Novos Layouts preamp JCM800 IALL 10.5

Started by guhjurisato, 29 de July de 2015, as 02:52:35

Previous topic - Next topic

Thomas_h

**
Freqüente
A algum tempo que minhas montagens estavam paradas mas na última semana resolvi fazer a minha segunda montagem nesse estilo.
Mas usei tensões menores do que as especificadas para o JCM800, pra não necessitar de mais um transformador.

Usei algumas peças que já tinha disponível, principalmente os transformadores, a parte mais cara.
As tensões estão um pouco mais altas que o normal:

A tensão na placa das ECL82 é de 261v, o que com o resistor de 390 ohms resultou num bias de 21v.
Isso chega bem próximo da dissipação máxima das válvulas, que é de 7W.
Poderia até aumentar esse resistor um pouco , mas por hora testei assim. Por sorte na placa com turrets essa mudança é bem rápida de se fazer.

A tensão na grade auxiliar é de 255v, onde usei um resistor de 2,2k que tinha sobrando.

O pré tem tensão de 232v no capacitor do terceiro e quarto estágio (seguidor de cátodo) e 229v para o primeiro e segundo.
100v abaixo do que é usado no JCM800, mas a ECL82 não precisa de 40v na grade pra produzir toda a potência que ela produz.

Agora uma

Até agora só testei a distorção do pré, que ficou boa mesmo com os valores do JCM800. Só uns pequenos ajustes aqui e ali e ele soa como eu imaginava.

Em apartamento dificilmente o volume sai do 1, acho que deveria usar um daqueles potenciômetros de precisão com dois eixos concêntricos pra acertar a posição do volume entre o muito baixo e o muito alto, que fica em algum lugar próxima ao 1 do meu painel. Dessa forma, pode ser que com o volume mais alto ele fique um pouco abafado, já que os ajustes que fiz foram com o volume praticamente no mínimo.

Aqui a foto da montagem>

Abraços!

Matec

Hand MasterMind
Poxa Thomas_h

Além de fazer aqueles micro-amplificadores bem legais, esse seu JCM está uma beleza de layout e organização. Isso é algo que só faz quem realmente gosta de eletrônica.

Parabéns!

:tup

kem

DIY Freak
Ta muito boa mesma a montagem.
Na inversora você usou os triodos da ECL82?
I don't want to die young...
I want to diode!

Thomas_h

**
Freqüente
Obrigado pelos elogios!
Aproveitei que tem bastante espaço no chassis pra fazer de acordo com o que fui aprendendo em relação à posicionamento de cabos e componentes. Infelizmente minha placa era bem mais estreita que as normais, o que exigiu algumas mudanças.

a inversora usa os triodos da ECL82, exatamente como no Iall 10.5.
Pensei em mexer nesse estágio, mas depois de ter visto os problemas que o Blackcorvo teve com a distorção preferi deixar a original do Iall que eu ja tinha montado anteriormente e que funciona sem esses problemas.

tcholopi

*
Iniciante
Muito bacana o projeto. Se possível posta um sample dele pra gente ver, ou melhor, ouvir como fica.  :tup

rafammbass

*
Iniciante
  1. ICQ - 19530673
Belo projeto! Meus parabéns pelos resultados!
143681

Thomas_h

**
Freqüente
Finalmente terminei a caixa!
Fiz um combo estilo britânico pra um falante de 10". Gostei bastante do resultado, a madeira quando veio já era muito bonita, que resolvi só usar um verniz fosco pra proteger. Assim que tiver um tempo faço um video do som do amplificador.

Até agora só toquei com o volume no mínimo, e mesmo assim já fiquei satisfeito! Algumas fotos do amplificador pronto>

Abraços!

marcao_cfh

Handmaker
Coisa linda!  (aplaus2)
Mas vindo de você, a gente não esperava menos :D

bossman

Administrator
DIY Freak
Como andam os procedimentos para expulsão do Thomas ? ^-^

Perfeito Thomas!  (brav)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

tcholopi

*
Iniciante

Di. Rocha

*
Iniciante
Pena que não tem um emotcon com a expressão "Queixo caído"....como não tem, vai de  (aplaus) (aplaus) (aplaus) (aplaus) (aplaus) (aplaus)

Parabéns Thomas, lindo trabalho!
Di. Rocha

rodlburigo

**
Freqüente
  1. rodlburigo@hotmail.com
Que trabalho lindo Thomas, parabéns!!!
Sem palavras!!! (aplaus) (aplaus) (aplaus)
Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.

Di. Rocha

*
Iniciante
Só uma curiosidade, essa face plate, você adquiriu onde? É perfeita parece original Marshall.
Di. Rocha

Thomas_h

**
Freqüente
A faceplate é feita em casa mesmo. Impressa numa transparência de retroprojetor sobre o chassis pintado de dourado. Pra proteger dá pra usar acrílico e você tem um resultado parecido com de um plexi.

Tirei um tempo pra fazer um vídeo, segue aqui o som dele>
ganho está no máximo, mas o volume no 1(de 10) um pouco acima do mínimo, pra que a perda de graves não seja tão dramática.
https://www.youtube.com/watch?v=MBfbwlkwPyU&feature=youtu.be

Enquanto isso estou começando um restauro de outro amplificador.

bossman

Administrator
DIY Freak
Timbreira! Só uma dúvida Thomas... Você fica com todos esses amplificadores que constrói ou os "tomam" de você ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof