonic.com/sites/default/files/pics/BossAW2.pdf  (numa resolução infinitamente melhor)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Sergiodam

Colaborador

Eu estive diante de uma situação parecida, nesta semana, também com um pedal Boss, só que era um Fuzz. Fui pelo mais simples e a solução foi prosaica: substituí o pot de drive e -  voilà! - problema resolvido.

bossman

Administrator
DIY Freak
Aleluia! Uma alma caridosa escreveu alguma coisa no tópico  :D

Certo Sérgio, aqui eu giro os pots. pra todos os lados e nada se altera e ai no seu fuzz pelo menos alterava alguma coisa?

Electric Effects

Handmaker
Eu tentaria reforçar a solda em alguns FET's, e opamps, principalmente perto do chaveamento.

Sergiodam

Colaborador
Quote from: bossman on 04 de May de 2014, as 18:37:22

Certo Sérgio, aqui eu giro os pots. pra todos os lados e nada se altera e ai no seu fuzz pelo menos alterava alguma coisa?

Não alterava no drive, mas apresentava um chiado. Por isso desconfiei primeiro dele. Se não alterava nada provavelmente a pista deveria estar detonada, foi o que pensei na hora...

-----

Olha só... Eu não gosto de consertar nada, principalmente pedais dos outros.  :D Eu não sou técnico, não tenho oficina, nem equipamentos de testes a não ser um multímetro simpleszinho. Mas sempre aparece alguém, que é amigo de alguém, que me pede para "dar uma olhada"... Eu aviso logo que se for placa com componentes SMD eu nem chego perto. O máximo que faço é inspecionar o que é mais simples, e que, acho eu, é responsável pela maioria do problemas, como fios com maus contatos, jacks, pots e footswitch. Se for placa perfurada ainda dou uma olhada nos eletrolíticos. Se tiver CIs em soquetes eu tento substituir. Nada além disso. É um saco, e muitas vezes quem pede ainda fica chateado. Fujo como o diabo da cruz!

Doug

Colaborador
Quote from: bossman on 04 de May de 2014, as 18:37:22

isso tem cara de problemas com o Bypass, no caso, verificaria ao redor do FET Q5 e componentes ligados a ele, talvez, até ligando o amplificador direto ao C31, voce consiga o som processado perfeito (se o problema realmente for o bypass)

é importante voce conhecer o funcionamento do pedal, na duvida se voce conhece ou não, deixo aqui umas observações:
com o potenciometro do RATE no minimo, não tem modulação.
com o potenciometro de Depth no minimo, o efeito é controlado pelo sinal (palhetada) nas outras  posições tem modulação automática
o MANUAL, controla a faixa de atuação do efeito
SENS é o controle de sensibilidade, quanto maior o valor, "menos força" é necessária para gerar o efeito.
obs: pode ser que haja algum erro, apenas traduzi as informações a respeito do funcionamento, nunca peguei um para saber se é assim mesmo  ;)
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

bossman

Administrator
DIY Freak
Boa noite!

Valeu pessoal por todas as dicas! Vou fazer os testes assim que puder e volto aqui pra reportar oque aconteceu (ou oque não aconteceu  :D)

Tiarlei Crist

Guest
O GrAmorin postou em algúm lugar uns testes para estes casos.
Acho que foi para um DS1.

Sempre fui fã desde projeto.
Um auto wha  de verdade e com som de wha mesmo.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Tiarlei Crist on 06 de May de 2014, as 22:04:17
O GrAmorin postou em algúm lugar uns testes para estes casos.
Acho que foi para um DS1.

Sempre fui fã desde projeto.
Um auto wha  de verdade e com som de wha mesmo.

Teria como postar aqui Tiarley? Quanto mais informações melhor. E se quiser fotos internas só falar ai! ;)

Tiarlei Crist

Guest

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Electric Effects on 04 de May de 2014, as 18:50:24
Eu tentaria reforçar a solda em alguns FET's, e opamps, principalmente perto do chaveamento.

Depois de muito tempo volto eu com os "reports"

Pois bem! Refiz as soldas em TODOS os CI's e transistores e nada mudou.

-----

Quote from: Doug on 04 de May de 2014, as 21:00:41
isso tem cara de problemas com o Bypass, no caso, verificaria ao redor do FET Q5 e componentes ligados a ele, talvez, até ligando o amplificador direto ao C31, voce consiga o som processado perfeito (se o problema realmente for o bypass)

Coletei som direto no capacitor C31 e o som veio alto e claro porém sem o devido efeito, parece que está no bypass mesmo com  led aceso.

E agora srs. como posso prosseguir nos testes? Só temo que o defeito seja justo o "mosca branca dos olhos azuis " IR9022

Obs.: esse pedal dispõe de um indutor que foi devidamente reforçada a solda também.

Tiarlei Crist

Guest
Acho que este ci seria o menor dos problemas.
Talvez até mesmo o mais fácil de achar nesta nesta treta aí rs.

Já tentou retirar do circuito Q4 e Q5 e jumpear os terminais de áudio no Q5?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Tiarlei Crist on 29 de May de 2014, as 12:24:34
Acho que este ci seria o menor dos problemas.
Talvez até mesmo o mais fácil de achar nesta nesta treta aí rs.
Será? Estou torcendo por isso ;D
Quote from: Tiarlei Crist on 29 de May de 2014, as 12:24:34
Já tentou retirar do circuito Q4 e Q5 e jumpear os terminais de áudio no Q5?

Terminais de áudio? Não entendi Tiarlei pode explicar por favor?

Tiarlei Crist

Guest
Me expressei mal.
No caso é para jumpear os  2 pads de Q5 que estão no caminho do áudio deixando o terceiro pad de Q5 (acho que seria o pad central) sem nada.
Isto após retirar do circuito Q4 e Q5.

Quanto ao 022 até voltou a ser fabricado (em SMD pelo menos).
Os outros cis e componentes principais são mais complicados.
Também penso que um problema no 022 não deixaria o pedal sem efeito já que o 022 é usado apenas na parte de LFO.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Tiarlei Crist on 29 de May de 2014, as 12:43:27
Me expressei mal.
No caso é para jumpear os  2 pads de Q5 que estão no caminho do áudio deixando o terceiro pad de Q5 (acho que seria o pad central) sem nada.
Isto após retirar do circuito Q4 e Q5.
Vou fazer esse teste aqui e já volto com o resultado.

Quote from: Tiarlei Crist on 29 de May de 2014, as 12:43:27
Quanto ao 022 até voltou a ser fabricado (em SMD pelo menos).
Os outros cis e componentes principais são mais complicados.
Também penso que um problema no 022 não deixaria o pedal sem efeito já que o 022 é usado apenas na parte de LFO.
Os outros operacionais acho que é fácil de encontra-los no ebay agora esse IR9022 ai... nem lá encontrei![spoiler] Até encontrei mas chinês e sabe como são especialmente essas coisas da China ofertadas no ebay né?[/spoiler]