Recuperando Percloreto de Ferro

Started by Eduardo, 03 de October de 2010, as 16:46:54

Previous topic - Next topic

Jupterra

Guest
Eduardo.
Quando meu 'percloreto' perde a eficiência, costumo colocar uma quantidade razoável de água quente à solução e o mesmo volta à corroer "quase que normalmente".
Mas, tenho que concordar que tuas dicas são para se levar em consideração.
Vou passar à "recuperar" meu percloreto pelo teu método.

Obrigado pelo artigo.

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Quote from: maioli on 06 de October de 2010, as 16:02:47
Quanto ao tentar o salitre, ando meio enferrujado nas equações... veja aí como fica a reação e se ela produziria em tese o efeito desejado... e eu dou um jeito de conseguir o material para testar em caso positivo!

Salitre é meio inerte. Eu acho que não vai dar nada. :-[

Quote from: Jupterra on 06 de October de 2010, as 20:38:14
Quando meu 'percloreto' perde a eficiência, costumo colocar uma quantidade razoável de água quente à solução e o mesmo volta à corroer "quase que normalmente".

Eu esquento no microondas na boa! Quente ele fica bem rápido!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Eduardo on 06 de October de 2010, as 22:12:33
Oi Pessoal

Salitre é meio inerte. Eu acho que não vai dar nada. :-[

com carbono e enxofre principalmente! :)
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

maioli

Guest

jorgito

Guest
Eduardo, mais um desafio para você  >d

Tem um outro topico que fala sobre acabamento de caixas de aluminio por corrosão, então no caso de usar percloreto para corroer aluminio, como fica o processo?

valeu pela super dica

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Jorgito

Guarde seu percloreto! Para corroer alumínio basta usar uma soliução concentrada de soda cáustica. Vende no supermercado. A reação libera hidrogênio e o resultado em solução é aluminato de sódio que pode ser jogado no ralo sem dor na consciência. Se for corroer mais alumínio, guarde a solução pois ela se auto reforma por oxidação atmosférica. Forma um depósito no fundo de óxido de alumínio e a soda fica forte novamente.

Abraços

Eduardo

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
Só tem um problema...

A tinta vai pro saco se usar soda pra corrosão...

A FastPCB mesmo, entrou em contato com a soda, sai na hora...

E o vaporzão que sai do processo também não é dos mais agradáveis ein...

Eduardo

Hand MasterMind
Humm.... Bom, pode corroer com percloreto se a tinta não suporta o ph alto. Mas o alumínio vai gastar o percloreto bem rápido e a reação não pode ser revertida. Ao menos continua sendo um produto que não é tóxico.

maioli

Guest
Recebi de uma professora a indicação de que o nitrato vai funcionar para ajudar na conversão do ferro bivalente em trivalente. O que eu esqueci de perguntar é se não vai resultar algum composto pior que o cloreto de cobre, como algum nitrito.

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Maioli

Fantastico! Faça o teste e me conte! Se der para jogar algo sólido na solução e oxidar rápido será ótimo!

Abraços

Eduardo

plautz

Guest
Eduardo,

Acabei de testar suas dicas.

Meu percloreto já estava verde musgo de tão velho, e no fundo do recipiente tinha mais ou menos 0,5 cm de cobre.

Após quase 2 horas filtrando (filtro de café mesmo, de papel), a solução ficou com uma cor verde entre clara e escura (mas não tão escura).

Próximo passo foi adicionar o bombril, e em dois ou três minutos a solução ficou com cor marrom escura, bem forte, (igual a cor original dele).

Ainda não testei a corrosão (quando o fizer, posto aqui), mas acredito que tudo vá correr normalmente.

De modos que não poderia vir aqui e cumprimentá-lo pela ótima dica.

Forte abraço.

E o planeta agradece.

Eduardo

Hand MasterMind
Caramba! Isso é que é percloreto usado! O cobre já estava saindo sozinho da solução!!!

Lembre de deixar arejar, para que a solução oxide e recupere 100% da força.

Grande abraço

Eduardo

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Então gente, tenho um percloreto que uso a muito tempo e resolvi testar as dicas do Eduardo, mas acho que acabei fazendo besteira !
Primeiro eu peguei só a parte escura do percloreto (solução marrom esverdeada) e coloquei numa vasilha, tendo cuidado de separar a parte amarela-alaranjada que fica no fundo.
Coloquei a palha de aço na solução marrom e o cobre começou a aparecer, coloquei palha até saturar e chegou a um ponto que não reagiu mais. Bem filtrei a solução e o que me restou foi uma solução com cor verde clara meio transparente(como a cor de uma placa de circuito impresso industrial) e o cobre ficou no filtro.
O lodo alaranjado do fundo do recipiente onde estava o percloreto eu coloquei agua... Acho que meu erro foi ter separado a solução no começo não? Guardei todos os produtos das reações ! Será que consigo retornar ao que era antes?

Obrigado !!

Mensagem Mesclada

Bem nem deu tempo de ninguem responder, mas usando um pouquinho do cérebro e pesquisando sobre o sal hidratado do FeCl2 vi que ele é verde da cor da minha solução... Então já que é necessário oxidá-lo a Fecl3 joguei um pouco de água oxigenada (H2O2) para ver o que ocorria e pronto, ele voltou a ter aquela cor do percloreto, marrom cor de café!
Acho que esse também pode ser um meio para acelerarmos o processo de oxidação do percloreto e não depender da boa vontade da atmosfera do nosso planeta !  :D

LOBO

Guest
ledod Cê nã o tinha que ter filtrado antes de ter colocado a palha de aço?

Ledod

Handmaker
  1. eduardo.mellonotto@gmail.com
Eu filtrei depois, quando o cobre voltou a ser metálico e decantou.
Agora que li a explicação do Eduardo sobre a água oxigenada.
Desculpe por poluir o tópico !