Meteoro CB150 "em curto"

Started by V.O.A., 06 de September de 2017, as 20:19:48

Previous topic - Next topic

Matec

Hand MasterMind
Quote from: V.O.A. on 04 de October de 2017, as 19:49:43
Quote from: Matec on 04 de October de 2017, as 16:14:24
Q8 aquece porque a tensão aí está alta.
Mas não é Q8 que frita os dedos, é Q1.

Isso é estranho, mas pode ser um reflexo do problema desse driver (Q5).
Q1 não deveria fritar, e como ele está ligado à Q2 pelo emissor, podem ambos estar com problemas também.

Mas por enquanto, temos que ver Q5 (e talvez Q7).

V.O.A.

*
Iniciante
  1. voa.aquino@hotmail.com
Tirando o BD139 (Q5), parou de ter 45V na saída. Pena que não tenho outro pra colocar no lugar, pra testar.

-----

Q1 parou de fritar. E agora a lâmpada série não acende nem com o alto falante. Mas... Tenho minhas dúvidas que seja o BD139. Tomara que seja.

-----

Botei o geradorzinho do Handmades e não deu nenhum som. Achei que deveria dar pelo menos um som distorcido do semiciclo negativo.

-----

Se for útil, tenho frequencímetro à disposição.

raul.tec

*
Iniciante
  1. eng_elet1@hotmail.com
Você chegou a fazer aquelas modificações que aparecem no quadrado no lado inferior direito do esquema elétrico? Eu estive com um amplificador com esse mesmo circuito e esse mesmo transistor que esquenta lá no estágio inicial só parou de esquentar quando troquei um resistor que se não me falha a memória era do coletor, foi seguindo essa modificação da própria marca que consegui resolver o problema, mas isso que estou falando é só mais uma sugestão para te auxiliar.

Alfredo Padrao

Handmaker
"Fui eu que fiz"
Quote from: V.O.A. on 04 de October de 2017, as 22:43:25
Tirando o BD139 (Q5), parou de ter 45V na saída. Pena que não tenho outro pra colocar no lugar, pra testar.
Mas para testar o transistor, não bastaria o multímetro, para medir curto ou fuga? (Preferencialmente um multímetro analógico).

Boa sorte,
Alfredo

V.O.A.

*
Iniciante
  1. voa.aquino@hotmail.com
Quote from: raul.tec on 05 de October de 2017, as 14:57:31
Você chegou a fazer aquelas modificações que aparecem no quadrado no lado inferior direito do esquema elétrico? Eu estive com um amplificador com esse mesmo circuito e esse mesmo transistor que esquenta lá no estágio inicial só parou de esquentar quando troquei um resistor que se não me falha a memória era do coletor, foi seguindo essa modificação da própria marca que consegui resolver o problema, mas isso que estou falando é só mais uma sugestão para te auxiliar.
Dica interessante a sua! Até então eu to seguindo a seguinte lógica: se funcionava sem as modificações, tem que haver solução sem elas. Mas agora fiquei tentado a modificar. Obrigado pela sugestão.  :tup
Você lembra de ficava com 45V na saída?

-----

Quote from: Alfredo Padrao on 05 de October de 2017, as 19:44:27
Mas para testar o transistor, não bastaria o multímetro, para medir curto ou fuga? (Preferencialmente um multímetro analógico).
Pois então, medi ele e não há curto. Mas só tenho um multímetro digital. Comprei mais dois BD139, vou soldá-los daqui a pouco e testar.

-----

Troquei o BD139 e novamente o problema volta.  :'(

Tenho a impressão de que tem algo fazendo o BD139 saturar. Até por que se o 2SC5200 estivesse em curto, mesmo sem o BD139, os 45V apareceriam na saída, não?

raul.tec

*
Iniciante
  1. eng_elet1@hotmail.com
No meu caso não apresentava 45 Volts na saída mas este mesmo transistor A42 fritava e o defeito que ocorria era que o sinal no falante começava a soar bem e depois de minutos saturava, distorcia.