Duvidas no Eagle

Started by Cleiton Carvalho, 25 de December de 2009, as 10:33:25

Previous topic - Next topic

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Foi só um exemplo. Na verdade essa conexão automática seria para potenciômetros alpha 9mm verticais nos quais eu já queria que o Eagle automaticamente conectasse os pinos de apoio ao GND e não os terminais em si. Assim a carcaça já ficaria automaticamente em contato com o terra. De uma forma ou outra, consegui fazer acrescentando mais dois "pins" no símbolo do potenciômetro e conectando-os manualmente no esquema. Só queria deixar essa conecxão automática como acontece na lbr supply. Sabe como consigo alterar a lbr dessa maneira?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Diego Gin

Guest
Quote from: Victor Nery on 26 de April de 2014, as 12:57:35
Saudações,

Foi só um exemplo. Na verdade essa conexão automática seria para potenciômetros alpha 9mm verticais nos quais eu já queria que o Eagle automaticamente conectasse os pinos de apoio ao GND e não os terminais em si. Assim a carcaça já ficaria automaticamente em contato com o terra. De uma forma ou outra, consegui fazer acrescentando mais dois "pins" no símbolo do potenciômetro e conectando-os manualmente no esquema. Só queria deixar essa conecxão automática como acontece na lbr supply. Sabe como consigo alterar a lbr dessa maneira?

Abraço

Deixa eu ver se entendi. Você quer que um dos 3 pads que vão pro potenciômetro seja diretamente GND é isso ?
Se for isso é a coisa mais fácil, no arquivo SCH liga o terminal do pot a um GND (não o GND(T) ), automaticamente ele vai ser conectado na malha terra. Mas pra que isso funcione, você precisa criar um polígono em torno da placa e nomeá-lo como GND também. Espero que seja essa a dúvida

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Quando utilizamos o gnd ou o gnd(t) da biblioteca supply, não importa quantos colocamos, eles estarão todos conectados sem a necessidade de fazermos nenhuma conexão, certo? A ideia seria criar um componente que já estivesse conectado ao gnd sem a necessidade de conectá-lo ao gnd no arquivo .sch como no exemplo que citei.

De qualquer maneira, obrigado pela atenção.

Abraço

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Sempre criei os meus layouts a mão, com lapiseira, papel manteiga e borracha e estou tentando me iniciar no Eagle, mas, tá difícil.
Baixei e instalei o Eagle 7.1 (free para placas até 8x10cm).
Abri o software, escolhi o modo freeware e o Eagle abriu.

Então, seguindo o tutorial do fórum, criei um novo projeto, dei um nome, cliquei com o botão direito do mouse no projeto, para ligar o projeto (led verde) e depois em "new" e em "schematic" e na janela que surgiu quando clico em "Add" não aparece aquela lista de componentes que deveria aparecer.
Isso acontece tanto no Windows 8.1 (partição primária) quanto no Windows 7 (partição secundária).
Então eu pergunto: o que estou fazendo de errado??

Já o Kicad funciona numa boa, tanto no Windows 8.1 quanto no Windows 7, mas, parece que ele é mais complicado e ainda não sei usar direito.

Então, peço aos experts do fórum que me passem algumas dicas.
Agradeço de antemão.

Diego Gin

Guest
Quote from: Ramsay on 29 de August de 2014, as 01:14:26
Sempre criei os meus layouts a mão, com lapiseira, papel manteiga e borracha e estou tentando me iniciar no Eagle, mas, tá difícil.
Baixei e instalei o Eagle 7.1 (free para placas até 8x10cm).
Abri o software, escolhi o modo freeware e o Eagle abriu.

Então, seguindo o tutorial do fórum, criei um novo projeto, dei um nome, cliquei com o botão direito do mouse no projeto, para ligar o projeto (led verde) e depois em "new" e em "schematic" e na janela que surgiu quando clico em "Add" não aparece aquela lista de componentes que deveria aparecer.
Isso acontece tanto no Windows 8.1 (partição primária) quanto no Windows 7 (partição secundária).
Então eu pergunto: o que estou fazendo de errado??

