Handmades

Fórum Geral => Placas de Circuito Impresso => Tópico iniciado por: Eduardo em 03 de Outubro de 2010, as 16:46:54



Título: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 03 de Outubro de 2010, as 16:46:54
Uma versão atualizada deste artigo está disponível em:

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=313&t=Recuperando-percloreto-de-ferro-usado

Oi Pessoal

Antes de tudo, um alerta. As reações químicas que descrevo abaixo liberam calor. Recomendo para quem for tentar que use recipientes de vidro, se possível refratário. Não use recipientes de plástico.

A grande maioria das pessoas que fazem placas de circuito impresso em casa usa percloreto de ferro como corrosivo. É um produto barato, seguro, não gera gases tóxicos e não queima a pele. A pior característica do percloreto de ferro é manchar tudo o que entra em contato, principalmente roupas. Essas manchas podem ser removidas com produtos adequados para tratar manchas de ferrugem, como o Semolim, fácil de encontrar em supermercados.

Com 100ml de solução de percloreto de ferro com concentração de 1kg/l é possível fazer uma boa quantidade de placas antes do produto perder sua capacidade de dissolver o cobre. Uma vez esgotada esta capacidade, o destino da solução normalmente é o ralo. Isso traz uma série de problemas:

1.O percloreto de ferro enfraquecido tem uma grande quantidade de cobre dissolvido, que é tóxico. Aqui entra a preocupação ecológica.

2.Mesmo fraca, a solução ainda é corrosiva. Não é mais eficaz com cobre, mas outros metais são atacados com força.

3.Jogando fora sua solução, você vai ter que sair para comprar mais.

Quero passar a diante uma dica que tenho usado já faz algum tempo com resultados ótimos. É possível recuperar a capacidade corrosiva da solução com coisas que você tem em casa!

Antes de tudo, vamos entender como o percloreto de ferro funciona. A substância vendida no mercado com o nome usual de Percloreto de Ferro é o cloreto de ferro trivalente. Existem duas formas de cloreto de ferro, o bivalente (FeCl2) e o trivalente (FeCl3). O ferro trivalente é um oxidante forte. Em contato com metais como o cobre ocorre a seguinte reação:

(I)  2 FeCl3 + Cu -> 2 FeCl2 + CuCl2

Na reação I, o cobre foi oxidado e passou a fazer parte da solução na forma de cloreto de cobre. O ferro trivalente foi reduzido a ferro bivalente e não é mais um oxidante forte. A beleza deste processo é que o cobre desaparece sem gerar gás ou outro resíduo! No entanto a concentração de ferro trivalente diminui e a solução fica menos eficaz.

Como vivemos em um planeta com uma atmosfera rica em oxigênio, podemos recuperar parte da força da solução apenas deixando-a em contato com o ar:

(II)  2 FeCl2 + H2O + O2 -> FeCl3 + Fe(OH)3

O hidróxido de ferro trivalente é aquela casca com cor de ferrugem que se forma no fundo do frasco em que guardamos o percloreto de ferro usado. Desta forma o ferro vai gradativamente sendo removido da solução na forma de ferrugem e o cobre vai entrando em seu lugar. A cor da solução muda com o passar do tempo de um marrom intenso para um verde escuro quase negro. Enquanto houver ferro trivalente em concentração suficiente, a solução poderá ser usada novamente. Por isso é bom deixar a solução exposta ao ar depois de usar, pois recuperamos parte da concentração de ferro trivalente. Normalmente eu deixo passar a noite na mesma bandeja usada para a corrosão.

Depois de alguns decímetros quadrados de cobre corroído, a concentração de ferro na solução é baixa demais para que se possa usar com eficiência. Restam duas opções: jogar no ralo a solução que agora é mais cloreto de cobre, e por isso tóxica e corrosiva para outros metais, ou recuperar a solução!

Por uma sorte, o cobre é capaz de oxidar o ferro metálico em ferro bivalente segundo a reação:

(III)  CuCl2 + Fe -> Cu + FeCl2

Para executar a reação III basta adicionar ferro metálico à solução. Coloque sua solução em um recipiente de vidro e acrescente palha de aço (Bombril). Mexer levemente ajuda a acelerar o processo. Use um bastão de vidro, madeira ou utensílio resistente a temperatura e corrosão (plástico). Não use metal!

A reação III libera grande quantidade de calor, por isso deve-se tomar cuidado. Não jogue toda a palha de uma vez. Para 100ml de solução bem usada, pode ser necessário 2 ou 3 unidades de palha. Coloque metade de cada vez e se ficar muito quente, deixe esfriar um pouco antes de por mais. O que restar de ferro trivalente na solução também será convertido em ferro bivalente. Ao final do processo você terá uma solução translúcida de cor variando entre amarelo e verde bem claro e no fundo do frasco estará todo o cobre que você retirou das suas placas de circuito.

Agora você terá que filtrar a solução para retirar todo o cobre. Pode usar papel de filtro desses de fazer café. Para o filtro não colmatar (entupir) muito rápido, deixe a solução decantar um tempo antes de filtrar. A parte sólida pode ser jogada no lixo sem problemas. Neste momento você terá em mãos uma solução de cloreto de ferro bivalente pronta para ser oxidada a percloreto de ferro. Vamos novamente realizar a reação II.

Você pode simplesmente deixar a solução exposta ao ar por umas semanas e deixar a natureza seguir seu curso. Mesmo durante a filtração é possível observar a formação de um lodo marrom claro a amarelo de Fe(OH)3 no frasco devido à oxidação do ferro. O problema disso é que à medida que a reação ocorre na superfície exposta ao ar, o hidróxido de ferro forma uma película que impede o oxigênio de se dissolver adequadamente na solução. De tempos em tempos é necessário agitar a solução para romper a película. Se deixar tempo suficiente, ela fica espessa e afunda por si só, mas outra se forma. O processo fica muito lento e o perigo de alguém derrubar o recipiente e fazer a maior anarquia aumenta.

Quem tem uma bombinha de aquário pode usar! Basta por a solução numa garrafa alta e deixar borbulhando. A reação irá ocorrer em toda a mistura e esta ficará turva em pouco tempo pela formação de ferro trivalente. Leva mais ou menos uma semana de borbulhamento para converter todo o cloreto ferroso em cloreto férrico.

Eu uso um agitador mecânico que fiz para mover a bandeja de um lado para outro durante a corrosão. Isso será tema de outro post. Novamente, basta deixar passar a noite na bandeja sendo agitada para obter o resultado desejado.

Nenhuma das reações que descrevi é perigosa, tóxica ou gera qualquer gás. O único perigo real é de manchar tudo a sua volta. Deve-se tomar cuidado de colocar a palha de aço na solução aos poucos e monitorar o calor gerado. Eu uso um vidro de azeitonas como recipiente para a reação e tenho um porta filtro próprio para filtrar a solução. Não recomendo usar o da cozinha devido a riscos conjugais. Não tente convencer a esposa que os produtos são seguros. Não dá certo!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: rafammbass em 03 de Outubro de 2010, as 18:11:29
Incrível, Eduardo! Eu sempre ficava com remorso de jogar a solução usada no esgoto. Agora vou poder aproveitar melhor e sujar menos o planeta!  (brav)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Chris em 03 de Outubro de 2010, as 19:07:38
 (brav)

ótima dica!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: diogogranado em 04 de Outubro de 2010, as 00:24:16
Parabéns pela ótima dica e pela aula de química. (aplaus) (aplaus)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Cleiton Carvalho em 04 de Outubro de 2010, as 09:00:27
Solução ecologicamente correta!

Antes de ter um percloreto mais eficaz vamos ajudar a salvar o que ainda resta desse planeta.

Parabéns Eduardo!!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: maioli em 04 de Outubro de 2010, as 10:24:31
Grande idéia!  (aplaus) Já que vc não fugiu da aula de química, para nossa alegria, veja aí nos seus alfarrábios se há vantagem em usar o peróxido de hidrogênio - que as loiras falsas tanto adoram - para um processo de oxidação mais completo!! (deathmet


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Cogumelo em 04 de Outubro de 2010, as 10:36:40
Muito bom Eduardo, parabéns pelas dicas!  (brav)

Citar
Antes de ter um percloreto mais eficaz vamos ajudar a salvar o que ainda resta desse planeta.
2

Abraços!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Marcos Câmara em 04 de Outubro de 2010, as 10:40:06
Citar
Antes de ter um percloreto mais eficaz vamos ajudar a salvar o que ainda resta desse planeta.
3

Abraços!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Kuadrado em 04 de Outubro de 2010, as 10:47:53
Excelente dica!

A partir de hoje vou fazer isso. Percloreto pelo ralo nunca mais ^-^.

Parabéns!
(aplaus)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 04 de Outubro de 2010, as 11:16:33
Oi Maioli

há vantagem em usar o peróxido de hidrogênio - que as loiras falsas tanto adoram - para um processo de oxidação mais completo!!

Levei alguns anos de tentativa e erro para aperfeiçoar o processo, principalmente na parte da oxidação. O resto é bem simples, mas oxidar é mesmo um problema. Tentei jogar água oxigenada. Funciona em termos. Na mesma hora que você joga ocorre um aquecimento da solução, mostrando que houve reação, mas ocorre também uma efervecência e boa parte do oxigênio vai para a atmosfera. Se estiver numa garrafa, pode fechar a tampa e deixar que o gás termine de reagir. O problema mais sério é que mesmo usando água de 40 volumes, a solução final fica muito diluida. Pense que normalmente trabalhamos com volumes em torno de 100 a 200ml. Jogar mais 100ml de "água" vai dissolver muito o caldo e a eficácia cai.

O segredo do percloreto de ferro é a concentração de ferro +3. Você pode na verdade usar qualquer sal de ferro +3. Dá até para fazer seu corrosivo em casa com coisas que você compra no supermercado. Você pode reagir bombil com vinagre de álcool, fazendo acetato de ferro +2 e oxidar a ferro +3. O problema é que o vinagre tem apenas 4% de ácido acetico e o corrosivo final será diluido demais para ser eficaz. Leva dias para corroer uma plaquinha. Tenho quebrado a cabeça numa forma de conseguir um ácido seguro mais concentrado para fazer meu próprio corrosivo. Já tive sucesso usando ácido sulfúrico que comprei numa casa de baterias. O persulfato é tão bom quanto o percloreto, mas também rasguei uma calça por acidente com o ácido. Foi só limpar a mão na calça e esperar até o dia seguinte. Ácido muriático funciona nota 10. Você obtem como resultado a coisa real! Vira percloreto de ferro! Mas o desgraçado é asfixiante. Não vale o risco.

Com vinagre fica lindo! A reação ocorre lentamente a medida que o bombril é dissolvido pelo ácido soltando pequenas bolhas de hidrogênio. O sal final não tem nada de tóxico e você pode até tomar como fortificante! O ruim é a concentração. Tem que deixar dias abeto para a água evaporar e sobra muito pouco no final. Se eu descobrir como fazer para concentrar o ácido, faço a segunda parte do post como "partindo do zero".

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Scorpion em 04 de Outubro de 2010, as 11:26:29
ótima contribuição Eduardo

o meio ambiente agradece!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: biglouis em 04 de Outubro de 2010, as 15:01:16
Fantástica contribuição Eduardo...

Ja tem bastante tempo que eu nem faço placas, mas de um tempo pra ca, sempre que preciso fazer, uso ácido clorídrico e água oxigenada... mas tem o risco dos gases liberados... é meio perigoso...

Valeu pelo post, vou experimentar isso com certeza...


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: JNeto em 04 de Outubro de 2010, as 15:28:28
otima contribuição Eduardo
 (brav)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: fovb em 04 de Outubro de 2010, as 15:42:02
Estou no mesmo caminho do Big, não faço mais minhas placas, e quando faço, uso ácido. Mas é uma ótima contribuição!  (brav)

Gostaria de pedir ao Eduardo a autorização para imprimir esse processo, e entrega-lo aos meus clientes (alunos de eletrônica e professores).

Quanto mais pessoas atingirmos, melhor pro planeta  ;)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 04 de Outubro de 2010, as 18:26:22
Oi Fovb

O que eu entendo de forum é que tudo que escrevemos aqui é de domínio público. Pode copiar a vontade!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: maioli em 05 de Outubro de 2010, as 11:13:22
Que tal um oxidante sólido como o salitre do chile? não teria o inconveniente da diluição.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 05 de Outubro de 2010, as 12:35:53
Oi Maioli

Tente! Não sei se pode dar certo.

Estou estudando o método do ácido clorídrico e água oxigenada. A solução que sobra deste método também pode ser recuperada pelo processo que descrevi, tornando-se percloreto de ferro!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Cidão em 05 de Outubro de 2010, as 16:05:16
Eduardo, uma outra dúvida, caso eu tenha que jogar o percloreto fora, qual o lugar correto pra jogar ele fora? até mais.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 05 de Outubro de 2010, as 19:23:13
Oi Aparecido

Eu estava justamente pensando em escrever um post sobre isso. O percloreto usado tem muito cobre dissolvido. O cobre em solução é tóxico e corrosivo. Jogar no ralo é a pior coisa a fazer. Pode correr a tubulação. Tudo bem que as residências novas tem tubos de PVC, mas o encanamento da rua pode ser de ferro.

Cobre é um fungicida. Ele mata os fungos que vivem no tratamento biológico da estação de tratamento de esgoto. Se não houver estação, pior ainda! Vai envenenar o corpo d'água mais próximo.

Mas uma vez que você decidiu jogar fora, você pode procurar uma empresa especializada em despejos químicos ou fazer em casa o que eles vão fazer na central de tratamento. Vai precisar de um punhado cal e cimento, que o pedreiro da obra mais próxima não vai se incomodar em te dar de presente. Primeiro jogue cal na solução aos poucos. Isso vai fazer com que todos os sais dissolvidos precipitem. Você deve agitar um pouco para que a reação ocorra. Deixe decantar.

Você deve obter no final água limpa e um lodo marrom esverdeado quase negro no fundo Se ainda tiver alguma cor na água, jogue mais cal. A água pode ser jogada no ralo. Adicione cimento ao lodo e mexa bem. Deixe endurecer e quando virar uma pedra, pode jogar no lixo comum. O cobre estará trancado dentro da pedra e não será mais perigoso.

Esta técnica vale também para os Handmades que usam ácido clorídrico e peróxido de hidrogêncio (ácido muriático e água oxigenada). A solução que sobra tem muito cobre, podendo ser guardada para uso posterior e transformada em percloreto de ferro. Se for descartar, deve fazer este mesmo procedimento da cal e cimento.

O uso de cimento como agente eliminador de contaminantes é uma técnica internacinalmente aceita. Aliás diversos contaminantes acabaram virando aditivos para cimento!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: guii_music em 05 de Outubro de 2010, as 22:32:15
Eduardo,
Mesmo se ele estiver bem diluído ele pode corroer uma tubulação :-[? Tipo, 500mL para uns 10L de água... acho que não fica tão agressivo,não é? E outra coisa, ouvi dizer que o percloreto de ferro envelhece com o uso, e não com o tempo.Se eu fizer sempre essa técnica da palha de aço ele dura mais também? E corroe placas legal também?
Valeeeu


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 05 de Outubro de 2010, as 23:20:59
Olá Guii_Music

Uma coisa deve ficar clara: jogar percloreto de ferro no ralo só vai corroer o seu cano e mais nada. O problema é jogar cloreto de cobre, que é tóxico além de corrosivo. Se você for jogar percloreto novo fora, perfeito. Lá só tem cloro e ferro. Pode jogar em qualquer lugar. O que não pode é jogar o usado sem trata-lo antes, pois tem cobre.

Se você jogar percloreto fora com freqüência, não importa o grau de dissolução. Vai corroer alguma coisa. Mas o dano maior é o cobre que vai junto. O nivel seguro para se despejar soluções com cobre quanto a toxidez é de 5ppm. Quer dizer que se você jogar um litro de cobre pelo ralo, tem que jogar mais 200.000 litros de água.

Ok, um litro jogado fora em São Paulo não é a mesma coisa que uma fábrica que trabalha com esse tipo de coisa e tem toneladas desses dejetos para se livrar. Mas o pouquinho que cada um faz em casa é que dá o exemplo. Você pode chamar um encanador e trocar um cano corroido, mas o que você faz com o Tietê?

Percloreto de ferro é um sal inorgânico. Ele é tão durável quanto granito. Você pode recuperar sua solução indefinidamente. Haverá sempre alguma perda no processo, que vai com a água da lavagem das placas, recipientes e assim por diante.

Aliás, convém sempre ter água num balde para lavar a placa. Depois de usar esta água, jogue uma palha de aço dentro e deixe passar a noite. No dia seguinte jogue a água no ralo e a palha no lixo. A palha vai converter tudo o que houver na água em cloreto de ferro bivalente, que não é tóxico, e o cobre fica na forma metálica, que é inerte.

Eu gosto de trabalhar com percloreto de ferro por ser um corrosivo seguro, barato, durável e reciclável. Os métodos que usam outros corrosivos normalmente dizem para fazer em lugar arejado. Isso quer dizer que não pode usar no apartamento!

Alguém falou no forum em usar ácido nítrico como corrosivo. Esse ácido é perigoso em qualquer concentração. Queima a pele com o menor contato.

Tem também o método do ácido cloridrico e água oxigenada. Eu já usei ácido clorídrico para lavar umas peças enferrujadas. Não quero mais nem chegar perto desse produto! É muito irritante para os olhos e mucosas.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: guii_music em 05 de Outubro de 2010, as 23:45:47
Ah, beleza então. É porque no manual do percloreto de ferro que eu comprei dizia que podia jogar no ralo sem problemas! Gente maluca e sem noção >;(!
PS: Você é formado em química? Estou impressionado com a riqueza da explicação da reação entre as substâncias... Parabéns  (aplaus)

 8)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 05 de Outubro de 2010, as 23:46:39
Pessoal, vamos ajudar a salvar o planeta! O grande Eduardo já mostrou o caminho. Eu sempre gostei do método usando água oxigenada e acido clorídrico, por ser mais rápido. Mas daqui para frente... Só percloreto. Esperar um tantinho a mais não vai matar ninguém.

Nunca é tarde para adquirir bons hábitos, comer melhor, beber moderadamente, parar de fumar, mentir e cantar a mulher dos outros...  :)

Com boas dicas dos amigos, como a do Eduardo, fica sempre mais fácil!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: plautz em 06 de Outubro de 2010, as 00:26:11
Concordo com a atitude de usar o percloreto reciclável.

Aliás, vou fazer esses testes esse fim de semana. Tenho um percloreto aqui que está desde o século passado parado. Vamos ver o que sai disso.

Eu sempre gostei do método usando água oxigenada e acido clorídrico, por ser mais rápido. Mas daqui para frente... Só percloreto. Esperar um tantinho a mais não vai matar ninguém.

Então, da próxima vez que vieres aqui e ficar me apressando para corroer placas, leva uma bifa!

Nunca é tarde para adquirir bons hábitos, comer melhor, beber moderadamente, parar de fumar, mentir e cantar a mulher dos outros...  :) Com boas dicas dos amigos, como a do Eduardo, fica sempre mais fácil!

Opa, só faltam duas dessa lista para completar! :)

Abraços.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 06 de Outubro de 2010, as 07:13:39
Oi Pessoal

É porque no manual do percloreto de ferro que eu comprei dizia que podia jogar no ralo sem problemas!

Essa é a forma de mentir dizendo a verdade. Você pode jogar percloreto de ferro no ralo sem problemas, desde que seja novo! Se na embalagem vier escrito que você deve descartar com restrição, ninguém compra!

Você é formado em química?

Sou engenheiro civil, mas fiz o curso de química com uma turma de engenharia química e peguei o gosto da coisa!

Eu sempre gostei do método usando água oxigenada e acido clorídrico, por ser mais rápido. Mas daqui para frente... Só percloreto. Esperar um tantinho a mais não vai matar ninguém.

O meu percloreto reciclado N vezes corroi uma placa 10x10 em 10-15 minutos. Eu aqueço 30 segundos no microondas e uso um agitador mecânico. O ácido é mais rápido que isso?

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 06 de Outubro de 2010, as 07:29:10

Eu sempre gostei do método usando água oxigenada e acido clorídrico, por ser mais rápido. Mas daqui para frente... Só percloreto. Esperar um tantinho a mais não vai matar ninguém.

O meu percloreto reciclado N vezes corroi uma placa 10x10 em 10-15 minutos. Eu aqueço 30 segundos no microondas e uso um agitador mecânico. O ácido é mais rápido que isso?


Bem mais, já vi placas corroídas em menos de 2 minutos!

Mas este agora é o método antigo! De agora em diante.... Só percloreto!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: biglouis em 06 de Outubro de 2010, as 10:45:59
Uma placa de 10x10 eu costumo corroer em média menos de 2 minutos com o acido...

Mas usando água oxigenada de farmácia e ácido muriático demora mais... creio que pau a pau com o percloreto...

Por esse lado, o percloreto só tem vantagens


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 06 de Outubro de 2010, as 11:17:13
Oi Pessoal

Eu tenho um pé muito atrás com o ácido muriático. Quando eu morava em Campinas, tinha a oficina montada no quarto de empregada. Certa vez eu quis aproveitar um chassi de ferro muito enferrujado e limpei com ácido. Coloquei o ácido em um pote de azeitonas (adoro potes de azeitonas e latinhas de pomarola!) e fui aplicando com pincel. Limpa que é uma beleza, mas o vapor foi acumulando no ambiente. Acho que meio tonto eu derrubei o vidro com o ácido e aí foi um Deus que nos acuda. Comecei a asfixiar e saí me arrastando até chegar à sala. Eu estava sozinho. Foi uma das experiências mais desagradáveis e dolorosas que já passei. A garganta ficou ardendo.

Depois dessa aventura, existem alguns produtos com os quais eu não trabalho. Bani o ácido muriático, amoníaco, adesivo de contato (vulgo cola de sapateiro), pintoff e qualquer coisa que diz “use em local arejado”. Se eu preciso usar alguma dessas coisas, primeiro tento substituir, se não der, vou para a casa da minha mãe, que tem um quintal bem grande, e faço a meleca por lá.

Se eu preciso usar um ácido, uso ácido acético (vinagre) ou ácido sulfúrico se precisar de algo forte. O ácido sulfúrico é tão perigoso no manuseio quanto o muriático, mas não solta gás! Tenho sempre de lado um pouco de cal para neutralizar o ácido em caso de acidente.

Tem uns idiotas que neutralizam ácido com soda cáustica. É como combater incêndio com dinamite! Em poço de petróleo funciona! Alguém já viu bombeiro com dinamite? É meio estúpido jogar algo que irrita a pele para neutralizar algo que está irritando sua pele!

Se alguém tiver curiosidade, coloquei um vídeo no YouTube do meu agitador de percloreto. É só um motor de prato de microondas. Quando encontra um obstáculo, ele muda de lado sozinho. A bandeja é presa com velco.

http://www.youtube.com/watch?v=dBxg8BG4CBk

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Kuadrado em 06 de Outubro de 2010, as 14:58:15
Bem bacana o agitador. Gostei.
Idéia simples e funcional.

Dei uma procurada rápida no Google e vi que este motor custa em média R$ 10,00.

Com certeza será um item presente na minha bancada. ^-^


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: maioli em 06 de Outubro de 2010, as 16:02:47
Segurança em primeiro lugar!

Limpei peças com ácido clorídrico um tempo atrás. Não só o fiz na sacada, mas com uma garrafa PET de solução de bicarbonato do lado. Basta furar a tampa como "chuveirinho" e se der algum acidente, a neutralização diminui as consequências. Se não houver acidente nenhum, a mesma solução serve para neutralizar as sobras no fim do serviço.

Quanto ao tentar o salitre, ando meio enferrujado nas equações... veja aí como fica a reação e se ela produziria em tese o efeito desejado... e eu dou um jeito de conseguir o material para testar em caso positivo!



Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Jupterra em 06 de Outubro de 2010, as 20:38:14
Eduardo.
Quando meu 'percloreto' perde a eficiência, costumo colocar uma quantidade razoável de água quente à solução e o mesmo volta à corroer "quase que normalmente".
Mas, tenho que concordar que tuas dicas são para se levar em consideração.
Vou passar à "recuperar" meu percloreto pelo teu método.

Obrigado pelo artigo.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 06 de Outubro de 2010, as 22:12:33
Oi Pessoal

Quanto ao tentar o salitre, ando meio enferrujado nas equações... veja aí como fica a reação e se ela produziria em tese o efeito desejado... e eu dou um jeito de conseguir o material para testar em caso positivo!

Salitre é meio inerte. Eu acho que não vai dar nada. :-[

Quando meu 'percloreto' perde a eficiência, costumo colocar uma quantidade razoável de água quente à solução e o mesmo volta à corroer "quase que normalmente".

Eu esquento no microondas na boa! Quente ele fica bem rápido!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 06 de Outubro de 2010, as 22:15:13
Oi Pessoal

Salitre é meio inerte. Eu acho que não vai dar nada. :-[


com carbono e enxofre principalmente! :)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: maioli em 07 de Outubro de 2010, as 10:44:44

com carbono e enxofre principalmente! :)

receitinha marvada, hein

 >d


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: jorgito em 07 de Outubro de 2010, as 11:28:27
Eduardo, mais um desafio para você  >d

Tem um outro topico que fala sobre acabamento de caixas de aluminio por corrosão, então no caso de usar percloreto para corroer aluminio, como fica o processo?

valeu pela super dica


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 07 de Outubro de 2010, as 11:38:06
Oi Jorgito

Guarde seu percloreto! Para corroer alumínio basta usar uma soliução concentrada de soda cáustica. Vende no supermercado. A reação libera hidrogênio e o resultado em solução é aluminato de sódio que pode ser jogado no ralo sem dor na consciência. Se for corroer mais alumínio, guarde a solução pois ela se auto reforma por oxidação atmosférica. Forma um depósito no fundo de óxido de alumínio e a soda fica forte novamente.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: biglouis em 07 de Outubro de 2010, as 12:16:19
Só tem um problema...

A tinta vai pro saco se usar soda pra corrosão...

A FastPCB mesmo, entrou em contato com a soda, sai na hora...

E o vaporzão que sai do processo também não é dos mais agradáveis ein...


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 07 de Outubro de 2010, as 13:24:20
Humm.... Bom, pode corroer com percloreto se a tinta não suporta o ph alto. Mas o alumínio vai gastar o percloreto bem rápido e a reação não pode ser revertida. Ao menos continua sendo um produto que não é tóxico.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: maioli em 08 de Outubro de 2010, as 13:01:52
Recebi de uma professora a indicação de que o nitrato vai funcionar para ajudar na conversão do ferro bivalente em trivalente. O que eu esqueci de perguntar é se não vai resultar algum composto pior que o cloreto de cobre, como algum nitrito.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 08 de Outubro de 2010, as 17:14:55
Oi Maioli

Fantastico! Faça o teste e me conte! Se der para jogar algo sólido na solução e oxidar rápido será ótimo!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: plautz em 09 de Outubro de 2010, as 12:04:29
Eduardo,

Acabei de testar suas dicas.

Meu percloreto já estava verde musgo de tão velho, e no fundo do recipiente tinha mais ou menos 0,5 cm de cobre.

Após quase 2 horas filtrando (filtro de café mesmo, de papel), a solução ficou com uma cor verde entre clara e escura (mas não tão escura).

Próximo passo foi adicionar o bombril, e em dois ou três minutos a solução ficou com cor marrom escura, bem forte, (igual a cor original dele).

Ainda não testei a corrosão (quando o fizer, posto aqui), mas acredito que tudo vá correr normalmente.

De modos que não poderia vir aqui e cumprimentá-lo pela ótima dica.

Forte abraço.

E o planeta agradece.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 11 de Outubro de 2010, as 07:19:35
Caramba! Isso é que é percloreto usado! O cobre já estava saindo sozinho da solução!!!

Lembre de deixar arejar, para que a solução oxide e recupere 100% da força.

Grande abraço

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Ledod em 12 de Outubro de 2010, as 11:02:54
Então gente, tenho um percloreto que uso a muito tempo e resolvi testar as dicas do Eduardo, mas acho que acabei fazendo besteira !
Primeiro eu peguei só a parte escura do percloreto (solução marrom esverdeada) e coloquei numa vasilha, tendo cuidado de separar a parte amarela-alaranjada que fica no fundo.
Coloquei a palha de aço na solução marrom e o cobre começou a aparecer, coloquei palha até saturar e chegou a um ponto que não reagiu mais. Bem filtrei a solução e o que me restou foi uma solução com cor verde clara meio transparente(como a cor de uma placa de circuito impresso industrial) e o cobre ficou no filtro.
O lodo alaranjado do fundo do recipiente onde estava o percloreto eu coloquei agua... Acho que meu erro foi ter separado a solução no começo não? Guardei todos os produtos das reações ! Será que consigo retornar ao que era antes?

Obrigado !!



Mensagem Mesclada
Bem nem deu tempo de ninguem responder, mas usando um pouquinho do cérebro e pesquisando sobre o sal hidratado do FeCl2 vi que ele é verde da cor da minha solução... Então já que é necessário oxidá-lo a Fecl3 joguei um pouco de água oxigenada (H2O2) para ver o que ocorria e pronto, ele voltou a ter aquela cor do percloreto, marrom cor de café!
Acho que esse também pode ser um meio para acelerarmos o processo de oxidação do percloreto e não depender da boa vontade da atmosfera do nosso planeta !  :D


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: LOBO em 12 de Outubro de 2010, as 12:07:23
ledod Cê nã o tinha que ter filtrado antes de ter colocado a palha de aço?


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Ledod em 12 de Outubro de 2010, as 12:18:37
Eu filtrei depois, quando o cobre voltou a ser metálico e decantou.
Agora que li a explicação do Eduardo sobre a água oxigenada.
Desculpe por poluir o tópico !


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 12 de Outubro de 2010, as 15:50:25
Oi Ledod

Você fez direitinho! Eu filtro três vezes. Antes da palha, depois da palha e depois da oxidação! Seu post foi ótimo para ilustrar o processo. O FeCl2 pode ter cor que varia do amarelo ao verde, dependendo da concentração. O verde também pode ser devido a algum cobre que sobrou, por isso é bom que sobre palha.

Eu usei água oxigenada várias vezes para acelerar a oxidação. O problema é que a solução vai ficando diluída. Pode-se deixar tudo em uma bacia no sol para evaporar um pouco da água!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 12 de Outubro de 2010, as 21:43:14
Eu usei água oxigenada várias vezes para acelerar a oxidação. O problema é que a solução vai ficando diluída. Pode-se deixar tudo em uma bacia no sol para evaporar um pouco da água!

Seria perigoso tentar destilar a coisa?


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: guii_music em 12 de Outubro de 2010, as 22:00:01
Olá químicos :D
Então pessoal, eu tentei reaproveitar um percloreto velho que eu tinha aqui mas fiquei meio travado numa coisa:
- Como faço para retirar as chapinhas de cobre que se formam na solução entre percloreto velho e palha de aço? Posso peneirar ela?
- Eu tentei filtrar com o filtro de papel mas não serviu muito não, porque intupiu na hora, e olha que eu fui colocando bem pouquinho mesmo (uns 25 mL) até tentei agitar um pouci dentro do filtro, mas não filtrou nada da parada...
Mas pelo menos vi que funciona a parada ;D, o percloreto que era verde ficou marrom claro +  os restinhos de cobre no fundo do recipiente.
Então, após retirar o cobre que sobrou (sugestões) e jogar fora, devo deixar o percloreto ao ar livre para ele voltar a funcionar?
Obrigado desde já! (aplaus)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Cogumelo em 15 de Outubro de 2010, as 10:19:40
Eu fui comprar água oxigenada na farmacia aqui perto de casa mais não achei ela "pura" em 40 volumes, só tinha uma que dizia cremosa. E sem ser cremosa só 10 volumes. Tem problema ser cremosa ou não?
Será que acha ela sem ser cremosa em 40 volumes? Onde?

Abraços!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Güero 2.0 em 15 de Outubro de 2010, as 23:20:56
Seria perigoso tentar destilar a coisa?

Caramba...lá vem o Hgamal querendo beber a parada.

Parabens aos químicos do Forum. Tentarei em breve


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 16 de Outubro de 2010, as 08:50:41
Oi Haroldo

Seria perigoso tentar destilar a coisa?

Sem dúvida você pode ferver o percloreto para concentrar. O problema é como fazer isso com segurança. Deixar a bandeja de corrosão no sol é indolor. Para ferver, você vai precisar de um daqueles recipientes refratários. Coisas de metal não vão servir. Agora imagine que você pegou uma panela refratária na cozinha, daquelas bonitas e caras que tua esposa presa mais que a você, botou a gororoba no fogão e começou a ferver. Quando a coisa está borbulhando e espirrando corrosivo por todo o belo fogão de inox (percloreto mancha inox!), tua esposa chega para saber o que está acontecendo e....

Preciso terminar a história?

Abraços

Eduardo

Mensagem Mesclada
Oi Guii_Misic

- Como faço para retirar as chapinhas de cobre que se formam na solução entre percloreto velho e palha de aço? Posso peneirar ela?
- Eu tentei filtrar com o filtro de papel mas não serviu muito não, porque intupiu na hora, e olha que eu fui colocando bem pouquinho mesmo (uns 25 mL) até tentei agitar um pouci dentro do filtro, mas não filtrou nada da parada...

Entope mesmo. No post original eu recomendo deixar decantar antes de filtrar. O importante mesmo é tirar o cobre. A filtração com papel é só para deixar clarinho e bonito. Tente filtrar com um pano. Vai tirar o grosso. Depois é só deixar esposto ao ar para oxidar. Vai formar uma natinha por cima que você vai ter que quebrar mexendo de tempos e em tempos. Deixe para filtrar com papel depois de oxidar. Assim poupa tempo.

Abraços

Eduardo.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 16 de Outubro de 2010, as 19:43:17
Grande Eduardo... não sabia que manjava de química tmb... é um verdadeiro mestre dos magos hein? Brincadeiras a parte vamos a algumas considerações e dúvidas que você pode tirar...

A um mês mais ou menos vi um programa que falava na tv sobre o descarte de percloreto na natureza... o cara que era bem famoso, mas não sei o nome dele, falava de emissão de gases toxicos no ar e que havia um sistema de coleta. Esse método de inserir bombril e deixar a céu aberto libera gases? Se liberar, seriam toxicos?

Quanto ao agitador, nas minhas experiências, tmb observei que isso ajudava na corrosão. Imaginei um agitador, mas agora que falou da bombinha de aqupario... oxigenar o percloreto durante a corrosão seria bobagem e não mudaria nada e seria necessário mesmo colocar as etapas separadas (agitador e reativação do percloreto) ou podemos misturar os processos para que o percloreto não perca suas propriedades tão rápido e gere um tipo de correnteza (isso depois explico como) e ajude a corroer a placa...?

Tenho até bombinha de aquário aqui, mas depois faço uns testes. Lembro que para criar correnteza no aquário, eu colocava duas bombas fortes uma de um lado e outra do outro para gerar uma mini movimentação na água (o aquário de peixes tem muita água). Imagino que isso num vazilhame menor, fique legal... dava pra fazer uma estação de corrosão maneira. Mas isso já é viagem... vamos ver se pelo menos reduz a perda de eficiência ou se tou viajando e não rola por algum outro motivo.

Eduardo, só mais uma coisa... posso mandar um pvt para falar uma ideia para colocar aqui no fórum...Veja lá que mandei a ideia.


.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 17 de Outubro de 2010, as 08:36:45
Oi Designer

Grande Eduardo... não sabia que manjava de química tmb... é um verdadeiro mestre dos magos hein?

Pois é... além de ter tomado muitos choques, já estraguei muitas roupas também!  :D

Esse método de inserir bombril e deixar a céu aberto libera gases? Se liberar, seriam toxicos?

A grande vantagem do percloreto em relação a outros corrosivos é que não libera gás algum. Quando ele é novo apresenta um cheiro característico que são impurezas voláteis, mas com o tempo ele se torna totalmente inodoro. Em nenhum momento do processo de recuperação há liberação de gáses. Se água oxigenada for usada para acelerar a oxidação pode haver liberação de oxigênio.

Quanto ao agitador, nas minhas experiências, tmb observei que isso ajudava na corrosão....

Eu coloquei um vídio do meu agitador no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=dBxg8BG4CBk

Eu uso o mesmo agitador para a oxidação e corrosão. Nas minhas pesquisas por aí, encontrei um site que descrevia o processo de corrosão por cloreto de cobre em meio ácido. Usava a bombinha de aquário como agitador e oxidador ao mesmo tempo. Mas nesse caso o recipiente de corrosão precisa ser uma coisa alta e estreita, para que as bolhas subam por uma distância significativa. Tem que trabalhar com um volume de solução maior e fica espirrando pelos lados. Se for usar a bombinha para oxigenar, coloque tudo numa garrafa PET para evitar problemas.

Abraços
Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 17 de Outubro de 2010, as 08:51:27
É... as vezes a coisa dá errado:

http://www.youtube.com/watch?v=whs-ZW06698&feature=related

Parece engraçado, mas serve para mostrar fatos que lemos aqui todos os dias. Eles transgrediram TODAS as regras do negócio. E ainda por cima publicaram no youtube. É o que dizem, a fronteira entre a coragem e a ignorância é tênue!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: deimos em 17 de Outubro de 2010, as 22:10:36
Ola Eduardo

E se a solução estiver contaminada por chumbo e estanho resultante das soldas ?
Pode parecer estranho mas eu andei "destruindo" algumas placas de computador para aproveitar a chapa de fibra de vidro como base para montagens.
Eu não estrava afim de gastar muito tempo desoldando os componentes originais das placas então eu as mergulhei no percloreto e deixei detonando tudo.
Tenho 4 litros de percloreto guardados a mais de 4 anos por conter chumbo. E ai? Como é que se remove o chumbo e o estanho da solução?



Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: yuri1 em 18 de Outubro de 2010, as 02:49:02
boa pergunta, e o que fazer com o chumbo.

Pessoal vou dizer como faco meu percloreto, 100 gramas de percloreto novo a 200 a 300 ml de agua de 20 a 30 ml de acido muriatico. sempre fiz assim. h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) coloquei a palha de aco, nossa ficou OTIMo, como novo denovo, acho que o acido muriatico ali. nao ajuda em tanta coisa para corroer, mas acho que ajuda bastante na hora de reclicar. vai rapidinho.


MUITO BOA DICA...mas realmente outra pergunta...e o que fazer com o chumbo, acho que esse chumbo diluido ai deve ser EXTREMAMENTE PERIGOSO... todo cuidado eh pouco. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tocar em chumbo solido creio eu que nao tem perigo nenhum...mas ele diluido ou em forma de sal, deve ser um assassino.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Ledod em 18 de Outubro de 2010, as 06:59:11
Eu não sou muito entendido de química mas essa tabela aqui pode ajudar a entendermos o que ocorre quando corroemos nossas plaquinhas ou outros metais. Quanto maior o potencial de redução mais fácil o material se oxida, e quanto maior o potencial de oxidação mais fácil é para o material se reduzir (a estado metálico por exemplo).
Bom no caso do percloreto com o cobre, o cobre tem potencial de oxidação de -0,34, de Cu0 para Cu2+, e já o "percloreto"  reduz de acordo com as equações do Eduardo de Fe3+ para Fe2+ com potencial de redução de 0,77. Fazendo a soma do potencial de redução mais o potencial de oxidação temos que o valor será de 0,77+(-0,34) = 0,43 ou seja a reação ocorre porque o valor é positivo e para o conjunto de percloreto mais cobre é melhor (em termos energéticos) que o cobre se ionize e o íon de ferro se reduza pois assim o sistema fica com menos energia, o que é o natural de tudo (uma bola cai de um lugar mais alto para um mais baixo, mas o inverso não ocorre a menos que você realize um trabalho...)

Espero não ter sido confuso e que não tenha escrito alguma bobagem!

Sobre o Chumbo da solução, acredito que fazendo do modo que o Eduardo nos falou o ferro irá oxidar e o chumbo irá se reduzir igual ao cobre!

(http://www.cocemsuacasa.com.br/ebook/content/pictures/2002-61-132-45-i005a.jpg)

Um abraço !!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 18 de Outubro de 2010, as 10:59:46
Eduardo... 3 perguntas diferentes agora, mas sobre o que você falou...
1 - Você disse que esquenta no microondas, mas se não me falha a memória o microondas e o metal condutor não se dão muito bem... isso não seria prejudicial não? Seria bom ter um microondas só pra isso, não é?

2 - Você falou em corrosão de alumínio... caso agente criasse uma máscara (assim como fazermos com as placas), mas usando frente com os desenhos e verso fechado por completo, aplicasse a soda em cima por um pequeno tempo... será que agente teria um tipo de "xilogravura" no metal? Assim agente poderia colocar nomes, marcas, desenhos nos pedais e apenas colocar tinta com uma espátula para colorir a área levemente corroída... será que funcionaria ou iria borrar tudo p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele ia comer por baixo da plotagem ou do tonner...?

3 - Se agente apenas filtrar e usar um recipiente de vidro e ferver, a solução não ficaria melhor não? Tipo, primeiro desgastaria ela ao máximo para recuperar seria melhor ou não adiantaria? Se ferver, neste caso haveria a liberação forçada de algum gás na atmosfera ou só seria mesmo a água e pronto (como acontece com a água salgada)?

Tou perguntando essas coisas para que agente possa desenvolver métodos legais. Depois vou colocar um post aqui que vi na net uma técnica de galvanização super barata e rápida (só não acho a barra de estanho aqui na cidade onde moro). Pretendo fazer meus pedais assim... ehee.

Uma especial... esse solução chegaria a um ponto máximo de saturação? tipo... chegaria a um ponto que não adiantaria mais reaproveitar... Porque se não for perder, poderia cada um comprar uma quantidade única... Mas caso a pessoa desista de usar essas coisas... vamos supor que se aposente ehhe... como inutilizar o composto para que possa ser descartado. Acho que estas são perguntas a serem consideradas.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 18 de Outubro de 2010, as 21:32:01
Oi Pessoal!

Este tópico está ficando bem interessante! Estão aparecendo muitas boas idéias e problemas reais!

Contaminação por chumbo: Yuri1 tem toda razão. O chumbo metálico é inócuo. Existem pessoas que sobrevivem por décadas com projeteis de chumbo no corpo sem desenvolver qualquer problema. Já no estado de sal, assume uma forma que pode ser absorvido pelo organismo e se acumula no fígado e sistema nervoso. Além disso, a contaminação por chumbo é cumulativa. Você nunca mais se livra do chumbo que ingere ou inala. Por isso que usamos solda de estanho-chumbo. Ela funde em uma temperatura em que não há vapor de chumbo.
 
Mas nosso amogo Ledod já matou a charada de como descontaminar a solução. Essa tabela que ele postou é a fila de substituição de Berzelius.

http://en.wikipedia.org/wiki/J%C3%B6ns_Jacob_Berzelius

Entre outras coisas ele estudou a reatividade dos sais e dos metais e percebeu que havia uma escala na qual as reações ocorriam. Percebeu que colocando uma barra de chumbo em uma solução de nitrato de cobre, o cobre se deposita e a solução passa a conter nitrato de chumbo. Colocando zinco no nitrato de chumbo, o chumbo se deposita e a solução vira nitrato de zinco.

Assim, para descontaminar o percloreto, basta colocar Bombril. O chumbo e o estanho vão sair com o cobre, por serem mais oxidantes que o ferro. Para fazer o descarte do material sólido que contem chumbo, misture com cimento e pode jogar a pedra final no lixo comum. Eu já descrevi esse processo em um post anterior de como descartar com segurança os corrosivos que não se quer mais.

O percloreto de ferro é um sal de hidrácido. Isso quer dizer é não há ligações covalentes no ânion. Por isso este é um sal muito estável e não se decompõem facilmente com calor. Pode ferver o quanto quiser que não vai sair gás, mas tem que ter miolo mole para pensar em ferver qualquer coisa corrosiva. É só um átomo de ferro e três de cloro. Não tem como decompor mais. O processo de reciclagem pode ser usado indefinidamente.

Designer, colocar metal no micro-ondas estraga o aparelho. Solução de percloreto de ferro não é metal!!!

Nunca tentei fazer corrosão controlada de alumínio. Você vai ter que fazer suas experiências e descobrir. Só sei que soda ataca o alumínio formando aluminato de sódio. Derreti uns pedaços de alumínio na faculdade e foi só.

Sobre ferver o percloreto, leia o que eu escrevi pro Haroldo mais para traz. Se você quiser ferver uma substância corrosiva, estará por sua conta e risco. Francamente eu acho que é uma estupidez comparável a BASE Jump.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: deimos em 18 de Outubro de 2010, as 23:05:22
Olá Pessoal

Este tópico foi mesmo a salvação !!! Eu já estava pensando em fazer um bolo com esses 4 litros de percloreto com chumbo e, quem sabe depois da ingestão, ele seria transformado em barro e então eu poderia usar uma expressão antiga que minha mãe costumava usar quando iria tentar algo inusitado: vamos jogar o barro na parede pra ver se prega !!!
 :D


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 18 de Outubro de 2010, as 23:12:36
Bem, acho que não me expressei muito bem... quando imaginei o aquecimento no microondas, seria que os metais não seriam totalmente filtrados (levando em consideração que não existe processo de filtragem perfeito e que não sabemos o quanto é necessário para fazer do microondas uma bomba). Quando falei de ferver, queria mesmo dizer que para evaporar a água da água oxigenada que você usou. Não ferver de fazer sair bolha, mas um processo de aquecimento controlado. Isso inclui monitoramento, panela ou recipiente de vidro, poucas partes por vez. mas vou fazer umas experiências em outro momento heeh. o que imagino é remover a água da água oxigenada mesmo.

Ainda sim, está virando um ótimo tópico Eduardo. Parabéns.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 19 de Outubro de 2010, as 05:54:58
Oi Designer

Entendi sua dúvida agora. Para danificar o micro-ondas, o corpo metálico precisa ter uma dimensão contínua maior que o comprimento de onda da micro-onda. Veja este vídeo em que metal é posto no micro-ondas de forma segura:

http://www.youtube.com/watch?v=35BLddSnuns

Eu faço isso regularmente em cada! E fica ótimo!

Em segundo lugar, na solução de percloreto corrosivo não existe metal. Qualquer pedaço de cobre que você possa ter lá será corroido pelo percloreto. Por isso que no processo de recuperação deve-se filtrar a solução depois de por a palha de aço. Se deixar lá, a medida que for oxidando, vai corroendo o metal e voltando no estado anterior. O depósito que se forma no percloreto usado é hidróxido de ferro, que também não é metal.

Sobre aquecer o percloreto para evaporar a água, claro que pode. Eu deixo o meu no sol e a água evapora sozinha. Não tem que gastar panela nem arriscar o fogão.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Renan em 20 de Outubro de 2010, as 14:03:09
Veja também esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=u_yg5eKjA4U
Isso é a segurança trabalhando de mãos dadas com a total sanidade mental da pessoa que fez tal experimento  (aplaus2)

Quanto ao chumbo da solda, a fumaça que vemos é apenas estanho? sem nenhum chumbo ?


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 20 de Outubro de 2010, as 15:56:00
Oi Renan

Quanto ao chumbo da solda, a fumaça que vemos é apenas estanho? sem nenhum chumbo ?

A fumaça é da pasta de solda que vem junto com o fio de solda. O fio é na verdade um tubo com pasta de soldador dentro. Se houvesse chumbo nela, a esta altura todos nós já estariamos mostrando sinais de insanidade.... Epa!?!?!?

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 20 de Outubro de 2010, as 17:43:06
 ??? Eita... acho que respirei muito vapor com chumbo em algum lugar viu? :-) Design que se mete a fazer experiências e equipamentos para tocar _ deve ser chumbo na cabeça! Pelo menos falo por mim... mais alguém aqui?  :D


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 20 de Outubro de 2010, as 22:09:09
As soldas possuem uma resina (fluxo) que ajuda no processo de solda. Esta resina é que gera a maior parte da fumaça que vemos e cheiramos. Ou seja, não é vapor de chumbo ou estanho. Certamente acontece alguma contaminação, mas é bem pequena. Se esta contaminação é ou não nociva, já não sei dizer.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: visioncb em 20 de Outubro de 2010, as 22:58:31
hgamal

então é por isso que se segurar o estanho muito tempo no ferro de solda, fica mais dificil de fazer ele soldar no cobre? pois tira essa resina?


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Renan em 21 de Outubro de 2010, as 01:58:09
hgamal

então é por isso que se segurar o estanho muito tempo no ferro de solda, fica mais dificil de fazer ele soldar no cobre? pois tira essa resina?


Imagino que sim, e deve ser um dos motivos para ser tão dificil soldar (ou dessoldar) aquelas placas antigonas, com a adição de mais estanho ou resina facilitando bastante o trabalho. Grato pelas informações, pessoal, e ... Droga... "Sinais de insanidade" ? ... Acho que soldei com o ferro quente demais e vaporizei chumbo haeuheauheuheueheu.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: hgamal em 21 de Outubro de 2010, as 06:47:49
... Acho que soldei com o ferro quente demais e vaporizei chumbo haeuheauheuheueheu.

Se seu ferro consegue atingir a temperatura de 1748,85 Celsius, vaporizou mesmo. Caso contrário, sua insanidade deve ser congênita ou adquirida por outras razões.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Cogumelo em 21 de Outubro de 2010, as 09:52:49
[off topic mode on]

Citar
Citar
... Acho que soldei com o ferro quente demais e vaporizei chumbo haeuheauheuheueheu.

Se seu ferro consegue atingir a temperatura de 1748,85 Celsius, vaporizou mesmo. Caso contrário, sua insanidade deve ser congênita ou adquirida por outras razões.

Acho que na verdade não é só o chumbo que eleva os niveis de insanidade, isso + choques + rock'n roll + handmades = Loucura = todos nós!  :D
[off topic mode off]

Então pessoal, tinha perguntado sobre o uso de agua oxigenada cremosa no lugar da "pura", fiz um teste aqui...fico bem estranho o produto final, não sei se vai corroer, quando eu testar se funciona eu posto o resultado mais acho que não vale a pena. Falei com um professor meu e ele disse que vai me arrumar ela em 50volumes, daí acho que fica bom.

Abraços!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 21 de Outubro de 2010, as 14:39:41
Oi Pessoal

Encontrei uma referência na Wikipédia mostrando que a água oxigenada pode ser usada para oxidar o percloreto.

http://en.wikipedia.org/wiki/Hydrogen_peroxide#Redox_reactions

Para funcionar direito, a reação deve ocorrer em meio ácido. Neste caso é preciso acrescentar ácido clorídrico. Daí fica:

FeCl2 + HCl + H2O2 -> FeCl3 + 2 H2O  (nenhum gás, mas dilui!)

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 21 de Outubro de 2010, as 18:11:38
Ehehe... isso eu já tinha feito e testado.... realmente vira uma coisa de outro mundo, mas eu percebi cheiro forte quando fiz e não fiz mais. E olha que fiz em local aberto, com óculos de proteção, luvas, etc...


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: BinhoMendes em 08 de Novembro de 2010, as 19:10:26
Oi Pessoal

Antes de tudo, um alerta. As reações químicas que descrevo abaixo liberam calor. Recomendo para quem for tentar que use recipientes de vidro, se possível refratário. Não use recipientes de plástico.

A grande maioria das pessoas que fazem placas de circuito impresso em casa usa percloreto de ferro como corrosivo. É um produto barato, seguro, não gera gases tóxicos e não queima a pele. A pior característica do percloreto de ferro é manchar tudo o que entra em contato, principalmente roupas. Essas manchas podem ser removidas com produtos adequados para tratar manchas de ferrugem, como o Semolim, fácil de encontrar em supermercados.

Com 100ml de solução de percloreto de ferro com concentração de 1kg/l é possível fazer uma boa quantidade de placas antes do produto perder sua capacidade de dissolver o cobre. Uma vez esgotada esta capacidade, o destino da solução normalmente é o ralo. Isso traz uma série de problemas:

1.O percloreto de ferro enfraquecido tem uma grande quantidade de cobre dissolvido, que é tóxico. Aqui entra a preocupação ecológica.

2.Mesmo fraca, a solução ainda é corrosiva. Não é mais eficaz com cobre, mas outros metais são atacados com força.

3.Jogando fora sua solução, você vai ter que sair para comprar mais.

Quero passar a diante uma dica que tenho usado já faz algum tempo com resultados ótimos. É possível recuperar a capacidade corrosiva da solução com coisas que você tem em casa!

Antes de tudo, vamos entender como o percloreto de ferro funciona. A substância vendida no mercado com o nome usual de Percloreto de Ferro é o cloreto de ferro trivalente. Existem duas formas de cloreto de ferro, o bivalente (FeCl2) e o trivalente (FeCl3). O ferro trivalente é um oxidante forte. Em contato com metais como o cobre ocorre a seguinte reação:

(I)  2 FeCl3 + Cu -> 2 FeCl2 + CuCl2

Na reação I, o cobre foi oxidado e passou a fazer parte da solução na forma de cloreto de cobre. O ferro trivalente foi reduzido a ferro bivalente e não é mais um oxidante forte. A beleza deste processo é que o cobre desaparece sem gerar gás ou outro resíduo! No entanto a concentração de ferro trivalente diminui e a solução fica menos eficaz.

Como vivemos em um planeta com uma atmosfera rica em oxigênio, podemos recuperar parte da força da solução apenas deixando-a em contato com o ar:

(II)  2 FeCl2 + H2O + O2 -> FeCl3 + Fe(OH)3

O hidróxido de ferro trivalente é aquela casca com cor de ferrugem que se forma no fundo do frasco em que guardamos o percloreto de ferro usado. Desta forma o ferro vai gradativamente sendo removido da solução na forma de ferrugem e o cobre vai entrando em seu lugar. A cor da solução muda com o passar do tempo de um marrom intenso para um verde escuro quase negro. Enquanto houver ferro trivalente em concentração suficiente, a solução poderá ser usada novamente. Por isso é bom deixar a solução exposta ao ar depois de usar, pois recuperamos parte da concentração de ferro trivalente. Normalmente eu deixo passar a noite na mesma bandeja usada para a corrosão.

Depois de alguns decímetros quadrados de cobre corroído, a concentração de ferro na solução é baixa demais para que se possa usar com eficiência. Restam duas opções: jogar no ralo a solução que agora é mais cloreto de cobre, e por isso tóxica e corrosiva para outros metais, ou recuperar a solução!

Por uma sorte, o cobre é capaz de oxidar o ferro metálico em ferro bivalente segundo a reação:

(III)  CuCl2 + Fe -> Cu + FeCl2

Para executar a reação III basta adicionar ferro metálico à solução. Coloque sua solução em um recipiente de vidro e acrescente palha de aço (Bombril). Mexer levemente ajuda a acelerar o processo. Use um bastão de vidro, madeira ou utensílio resistente a temperatura e corrosão (plástico). Não use metal!

A reação III libera grande quantidade de calor, por isso deve-se tomar cuidado. Não jogue toda a palha de uma vez. Para 100ml de solução bem usada, pode ser necessário 2 ou 3 unidades de palha. Coloque metade de cada vez e se ficar muito quente, deixe esfriar um pouco antes de por mais. O que restar de ferro trivalente na solução também será convertido em ferro bivalente. Ao final do processo você terá uma solução translúcida de cor vairando entre amarelo e verde bem claro e no fundo do frasco estará todo o cobre que você retirou das suas placas de circuito.

