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Autor Tópico: Como ligar sensor de nível e bomba 12V com rele?  (Lida 13278 vezes)
Edjoao
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« : 18 de Outubro de 2017, as 08:55:14 »

Olá, amigos.

Preciso ligar uma bomba daquelas de carro, tipo lavador de parabrisa de 12v, pra repor a água evaporada de meu aquário marinho. Utilizando ainda um sensor de nível, junto a um relé (5V ou 12V?).

Não sei se estou ligando corretamente no desenho que fiz. Li que se ligar o sensor no 110V, poderia dar problema. Então pensei em alimentar ela com 5V.

O que vocês acham do desenho?


« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, as 09:02:53 por Edjoao » Registrado
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« Responder #1 : 18 de Outubro de 2017, as 12:04:10 »

Ed, eu imagino que esse sensor de nível de água seja um reed switch (chave magnética) que é acionado por um imã preso na bóia flutuante. Nesse caso só precisa descobrir se o reed switch fecha os contatos se a bóia estiver embaixo ou em cima.  
Se os contatos fecharem quando estiver embaixo (nível baixo de água, o que eu acho mais lógico) bastaria ligar os fios amarelos em série com a fonte de 12V e a bomba de água. Ou seja, baixou o nível, o sensor fecha a chave e liga a bomba. Nem precisa de relé e a outra fonte de 5V.
Agora, se os contatos fecharem quando a bóia estiver em cima (nível alto = aquário ou tanque cheio), então precisaria usar uma lógica invertida, aí o relé faz esse papel. A chave do reed switch aciona a bobina do relé a partir da fonte de 12V. Da mesma forma, se usar um relé de 12V (na bobina) só precisa de uma fonte (a de 12V, que também aciona a bomba). Liga a bomba no contato normalmente fechado do relé (ou seja se a bobina não estiver energizada pelo sensor, a bomba funciona), quando o nível subir, a bóia fecha o reed switch e aciona a bobina do relé, desligando a bomba. A desvantagem é que a maior parte do tempo (aquário cheio) o relé vai ficar energizado, e se ele pifar, a bomba vai encher até transbordar o aquário.  Esta não é a configuração segura.
E também tem a alternativa de se inverter a posição do sensor (de cabeça pra baixo), se tiver como prendê-lo, deixando na configuração melhor.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, as 12:11:18 por xformer » Registrado

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« Responder #2 : 18 de Outubro de 2017, as 15:13:13 »

As boias "elétricas" de aquário mais comuns são mesmo reed switch e fecham quando o flutuador desce (primeira hipótese do XFormer).

Se o sensor de nível for ficar no tanque principal (e não no sump), tome muito cuidado com os snails. Não sei exatamente porque, mas os malditos adoram subir na boia, fazendo com que o sensor acione na hora errada. É impressionante, não adianta colocar proteções, "cercas", elas contornam tudo...
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« Responder #3 : 18 de Outubro de 2017, as 15:56:20 »

Se o sensor de nível for ficar no tanque principal (e não no sump), tome muito cuidado com os snails. Não sei exatamente porque, mas os malditos adoram subir na boia, fazendo com que o sensor acione na hora errada. É impressionante, não adianta colocar proteções, "cercas", elas contornam tudo...

Será que o imã atrai os caramujos/caracóis ? Talvez eles tenham uma bússola biológica que faz com que eles se encaminhem para a bóia orientados pelo campo magnético. Dizem que os pombos-correio tem isso. Mistérios da natureza !
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« Responder #4 : 18 de Outubro de 2017, as 20:23:37 »

Sei lá. Mas depois que nossa sala foi inundada pela terceira vez, minha cara metade me obrigou a desistir dos caramujos, da boia, do aquário... Foi por pouco que minha masculinidade não dançou também...
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« Responder #5 : 18 de Outubro de 2017, as 20:45:12 »

Obrigado pela ajuda amigos.

xformer, deixando o relé ligado direto, talvez colocar um diodo 1N4007 ali na bobina, aliviaria alguma coisa nele, como esquentar menos o relé, ou não faria diferença?

Ou seria mais interessante ligar o sensor em série com a fonte e a bomba, sem o relé?

Finck, boa observação. Acho que eles vão pra lá pra comer algum biofilme que se forma em volta, algas ou também aqueles foraminíferos incrustantes.

Eu tinha um ouriço que coletei, também consegui coletar um snail. Cara esse ouriço era o capeta. Noite sim e não ele derrubava tudo, levava os corais pra basear, levantava as bombas. E eu acordava com um barulho bom de cachoeira pela sala  Cheesy. Ficou comigo por 3 anos e se foi, (infelizmente ruim, mas as noites de sono foram melhores  Cheesy).

Tô querendo colocar esse sistema, porque aqui a caixa de reposição só dura 2 dias em dias quentes, com os coolers ligados. Daí se precisar ficar fora mais que isso é complicado a salinidade subir.

 

« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, as 22:12:30 por Edjoao » Registrado
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« Responder #6 : 18 de Outubro de 2017, as 22:05:11 »

xformer, deixando o relé ligado direto, talvez colocar um diodo 1N4007 ali na bobina, aliviaria alguma coisa nele, como esquentar menos o relé, ou não faria diferença?

Ou seria mais interessante ligar o sensor em série com a fonte e a bomba, sem o relé?

Pelo o que eu entendi do sensor, não precisa do relé. Usá-lo implica em colocar mais um elemento suscetível à defeito, aumentando a possibilidade de falha no sistema. O sensor já deve ser feito pra acionar a bomba diretamente. Deixe a coisa o mais simples possível.

Além disso colocar um diodo no relé não resolve nada (usam o diodo em paralelo com a bobina de relés, quando ela é acionada por um semicondutor, geralmente transistor, pra que ele não se queime com a força contra eletromotriz = pico de alta tensão gerado ao desligar a bobina).

Ihh aquário marinho é encrenca. Tenho um amigo que também tem. Uma vez ele me trouxe uma luminária de leds UV para os corais, que tinha pifado a fonte e que queimava os leds toda hora. Fora que ele repõe a água que evapora com água destilada.

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« Responder #7 : 18 de Outubro de 2017, as 22:21:52 »

Reposição da água nem pode ser com água destilada, por causa da contaminação por cobre.  Tem que ser água deionizada. Uma frescura só. Desisti há tempos...

Mas, sobre o acionamento da bomba de reposição: na época comecei a pensar em um sistema com sensor por condutividade (dois eletrodos de aço inox ligeiramente imersos e um circuito capaz de usar a variação da resistência entre eles quando o nível baixasse) ou um sensor capacitivo  (por fora do vidro). Mas a ameaça de castração veio antes...

Um amigo meu usava um sistema simples mas eficaz para repor água durante ausências mais prolongadas: uma bombona montada acima do aquário, um equipo de soro. Pronto. Estimava o "consumo" diário de água doce, ajustava a velocidade de gotejamento e deixava pingar...
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« Responder #8 : 18 de Outubro de 2017, as 22:28:05 »

Reposição da água nem pode ser com água destilada, por causa da contaminação por cobre.  Tem que ser água deionizada. Uma frescura só. Desisti há tempos...

Ah, deve ser essa então, eu lembro que não era uma água qualquer e tinha que comprar.

O problema do pinga-pinga é o que o Ed escreveu, depende do grau de evaporação (temperatura) e o efeito dos ventiladores usados pra esfriar a água (e que também aumentam a evaporação). Pra acionar os ventiladores eu até cheguei a bolar um sistema de acionamento automático programável com sensor de temperatura (com microcontrolador) pra ele (mas depois ele comprou um comercial ...).
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« Responder #9 : 18 de Outubro de 2017, as 22:36:48 »

Entendi, xformer. Dêem uma olhada nesse outro desenho:



O que vocês acham?

Eu fiquei com o aquário meio ano sem nada e um ano só com um casal de peixe palhaços, só por conta da luminária,  Cheesy. Eu me recusava a pagar mais de mil conto,  Huh?.

Daí fiz uma usando aqueles super led de 10w, ligado em fonte de pc em 12V com regulador de tensão LM7810, pra manter em 10w. E o led dissipando em dissipador de alumínio de processador. Depois mais tarde também fiz uma igual mudando a cor para o outro aquário plantado que tenho.

Bem interessante essa forma, Finck. Eu tô usando a reposição por gravidade, com boia de filtro.

Eu tô usando um controlador de temperatura pra acionar os coolers desses que a gente encontra fácil, o W1209. Meu irmão jura que vai fazer um Arduíno, pra resfriamento e aquecer. Só que faz tempo já,  Cheesy

« Última modificação: 18 de Outubro de 2017, as 23:08:24 por Edjoao » Registrado
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« Responder #10 : 18 de Outubro de 2017, as 22:55:02 »

Entendi esse com duas bóias. Assim você cria um intervalo de níveis onde a bomba é acionada com um limite superior onde a bomba é desligada pra não transbordar o aquário.  Legal.  Só tome cuidado com esses fios dentro da água salgada (certifique-se que o plástico da capa isolante dos fios sejam de boa qualidade)  e que tenha uma boa vedação pra dentro do sensor (mete cola de silicone). Eu lembro que meu amigo teve um problema ao deixar passar sem querer corrente elétrica no aquário (alguma coisa morreu).
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« Responder #11 : 18 de Outubro de 2017, as 23:03:05 »

Pode deixar. Eu morro de medo disso. No outro aquário plantado de água doce, uma vez o aquecedor queimou e aqueceu a água a quase 40 graus. Desde então nunca mais deixe ele dentro dos aquários. Só no frio mesmo, com medo de queimar e passar corrente pra água salgada, por conta dos sais.

Os corais sentem muito, daí o prejuízo pode ser grande.

A forma que faço pra isolar os sensores de metal ou qualquer coisa da maresia, é tacando durepox e araldite.

Penso em deixar a bomba fora do galão de água e deixar só o sensor no aquário. Deixando os fios o máximo possível longe da água, isolando pra garanti que a maresia não oxide.

*Dei uma modificada no desenho do funcionamento. Agora ficou redondo:




« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, as 00:43:06 por Edjoao » Registrado
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« Responder #12 : 19 de Outubro de 2017, as 10:45:55 »

Com os dois sensores a coisa fica mais segura. Lembre-se de deixá -los um pouco afastados (pense num snail do capeta pendurado nos dois sensores ao mesmo tempo...).

Tubo termorretratil é ótimo para isolar e proteger contra a maresia.
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« Responder #13 : 19 de Outubro de 2017, as 21:26:46 »

Legal, bem lembrado.

Tava lendo sobre o sensor de nível e reparei que seria interessante ligar ele em até 10w.

Então, pensei novamente em alguma forma de acionar o relé com ele, mas sem que o relé fique ligado direto. E ligando o sensor de nível em 5V sem força o contato.

Fiz outro desenho nesse pensamento, o que você acham, daria certo dessa forma?




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« Responder #14 : 20 de Outubro de 2017, as 15:26:20 »

Não estou certo quanto à pinagem (não sou um assíduo usuário de relés...), mas se a boia/sensor estiver chaveando a bobina do relé (alimentada por 5V) e os contatos dele estiverem chaveando o motor, então está certo.

Abandonaste a ideia da redundância com 2 boias?

Pensei num jeito fácil de resolver o problema dos bichinhos pentelhos, basta montar a boia dentro de algum tipo de "gaiola" (de plástico). Uma caixinha de plástico perfurada deve resolver.

Céus, estou começando a ter saudades do aquário. Aaarrrggghhh!
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