Metalzone....

Started by Paulo Shure, 20 de March de 2015, as 07:48:43

Previous topic - Next topic

Paulo Shure

Handmaker
O limão é uma laranja de mau humor.
Saudações a todos:

Ontem peguei um metalzone usado, abri ele para modificar com um arquivo que pequei aqui no forum e me deparei com o seguinte...um dos i.c's foi removido e colocaram um outro um 4558d....Alguem sabe me dizer qual seria o original ?????
Não perca seu tempo, conquiste-o.

hgamal

Hand MasterMind
o chip é o m5218al, por isso colocaram outro no lugar um 4558, o m5218al é bem difícil de achar!

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Paulo Shure

Handmaker
o chip é o m5218al, por isso colocaram outro no lugar um 4558, o m5218al é bem difícil de achar!

Saberia me dizer se e compatível e qual a diferença no som??? porque tem mais 3 se não me engano e só um 4558...o som fica o mesmo...mais forte...mais fraco enfim...

desde ja agradeço.

hgamal

Hand MasterMind
Paulo, isso é tão difícil de dizer. Como falei antes, operacionais não são projetados para distorcer, na região linear, todos são muito parecidos, fora dela... é o velho oeste!

Não gosto muito da expressão "fraco" ou "forte", é sempre uma questão de opinião! Tenho certeza que é diferente, o problema é quanto!

http://www.ebay.com/itm/10PCS-M5218AL-Encapsulation-ZIP-8-DUAL-LOW-NOISE-OPERATIONAL-AMPLIFIERS-DUAL-/371080276982?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item56661babf6

felix

Guest
Basicamente o M5218 abre mais os agudos, enquanto o JRC4558 destaca mais os médios baixos.

O formato do encapsulamento também afeta o timbre, de maneira geral:
O M5218AL DIP é bem abelhudo enquando o M5218AP SIP é mais equilibrado.

O JRC4558D DIP é bem equilibrado mas o JRC4558L SIP é bem fechado, um timbre quase gutural.

Eu classificaria assim (se tratando de op-amps realmente originais)

+Graves
1 - JRC4558L SIP
2- JRC4558D DIP
3- M5218AP SIP
4 - M5218AL DIP
+Agudos

Para quem acha o MT-2 muito abelhudo, a substituição por um JRC4558D ou um TL072/082 pode ser interessante.

Paulo Shure

Handmaker
Saudaçoes:

QuotePara quem acha o MT-2 muito abelhudo, a substituição por um JRC4558D ou um TL072/082 pode ser interessante.

Felix...vc sugere a troca de todos os c.i's pelos indicados ???? ou algum em especifico???

edyguitar

Colaborador
eu montei um metal zone clone e utilizei TL072 particularmente gostei do som e não achei tão abelhuda quanto o MT-2 original.
https://www.youtube.com/watch?v=ujMqeizg5Zg

hgamal

Hand MasterMind
Rapaz, o cara quase transformou isso em uma ciência! Estou boquiaberto! mas não entrou na ceara do "forte", "fraco", "melhor" ou "pior"! Gostei!

Só não sei se é verdade, uma vez que para chegar a esta conclusão, teríamos que testar MUITOS CIs!

Quote from: felix on 20 de March de 2015, as 12:44:26
Basicamente o M5218 abre mais os agudos, enquanto o JRC4558 destaca mais os médios baixos.

O formato do encapsulamento também afeta o timbre, de maneira geral:
O M5218AL DIP é bem abelhudo enquando o M5218AP SIP é mais equilibrado.

O JRC4558D DIP é bem equilibrado mas o JRC4558L SIP é bem fechado, um timbre quase gutural.

Eu classificaria assim (se tratando de op-amps realmente originais)

+Graves
1 - JRC4558L SIP
2- JRC4558D DIP
3- M5218AP SIP
4 - M5218AL DIP
+Agudos

Para quem acha o MT-2 muito abelhudo, a substituição por um JRC4558D ou um TL072/082 pode ser interessante.

felix

Guest
Só não digo que testei todos esses, porque todos os amigos aqui teriam certeza que eu sou louco.  :P
Coisa que minha mãe a muito tempo vem tentando provar mas sempre esbarrou nos diagnósticos médicos que assinalavam que sou "normal".
[beer2]
Não vou dar esse gostinho para ela...

>d

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Mas podemos identificar algumas diferenças entre esses AOs que podem influenciar na diferença sonora.
Se olharmos nas datasheets e procurarmos pelo "slew rate" de cada um vamos descobrir que para o M5218 é de 3V/us e para o 4558 é de 1V/us. Só pra comparar, o 741 tem slew rate de 0,5V/us.  O que é o slew rate ? Ele significa de quanto o sinal amplificado consegue variar no tempo. É como se fosse a inclinação de subida ou descida do sinal. Obviamente, quanto maior a amplitude ou maior a frequência do sinal, maior deverá ser o slew rate para que o AO possa amplificar fielmente o sinal de entrada. Então, podemos concluir que o M5218 é um AO mais rápido que o 4558, portanto pode amplificar sinais mais agudos que o 4558, que por sua vez é mais rápido que um antigo 741.
Vejam nos exemplos abaixo:

O slew rate é representado pela linha vermelha. O sinal de áudio é de 12kHz. Vejam que no M5218, o slew rate é perfeitamente adequado e ultrapassa a inclinação (variação de tensão no tempo) necessária para reproduzir os 12kHz.
Já com o 4558, o slew rate não é inclinado o suficiente para acompanhar a variação dos 12kHz, ficando "atrasado" em alguns momentos.
Já o 741 não conseguiria amplificar os 12kHz nessa amplitude.
Vejam que isso tem muita correlação com a largura de banda de cada AO e com o produto ganho x largura de banda (GBW product).  AOs com alto slew rate são mais rápidos e tem maior largura de banda.  
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Quote from: felix on 20 de March de 2015, as 12:44:26
...

Quote from: xformer on 20 de March de 2015, as 19:05:12
Vejam que no M5218, o slew rate é perfeitamente adequado e ultrapassa a inclinação (variação de tensão no tempo) necessária para reproduzir os 12kHz.
Já com o 4558, o slew rate não é inclinado o suficiente para acompanhar a variação dos 12kHz, ficando "atrasado" em alguns momentos.
...
É isso ai... teoria comprovando a prática...   (aplaus2)

I don't want to die young...
I want to diode!

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Depois da aula que o Xformer deu, confesso que não sei porque toda essa pompa com o Metal Zone.
Eu tenho um, fiz alguns mods, entre eles, substituindo os diodos de clipagem ST... por 1N4148.
Resultado: o som ficou mais abelhudo e o fato é que perdi os diodos originais, então deixei assim mesmo.

O Metal Zone tem um som meia boca e só fez parte do meu pedalboard por um curto espaço de tempo, até ser substituído por outro pedal de distorção superior, o que não foi difícil.

Mas, isso não impede que o nosso colega goste, até porque, gosto é subjetivo.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Independente de outros fatores; pode-se tentar leds no lugar dos 1N4148, ou até mesmo 2 a 2 diodos em série, para ficar menos abelhudo.

otton

**
Freqüente
rock in roll
  1. ottonguilherme@hotmail.com
Quoteeu montei um metal zone clone e utilizei TL072 particularmente gostei do som e não achei tão abelhuda quanto o MT-2 original.

Pode postar o layout utilizado ?

Forte Abraço.

edyguitar

Colaborador
Quote from: otton on 21 de March de 2015, as 09:40:21
Quoteeu montei um metal zone clone e utilizei TL072 particularmente gostei do som e não achei tão abelhuda quanto o MT-2 original.

Pode postar o layout utilizado ?

Forte Abraço.
http://www.guitarrista.com/phpbbforum/viewtopic.php?p=479252

só fiz uma pequena mudança eliminando o circuito Mileniun que tem nele e colocando o circuito deceniun do Adiel no lugar em uma placa separada.