Agora você terá que filtrar a solução para retirar todo o cobre. Pode usar papel de filtro desses de fazer café. Para o filtro não acomatar (entupir) muito rápido, deixe a solução decantar um tempo antes de filtrar. A parte sólida pode ser jogada no lixo sem problemas. Neste momento você terá em mãos uma solução de cloreto de ferro bivalente pronta para ser oxidada a percloreto de ferro. Vamos novamente realizar a reação II.

Você pode simplesmente deixar a solução exposta ao ar por uns dias e deixar a natureza seguir seu curso. Mesmo durante a filtração é possível observar a formação de um lodo marrom claro a amarelo de Fe(OH)3 no frasco devido à oxidação do ferro. O problema disso é que à medida que a reação ocorre na superfície exposta ao ar, o hidróxido de ferro forma uma película que impede o oxigênio de se dissolver adequadamente na solução. De tempos em tempos é necessário agitar a solução para romper a película. Se deixar tempo suficiente, ela fica espessa e afunda por si só, mas outra se forma. O processo fica muito lento e o perigo de alguém derrubar o recipiente e fazer a maior anarquia aumenta.

Quem tem uma bombinha de aquário pode usar! Basta por a solução numa garrafa alta e deixar borbulhando. A reação irá ocorrer em toda a mistura e esta ficará turva em pouco tempo pela formação de ferro trivalente. Deixar ao longo da noite já é o suficiente. No dia seguinte pode filtrar e guardar, ou guardar suja mesmo.

Eu uso um agitador mecânico que fiz para mover a bandeja de um lado para outro durante a corrosão. Isso será tema de outro post. Novamente, basta deixar passar a noite na bandeja sendo agitada para obter o resultado desejado.

Nenhuma das reações que descrevi é perigosa, tóxica ou gera qualquer gás. O único perigo real é de manchar tudo a sua volta. Deve-se tomar cuidado de colocar a palha de aço na solução aos poucos e monitorar o calor gerado. Eu uso um vidro de azeitonas como recipiente para a reação e tenho um porta filtro próprio para filtrar a solução. Não recomendo usar o da cozinha devido a riscos conjugais. Não tente convencer a esposa que os produtos são seguros. Não dá certo!

Abraços

Eduardo



Muito bom visando acima de tudo, evitar futuros desastres, já que o percloreto de ferro possui um alto poder oxidante além de também economizar uma graninha...  ;)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 08 de Novembro de 2010, as 19:30:54
Só para acrescentar, eu fiz uns testes com meu percloreto (que estava relativamente novo, já que havia corroído apenas 5 plaquinhas no todo). Fiz o processo como se estivesse velho e advinha? Tive a impressão que ele corroeu bem mais rápido. Não posso garantir, mas eu lembro que na 3 placa, eu havia levado a hora do almoço todinha (cerca de 1.30 horas). Esse eu gastei apenas 40 min com o mesmo material e uma placa até maior, mas com a solução "enriquecida".

Mas o ideal mesmo é o Eduardo falar se foi apenas impressão e que algo diferente aconteceu e realmente "enriqueceu" o processo de oxidação.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: BinhoMendes em 08 de Novembro de 2010, as 21:34:15
Só para acrescentar, eu fiz uns testes com meu percloreto (que estava relativamente novo, já que havia corroído apenas 5 plaquinhas no todo). Fiz o processo como se estivesse velho e advinha? Tive a impressão que ele corroeu bem mais rápido. Não posso garantir, mas eu lembro que na 3 placa, eu havia levado a hora do almoço todinha (cerca de 1.30 horas). Esse eu gastei apenas 40 min com o mesmo material e uma placa até maior, mas com a solução "enriquecida".

Mas o ideal mesmo é o Eduardo falar se foi apenas impressão e que algo diferente aconteceu e realmente "enriqueceu" o processo de oxidação.

Nossa 1 hora e meia???  ???
Que tamanho é esse circuito?? Bom, quando eu fiz um circuito da faculdade... que é maior que o dos pedais... levou meia hora...
Mas de qualquer forma, é bom aquecer o percloreto de ferro, diminui bastante o tempo da corroção...
 ;)


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: designermx2 em 08 de Novembro de 2010, as 22:54:22
Acredito que o lance foi o seguinte: Deixei esfriar, não mexi e coloquei água um pouco a mais do que o necessário (pouco mesmo). Isso deve ter influenciado.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 10 de Novembro de 2010, as 15:58:20
Oi Pessoal

Aquecimento ajuda, mas o que faz muita diferença é agitar a solução. Eu faço placas de 10x10cm em 15 minutos com percloreto velho. Uso o meu agitador que está em um post anterior neste mesmo tópico.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Balen em 07 de Janeiro de 2011, as 15:17:04
Olá,

Depois de um longo período ausente do fórum, hoje dei uma passada por aqui e vi esse tópico...

Resolvi "reciclar" meu percloreto, mas agora veio uma dúvida. Meu percloreto já estava bastante velho e no fundo do vidro onde ele ficava armazenado tinha quase 1cm de resíduos depositados que parece uma argila (sei que não é argila, só pra explicar o aspecto), que material é esse? Como deve ser feito seu descarte?

Separei a parte líquida e coloquei palha de aço, aos poucos, até saturar. Agora deixei decantando pra depois retirar o cobre e arejar a solução. Acho que está correndo tudo como o esperado, só não sei o que fazer com a "argila"  :(


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 19 de Janeiro de 2011, as 21:14:02
Oi Balen

Por um acaso eu resolvi esta semana o que fazer com a "argila". A gororoba laranja escuro que fica no fundo do frasco é uma mistura de hidróxido férrico e oxido ferríco. Para quem é leigo pode chamar de ferrugem.

Se você jogar um pouco de ácido clorídrico ou muriático na sua argila, no dia seguinte vai ter mais percloreto de ferro!! O ácido reage lentamente com aquela meleca e forma percloreto novamente.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Jean R. em 15 de Junho de 2011, as 12:52:44
Só uma pergunta, onde vocês compram ácido muriático? Em casas que mexem com baterias apenas? Depósitos de Materiais?

e muito boa idéia de reaproveitar o Percloreto, assim que eu achar algum lugar que venda glossy pra impressora a laser eu vou voltar a fazer plaquinhas com percloreto velho.

Abraços


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Jorge Lopes em 15 de Junho de 2011, as 12:55:27
Eduardo,

esse ácido muriático pode ser aquele de supermercado mesmo?

abraço
Jorge


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 15 de Junho de 2011, as 13:06:10
Oi Pessoal

Eu compro ácido muriático da Sanilimp em uma loja de ferragens perto de casa. Pode comprar em supermercado ou qualquer outro lugar.

O ácido clorídrico já é mais difícil de encontrar. É a mesma substância, mas mais concentrada. Por segurança, usem o mais diluído.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Epron em 30 de Agosto de 2011, as 23:11:52
Cara! parabéns! Muito bom!
Sempre me preocupo com o meio ambiente. muito obrigado pela informação!

Abçs!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 03 de Fevereiro de 2012, as 07:24:08
Oi Pessoal

Tenho um novo adendo para o processo de recuperação de percloreto. Na reação (II) do artigo original:

(II)  2 FeCl2 + H2O + O2 -> FeCl3 + Fe(OH)3

Existe a produção de hidróxido férrico, que forma aquele depósido ferruginoso no fundo do frasco. Além de deixar oxidar, pode-se aumentar ainda mais a durabilidade do percloreto acrescentando um pouco de ácido clorídrico. Daí teremos:

(IV) Fe(OH)3 + 3 HCl -> FeCl3 + 3 H2O

Com isso a solução ganha uma vida extra ainda maior e não forma carepa no fundo!

Abraços

Eduardo




Oi Pessoal

Antes de tudo, um alerta. As reações químicas que descrevo abaixo liberam calor. Recomendo para quem for tentar que use recipientes de vidro, se possível refratário. Não use recipientes de plástico.

A grande maioria das pessoas que fazem placas de circuito impresso em casa usa percloreto de ferro como corrosivo. É um produto barato, seguro, não gera gases tóxicos e não queima a pele. A pior característica do percloreto de ferro é manchar tudo o que entra em contato, principalmente roupas. Essas manchas podem ser removidas com produtos adequados para tratar manchas de ferrugem, como o Semolim, fácil de encontrar em supermercados.

Com 100ml de solução de percloreto de ferro com concentração de 1kg/l é possível fazer uma boa quantidade de placas antes do produto perder sua capacidade de dissolver o cobre. Uma vez esgotada esta capacidade, o destino da solução normalmente é o ralo. Isso traz uma série de problemas:

1.O percloreto de ferro enfraquecido tem uma grande quantidade de cobre dissolvido, que é tóxico. Aqui entra a preocupação ecológica.

2.Mesmo fraca, a solução ainda é corrosiva. Não é mais eficaz com cobre, mas outros metais são atacados com força.

3.Jogando fora sua solução, você vai ter que sair para comprar mais.

Quero passar a diante uma dica que tenho usado já faz algum tempo com resultados ótimos. É possível recuperar a capacidade corrosiva da solução com coisas que você tem em casa!

Antes de tudo, vamos entender como o percloreto de ferro funciona. A substância vendida no mercado com o nome usual de Percloreto de Ferro é o cloreto de ferro trivalente. Existem duas formas de cloreto de ferro, o bivalente (FeCl2) e o trivalente (FeCl3). O ferro trivalente é um oxidante forte. Em contato com metais como o cobre ocorre a seguinte reação:

(I)  2 FeCl3 + Cu -> 2 FeCl2 + CuCl2

Na reação I, o cobre foi oxidado e passou a fazer parte da solução na forma de cloreto de cobre. O ferro trivalente foi reduzido a ferro bivalente e não é mais um oxidante forte. A beleza deste processo é que o cobre desaparece sem gerar gás ou outro resíduo! No entanto a concentração de ferro trivalente diminui e a solução fica menos eficaz.

Como vivemos em um planeta com uma atmosfera rica em oxigênio, podemos recuperar parte da força da solução apenas deixando-a em contato com o ar:

(II)  2 FeCl2 + H2O + O2 -> FeCl3 + Fe(OH)3

O hidróxido de ferro trivalente é aquela casca com cor de ferrugem que se forma no fundo do frasco em que guardamos o percloreto de ferro usado. Desta forma o ferro vai gradativamente sendo removido da solução na forma de ferrugem e o cobre vai entrando em seu lugar. A cor da solução muda com o passar do tempo de um marrom intenso para um verde escuro quase negro. Enquanto houver ferro trivalente em concentração suficiente, a solução poderá ser usada novamente. Por isso é bom deixar a solução exposta ao ar depois de usar, pois recuperamos parte da concentração de ferro trivalente. Normalmente eu deixo passar a noite na mesma bandeja usada para a corrosão.

Depois de alguns decímetros quadrados de cobre corroído, a concentração de ferro na solução é baixa demais para que se possa usar com eficiência. Restam duas opções: jogar no ralo a solução que agora é mais cloreto de cobre, e por isso tóxica e corrosiva para outros metais, ou recuperar a solução!

Por uma sorte, o cobre é capaz de oxidar o ferro metálico em ferro bivalente segundo a reação:

(III)  CuCl2 + Fe -> Cu + FeCl2

Para executar a reação III basta adicionar ferro metálico à solução. Coloque sua solução em um recipiente de vidro e acrescente palha de aço (Bombril). Mexer levemente ajuda a acelerar o processo. Use um bastão de vidro, madeira ou utensílio resistente a temperatura e corrosão (plástico). Não use metal!

A reação III libera grande quantidade de calor, por isso deve-se tomar cuidado. Não jogue toda a palha de uma vez. Para 100ml de solução bem usada, pode ser necessário 2 ou 3 unidades de palha. Coloque metade de cada vez e se ficar muito quente, deixe esfriar um pouco antes de por mais. O que restar de ferro trivalente na solução também será convertido em ferro bivalente. Ao final do processo você terá uma solução translúcida de cor vairando entre amarelo e verde bem claro e no fundo do frasco estará todo o cobre que você retirou das suas placas de circuito.

Agora você terá que filtrar a solução para retirar todo o cobre. Pode usar papel de filtro desses de fazer café. Para o filtro não acomatar (entupir) muito rápido, deixe a solução decantar um tempo antes de filtrar. A parte sólida pode ser jogada no lixo sem problemas. Neste momento você terá em mãos uma solução de cloreto de ferro bivalente pronta para ser oxidada a percloreto de ferro. Vamos novamente realizar a reação II.

Você pode simplesmente deixar a solução exposta ao ar por uns dias e deixar a natureza seguir seu curso. Mesmo durante a filtração é possível observar a formação de um lodo marrom claro a amarelo de Fe(OH)3 no frasco devido à oxidação do ferro. O problema disso é que à medida que a reação ocorre na superfície exposta ao ar, o hidróxido de ferro forma uma película que impede o oxigênio de se dissolver adequadamente na solução. De tempos em tempos é necessário agitar a solução para romper a película. Se deixar tempo suficiente, ela fica espessa e afunda por si só, mas outra se forma. O processo fica muito lento e o perigo de alguém derrubar o recipiente e fazer a maior anarquia aumenta.

Quem tem uma bombinha de aquário pode usar! Basta por a solução numa garrafa alta e deixar borbulhando. A reação irá ocorrer em toda a mistura e esta ficará turva em pouco tempo pela formação de ferro trivalente. Deixar ao longo da noite já é o suficiente. No dia seguinte pode filtrar e guardar, ou guardar suja mesmo.

Eu uso um agitador mecânico que fiz para mover a bandeja de um lado para outro durante a corrosão. Isso será tema de outro post. Novamente, basta deixar passar a noite na bandeja sendo agitada para obter o resultado desejado.

Nenhuma das reações que descrevi é perigosa, tóxica ou gera qualquer gás. O único perigo real é de manchar tudo a sua volta. Deve-se tomar cuidado de colocar a palha de aço na solução aos poucos e monitorar o calor gerado. Eu uso um vidro de azeitonas como recipiente para a reação e tenho um porta filtro próprio para filtrar a solução. Não recomendo usar o da cozinha devido a riscos conjugais. Não tente convencer a esposa que os produtos são seguros. Não dá certo!

Abraços

Eduardo



Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: ricardo rk em 04 de Janeiro de 2013, as 15:34:40
li e reli o tópico, e me apareceram duas questões:

posso obter percloreto de ferro apenas usando acido cloridrico + bombril?

será que é possivel "agitar" a solução aplicando um campo magnético à mesma?

são apenas elucubrações...


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 04 de Janeiro de 2013, as 16:58:32
posso obter percloreto de ferro apenas usando acido cloridrico + bombril?

Pode. Mas haja bombril! Fica muuuiiiitttoo mais barato comprar pronto.

Citar
será que é possivel "agitar" a solução aplicando um campo magnético à mesma?

Você pode agitar gritanto do lado do frasco também. Mas acho mais fácil usar um pauzinho.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: vini7 em 04 de Janeiro de 2013, as 17:24:41
Eu ja levei ao microondas por 20 segundos e em banho maria... Evidentemete que vedado. A questão é que o microondas tente a esquentar primordialmente as moléculas de água, inclusive as do percloreto. A agua quente irá esquentar o sal ácdido da solução e, ele corroerá mais rápido, porém nao 'rejuvenesce' o percloreto, apenas da um 'nitro, um gas' durante a corrosão!


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: ricardo rk em 04 de Janeiro de 2013, as 17:48:18
http://youtu.be/whs-ZW06698 :D


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: darkislanio em 05 de Janeiro de 2013, as 01:40:42
Eduardo
Dá para evitar esse gasto com bombril usando bombril já usado em limpeza, faço isso aqui em casa. É so desfiar um pouco para ir mais rápido a reação, e ainda você reutiliza o que seria jogado fora. Estou cojitando também usar aquele pó de aço produzido por esmeris em oficinas e forjas. Tenho um amigo que trabalha em ofocina e não será dificuldade conseguir. Com essas opções, é possível conseguir percloreto quase indefinidamente sem custos.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: a.sim em 05 de Janeiro de 2013, as 11:21:10
Olá.

Para arejar a solução e efetuar a transformação final do FeCl2 em FeCl3 acredito que a adição de água oxigenada deva ajudar. Para não diluir a solução, deve-se usar " peróxido de hidrogênio ", que é a água oxigenada mais concentrada. Certa vez, obtive um produto desses com...130 vol !


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 08 de Janeiro de 2013, as 08:05:38
Oi Darkislanio

Dá para evitar esse gasto com bombril usando bombril já usado em limpeza, faço isso aqui em casa.

Sem dúvida que dá. Você pode usar qualquer coisa que tenha ferro. Até pregos velhos funcionam. O problema com pregos é que a reação fica mais lenta. Como a reação ocorre na superfície, o bombril é a melhor opção, por ter muita área reativa.

Citar
Estou cojitando também usar aquele pó de aço produzido por esmeris em oficinas e forjas. Tenho um amigo que trabalha em ofocina e não será dificuldade conseguir.

O pó que sai de esmeril é oxido de ferro. Aquelas faiscas são o ferro queimando. Você já ateou fogo em bombril? Ferro queima! Por isso acho que o pó de esmeril não vai servir. Mas se você conseguir aparas de torno, isso sim vai dar certo.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: jorgito em 10 de Maio de 2013, as 15:53:59
Mais uma da série pergunte ao Eduardo:

Eduardo, eu mantenho meu percloreto naqueles potes de plásticos de sorvete de 1kg. É relativamente prático para corrosão e para guardar basta utilizar a tampa que já vem com ele. A vantagem é que evito a bagunça de ficar transferindo da bandeja para o frasco e vice-versa, evitando bagunça na vasa.

Minha dúvida é:
Você escreveu que o processo de corrosão da palha de aço emite calor. Esse calor chegaria ao ponto de deformar o pote, mesmo dosando a quantidade de palha de aço? Ou seria melhor eu providenciar um recipiente de vidro para realizar a experiência?


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: daniellp em 13 de Outubro de 2014, as 09:15:55
Caros.

Sei que mereço um troféu "post digger" por esta resposta, mas gostaria de uma ajuda.

Eu li e reli este tópico tentando entender o que eu posso ter feito errado, pois a única coisa que eu consegui com este processo foi sujeira... e muita...

Bem, o que eu fiz:

Coloquei o percloreto velho, que eu guardo em uma garrafa velha de água mineral (1500ml) na cuba de vidro que eu uso para corrosão. A garrafa ficava quase cheia (uns 1400ml aproximadamente). Este percloreto tem um anos e meio de uso moderado (corrosão de uma placa de 20 x 30 por mês, na média).

Adicionei palhas de aço (Assolan pois era mais barata que Bom Bril) e mexi com um bastão de madeira. Fui colocando duas a duas as palhas e mexendo até que dissolvessem completamente. No total coloquei 10 que se dissolveram totalmente e mais duas que deixaram resíduos pois a solução saturou.

Esperei esfriar e coloquei em uma bacia plástica para "aerar" e deixei na churrasqueira (coberta) por 1 semana, mexendo ocasionalmente. Depois disso peguei um funil velho e filtrei o "mosto" usando folhas de papel toalha (aqui fez uma lambança incrível). O líquido que resultou foi bastante límpido, puxando para o azulado. No funil restou um lodo marrom, bem como ficou um pouco no funco da bacia. Precisei trocar o "filtro"  de papel toalha 3 vezes pois tinha muito lodo. Pois bem, dos 1400ml estimados no início do processo aqui resultou a garrafa de água cheia (1500ml) mais uns 800ml que precisei colocar em outra garrafa. Este aumento de volume pode ser justificado pelas 11 palhas de aço dissolvidas na reação.

Como a mesma permaneceu límpida (e deveria estar marrom-amarelada) forcei a oxigenação com uma bomba de ar destas usadas em aquário, com uma pedra de aerar na ponta. Depois de algum tempo (umas 3 horas) a solução já estava marrom-amarelada. Deixei a noite toda para reforçar. Aqui a lambança 2, pois respingou pela boca da garrafa e melecou tudo em volta...

Depois de mais de 12 horas "socando" ar resolvi experimentar a solução. Preparei as placas como de costume, coloquei a solução na cuba e mergulhei as placas. Antes de todo  o processo as placas ficavam prontas em quase 1 hora (no percloreto novo levava uns 15 minutos). Imaginei que tudo estaria resolvido em alguns minutos, meia hora no máximo. Pois eis que as placas ficaram mais de 4 horas imersas e nem sinal de corroer. Depois da primeira hora coloquei o aerador dentro da cuba e a parte que ficou em contato com as bolhas corroeu. É possível ver com clareza onde estava o aerador. Acabei tirando as placas da solução e lavando para continuar os processo outro dia, pois isso já era quase 22:00 e eu estava bem cansado.

Minha dúvida: O fato de eu ter colocado as palhas de aço antes de filtrar pode ter sido o problema? Imagino que não pois o sal de ferro está diluído na água e, certamente, passaria pelas fibras do papel toalha.

Um detalhe, depois de aerada a solução, quando deixada em repouso a parte marrom-amarelada decanta, voltando o líquido a ter sua aparência límpida levemente azulada.

Será que ainda tem salvação ou vou ter que descartar e comprar outro percloreto?

Agradeço a quem puder ajudar.

Daniel.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: xformer em 13 de Outubro de 2014, as 13:12:16
Eu também não consegui recuperar o líquido. Eu usei limalha de ferro e pregos de ferro e um bom tempo de borbulhamento (bomba de aquário) e como filtro usei chumaço de algodão, mas o filtro entope logo no funil e demora pra filtrar. Acho que é melhor comprar novo pó de percloreto do que ficar gastando em palhas de aço, sai mais barato. Talvez precise colocar um pouco de ácido clorídrico na solução.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Adiel em 13 de Outubro de 2014, as 13:15:05
Prefiro ficar com o vinagre, mesmo.  Demora, mas é fácil de achar e barato.  Vou testar o ácido muriático uma hora dessas, também é bem barato e figura fácil.  Desisti do percloreto, muito complicado para se comprar no interior do RJ.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: otton em 16 de Outubro de 2014, as 17:18:53
Salve salve pessoal  :tup :tup

Eu tinha um percloreto velho aqui em casa e resolvi recupera-lo, vamos la:

Eu coloquei o percloreto velho em um pote de vidro como recomendado, ele estava tao velho que estava na cor verde bem escura,
e quando coloquei ele no pote de vidro ficou uma camada no fundo do pote antigo que acredito ser o cobre das placas corroíveis.

Fui adicionando palha de aço, eu colocava a palha de aço quando e ela ficava bem oxidada eu tirava e colocava outra nova, porque percebi
que ela não corroía ate o final. fiz esse processo ate adicionar palha de aço e ela não oxidar mais.

depois disso eu filtrei o percloreto com um pano e coloquei para descansar e oxidar.