Já o Kicad funciona numa boa, tanto no Windows 8.1 quanto no Windows 7, mas, parece que ele é mais complicado e ainda não sei usar direito.

Então, peço aos experts do fórum que me passem algumas dicas.
Agradeço de antemão.

A questão é a seguinte: Quando você clica em ADD, mostra na janela, todos os componentes contidos na library do eagle.
Baixe alguma library, sugiro baixar a madbean ou gaussmarkov que é bem completa, link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4089.0

Depois pegue a pasta com os arquivos .lbr e copie para dentro da pasta LBR contida no diretório onde o Eagle foi instalado.

Depois, vá no Painel de controle, Libraries, clique com o botão direito do mouse na Library que você pretende usar e por fim clique em "Use All"

Depois disso, só ir no ADD de novo  ;)

tcgomes

Guest
Boas,

Uma questão, para layouts de pedais, que tamanho se deve usar nas pistas? Seria 10mil?
E no caso de se usar plano de terra, qual seria o valor do isolamento?

Abraços.

Sergiodam

Colaborador
Eu utilizo 0,024 para trilhas e 0,032 para o isolamento. Me agrada mais...

tcgomes

Guest
Boas,

Nesse caso essas medidas seriam em inches?

Abraços.

edyguitar

Colaborador
será que eu sou o único que usa as medidas do Eagle em milímetros ? :-)

tcgomes

Guest
hehe não, normalmente também uso em milímetros   :-\

Sergiodam

Colaborador
Quote from: tcgomes on 29 de August de 2014, as 18:35:17
Boas,

Nesse caso essas medidas seriam em inches?

Abraços.
:tup
É. Eu não alterei o padrão do Eagle.

tcgomes

Guest
Muito Obrigado  :tup

Abraços.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Até onde sei, o padrão utilizado como base para maioria dos componentes que utilizamos é em polegadas. Quando precisar criar um novo compomente ou "clonar" uma placa usando o Eagle, talvez modificar para mm bagunce um pouco a coisa.

Abraço

edyguitar

Colaborador
Quote from: Victor Nery on 30 de August de 2014, as 20:34:16
Saudações,

Até onde sei, o padrão utilizado como base para maioria dos componentes que utilizamos é em polegadas. Quando precisar criar um novo compomente ou "clonar" uma placa usando o Eagle, talvez modificar para mm bagunce um pouco a coisa.

Abraço
Victor, eu mudo o padrão pra mm mas não mudo as medidas padrão exatamente pra não "bugar" as medidas dos componentes na biblioteca. as medidas que uso é sempre multiplos de polegadas convertidas pra mm. ex: 0,635mm-1,27mm-2,54mm-5,08mm e por ai segue.
eu só mudo porque acho mais facil visualizar e ter uma melhor noção de tamanho prévio da placa.

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
QuoteA questão é a seguinte: Quando você clica em ADD, mostra na janela, todos os componentes contidos na library do eagle.
Baixe alguma library, sugiro baixar a madbean ou gaussmarkov que é bem completa, link: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4089.0

Depois pegue a pasta com os arquivos .lbr e copie para dentro da pasta LBR contida no diretório onde o Eagle foi instalado.

Depois, vá no Painel de controle, Libraries, clique com o botão direito do mouse na Library que você pretende usar e por fim clique em "Use All"

Depois disso, só ir no ADD de novo

Obrigado pelas dicas de  "library".
Vou tentar aqui. Valeu mesmo!

Edit:
Não consegui. Baixei a library do madbeans coloquei na pasta lbr, com o botão direito do mouse  selecionei "Use all" , mas, quando clico em "add" não aparecem os novos componentes da library da madbeans, e além disso quaisquer componentes que eu selecione quando clico em "drop" não entra nada na janela "schematic".
Estou quase desistindo de usar esse software...