Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:52:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microfonando o Amplificador  (Lida 15892 vezes)
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« : 21 de Agosto de 2010, as 10:31:31 »

Estou Abrindo esse tópico para discutir tudo sobre a gravação de amplificador, como obter um som de qualidade mais próximo do real.

Meu esquipamentos são uma fast track pro microfones GPA570 e 580

Eu uso o 570 bem na boca do falante bem colado a tela e o 580 um pouco mais distante de frete ao amplificador para pegar som ambiente.

Duvidas:

1 - Estou corrento no posicionamento dos microfones?
2 - Qual a maneira de pegar o melhor timbre do esquipamento?
   a) volume do amplificador alto
   B) Volume do amplificador baixo
   c) Volume do amplificador a moderado

Sou iniciante nessa de gravação, e vou fazer todos esses testes e gostaria da colaboração de quem já tem uma certa experiencia, para poder contribuir.

obrigado

Registrado

igoraraujo
Visitante
« Responder #1 : 21 de Agosto de 2010, as 11:03:31 »

Pelo pouco que sei sobre microfonar amplificadores, quanto mais no centro o micfrone, mais ragasdo o som fica. Quanto mais pra borda, o som fica mais definido.
A distância e angulação também afetam a captação.

Geralmente, não existe uma maneira "correta" de se microfonar, é como perguntar qual é o melhor guitarrista do mundo pra um iniciante  Cheesy
O certo seriam 3 pessoa pra isso. Uma pra tocar, uma pre mexer no mic e uma pra ouvir o som final (esse seria você).

Mas tenta gravar uma base na guitarra e deixar em loop.
Anota algumas posições do mic no papel.
Enquanto deixa tocar, você vai seguindo uma a uma as que você anotou pro microfone e vai gravando essa captação.
Depois ouve, e decide qual a melhor.

Tudo isso pela falta de amigos  Cry

hahaha

Você tem dois mics, dá pra aproveitar bem.


Eu tinha um documento sobre isso.
Se eu achar ele aqui, eu posto.

Abraço.
Registrado
jhogo
Visitante
« Responder #2 : 21 de Agosto de 2010, as 11:07:55 »

Postaram isso aqui na comunidade dos amps Alien ,acredito que possa ajudar .

http://www.4shared.com/document/H4qu2cFO/Microfonando_amp_de_guitarra.html
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 21 de Agosto de 2010, as 15:48:26 »

Postaram isso aqui na comunidade dos amps Alien ,acredito que possa ajudar .

http://www.4shared.com/document/H4qu2cFO/Microfonando_amp_de_guitarra.html

Dê os devidos créditos cara... Quem postou isso ai foi o Christian.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #4 : 21 de Agosto de 2010, as 18:15:51 »

simples, compre um SM57 e pronto... não precisa de mais nada.. usa os outros 2 de AMBIENCIA ESTEREO...  Grin
tente tambem microfonar o AMP no Banheiro.. o reverb fica muito, muito bom.!
o resto é na base dos plugins. só lembre de uma coisa:
PROCURE GRAVAR O MELHOR TIMBRE POSSÍVEL, POIS PLUGINS NÃO FAZEM MILAGRE, NO MAXIMO UM COMPRESSOR E UM EQUALIZADOR PRA TIRAR AS SOBRAS...
e pesquisa por FILTRO DE RANHURA... é quando gravamos algo que abafamos a corda.. ai sobra grave só naquela determinada nota.. pois então. o filtro de ranhura serve pra isso...
bom acho que ja falei de mais, rs
Abraço.!


Mensagem Mesclada
ja vi que você tem o "Clone Barato do SM57" meio caminho já.. agora procura por Behringer C1 pra capturar só Ambiência...
ele é condensador...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2010, as 18:18:14 por andrefreitas » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #5 : 21 de Agosto de 2010, as 18:58:38 »

Teria pouco a acrescentar ao que disse o Igor. O negócio é experimentar.

Apenas uma questão deve ficar clara. O som que vc reconhece como "bom" ou "legal" não é o mais fiel. Fidelidade não tem nada a ver com guitarra. Aí é que entra o SM57. Não é que ele seja tecnicamente melhor que nenhum microfone, é até fraquinho (tenho um). O fato é que todos nossos heróis gravaram suas músicas mais importantes com esse mic e isso influi em como percebemos sua sonoridade. Logo, se vc se inspira no som de alguém, mesmo que inconscientemente, provavelmente tem um SM57 lá e vc não vai chegar a esse ideal sem esse microfone.

Duas dicas práticas: geralmente o melhor som de um amp sai com volumes altos e isso responde a uma de suas perguntas. Para fazer isso sem ser despejado pelos vizinhos, ou vc põe o amp em um armário, ou faz uma "cabaninha" de cobertores, almofadas, travesseiros, etc. Além de evitar a saída do som do amp, evita a entrada do ruído ambiente. Não se preocupe com ambiência. Para isso existe o reverb do amp e/ou os reverbs do computador. 100% de controle e repetibilidade, coisa que vc não tem no reverb de sala.
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #6 : 22 de Agosto de 2010, as 09:42:48 »

Obrigado pelas respostas, o que o Igor postou é bem valido vou continuar testando até chegar ao som ideal.

o pdf enviado pelo jhogo é muito interessante dá para ter algumas noções básicas por ele

Só discordo do andréfreitas, pois você deu a solução para problemas de gravação a apenas o fato  ter um sm57, você já testou os gpa570? já teve a oportunidade de ter o sm57 e o GPA570 em mãos e ver qual mais lhe agrada?

O fato de muitos usarem o sm57 não diz nada que ele seja o melhor, ele é apenas um microfone clássico e pra mim, e o que ele tem de grande é só o preço, colocando os 2 lado lado optei pelo GPA.

Maioli aqui não terei com problemas com os vizinhos, aqui é chumbo trocado uma hora eles ouvem calipso e outros forró, e eu aqui mando um rock roll pra eles..  Smiley
Registrado

andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #7 : 22 de Agosto de 2010, as 10:11:49 »

Cleiton Carvalho por isso eu falei "Você ja tem um Clone do SM57"
SM57 pode não ser o melhor é claro... mais é o Mais usado para GUITARRA e CAIXA (De bateria)
só procurar por videos no youtube..
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #8 : 22 de Agosto de 2010, as 22:45:19 »

Em termos de desempenho, os Shure já não são ponta há séculos. Esse posto é de Sennheiser e AKG. E deve ter vários outros melhores, como o próprio Cleiton aponta. Mas continuam sendo industry standard, pelo simples fato de facilitar a referência.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 23 de Agosto de 2010, as 00:36:21 »

Áudio é ciência, mas também é arte. Assim classificar o que é "melhor" pode significar correr atrás de uma concepçào específica, pessoal! Experimentar com o que se tem à mào ainda pode ser a melhor saída para um primeiro passo.

De qualquer forma é interessante já começar com o melhor som, na opiniào de quem toca e produz o trabalho, saindo do amp. Depois é inspiraçào e transpiraçào combinadas.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #10 : 17 de Outubro de 2010, as 20:17:16 »

Galera, tem uma ténica que é utilizada por muitos estúdios famosos, na verdade a maioria utiliza como um ponto de partida.

Vamos por partes, temos que abordar alguns pontos em separado para que uma gravação gere algo que seja bom e não incomode:

1) Ajuste da equalização do amplificador de acordo com a resposta de frequencias da sala:
Normalmente as pessoas tem seus amplificadores e já adotam uma equalização padrão independente do local onde o mesmo está sendo utilizado, mas para uma boa gravação quanto mais "flat" os sons chegarem é melhor. Uma dica para ajustar o equalizador, sempre que for para um estúdio diferente, é zerar os graves, medios e agudos, com a ajuda de um guitarrista, peça o mesmo para ficar tocando e vá dosando o grave primeiramente, após "sentir" que chegou o grave pare e passe para os médios, faça o mesmo, vá dosando até "sentir" que chegaram os médios, depois finalize o processo com os agudos. A equalização do amplificador irá variar de local para local devido à resposta de frequência de cada sala, mas dessa forma você garante que a banda de equalização estará bem "flat" aos ouvidos.

2) Encontrar ponto de maior pressão sonora:
Este processo tem que ser feita com cautela e com ajuda de mais uma pessoa.
Primeiramente prepare o microfone a ser utilizado, plugue na placa de áudio e a saída da placa mande para um fone, vá para a sala onde está o amplificador de guitarra, com o fone no ouvido e escutando o que está sendo captado pelo microfone.

Plugue o cabo P10 na entrada de guitarra do amplificador e a outra ponta não plugue na guitarra, segure-o com uma mão, justamente para gerar o ruído! Peça à pessoa que estiver te ajudando para aumentar o volume do seu fone de forma que você escute mais o que está no fone do que o que estará saindo do amplificador.

O microfone estará captando o ruído, passando pela placa de aúdio e retornando no fone que estará no seu ouvido, com a outra mão movimente o microfone na frente do alto falante até perceber onde é o ponto em que o ruído "chega" com o maior volume, com um pedaço de fita crepe marque o local e pronto, aí está o ponto de maior pressão sonora.

3) Microfonar on-axis e off-axis
Eu normalmente uso os 2 microfones para gravar, para as dobras de guitarra uso muito os dois, na primeira em on-axis e na segunda em off-axis, quando não tenho dobras uso os 2 aos mesmo tempo e os resultados são impressionantes.

4) Reverb

Eu não costumo gravar com reverb da caixa ou pedais porque depende muito da sala a ser utilizada e a mesma já possui reverb próprio. Caso opte por gravar com reverb de caixa ou de pedais tem que ficar atento pois se quiser aumentar ou diminuir, não tem jeito, tem que gravar novamente.
Sempre explico isso de forma cautelosa para meus clientes e em 90% dos casos é aceito.
Durante a mixagem faço a dosagem do reverb de acordo com a música/cliente.

5) Compressão (Após gravado)

Após ter gravado é sempre importante comprimir a guitarra para que a mesma fique homogênea durante toda a mixagem, isso faz com que as frequências que não eram aparentes, passam a aparecer, faz o que estava baixo ficar aparente e limita o nível máximo para não será ultrapassado!!!!
Assim não terá "altos e baixos" gritantes durante uma mixagem.

Obs: Isso varia muito do estilo, mas atualmente 90% das guitarras está comprimida.

6) Equalização (Após gravado)

É importante observar qual a faixa de frequência a guitarra que foi gravada está ocupando, para saber se isso mixado não irá "embolar" ou não com outros instrumentos....
Se for uma banda completa evite as frequências abaixo de 80Hz e reduza as frequências médias, 200Hz a 800Hz, para abrir mais espaço para as vozes

7) Ter um bom amplificador:

Para realizar os passos acima tem que ter um bom amplificador, dizer o que é bom hoje em dia é bem complicado, então vou tentar minimizar o impacto e falar o que pode ser "ruim" para este processo! Faça sempre o teste dos equalizadores com os amplificadores, amplificadores que considero ruins são os que, ao tentar um ajuste de equalização é percebido que o mesmo não responde à uma banda grande ou desejada!!!! Se o amplificador escolhido não responder não será possível executar o passo 1 descrito!

8.) Ter uma boa guitarra:

Uma boa guitarra e oitavada é imprescindível para uma boa gravação, de nada adianta saber como fazer tudo acima e gravar com uma guitarra ruim, desafinada ou desoitavada.

9) Ter bons equipamentos:

Uma boa placa de áudio, com bons conversores AD/DA, cabos de qualidade, conectores de qualidade, um bom fone ou monitor, pré-amplificadores, consequentemente irão ajudar a melhorar ainda mais o que será gravado.

10) Ter um bom guitarrista:

Pra mim é o ponto mais importante, um bom guitarrista consequentemente terá uma boa guitarra, um bom equipamento e saberá utilizá-lo bem, não estou dizendo que um bom guitarra é aquele virtuoso, mas sim o que conhece principalmente o equipamento que tem, tem uma boa "pegada" para tocar, para uma boa gravação isso vale mais que um virtuose!

 
Galera, acho que é basicamente isso para chegar à um bom som de guitarra!

Abraços
« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, as 20:22:52 por juliano » Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #11 : 18 de Outubro de 2010, as 08:06:47 »

Parabens Juliano..

Essas dicas são maravilhosas!

Agora só preciso de um tempo para voltar a por em pratica os conhecimentos obtidos aqui.
Registrado

juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #12 : 18 de Outubro de 2010, as 09:51:13 »

Beleza cara, precisando e eu sabendo...  Grin
Qualquer dúvida entre em contato.
Abraços
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 20 de Outubro de 2010, as 14:12:47 »

Eu achei suas dicas excelentes. Porém, como ponto de partida, eu não não indicaria o uso de mais de um mic, ainda mais se estiverem mais ou menos próximos. Teria de lidar com correções de fase...

Eu, se gravo em uma sala com boa acústica, sempre aproveito o som da sala, pois quando timbramos o amp ao nosso gosto estamos ouvindo o timbre da sala mais o som direto...  Para a sala um mic menos direcional e bem sensível pode ser interessante, se possível um condensador de diafragma largo. agora que há modelos mais populares, muitos mortais podem ter um. Vale muito a pena.

O mic direto no falante que costumo usar é o SM57, nada mais sem imaginação, né? Pois então, já tentei fugir dele, mas acabo plugando o bicho e tirando o som mais interessante. Tentei vários mesmo, mas o único que achei mais interessante era um mic de fita (Royer, acho eu) que custava mais que algumas guitarras minhas. Preferi ficar no 57 mesmo, sempre off-axis e inclinado.

Mas continuo afirmando, mesmo partindo de algum lugar usando dicas ou indo atrás do que vê em bons estúdios, nunca deixe de experimentar!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #14 : 28 de Novembro de 2010, as 09:24:23 »

para enriquecer mais as dicas postadas aqui

assistam essa aula. http://www.youtube.com/watch?v=g_ExImBNt44&list=ULt2W6bJiQlys&playnext=1
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal