EH Electric Mistress 9v com MN3007

Started by Jorge R, 09 de May de 2010, as 19:29:10

Previous topic - Next topic

diegofirmino

Colaborador
!!!
vi que até alguns originais tem esse problema... Alguns sugerem fazer o "decouping" mas não entendi bem o que era

-----

achei isso: C2 with 470μ, C1 with 1000μ and C3 with 100μ works nicely too without clock noise.

alguém já testou?

diegofirmino

Colaborador
!!!

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Marcos Câmara on 31 de January de 2012, as 08:27:44
Quote from: GrAmorin on 30 de January de 2012, as 21:12:46
Dando uma olhada no esquema da adaptação, em minha opinião foi mal feita.
A base do transistor deveria ser desacoplada, e creio que o capacitor de 680p nao seja tao suficiente para filtrar os ruidos inseridos pelo clock do BBD.

Amorin,

o desacoplamento da base seria com um capacitor de qual valor?

Seria legal você fazer um esboço pra galera entender melhor.

O desacoplamento é feito com um capacitor de valor entre 33nF e 1uF.
O valor pode determinar a faixa passante.
Apos o desacoplamento, é nescessario um filtro passa baixas (LPF).
Tentei encontrar uma revista que explicava bem o funcionamento desses BBD, mas nao encontrei.
Mas me lembro bem da pauta.

É nescessario o filtro passa-baixas para eliminar o ruido do clock, que é adicionado durante a troca do chaveamento do sinal no interior do BBD.
No artigo havia varias opções para este filtro, desde o mais simples, fundamental, formado apenas por um resistor e um capacitor, um filtro convencional, e um filtro mais elaborado com rejeição de faixa.
Os valores dos componentes sao calculados em função da frequencia de rejeição.

Para facilitar e resumir tudo, reproduzi a parte do desacoplamento e filtro de alguns modelos de flangers.
O do MXR e Ibanez é o modelo basico, e minimo (fundamental).
O do datasheet do MN3007 é o modelo convencional.
O do BF-2 é um modelo melhor elaborado basico.
Tem modelos de filtros melhor elaborado que o do BF-2, usando CI, mas aumentaria consideravelmente o tamanho da montagem.

Link para o documento.

O capacitor de desacoplamento é fundamental ter, para evitar que o DC que esta presente na saida do BBD altere a polarização do transistor.
Talvez o maior vilão desta historia seja a ausencia deste capacitor de descoplamento, visto que este problema do "tic" esta presente ate am alguns modelos originais, como mencionado pelo diegofirmino.
Vendo o esquema do original, se vê que tambem não tem o mencionado capacitor...

Quote from: diegofirmino on 06 de March de 2012, as 00:45:02
alguém conseguiu resolve o problema de tic? o meu está até em bypass
Experimente fazer o que recomendei.

Recomendo tambem, adicionar um capacitor ceramico de 100nF em paralelo com o eletrolitico de 220uF que está antes do resistor de 10R, e outro de 100nF em paralelo com o eletrolitico de 100uF que esta depois do resistor.

diegofirmino

Colaborador
!!!
Valeu GrAmorin!

Mias uma dúvida, que deve ser fruto da minha ignorância, esses circuitos de desacoplamento deve ser inserido em que lugares do mistress?

GrAmorin

Hand MasterMind
Deve ser inserido entre os terminais 7-8 do MN e base do transistor que vai ligado nos terminais mencionados.
É só cortar a trilha que faz esta ligação, e colocar este circuito.

diegofirmino

Colaborador
!!!
primeira tentativa: pearl
resultado: tic tic e sem efeito...

vou comprar o material para a tentativa "datasheet""

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: diegofirmino on 29 de March de 2012, as 01:47:16
primeira tentativa: pearl
resultado: tic tic e sem efeito...

Algo errado!
Nao adiantara tentar outras opcoes...

Vamos tentar solucionar este caso:
1°- talvez faltou a corrente para polarizar o transistor.
Solução; coloque um resistor de 100K nas base do transistor e "VA" ou "VB" do circuito.

Neste caso, faltou a polarizaçao do transistor, sendo assim o mesmo nao funcionou... por isso sem efeito... porem os tics permaneceram, o que indicam que pode ser por outro motivo.

2°- pode ser que os tics provenham pela alimentaçao.
Solução; capacitores ceramicos recomendados anteriormente.
Capacitores devem ser adicionado e experimentado em outros setores.
Mas antes disso, suponho que os ajustes esteja pelo menos a meio termo.
Para proseguimento, recomendo para que se ajuste o trim-pot de clock, afim de ter 40KHz no terminal 2 ou 6 do MN3007.

diegofirmino

Colaborador
!!!
esse tic tic muda de velocidade de acordo com o pot de rat, independente se o efeito está funcionando ou em bypass...

GrAmorin

Hand MasterMind
O ruido é um sinal gerado pelo oscilador (LFO).
Por isso é nescessario um filtro passa-baixa (LPF) na saida do BBD.

Se isolando a saida do sinal modulado (saida do BBD) permanece o ruido do tic tic, é porque esta "vazando" por alguma via.
Se o sinal do BBD esta isoldado, e o ruido permanece, é provavel que a via por qual vaza o tic tic seja a alimentaçao.
O motivo disso sera filtragem insuficiente.
Por isso recomendei os capacitores ceramicos, e adicionar capacitor em outros setores.

A questão de ter o tic tic ate em by pass, é por causa do vazamento, que pode estar sendo ou tendo retorno pelo GND, ja que quando em by pass desvia apenas a linha de audio, e nao de alimentaçao ou aterramento.

Se o clock (frequencia) estiver muito alto, acima dos parametro de operaçao do BBD (MN3007) o sinal ficara cortando em determinado ciclo, o que resultara em tic tic tambem.
Por isso  recomendei ajustar a frequencia do oscilador.

diegofirmino

Colaborador
!!!
GrAmorin, obrigado pela força, mas por enquanto vou desistir um pouco desse pedal...

tiagojoy

Handmaker
  1. tiagobarretosoares@hotmail.com
diegofirmino meu mitress tambem ta abandonado ... vou tentar quando tiver um tempo reajusta-lo para ver se fica bom!

GrAmorin

Hand MasterMind
Pessoal, venho aqui postar uma informaçao mais precisa em relaçao ao ajuste de clock.
Quote from: GrAmorin on 18 de December de 2011, as 02:07:28
... geralmente flangers é 40KHz (a maioria é este valor, mas tem alguns que usam outra frequencia, mas entre 30KHz e 70KHz).
Esta frequencia é lida no pino 2 do MN3007.

A frequencia do clock no Mistress é de 35KHz.
Conforme eu disse em posts anteriores, está na faixa tipicamente usada para flangers.

carfranca

*
Iniciante
Mais um membro da família: terminei hoje meu Electric Mistress com MN3207 e realmente é um pedal que vale muito à pena montar. O efeito é lindo!
Eu tenho um pedal CF-2 Chorus/Flanger da Interlude (início dos anos 90) e estava encostado desde que uma ex resolveu destroçar o coitado há cerca de 6 ou 7 anos atrás. Desde então eu nunca tive paciência de estudar e remontar o dito cujo. Porém, lembro que algo muito me incomodava nele era o 'chiado' que não tinha jeito de ajustar. O pedal não tem qualquer trimpot de ajuste. Sendo assim, aproveitei o CI 3207 dele e parti para o desafio.

Como não disponho de um frequencímetro, ajustei primeiramente o BIAS. Para isso, utilizei a dica de leitura de voltagem no pino 3 do CI  MN3207 baseado na fórmula:

VBIAS = 0.42 + 0.54*VCC [V]. (Com a palavra, o Prof. GrAmorin).

A partir daí, os outros ajustes foram feitos no 'ouvido'. E nessa montagem não teve qualquer problema de ruído no LFO.

Utilizei o layout disponibilizado em  http://thmq.mysteria.cz/em3207/build/EM3207_v1.1_Build_Instructions.pdf  por ser uma placa com dimensões menores. No caso do trimpot de clock, alterei para 100k.

Pode-se verificar que o capacitor de clock que vai do pino 3 do LM311 ao terra é de 22p. No layout aqui do site ele está com 10pf.

Resultado: o pedal é simplesmente maravilhoso!

guitar_luthier

Guest
carfranca, grava um vídeo pra gente ok? Abç

Moska

Colaborador
  1. ICQ - 97588370
  2. anselmoco@hotmail.com
Putz to vendo que nas Minhas férias vou ter muito trabalho, eu tenho um par de 3207 aqui acho que faz uns 6 anos que estão encostados.

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=91981.0
Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar