Amplificadores Palmer : Esquemas para Manutenção

Started by Paulorpcf, 08 de July de 2019, as 11:39:01

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: xformer on 29 de July de 2019, as 18:57:22
Pode comprar o 1N5408 e dar uma limada e lixada nas arestas do lado do catodo e deixá-lo arredondado como o BY127.  Depois  pinta com tinta verde.  Pronto, temos uma réplica do BY127    ;D

:D

Se é pra ter esse trabalho todo :  https://www.ebay.com/itm/3-Stk-Hochspannung-Gleichrichter-Dioden-BY127-1250V-0-5A-33427/362699795373?hash=item547297abad:g:fYAAAOSwm2NdKbdU
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Matec

Hand MasterMind
Ã"timo! Essas fotos já resolveram minhas dúvidas. Agora já posso postar o esquema. Mas será o um esquema "correto", de acordo com minha postagem anterior. Posso passar também o esquema atual, mas só por MP, para não haver confusão no tópico.

Paulorpcf

*
Iniciante
Estou aguardando ansioso os dois, conseguiu ver os valores dos resistores de fios? Onde o esquema do Palmer 3001 trás 5k6 é 220r

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Paulorpcf on 30 de July de 2019, as 11:35:56
Estou aguardando ansioso os dois, conseguiu ver os valores dos resistores de fios? Onde o esquema do Palmer 3001 trás 5k6 é 220r

Estou fazendo as devidas revisões nos esquemas.

Os resistores das válvulas de saída: de cátodo 47R/10w; screen 220R /10w; grid stopper 5,6k. Eu creio que você se enganou na posição dos resistores.

_------------------------------------------------------------------------------------_

Bem aqui está mais um esquema saindo. Certeza absoluta sobre sua fidelidade não podemos ter, por falta de informação técnica das fábricas nacionais.
Não está idêntico ao amplificador do Paulorcpf, pois aquele possui muitos MODs criativos (gambiarras).

Outra versão do Marshall Major.... (Será que eles não se cansam de fuçar nesse circuito?)

Palmer Módulo 200:

Caso queira visualizar com melhor definição, click no link abaixo.

https://postimg.cc/zybGW6kv

:tup

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Caramba, se entendi direito, na fonte de alta tensão, os retificadores em ponte tem BY127 em paralelo. Qual a finalidade disso ? Não deve ter tanta corrente assim.  Depois, pela foto colocaram dois diodos diferentes (1N4007 e  BY127) em paralelo vai forçar mais um do que o outro.  Serviço porco, ao invés de trocar todos, deixaram alguns BY127 originais.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: xformer on 30 de July de 2019, as 20:41:11
Caramba, se entendi direito, na fonte de alta tensão, os retificadores em ponte tem BY127 em paralelo. Qual a finalidade disso ? Não deve ter tanta corrente assim.  Depois, pela foto colocaram dois diodos diferentes (1N4007 e  BY127) em paralelo vai forçar mais um do que o outro.  Serviço porco, ao invés de trocar todos, deixaram alguns BY127 originais.

Xformer, essa moda já vem de longe. Os Marshall Majors também utilizavam duas pontes de diodos em paralelo. Como eles eram da década de 60 e a fonte é  de 700v, a carga dos capacitores requer uma corrente de partida alta. Não sei qual a especificação dos diodos utilizados pelos gringos, mas deveriam ser bem piores que os BY127. Aqui, a Palmer só copiou.

Paulorpcf

*
Iniciante
Matec, muito obrigado pelo esquema e a presteza de fazê-lo. (brav)
Só um pedido, não está abrindo o de maior resolução....

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Não faz muito sentido, já que pela especificação da Ibrape, eles aguentariam 1A e "só" 800V de tensão reversa (o que em tese seria suficiente não colocar nada em paralelo ou em série já que estão em ponte).

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Xformer,  ótima tabela de diodos!

Paulo, já inclui um link para imagens no site do postimage. Agora você pode baixar e esquema em tamanho natural. No MP também.

:)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Mais uma coisa estranha nesse amplificador: não tem como variar a tensão de bias negativa aplicada nas válvulas de saída.  Precisaria ter um trimpot pelo menos.

Paulorpcf

*
Iniciante
No Marshall major tem (que eu saiba), só copiar e colocar aqui, não?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Paulorpcf on 31 de July de 2019, as 22:27:45
No Marshall major tem (que eu saiba), só copiar e colocar aqui, não?

Se você tiver o esquema dessa parte, poste aqui pra gente ver se serve. Vai depender da tensão AC do enrolamento (às vezes é um tap do enrolamento de alta tensão) o que determina a faixa de valores da tensão negativa aplicada nas grades.

A.Sim

Handmaker
Quote from: xformer on 30 de July de 2019, as 21:16:50
Não faz muito sentido, já que pela especificação da Ibrape, eles aguentariam 1A e "só" 800V de tensão reversa (o que em tese seria suficiente não colocar nada em paralelo ou em série já que estão em ponte).

Veja o Ifsm do BY127, apenas 10 A. Um 1N4007 tem Ifsm de 30 A. O problema deve ser o surto inicial da carga dos capacitores.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: A.Sim on 01 de August de 2019, as 10:52:16
Veja o Ifsm do BY127, apenas 10 A. Um 1N4007 tem Ifsm de 30 A. O problema deve ser o surto inicial da carga dos capacitores.

Provavelmente é isso.  Simulei com 500Vac, 16 ohms de enrolamento, 100uF de capacitor e 300mAdc de consumo.  A corrente inicial deu 17A no pico. O BY127 era ruinzinho mesmo.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: xformer on 01 de August de 2019, as 13:40:22

Provavelmente é isso.  Simulei com 500Vac, 16 ohms de enrolamento, 100uF de capacitor e 300mAdc de consumo.  A corrente inicial deu 17Arms. O BY127 era ruinzinho mesmo.

Nos Majors os capacitores de entrada são 2 de 375uF em série  (187,5uF), e os diodos originais eram os A10010(não encontrei nada sobre estes).