Eu fiz o processo corretamente ?
Seque algumas fotos

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Forte Abraço


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: xformer em 16 de Outubro de 2014, as 18:38:14
O percloreto de ferro novo, quando dissolvido em água, tem cor de café meio aguado (marrom) mas transparente, não com cor barrenta ou opaca.

Quando muito usado, o líquido fica verde azulado porque o cobre das placas passa a fazer parte da solução. Acho que o precipitado contém o ferro ou ferrugem.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: otton em 16 de Outubro de 2014, as 19:45:51
Eu também achei estranho essa coloração.
Eu deixei decantando ao ar livre e amanha vou ver como estar.

Forte Abraço


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: daniellp em 16 de Outubro de 2014, as 20:10:25
O meu tá com a bombinha de aquário há uma semana. Não vi grandes diferenças. Eu vi um vídeo no youtube onde um cara ensina a fazer o percloreto a partir de ácido clorídrico 12M (37%), palha de aço e peróxido de hidrogênio 3% (água oxigenada 10 volumes). Lá ele fala que até dá pra deixar com o aerador, mas pode levar vários dias... Eu continuo procurando água oxigenada com mais de 10 volumes sem os cremes e outras porcarias que tem naquelas que se usa pra descolorir cabelo...

https://www.youtube.com/watch?v=43Xsh9J7S-g

E vamo que vamo...

Daniel.


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Moska em 16 de Outubro de 2014, as 21:13:26
Olá daniellp

O peróxido de hidrogênio você pode comprar com estes vendedores que vendem produtos de limpeza para casa, eu compro sempre com um vendedor que passa na rua de casa vendendo produtos de limpeza no "caminhãzinho" dou uma ligada pra ele e deixo reservado.

 


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Ledod em 16 de Outubro de 2014, as 21:35:04
O meu tá com a bombinha de aquário há uma semana. Não vi grandes diferenças. Eu vi um vídeo no youtube onde um cara ensina a fazer o percloreto a partir de ácido clorídrico 12M (37%), palha de aço e peróxido de hidrogênio 3% (água oxigenada 10 volumes). Lá ele fala que até dá pra deixar com o aerador, mas pode levar vários dias... Eu continuo procurando água oxigenada com mais de 10 volumes sem os cremes e outras porcarias que tem naquelas que se usa pra descolorir cabelo...

https://www.youtube.com/watch?v=43Xsh9J7S-g

E vamo que vamo...

Daniel.

 Por esse vídeo, o meio precisa estar ácido! Ou seja, é necessário adicionar ácido clorídrico à solução para ocasionar a reação:

 4 FeCl2 + O2 + 4 HCl = 2 H2O + 4 FeCl3

 Sem a presença de um átomo de Cloro (que vem do HCl em meio aquoso H+ / Cl- ), não existe maneira de ele oxidar o FeCl2 para formar FeCl3.

 Acredito que esteja ai o problema.

 Um abraço!

 Eduardo



Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: daniellp em 16 de Outubro de 2014, as 23:30:16
É bem possível então, pois eu coloquei palha de aço até o talo, isso fez com que o ferro consumisse todo o cloro disponível inviabilizando o final da reação. Vou providenciar um pouco de ácido muriático pra ver o que acontece. Depois coloco um aquecedor de aquário pra fazer a água evaporar...


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 17 de Outubro de 2014, as 10:41:55
Oi Pessoal

Parece que estão fazendo alguma confusão com essa recuperação. Primeiro, não é para a solução aumentar de volume. Se aumentou é porque alguém jogou água. O bom é deixar o caldo no sol para concentrar.

O processo é simples. Primeiro adiciona-se ferro metálico à solução gasta. Vai formar no fundo um lodo de cor marrom escuro e a solução vai ficar quase transparente, com um tom esverdeado bem claro. Essa solução clara deve ser deixada em uma bacia ou outro recipiente para oxidar. Isso demora mesmo. No final haverá uma solução de cor marrom escura e um lodo laranja claro no fundo.

Depois de mais de 12 horas "socando" ar resolvi experimentar a solução. Preparei as placas como de costume, coloquei a solução na cuba e mergulhei as placas. Antes de todo  o processo as placas ficavam prontas em quase 1 hora (no percloreto novo levava uns 15 minutos). Imaginei que tudo estaria resolvido em alguns minutos, meia hora no máximo. Pois eis que as placas ficaram mais de 4 horas imersas e nem sinal de corroer. Depois da primeira hora coloquei o aerador dentro da cuba e a parte que ficou em contato com as bolhas corroeu. É possível ver com clareza onde estava o aerador. Acabei tirando as placas da solução e lavando para continuar os processo outro dia, pois isso já era quase 22:00 e eu estava bem cansado.

Sempre fiz com pouco percloreto. Nunca tentei 1500ml de uma vez. O processo todo deve levar um mês para completar no natural. Não é algo que se faça em um final de semana. Um aerador de aquário ajuda, mas ainda assim vai levar bastante tempo. Com 100ml leva 24 horas. com 1500ml eu esperaria 15 dias.

Alguém jogou água na sua solução. O aumento de volume não se justifica pelo acréscimo da palha de aço, mesmo porque ele sai na filtragem. Lembrem que quanto mais diluída estiver a solução, pior é. Deixem oxidar em um lugar que seja possível evaporar grandes volumes de água. O sintoma dela estar corroendo onde há bolhas de ar é sintoma claro de que o processo de oxidação ainda não terminou.

Você vai ter que deixar oxidar com o borbulhador por bastante tempo, tipo uns dias, e depois decantar o lodo laranja que vai formar.

Acrescentar água oxigenada mais atrapalha que ajuda. A água 10 volumes tem só 3% de H2O2. Mesmo a de 40 volumes vai ter só 12% de H2O2. Colocar H2O2 de farmácia vai diluir tanto a solução que vocês terão um caldo inútil no final do processo.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Ramsay em 17 de Outubro de 2014, as 21:49:21
Eu sempre usei percloreto férrico líquido, recipiente com 1 litro comprado na B. Herzog do Rio.
Antigamente, após a corrosão, eu bebia a solução, porque afinal, ferro faz bem pro organismo.
A última vez que comprei, há uns 18 meses atrás, eu paguei apenas R$12,00 pelo litro que dura até hoje, porque uso recipientes de vidro ou isopor com o tamanho o mais próximo possível da placa a ser corroída.

Agora, convenhamos, recuperar percloreto férrico usado, é um pouco demais pra mim!!





Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: xformer em 17 de Outubro de 2014, as 22:08:39
....
Antigamente, após a corrosão, eu bebia a solução, porque afinal, ferro faz bem pro organismo.

ATENÇÃO, não façam essa idiotice.
Sr. Ramsay o fórum tem o intuito de ser informativo e educativo, não sendo permitido que ideias por mais esdrúxulas que pareçam e que  possam prejudicar a integridade física dos demais participantes, sejam aqui propagadas e talvez levadas a cabo por algum desavisado ou mais fraco de QI (nem todos podem entender a piada). Guarde essas sugestões para si.

Citar
Efeitos adversos à saúde humana: inalação dos vapores irrita os olhos, nariz e garganta. Irritante para a pele. Prolongado contato com os olhos pode causar descoloração na conjuntiva. Ingestão causa irritação da boca e estômago e possíveis dores abdominais, vômito, diarréia, pulsação rápida e fraca e baixa pressão sanguínea (sintomas aparecem dentro de 10 a 60 minutos após a ingestão). O tipo e grau dos sintomas dependem da percentagem de cloreto férrico ingeridos.
....
Principais Sintomas: o produto é irritante para a pele, olhos e mucosas. A ingestão pode causar irritação e queimaduras na mucosa oral, esôfago e estômago.

fonte:
http://www.fca.unicamp.br/portal/images/Documentos/FISPQs/FISPQ-%20CLORETO%20FRRICO.pdf

Cada uma que aparece ... )>|


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Ramsay em 17 de Outubro de 2014, as 22:20:55
Xformer, eu estava brincando!!
Eu jamais bebi percloreto de ferro na vida e recomendo que ninguém beba porque contém cobre que é prejudicial a saúde, além do próprio ácido que corroiria o estômago na hora.

Eu postei isso só pra ver qual seria a reação das pessoas, mas, você antecipou.
De qualquer forma, peço desculpas pela brincadeira de mal gosto.

Mas, saiba que no começo do século passado existia um refresco chamado "vitríolo" que era feito com ácido sulfúrico e agua gelada e as pessoas adoravam...



Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: xformer em 17 de Outubro de 2014, as 22:28:40
Ok, o meu medo é que alguém poderia levar a sério (participante ou os visitantes, quem garante ?).
Se for pra beber porcaria da mesma cor, eu sugiro então beber *oca-*ola (com bastante açúcar), que faz tanto mal quanto.   ;D


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: felix em 17 de Outubro de 2014, as 23:27:52
Cara eu ri profundamente aqui da parte que o cara diz que bebe o percloreto.
Considerando que o fórum tem uma média diária na casa de milhares de visualizações é bem possível que alguém por ai já tenha até bebido mesmo.

No minimo será um bom digestivo.

 [beer2]


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: Eduardo em 22 de Outubro de 2014, as 05:08:05
Agora, convenhamos, recuperar percloreto férrico usado, é um pouco demais pra mim!!

Concordo! Para quem pode pegar um metrô e comprar percloreto na Santa Ifigênia, toda essa lambança com percloreto é uma sandice. Mas eu cresci em uma cidade pequena do interior e conseguir percloreto era difícil. Para outros que moram em lugares mais afastados, pode ser quase impossível!

O objetivo deste tópico não é economizar R$12,00 de um pacote de percloreto. É mostrar que o percloreto velho pode ser recuperado e que quem mora em lugares afastados tem como conseguir fazer suas coisas.

Atualmente eu tenho usado a fórmula de vinagre com água oxigenada, que faz muito menos sujeira. Do ponto de vista econômico, é um processo muito mais caro que o percloreto, mas todo mundo tem vinagre e água oxigenada perto!

Abraços

Eduardo


Título: Re: Recuperando Percloreto de Ferro
Enviado por: daniellp em 22 de Outubro de 2014, as 06:31:27
Concordo! Para quem pode pegar um metrô e comprar percloreto na Santa Ifigênia, toda essa lambança com percloreto é uma sandice. Mas eu cresci em uma cidade pequena do interior e conseguir percloreto era difícil. Para outros que moram em lugares mais afastados, pode ser quase impossível!

O objetivo deste tópico não é economizar R$12,00 de um pacote de percloreto. É mostrar que o percloreto velho pode ser recuperado e que quem mora em lugares afastados tem como conseguir fazer suas coisas.

Atualmente eu tenho usado a fórmula de vinagre com água oxigenada, que faz muito menos sujeira. Do ponto de vista econômico, é um processo muito mais caro que o percloreto, mas todo mundo tem vinagre e água oxigenada perto!

Abraços

Eduardo

Concordo 2....

Aqui em Curitiba conseguir o percloreto é fácil e barato. Com certeza já gastei mais tentando recuperar do que se tivesse comprado novo e descartado o velho, mas a curiosidade e a vontade de aprender falam mais alto. Além disso não sei onde vou estar morando amanhã e isso pode ser útil...

Forte abraço.

Daniel.


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal