Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 15:36:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como usar o osciloscópio para medir o volume de saída de um pedal?  (Lida 4465 vezes)
Vojcie
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 1


« : 03 de Novembro de 2017, as 18:27:58 »

Boa tarde companheiros,

Estou fazendo um Big Muff Pi que encontrei na tonepad ( http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=94 ), porém, quando o pedal ta ligado o volume fica muito baixo. Quando eu uso o osciloscópio vejo que os formatos de ondas e a amplitude dela se alteram, ficam quadradas e crescem quando comparadas ao sinal limpo da guitarra.

Qual aspecto eu deveria analisar no osciloscópio para medir o volume de saída ? Eu achava  que essa amplitude iria significar um aumento no volume final do som também, mas parece que tem alguma outra coisa que está atrapalhando o circuito, pensei em tentar analisar pelo osciloscópio, agora so falta saber como  Cheesy Cheesy Cheesy

Utilizo um desse osciloscópios que são USB, analiso usando o programa que acompanhou o produto.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, as 22:18:07 por xformer » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 03 de Novembro de 2017, as 19:47:37 »

Boa tarde companheiros,

Estou fazendo um Big Muff Pi que encontrei na tonepad ( http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=94 ), porém, quando o pedal ta ligado o volume fica muito baixo. Quando eu uso o ociloscopio vejo que os formatos de ondas e a amplitude dela se alteram, ficam quadradas e crescem quando comparadas ao sinal limpo da guitarra.

Qual aspecto eu deveria analisar no ociloscopio para medir o volume de saída ? Eu achava  que essa amplitude iria significar um aumento no volume final do som também, mas parece que tem alguma outra coisa que está atrapalhando o circuito, pensei em tentar analisar pelo ociloscopio, agora so falta saber como  Cheesy Cheesy Cheesy

Utilizo um desse ociloscopios que são USB, analiso usando o programa que acompanhou o produto.

Você está correto em tudo, só precisa mesmo descobrir onde o sinal se perde. Verifique se quando ligado ao amplificador, o sinal modificado pelo pedal continua com amplitude maior do que quando está em bypass.
 Smiley
« Última modificação: 03 de Novembro de 2017, as 22:18:36 por xformer » Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #2 : 04 de Novembro de 2017, as 16:35:23 »

Eu nunca usei esse tipo de osciloscópio pra saber ao certo,mas observe se ele muda automaticamente a escala de volts por divisão.Porque talvez para obter uma melhor leitura a escala é alterada,apresentando na tela uma amplitude maior,mas que na verdade esta menor.Não sei se fui claro.
Registrado
Vojcie
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 1


« Responder #3 : 05 de Novembro de 2017, as 19:37:21 »

Valeu galera!

Realmente, quando fui medir com a guitarra ligada no amp as coisas se inverteram.

Na verdade, antes eu não usei a guitarra pra analisar no osciloscópio, estava usando um cabo p2-p10 na saída do laptop tocando uma musica aleatória.

Essa semana vou analisar melhor com calma onde se perde o sinal.

Valeu!
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #4 : 06 de Novembro de 2017, as 15:18:41 »

Para poder analisar corretamente com o osciloscópio use uma forma de onda constante, um sinal senoidal de 1kHz com 100mV de amplitude, por exemplo. coloque o sinal limpo no canal 1 do osciloscópio e a saída do efeito no canal 2 e compare.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal