Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 09:36:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: troca de trastes  (Lida 16480 vezes)
Diego lima
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« : 23 de Agosto de 2010, as 23:41:00 »

E aí galera, sou novato aqui no Handmades. Andei procurando por aqui e não achei. To precisando de umas dicas para  troca de trastes. Tenho uma guitarrinha antiga (dolphin), mas por ser presente do meu pai e ser a minha primeira guitarra to afim de arrumar ela e trocar os trastes. Ja tentei uma vez... pois é aquele  Evil Bufando Batendo Cabeça ficou todo desnivelado, trastejando mais do que nunca. Lixei eles pra nivelarem e nada feito. Agora quero dar um trato nela só por  diversão mesmo, alguém sabe como fazer a  troca e  acabamento?
« Última modificação: 24 de Agosto de 2010, as 14:10:18 por Plautz » Registrado
maioli
Visitante
« Responder #1 : 24 de Agosto de 2010, as 00:22:02 »

É o serviço mais complexo e delicado da luthieria de guitarra. O que não quer dizer que não possa ser feito em casa, mas quer dizer que a chance de ficar pior do que era é muito alta.

Funciona assim.

1 - Com um alicate apropriado, que é similar a um torquês, os trastes devem ser arrancados. Há quem defenda que devem ser aquecidos antes. Isso só é de utilidade real se estiverem colados, ou seja, se já é um instrumento reentrastado ou se foi mal entrastado de primeira.

2 - Os slots devem ser limpos com uma lâmina fina. Na falta da ferramenta profissional, uma simples tirinha recortada de uma lata faz o job. Se for necessário, os slots podem ser aprofundados com a serra adequada.