Amplificadores Palmer : Esquemas para Manutenção

Started by Paulorpcf, 08 de July de 2019, as 11:39:01

Previous topic - Next topic

Paulorpcf

*
Iniciante
Amanhã tiro muitas fotos, está muito escuro e meu celular moto g5 é ruim, câmera ruim, som de gravação ruim, falante ruim....

Paulorpcf

*
Iniciante
Agora fotos mais claras:

Matec, se puder decifrar o esquema será muito bom e de grande ajuda.
Em breve terei fotos de um palmer modulo 120.

Matec

Hand MasterMind
Matec, se puder decifrar o esquema será muito bom e de grande ajuda.
Em breve terei fotos de um palmer modulo 120.

Boas fotos.
Bom, o esquema está decifrado, e na minha opinião, quem fuçou aí, não entendia muito do assunto (pra variar). Erros básicos....

Mais tarde já mando o esquema corrigido (o mais provável), do que seria o seu amplificador.

Ã"timo, quanto mais esquemas, melhor.
:)

A.Sim

Handmaker
Equipamento típico dos anos 70/80 :

eletrolíticos "yellow cover" Siemens
capacitores styroflex "clear coat" Siemens
capacitores "brown drop" Siemens

resistores de carbono Constanta ( tem um da R.B. )
resistores de fio Telewatt

E um clássico diodo BY127.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Paulorpcf

*
Iniciante
Matec, tirei fotos da placa de alimentação.

-----

-----

Valores dos capacitores de copo superiores e os que já consegui ver na placa:

-----

não consegui ver o valor de dois capacitores marrons, mas pelo tamanho devem ser .022uf 400V

Matec

Hand MasterMind
Nossa! Que variedade de capacitores eletrolíticos! Deve ter um de cada vez que o amplificador foi pra reforma. Consertos pontuais. Queimou 1 troca 1.

Paulopcf

Está ficando bom. Vou ter ainda um trabalho para decifrar alguns pontos da fiação. Aquele resistor maior, quadrado, não sei ainda o valor.

:-\

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Paulorpcf on 28 de July de 2019, as 18:59:28
18k 10W
Um ninho de cobras.

Nem diga.

O circuito da fonte quase deu um nó na cabeça. Colocaram em série  100u, 300u, 220u e 220u.  Isso dá = ~ 44.6uF  >>(:  Coisas fora do usual.

Eu ainda vou precisar de uma fotinho da parte de trás da placa dos diodos. Também fotos do canto do fundo direito, a ligação dos capacitores naquele pedaço está confusa.   )>| Se possível, estique os fios e terminais para se poder visualizar de onde os condutores saem.

Obrigado.

(rckt

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: A.Sim on 28 de July de 2019, as 13:13:17
Equipamento típico dos anos 70/80 :

eletrolíticos "yellow cover" Siemens
capacitores styroflex "clear coat" Siemens
capacitores "brown drop" Siemens

resistores de carbono Constanta ( tem um da R.B. )
resistores de fio Telewatt

E um clássico diodo BY127.

Obrigado Alexandre ! Eu já ia perguntar qual era o nome e modelo desses capacitores marrons e eu adoro o design desses BY127 quem souber onde encontrar..
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Esses BY127  já não são mais fabricados.  Quem fazia era a Ibrape (Philips).  Foram os 1N4007 que acabaram com eles. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

A.Sim

Handmaker
BY127... credo, quem se arrisca a usar um diodo daquele tamanho hoje em dia, para apenas 1,000 A ?

Já para a época eles eram enormes..e caros !
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Pode comprar o 1N5408 e dar uma limada e lixada nas arestas do lado do catodo e deixá-lo arredondado como o BY127.  Depois  pinta com tinta verde.  Pronto, temos uma réplica do BY127    ;D

Nunca tinha visto capacitor eletrolítico grandão desses da Lorenzetti (e olha que meu pai trabalhou lá).  Eu tenho alguns menores e de menor tensão (vermelhos) e um rolo grosso de fita de mylar metalizado de capacitor de poliéster que era fabricado lá.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Paulorpcf

*
Iniciante

Não sei se ficou muito escura.
Qualquer outra foto que precise ou que eu confira alguma coisa, só falar.

Matec

Hand MasterMind
Preciso de mais um foto, bem detalhada dessa área:

[spoiler][/spoiler]

É para saber as ligações desses fios que entram nos capacitores de 150 e 200uF por baixo dos resistores de  100kohms.

------------------------------------------

Essas fotos vão ajudar a tirar dúvidas sobre o circuito do seu amplificador em específico.
Não  digo que você vai utilizar o circuito que está sendo utilizado agora.
Esse circuito tem vários erros que foram se acumulando com o tempo. Tem um erro de projeto, e tem muitos componentes ruins. O melhor vai ser trocar a maior parte dos componentes, essa fiação que já está péssima, e transformar ele num Palmer sem nenhum vício.
O transformador de saída, parece já ter sido modificado, a fiação dele está com aparência de ser bem mais nova que os fios do transformador de força. Espero que o serviço tenha sido bem feito.

O esquema que vou postar será  de como esse circuito deveria estar, antes das modificações. Qualquer observação, pode postar.

Abraço

Paulorpcf

*
Iniciante
Vou tentar dar uma o morada na área e tirar fotos de dia

-----

-----