Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 09:36:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: troca de trastes  (Lida 16480 vezes)
Diego lima
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« : 23 de Agosto de 2010, as 23:41:00 »

E aí galera, sou novato aqui no Handmades. Andei procurando por aqui e não achei. To precisando de umas dicas para  troca de trastes. Tenho uma guitarrinha antiga (dolphin), mas por ser presente do meu pai e ser a minha primeira guitarra to afim de arrumar ela e trocar os trastes. Ja tentei uma vez... pois é aquele  Evil Bufando Batendo Cabeça ficou todo desnivelado, trastejando mais do que nunca. Lixei eles pra nivelarem e nada feito. Agora quero dar um trato nela só por  diversão mesmo, alguém sabe como fazer a  troca e  acabamento?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, as 14:10:18 por Plautz » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #1 : 24 de Agosto de 2010, as 00:22:02 »

É o serviço mais complexo e delicado da luthieria de guitarra. O que não quer dizer que não possa ser feito em casa, mas quer dizer que a chance de ficar pior do que era é muito alta.

Funciona assim.

1 - Com um alicate apropriado, que é similar a um torquês, os trastes devem ser arrancados. Há quem defenda que devem ser aquecidos antes. Isso só é de utilidade real se estiverem colados, ou seja, se já é um instrumento reentrastado ou se foi mal entrastado de primeira.

2 - Os slots devem ser limpos com uma lâmina fina. Na falta da ferramenta profissional, uma simples tirinha recortada de uma lata faz o job. Se for necessário, os slots podem ser aprofundados com a serra adequada.

3 - Com um bloco do mesmo raio da escala, ela deve ser retificada e polida com lixas sucessivas, começando em 220 e indo pelo menos a 800. Também dá pra retificar com bloco plano, mas ai o que já é difícil fica muito difícil.

4 - A seguir se coloca os trastes novos, que devem ter o tang mais largo para poder agarrar dentro dos slots que já foram alargados pelo arrancamento dos trastes anteriores. Trastes normais não vão agarrar na maioria dos casos e vão exigir colagem = porcaria. As extremidades devem ser limadas para um ângulo entre 15 e 30 graus dependendo do gosto do freguês.

5 - Se a escala estava bem retificada e os trastes foram bem assentados, uma leve passada com o mesmo bloco de raiar e uma lixa 600 faz a retífica leve que deixa o serviço mecanicamente perfeito.

6 - Aí entra a lima de coroar, que é uma lima côncava adequada para o calibre de trastes escolhidos. Depois de coroados, os trastes devem ser polidos, podendo ser a mão ou com a dremel, usando lixas 1500 e 2000 ou pasta de polir e roda de feltro.

Dá pra fazer sem essas ferramentas, sem trastes para reentrastament? Dá. Com algumas toneladas de habilidade.
Registrado
Diego lima
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #2 : 24 de Agosto de 2010, as 00:58:50 »

Valeu brother
Vou tentar amanhã já. O passo nº6 que eu não fiz, pois trasteja bastante na casa 15 mizinha e algumas mais por perto dela, pois assim preciso limar uns trastes em especifico. A questão da cola não precisei não: ficaram bem firmes, e de qualquer forma tudo que fizer vai jogar eles para dentro dos slots, nem me preocupo muito com isso. A limagen lateral na pontinha dos trastes entre 15º e 30º graus eu fiz antes de colocar o traste, pois ao limar eles no braço, como um péssimo luthier (caseiro de fundo de quintal) risquei alguns pontos.

Tem um luthier aqui em Londrina, mas me pediu 250 cruzados pelo serviço.
A guitarra nem vale isso, dai comprei 2 metros de traste e vou me arriscando aqui.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, as 14:12:07 por Plautz » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #3 : 24 de Agosto de 2010, as 10:38:04 »

Coroar trastes não é uma operação que mexe na altura. Apenas arredonda o topo, e deve ficar um "risquinho" do achatamento que foi feito pela pós retífica do passo 5.

Se está ocorrendo trastejamento, uma retífica pesada é necessária. Assim deve ser feito o passo 5 com lixas mais grossas, como 400 ou até mesmo 320.

A Gibson usa a coroa dos trastes achatada (é o grande ponto fraco dessa famosa marca). Se não tiver a lima de coroa, pode deixar achatado mesmo. Não vai trastejar, mas vão rolar uns buzzes de alta frequencia e muito provavelmente vai entonar muito mal.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #4 : 24 de Agosto de 2010, as 14:08:09 »

Iae galera, sou novato aqui no handm. andei procurando por aqui e n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) axei, to precisando de umas dicas para  troca de trastes. tenhu uma guitarrinha antiga (dolplin) , mais por ser presente do meu pai e ser a minha primeira guitarra to afim de arrumar ela e tocar os trastes, ja tentei uma vez , pois eh a k e le (moderador, peço que me suspenda do fórum)  Evil Bufando Batendo Cabeça ficou todo desnivelado trastejando mais do que nunca, lixei eles pra nivelarem e nada feito, agora quero dar um trato nela soh por  diversão m s m (moderador, peço que me suspenda do fórum), alguem sabe como fazer a  troca e  acabamento?

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum) brother
vo tenta amanha jah, o passo nº6 que eu  n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum)  fiz, pois trasteja bastante na casa 15 mizinha e algumas mais por perto dela, pois assim preciso limar ums trastes em especifico , a questão da cola n a u m (moderador, peço que me suspenda do fórum) precisei não, ficaram bem firmes, e de qualquer forma tudo q fizer vai jogar eles para dentro dos slots, nem me preocupo muito com isso. a limagen lateral na pontinha dos trastes entre 15º e 30º graus eu fiz antes de colocar o traste, pois ao limar eles no braço, como um pessimo luthier (caseiro de fundo de quintal) risquei alguns pontos.

tem um luthier aqui em Londrina, mais me pediu 250 cruzados pelo serviço
a guitarra nem  vale isso, dai comprei 2 metros de traste e vo me arriscando  a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum)

Regras, regras... Para que elas servem mesmo?

4.1.2 - Não deve ser utilizado o "internetes", sob nenhuma hipótese, salvo no fórum "Off Topic". Caso o usuário seja iniciante e incorrer neste erro, sua mensagem será editada por um administrador, sem aviso, e o mesmo será notificado sobre a infração.
Registrado
mercury
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 253

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46



« Responder #5 : 02 de Outubro de 2010, as 22:17:39 »

To postando meio atrazado aqui mais uma coisa que voce pode mandar fazer é retificar os trastes, a minha tagima tava trastejando em tudo que voce puder imaginar dae mandeu retificar os trastes e regular e ela ficou novinha
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #6 : 09 de Outubro de 2010, as 13:46:42 »

A propósito:
Será possível encontrar essa referida lima para trates aqui no Brasil?


Até mais.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #7 : 10 de Outubro de 2010, as 00:07:34 »

Só vi no stewmac e ao vivo compradas de lá.
Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #8 : 11 de Outubro de 2010, as 09:47:34 »

 Lima para traste você encontra na MUSICTOOLS,  paguei R$ 130,00 + frete na minha. A empresa não tem site mas entra no ORKUT  e faz a busca que você acha o endereço.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #9 : 11 de Outubro de 2010, as 10:53:36 »

US$ 39 na stewmac. Com frete deve ficar na faixa de uns 100 reais. Item # 4491. Se não tiver experiência em compra internacional, vale mais a pena pegar na musictools mesmo.
Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #10 : 11 de Outubro de 2010, as 11:26:22 »

 Tenho comprado com certa frequencia na Stewmac e o processo é bem simples e auto-explicativo, você precisa apenas de um cartão de credito internacional. Recebo a encomenda em 15 a 20 dias(interior do MT) e faço sempre pedidos na faixa de 100 dólares no máximo e até agora meus pedidos não foram taxados. As compras que faço no Brasil e recebo via PAC demora de 10 a15 dias então para mim comprar na Stewmac compensa e muito.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #11 : 11 de Outubro de 2010, as 12:11:34 »

As pedras já começam pelo cartão internacional, que não possuo e prefiro evita-lo.

Fiquei surpreso por saber que esses caras da MUSICTOOLS que fabricam as ferramentas. Grande dica ADI_V2006.
Ter alguém aqui no Brasil que fabrica ferramentas para luthieria é algo adimirável.
Com certeza eles merecem nosso apoio, se forem produtos de qualidadade, claro.

Afinal sou brasileiro, amo meu país Shocked , e espero não mais ser obrigado a dizer que "importado é melhor", isso quando existe nacional para comparar.
Engraçado que nos EUA por exemplo, a filosofia é extamente o contrário.

Até mais.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2010, as 12:26:23 por Tiarlei Crist » Registrado
ADI_V2006
Visitante
« Responder #12 : 11 de Outubro de 2010, as 12:35:35 »

 Tiarlei possuo vária ferramentas que comprei na MUSITOOLS  e elas são de excelente qualidade e precisão.  Mas muita coisa tenho que comprar na STEWMAC por que, ou não encontro similar no Brasil ou quando encontro o preço é desanimador.
Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #13 : 12 de Outubro de 2010, as 00:30:27 »

A lima para dar acabamento de trastes que vende na MusicTools é igual a 4454 da Stewmac:

http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Shaping_and_crowning/Diamond_Fret_Files/Dual-grit_Diamond_Fret_File.html

Eu já comprei na MUSICTOOLS bloco de raiar, lima para trastes, fret press cauls, tacos para retífica.... Vou te falar, a maioria é de qualidade similar ou superior!!!

Comunidade MusicTools:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=33077293

Perfil do Miguel com fotos do arsenal para quem deseja ser um luthier:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2949195482600803192

Abraços
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, as 00:03:41 por juliano » Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #14 : 04 de Abril de 2016, as 10:19:45 »

Aproveitando o tópico:
Troquei os trastes da minha Tagima T635 ano 2000.Coloquei médio jumbo.
Já dei uma limada neles, coloquei encordoamento só para ter uma idéia de como tinha ficado e e aconteceu que agora o Nut ficou baixo em relação aos trastes.As cordas estão encostando no primeiro traste e fazendo um som tipo "buzzzz" quando toca-se as mesmas soltas.
Pressionando as cordas, desde a primeira casa, não há nenhum trastejamento.
Pergunto aos amigos:
Limo ainda mais os trastes ou levanto o nut?
« Última modificação: 04 de Abril de 2016, as 13:27:10 por xformer » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal