Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:16:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com estranho amplificador Giannini Super Cubo  (Lida 12619 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #15 : 09 de Outubro de 2017, as 23:04:50 »

Grande aula!!Muito obrigado!
Minha duvida agora é como fazer esse ajuste de bias.No resistor que devo inserir em paralelo com um dos diodos?No caso colocando um trimpot.


É uma ideia. O trimpot permite um ajuste bem fino, tente com um de 100ohms.

Outra coisa, se num ajuste ótimo de corrente de Bias o amplificador teimar em oscilar, você pode ir aumentando o valor do capacitor de Miller (aquele de 100pF) para 150, 220, 330 ou até 470pF. Mais do que isso já é problema mesmo em algum outro transístor.

Não se esqueça também de utilizar transístores de boa procedência.

 Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #16 : 10 de Outubro de 2017, as 01:25:59 »

Não se esqueça também de utilizar transístores de boa procedência.
 Smiley

Este é o fator mais importante em minha opnião ! Tá complicado hoje em dia..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #17 : 10 de Outubro de 2017, as 11:34:17 »

Bom dia!
Foi instalado o trimpot para fazer  ajuste.Eu consigo fazer o ajuste,mas a tensão sobre o resistor de 0R33 não para de subir lentamente,mesmo depois uma hora ligado.

O membro Garuda me indicou por mensagem pessoal trocar c3 e instalar resistores em série com linha positiva e negativa para continuar os testes com mais segurança.Assim foi feito.


Levei a tensão até os 28mV,ai agora estabilizou!

Realmente bossman.Se for 2n3055 então.Mas em geral achar peça de qualidade esta cada dia mais complicado.Ainda mais aqui no interior de Minas.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2017, as 11:48:24 por Jean Lxs » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #18 : 10 de Outubro de 2017, as 12:11:36 »

Um detalhe importante que foge aos fabricantes desses equipamentos é que esses 2 (agora 3) diodos que fazem o ajuste da corrente de Bias, deveriam estar encostados no dissipador principal dos transístores de saída. Senão, nem precisariam ser diodos, bastaria só um trimpot.

O uso de diodos seria justamente para compensar a variação de corrente de Bias com a variação da temperatura. Por isso eles deveriam estar acoplados termicamente aos transístores

Já vi em muitos lugares, inclusive aqui no fórum, montagens sem que essa compensação tenha sido feita. Curiosamente essas montagens sempre sofrem o problema de queima dos transístores de saída, aparentemente sem motivo....

P.S. Já foi dito várias vezes aqui no fórum. Para mexer com equipamentos eletrônicos, em especial, etapas de potência, é sempre necessária a utilização de Lâmpadas em Série.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2017, as 12:15:24 por Matec » Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #19 : 10 de Outubro de 2017, as 12:14:26 »

Exatamente Matec.
No presente momento estou fazendo justamente essa alteração.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #20 : 10 de Outubro de 2017, as 13:42:02 »

P.S. Já foi dito várias vezes aqui no fórum. Para mexer com equipamentos eletrônicos, em especial, etapas de potência, é sempre necessária a utilização de Lâmpadas em Série.

Façam seus estoques enquanto ainda se podem achar nas prateleiras as lâmpadas incandescentes.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #21 : 10 de Outubro de 2017, as 16:54:28 »

Boa tarde amigos.



Façam seus estoques enquanto ainda se podem achar nas prateleiras as lâmpadas incandescentes.

Eu já tenho algumas hehehe.


P.S. Já foi dito várias vezes aqui no fórum. Para mexer com equipamentos eletrônicos, em especial, etapas de potência, é sempre necessária a utilização de Lâmpadas em Série.

Sim Matec ,eu sempre uso a lâmpada série.Mas estava usado só na tomada.


Pois bem,fiz uma plaquinha para os 3 diodos e instalei junto ao dissipador.Também instalei um filtro zobel indicado pelo Garuda por "MP" .
Ajustei para 28mV .Agora sim esta funcionando direitinho!! Palmas Nossa que mexida!Aprendi muito com vocês,muito obrigado mesmo aos envolvidos!!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2017, as 16:58:38 por Jean Lxs » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal